Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

wendell_rm

Mtx 9515 -

Recommended Posts

pra fora, esqueça, ele foi fabricado para tocar com mala fechada.

 

se quer som para fora, e com sub, melhor comprar os bomber bicho papão, que sao mistos

Wendell...desculpa se estou sendo leigo...

 

Mas isso que você falou de o sub servir pra tocar com mala fechada, quer dizer o que exatamente?

 

Se eu tiver ele no meu carro, e tiver com ele no talo, as pessoas que estão fora não ouvem tão bem como quem está dentro?

 

Ou que ele simplesmente não serve pra trio elétrico?

 

Se eu abrir o porta-malas e botar eles pra tocar, o som fica ruim, ou só não vai render o máximo que poderia?

 

Valeu!

opa,

 

o que eu me refiro a "tocar de mala fechada" quero dizer que: este sub e alguns outros com essas caracteristicas, foram projetados para terem um bom rendimento com o porta-malas do veiculo fechado, assim ganhando pressão sonora, com o "ganho de cabine". em resumo, o carro funciona como uma caixa para estes subs.

 

de mala aberta é sensato usar Woofers ou subs da linha profissional.

 

ps.: podem me corrigir se eu estiver errado em algo ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

respondendo aos colegas que postaram no topico acima:

 

UXP 12d4:

 

tive um par da versão de 400rms, e até hoje tenho saudades deles, sub-grave limpo e inconfudivel, na epoca tocava eles com apenas 1 HBM2100 para os 2, e fazia estrago, mas ai troquei meu modulo pelo SD2300, ai que resolvi partir para 2 extreme, que era um sonho de consumo antigo.

 

Extreme 15:

 

tive 1 par de 15 tem um SPL animal, mas não desce, fazendo com que tenha pouco sub-grave, em comparação com a UXP, perde feio e ai foi a minha decepção, pois estava acostumado com as UXP e esperava pelo menos coisa parecida ou mais brutal com as extremes.

 

fiquei tão revoltado que vendi as extremes e parti para o MTX 9515, que ja tinha escutado no carro do Romu na epoca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
deixando minha contribuição aqui tb, tenho o 9515-44

minha caixa tem 83lts brutos, 2 dutos de 4" c/ comprimento de 31,5cm cada, caixa revestida c/ massa plastica em toda parte interna, placa da frente da caixa onde vai parafusada o sub de 35mm, 170ah de bateria e uma agressive SPL ainda ñ instalada para empurra-lo, ligado em 2ohms terá teóricos 2200Wrms...

até quarta-feira é para estar tudo pronto...

sobre a caixa ela tem um "lag" em baixas potencias qdo era ligada a minha antiga taramps 1600, em volumes baixos o grave era mto baixo e quando se aumentava ele surgia de uma vez c/ muita força, preciso testar agora c/ a agressive para ver se c/ a resposta de um novo modulo mudará algo, pretendo até o fim do ano mudar a caixa e fazer a litragem do manual, porém em formato trapezoidal, ou até mesmo copiar alguma do nosso amigo Wendell...

vamos ver...

aproventando a deixa, Wendell vc tem as moral de simular minha caixa pra ver em qts hz esta a sintonia?

sua caixa está com sintonia de 38Hz

 

nelinhu.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom.. Acheei o tópico certo.

 

Eu to querendo colocar MTX no meu carro também..

Só que eu to querendo colocar um 8512 ( de 600 RMS ).

 

Mas tenho algumas dúvidas, que voces, que ja tiveram um Mtx, podem me ajudar.

 

Bom.. primeiramente, provavelmente vou comprar um Polo Sedan, mesmo nao sendo muito bom para SPL, quero um gravo bom nele.

 

Tipo, qual tipo de caixa vcs axam que é melhor ?

Já me falaram pra mim colocar um BAND-PASS bem feeita, com os dutos virados para a parte interna do carro.

 

Sobre o modulo, pode fica tranquilo que vou alimenta-lo bem...

 

Que que voces acham sobre a caixa ?

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E ai Wendell, firmesa???

Ja li várias vezes esse tópico e sei que direcionado a caixas para os MTx 9500...

Pelo que li, você entende bem sobre essas crianças...

Então o que você me fala em questão de potencia de amplificadores pra ele, cabeamentos, baterias e etc??? O que você indica pra ter o melhor desempenho em SPL pra ele????Levando em conta apenas 1 sub e com base nesse nós vamos multiplicando conforme a necessidade( quem ve assim assusta neh)........

Se não for pedir muito, da umas idéias nesse sentido....

Abraços.........

o que eu posso falar é o seguinte,

 

para SPL vai com a caixa do manual, exatamente como tem lá ;)

 

e modulo tem que ter pelo menos uns 2.000rms para cada MTX 9515, para ssim mostrar todo seu potencial :mac1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae galera, mandei um EMAIL pro suporte MTX, perguntando se eles tinham alguma recomendacao de caixa BAND PASS, e olha oque eles falaram:

a bandpass enclosure totally encases the speaker, and the sound is heard from a port, or ports only. there are many different versions of bandpass boxes, 6th order being one of them. we don't have any recommended bandpass enclosures, and suggest that it be built by a professional, if this is the design you choose. bandpass boxes are very difficult to build,take up more room in the car,  and leave little room for error, as any deviaton from the design can damage the speaker. if you are happy with the way the ported enclosure sounds, that's all that matters.

 

ele diz "qualquer desvio do design pode prejudicar o autofalante"

isso é verdade ?! uma caixa "mal construida" poderia danificar um SUB ?!

 

E outra pergunta, alguem sabe a caixa ideal BAND PASS para MTX 9515 ?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o que eu posso falar é o seguinte,

 

para SPL vai com a caixa do manual, exatamente como tem lá

 

e modulo tem que ter pelo menos uns 2.000rms para cada MTX 9515, para ssim mostrar todo seu potencial

 

 

Blz brother....

As caixas que voce recomenda tem em média mais de 90 litros.

Pelo que vi no site da MTX, eles pedem uma caixa de 2.25ft3.... Ft3, pelo que me disseram aqui no fórum, equivale a 28,32 Litros.... Logo a caixa dve ter entorno de 64 L.... Sera que estou certo???? Caso esteja, por que tanta diferença???

Se tiver paciencia, pra explicar pra um leigo, lerei com toda certeza e agradecerei muito...

Abraços....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

porque eu uso caixas superiores ao volume de 90L:

 

se reparar, todas as caixas tem volume liquidos entre 70L a 88L livres (as que construi) ficando com volumes proximos do manual, mas com uma resposta mais liner, sem picos de frquencias, entre 40hz a 60hz, que isso tem bastante nas caixas indicadas do manual deste modelo.

 

Fiz uma cx dop manual e nao gostei, porque ficou muito brutal o SPL, chegando a encomodar, de modo que vc não percebe nem que o som trocou de nota no meio da faixa sonora.

 

então procurei o maximo de musicalidade sem perder a brutalidade dele, pois se eu quizesse um sub de uma nota só, eu manteria meu setup com 2 MATADOR [o_] e economizaria bastante dinheiro com isso

 

então reafirmo, se querem SPL ANIMAL vai com a caixa do manual, sem perder nenhum centimetro nas medidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ae galera, mandei um EMAIL pro suporte MTX, perguntando se eles tinham alguma recomendacao de caixa BAND PASS, e olha oque eles falaram:

 

ele diz "qualquer desvio do design pode prejudicar o autofalante"

isso é verdade ?! uma caixa "mal construida" poderia danificar um SUB ?!

 

E outra pergunta, alguem sabe a caixa ideal BAND PASS para MTX 9515 ?!

ja que é assim, eles generalizam desse modo, minha caixa então porque será o meu não foi danificado até hoje??? <_<

 

quem ja escutou o meu, sabe que certas horas de insanidade, não tenho pena dele mesmo, mesmo respeitando o limite, mas uma vez ou outra deixo o volume com o dedo assassino :mac1

 

pois alem de ter mudado toda a curva de respota do sub, com ela, eu fiz com que ele suporte apelas 3x a potencia nominal aplicada no 9515-44 :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ae galera, mandei um EMAIL pro suporte MTX, perguntando se eles tinham alguma recomendacao de caixa BAND PASS, e olha oque eles falaram:

 

ele diz "qualquer desvio do design pode prejudicar o autofalante"

isso é verdade ?! uma caixa "mal construida" poderia danificar um SUB ?!

 

E outra pergunta, alguem sabe a caixa ideal BAND PASS para MTX 9515 ?!

axo que pra keimar esse sub só sendo o giraia, jaspion ou o nacional kid!!

pq vc ñ disse no email que vc esta tocando ele c/ uma rs1200?

eles iriam te processar via email...

huahuahuahuahuha

é pecado fazer isto "Mephist"

[¨]

 

 

_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

 

 

Obrigado Wendell pelo calculo da sintonia

:rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
axo que pra keimar esse sub só sendo o giraia, jaspion ou o nacional kid!!

pq vc ñ disse no email que vc esta tocando ele c/ uma rs1200?

eles iriam te processar via email...

huahuahuahuahuha

é pecado fazer isto "Mephist"

 

ahah, boa resposta

corno, fica keto ! rs

fazer oque ? questao financeira, ja tentei pedir uma grana extra pros pais, mas nao rolou, esperar daki 1-2meses pa comprar um AMP. decente ! ...

 

mas vlw pelas resposta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ae galera, mandei um EMAIL pro suporte MTX, perguntando se eles tinham alguma recomendacao de caixa BAND PASS, e olha oque eles falaram:

 

ele diz "qualquer desvio do design pode prejudicar o autofalante"

isso é verdade ?! uma caixa "mal construida" poderia danificar um SUB ?!

 

E outra pergunta, alguem sabe a caixa ideal BAND PASS para MTX 9515 ?!

Pelo que entendi, ele diz que qualquer desvio no seu projeto pode danificar o sub...como por exemplo uma caixa mal isolada, cabos que não suportem tudo que ele vai exigir, etc.

Tanto que no final ele diz...O mais importante no seu projeto, é que você esteja feliz com o que seu sub está lhe proporcionando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pelo que entendi, ele diz que qualquer desvio no seu projeto pode danificar o sub...como por exemplo uma caixa mal isolada, cabos que não suportem tudo que ele vai exigir, etc.

Tanto que no final ele diz...O mais importante no seu projeto, é que você esteja feliz com o que seu sub está lhe proporcionando

 

entao mudou o ponto de vista que eu tinha, eu tinha traduzido uma parte errado, e isso gerou uma confusao, pensei que a MTX nao recomendava uma caixa band pass ... mas agora que tu falou uma coisa importante que me fez prestar atencao, logo, a caixa pode ser feita, porem com cuidados (como por exemplo uma caixa mal isolada), ai que ele falou do "seja feita por um profissional" .. tendi tendi !!

 

fo** é que, qual a caracteristica de uma caixa band pass para um SUB MTX ?! ja que a propria MTX nao sabe ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pelo que entendi, ele diz que qualquer desvio no seu projeto pode danificar o sub...como por exemplo uma caixa mal isolada, cabos que não suportem tudo que ele vai exigir, etc.

Tanto que no final ele diz...O mais importante no seu projeto, é que você esteja feliz com o que seu sub está lhe proporcionando

 

entao mudou o ponto de vista que eu tinha, eu tinha traduzido uma parte errado, e isso gerou uma confusao, pensei que a MTX nao recomendava uma caixa band pass ... mas agora que tu falou uma coisa importante que me fez prestar atencao, logo, a caixa pode ser feita, porem com cuidados (como por exemplo uma caixa mal isolada), ai que ele falou do "seja feita por um profissional" .. tendi tendi !!

 

fo** é que, qual a caracteristica de uma caixa band pass para um SUB MTX ?! ja que a propria MTX nao sabe ?

nunca tentei montar uma cx band pass para sub algum

 

acho que tentarei fazer alguma pro meu 9515, qualquer dia desse.

 

o problema é, que ja tentei entender como é que funciona a relação entre as camaras dessa cx e até hoje nao entendi, para poder projetar algo, tento fazer mas os graficos ficam loucos demais, e com isso fico com os 2 pés atras para confeccionar a cx nesse esquema. :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pelo que entendi, ele diz que qualquer desvio no seu projeto pode danificar o sub...como por exemplo uma caixa mal isolada, cabos que não suportem tudo que ele vai exigir, etc.

Tanto que no final ele diz...O mais importante no seu projeto, é que você esteja feliz com o que seu sub está lhe proporcionando

 

entao mudou o ponto de vista que eu tinha, eu tinha traduzido uma parte errado, e isso gerou uma confusao, pensei que a MTX nao recomendava uma caixa band pass ... mas agora que tu falou uma coisa importante que me fez prestar atencao, logo, a caixa pode ser feita, porem com cuidados (como por exemplo uma caixa mal isolada), ai que ele falou do "seja feita por um profissional" .. tendi tendi !!

 

fo** é que, qual a caracteristica de uma caixa band pass para um SUB MTX ?! ja que a propria MTX nao sabe ?

nunca tentei montar uma cx band pass para sub algum

 

acho que tentarei fazer alguma pro meu 9515, qualquer dia desse.

 

o problema é, que ja tentei entender como é que funciona a relação entre as camaras dessa cx e até hoje nao entendi, para poder projetar algo, tento fazer mas os graficos ficam loucos demais, e com isso fico com os 2 pés atras para confeccionar a cx nesse esquema. :(

Vissh, que fo** =\\

pior que nem intendo tambem as caixas band-pass , se nao até arriscaria tentar te ajudar !

 

Ninguem nunca viu um MTX 9515 numa Band-pass sera? procurei na net algo, mas nao achei :( .. vi só em video no youtube, nego botou acrilico na frente da caixa, jogou até neon kk. ficou bunito até !

 

Wendell, se tu arriscar a fazer, e conseguir

posta o efeito e as caracteristicas, pode ser ?!

 

valeu a todos !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
wendell_rm o esse sub aguenta 3x sua potência normal no dia dia?

ele toca mais q duas pioneer 307?

um banda vxice fica bom p/ dia dia?

em relacao a 2 307 nao sei, mas uma BANDA VX ICE ?? inves de vc gastar 1100 reais com ICE, compra uma RS6800 ou SD3000 que é melhor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei esse tópico aqui e ja tem um tempo que ninguem posta nada....

Bom eu queria fazer uma caixa para o Dia a dia mesmo, para poder escutar de tudo... o que seria melhor? selada mesmo?

Qual a litragem bruta da mesma? já que usarei o sub para dentro???

 

Abraços!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, acabei de adquirir uma criancinha dessa (MTX 9515-44) comprei um amp (SD2300) e um mega capacitor de 3farad, vendo esse post gostaria de saber qual a diferença de colocar o sub montado com o magneto para fora e ele montado para dentro. Possuo um Astra CD hatch e o mesmo possui GNV. Já tive no meu carro, mesmo com gnv, 2 bicho papão de 12" tocando na mala... O que seria melhor no meu caso? Fazer a caixa igual a primeira do wendell ou partir para uma dutada com o magneto para dentro? Tenho medo de colocar em uma loja de som e eles montarem uma caixa de qualquer forma...

 

segue a caixa do wendell xD

S7302708.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

imã pra dentro ou pra fora ñ altera em nada além da litragem da caixa no caso de subwoofers.

 

faça a caixa do manual e um abraço!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ahuhu...

Esses 9515 em dutada devem bater muito.

 

Ele não bate.. ele sufoca! Sério, sem brincadeiras.. ele não faz o "puff puff" que mtos subs fazem.. ele simplesmente vibra todo o carro e a pressão interna te deixa sem folego facin! ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sr Wendell. tu disse que nao gostou da caixa do manual e feiz uma propria, e quantos litros tem a tua propria e que mudanca tu feiz em relacao a do manual ?!

ou eu to viajando ? (to dizendo isso por causa da foto do teu avatar que tá em dutos "L") ..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sr Wendell. tu disse que nao gostou da caixa do manual e feiz uma propria, e quantos litros tem a tua propria e que mudanca tu feiz em relacao a do manual ?!

ou eu to viajando ? (to dizendo isso por causa da foto do teu avatar que tá em dutos "L") ..

 

Ele citou isso em detalhes na primera página do post, recomendo uma lidinha lá!

 

Mas em resumo, a caixa do manual gera MUUUITO SPL, coisa bruta.. porém, ele não desce tudo que pode, nem tira 100% de sua musicalidade! A caixa do wendel é maior que a do manual e os dutos são diferentes (a sintonia em si). Acredito que a caixa dele esteja parecida com a minha em termos de resposta (porém eu aplico 1000wrms e ele 3000wrms.. mas em breve, darei um UP no amp)... é um sub controlado e moderado até os 60hz (baixo delay, resposta agradável).... e abaixo de 60hz, ele começa a subir a resposta.. quando chega nos 45~35hz ele tem um belo SPL.. que impressiona mesmo quem já é acostumado com sons de alto SPL! Dessa forma, o sub fica agradável pra ouvir músicas "comuns" (MPB, bossa, samba, forró, axé, pagode, etc..) e agressivo nas músicas "turbinadas" (funk, techno, dance, psy, d'n'b, etc...). :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...