Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Algumas considerações do FDS! Eros SDS 2.7k, Fonte JFA, Acoplament

Recommended Posts

Bom galera, queria apenas comentar algumas coisas que rolaram FDS, só pra servir de referência caso precisem!

 

 

 

 

 

*** Fonte JFA:

 

Essa fonte JFA nova, a minha de 80ah, indica que ela toca até 3.500wrms de som! Porém, meu som tem exatamente isso e ela não chega a atingir os 80a nominais exceto em raríssimos casos!

 

Detalhe que essas fontes (da JFA) sempre indicam a corrente de trabalho contínuo! A minha antiga 150a batia picos acima dos 300a! Essa de 80a também deve ter seu pico, mas com ~3000wrms de som eu não consegui atingir acima dos 80a dela!

 

Em breve farei upgrades no som (Protech 4.0mb no médio grave e protech 3.0k 18' no grave, se tudo der certo) e aí vem pelo menos 5000wrms de som, que vai tirar tudo que ela fornece!

 

 

E na Showcar, tem um mini-paredão com 4x18' em manifold, 4x10', 4 drivers e 4 tweeters.. tocando com 3 baterias antigas de caminhão, de 150ah.. e uma fonte dessas (JFA 80a) segurando. E segura NUMA BOA! São quase 10.000wrms de som!

 

Enfim, recomendo MUITO essa fonte.. mais uma vez a JFA me surpreende!

 

Detalhe: Não ganho nem vou ganhar nada com isso! Estou apenas contando o que vi na prática!

 

 

 

 

 

*** Eros SDS 2.7k

 

Putz, pense num bichinho parrudo! Tô tocando com um boog 2000wrms nele, e se o clipping acender apenas nas batidas, o falante toca FRIO!

 

Isso mesmo, toca FRIO!

 

Se deixar clipar excessivamente, ele COMEÇA a aquecer, mas nada exagerado... ou seja.. dá pra usar facin um amp de ~3000wrms nele, maneirando no clip!

 

Em breve vou testar ele contra o protech 3.0k 18', tanto em SPL quanto timbre (Essa semana ainda) e posto aqui!

 

 

 

 

 

 

*** Caixas pequenas

 

Sinceramente, não uso mais caixas grandes em som de carro! Antes era uma de 120 litros livres pra cada uma de 18'. Hoje tô usando uma que tem em torno de 80 litros livres.. e... na boa? Só perde abaixo dos 35~40hz! Ou seja, as frequencias que, nas festas, a gente "capa" no crossover!

 

Então fica meu conselho de amigo: Se é som pequeno, podem ir de caixa relativamente reduzida! Não exagerem no pico, pra não perder a musicalidade! Eu tô usando e recomendo! 80 litros livres, duto retangular, sintonizada em ~50hz!

 

Já toquei nela uma SDS 818, uma SDS 2.7 k 18' e em breve entra um Proteh 3.0k 18'. Se o protech tocar mais que os Eros (conforme a simulação mostrou), o Eros sái definitivamente!

 

 

 

 

 

 

 

*** Acoplamento

 

Esse sábado tocamos numa festa na beira da piscina.. eram 4 sons, o meu com "1 de cada" (18, 12, ti), tinha um uno com 2 Target de 15' (cepando feio no grave, x-max já foi faz tempo.. e vibrava tudo no carro), outro carro com 2 target 18' e outro carro com 2x15' q não sei a marca!

 

...peeense no trabalho pra fazer acoplar de forma satisfatória o grave dos 4! Sabe pq?

 

1 com manifold

1 com planar horn (a.k.a. Euclides)

2 com dutada

 

Foi chato pq eu era o único que tinha noção de como fazer! Ou seja, a festa teve que esperar eu ligar TODOS os sons e alinhar os graves (que é quem mais faz diferença se não estiverem em mesma fase) pra começar a rolar!!!

 

Mas também, quando rolou... p0utz.... vc sentia o grave e subgrave alto (~40hz) no peito BEEM forte! Como os 4 carros estavam numa distância relativamente pequena, estavam tocando quase como um só.. deu gosto de ver e ouvir... e a galera aprovou!

 

Nas batidas de funk, quando os MCs soltavam aquele "pummmmm", só via a galera arregalando os olhos! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Segue uma fotinha da festa! Pena que não tirei dos sons:

 

185585_273096689458062_441197024_n.jpg

 

 

 

Detalhe que no dia seguinte, numa prova de arrancada, tinham 5 carros com sons ENORMES, mas com acoplamento ZERO! Ou seja.. um cancelamento sem fim.. e no final das contas só se ouvia corneta e médio! Como eu não conhecia os caras, deixei rolar do jeito que tava!

 

ps.: Agora que reparei... eu apareci na foto! kkkkk Eu sou esse na frente do Corollinha, andando prum lado e pro outro feito louco, ligando fonte, invertendo fase, etc etc..... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

 

 

 

 

É issae galera, em breve posto o teste Eros X protech na prática! ;)

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tu vive recomendando caixa gigante ae.. pra tocar flat... e num sei oq auheuaeh os cara vao começar a te xignar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou fazer minha considerações.

 

Fonte Jfa , sim é toda essa coca-cola SIM, tem um som aqui com 2xT10.9k 8xbat de 150ah , e 2xjfa80 segura acima de 13v a noite toda com clip acompanhando o grave. Obs:queima com MUITA facilidade em energia ruim.

 

Eros SDS2.7k , simples e facil , tem 90% do ataque do target bass3.0 e ainda toca 45hz em caixa certa e aguenta 2,5k facil e ja tocam bem com 1krms .

 

Caixas pequenas , Geram alto Spl e com f3 acima de 50hz não vejo problema ,uso quase sempre assim .

 

Planar horn a.k.a euclides a nº3 com 90cm de corneta tem um punch bom e não fica mononota nos 80hz como as "reduzidas", em grandes quantidades fazem o peito doer a 15-20m.

 

Acoplamento , ai o bicho pega so quem ja se fodeu muito na pratica sabe a diferença que faz .

 

Modulos BOOG , o dps2900 tem o timbre mais perfeito que eu ja vi para medio-grave, toca muito e limpo, o consumo é muito baixo, para grave eu passo .

Editado por artsompb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

essas fonte JFA são fodas mesmo,acho que vai demorar muito pra mim conseguir

ver até onde ela vai o-o-

Eros SDS ja vi um par de 15" em um uno e gostei muito(isso pq parecia que a instalação tava uma mer**,bem feita então....)

 

edit: bloom comprou a sua naquela promoção que te falei?

Editado por DanielFerreira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me passei naquela promoção por 599 dilmas, mas c pinta demovo vou abraçar, senao pego usina 120 mesmo, hehehe

 

 

Bloom com passar tempo ficamos meio chatos, eu q entendo pouquinho e vc já expert em som, quando c vê as coisas q montam por ai da vontade de chorar, por aki, 90% dos sons sao péssimos ate q tem equipamentos bons mas quem monta, affffff cabos finos, caixa d qualquer jeito, alimentacao ruim, regulagens péssimas ...... Os cara nao saber td bem mas montar td d qualquer jeito, ESTALADORES entram em ação, kkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que a situação descrita pelo Adilson é geral... praticamente em todo lugar é assim.

 

Pela foto, o ambiente parece relativamente pequeno... interligar os quatro carros só prá ver ferver foi mais "invenção" do que necessidade não foi não? rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Verdade OnTheMind , a situação é a mesma aqui tambem e em todo lugar que conheço.

 

O lugar é pequeno , mais quem tem som grande vai perder a oportunidade de tocar na pressão nos dias de hoje?? em que usuario do trio é visto como marginal pela policia e não tem onde ligar o som. HEHEHEHE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom.

Conhecidentemente, estou montado um trio com Proteck 3k 18'', com exatos 83L, deve de ser assim para entrar na mala do Gol G3, sem muita firula, pois não queria ter que mexer no banco, depois que a caixa ficou pronta vi que vc já tinha projetado o falante nessas condições, e que as simulações estavam me parecidas.

Começei a montar o meu ontem, então acho que em um ou dois dias ele esta pronto tambem.

Espero que nossas simulações estejem bem proximas da realidade tambem, pois parece que realmente ficara muito bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Verdade OnTheMind , a situação é a mesma aqui tambem e em todo lugar que conheço.

 

O lugar é pequeno , mais quem tem som grande vai perder a oportunidade de tocar na pressão nos dias de hoje?? em que usuario do trio é visto como marginal pela policia e não tem onde ligar o som. HEHEHEHE

 

E num é verdade? Qualquer um que têm e gosta de trio, faria o mesmo... acho que o sentimento é geral. Surgiu a menor oportunidade, já estamos ligando a sonzera.

 

E desce mais uma garçom []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana ler esses comentários Bloom! Principalmente das caixas com pouca litragem. Lembro que até esses dias o pessoal criticava a Hinor por seus 75L no batstaka e nokaut 18"...Porém ja ouvi e não tenho do q reclamar! Outro exemplo é o tornado de 15" na caixa de 60L q a Selenium recomenda: aqui eles montam bastante nessa configuração e posso dizer que fica bom sim!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

caixa pequena ou RAZOÁVEL em som automotivo é mão na roda, meus 2 15/800 optei tbm pela espaço disponivel, dai vem a velha historia, MELHOR CAIXA CERTA COM FALANTE DE 15", D Q VOLUME ERRADO DE 18", hehheheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente parabéns por conseguir acoplar 4 caixas diferentes, já tentei trabalhar com 2 caixas diferentes e é bem dificil de se conseguir acoplar sem matar a resposta! Só alterar a fase dos subwoofer já foi suficiente ou precisou mexer as caixas de posição?

 

Quanto a caixa pequena, como fica o som pra dentro do carro? Analisando de 40hz para cima, que é o que se utiliza na pratica, não perde muito na resposta? Não fica seco/pancadão demais?

 

Estou no aguardo e bem curioso com teste Eros x Protech!

Editado por Som Center

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Estou no aguardo e bem curioso com teste Eros x Protech!

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa é uma pergunta que pode gera muito problema aqui, na verdade se você pesquisar as freqüências das musicas verá que são poucas musicas abaixo de 50hz, hoje em dia o som é mais especifico do gosto da pessoa, vale ressalta que aonde moro e estilos de musicas são todas voltados ao grave acima de 55hz e sem conta que algumas marcas de falantes mesmo os auto falantes de 18 rendem muito bem nas altas e outros não morrem em 80hz por isso alguns recomenda usar falantes menor polegadas para pega essa freqüência para quem usam essas determinadas marcas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tu vive recomendando caixa gigante ae.. pra tocar flat... e num sei oq auheuaeh os cara vao começar a te xignar

 

Caixa grande é bom pra conseguir resposta baixa, pra tocar abaixo dos 40hz! Mas... se vc vai usar apenas 1x18'.. não tem milagre.... abaixo dos 40hz vc só sente de dentro do carro! Abriu a mala, não tem milagre!

 

Mudei essa minha concepção depois de conversar com alguns engenheiros do ramo, que me alertaram sobre esse detalhe! Não adianta querer fazer UM falante tocar 40hz ou menos.. ele não tem área de cone pra jogar isso longe! Então, tocando pelo menos uns 45~50hz pra cima com força, tá valendo!

 

Essa "redução" na minha caixa... tirou o subgrave baixo (35~40hz abaixo).. mas ainda toca bem nos ~45hz acima... e rendeu espaço pra dois isopores de cerveja! o-o-

 

 

 

Acoplamento , ai o bicho pega so quem ja se fodeu muito na pratica sabe a diferença que faz .

 

 

Foi engraçado que.. logo que botei pra tocar os quatro, percebi que não tava acoplando! A galera já curtiu mas eu senti que faltava algo! Tinham 2 carros com uma fase e 2 com a outra! Ou seja... o grave sumia de longe!

 

Fui ligando os sons dois-a-dois até conseguir deixar tudo certinho! rsrs

 

Depois de alinhado certinho, acoplando como deveria.. o grave ficou gostoso de se ver/ouvir!

 

essas fonte JFA são fodas mesmo,acho que vai demorar muito pra mim conseguir

ver até onde ela vai o-o-

Eros SDS ja vi um par de 15" em um uno e gostei muito(isso pq parecia que a instalação tava uma mer**,bem feita então....)

 

edit: bloom comprou a sua naquela promoção que te falei?

 

Coincidentemente tb vi um par de SDS 815 num uno... e tocava bonito viu? tocava MUITO bem!

 

Quanto à fonte, a promoção acabou coisa de dois dias depois que tu me passou o link!

 

Acabei comprando numa loja aqui perto, que vende baratinho! Paguei ~740 com ela já instalada!

 

Festa pra quantas pessoas ?

 

~100 pessoas! Era pouca gente pq era um aniversário... e era longe bagarai! Se tu reparar na foto, a chacara é beeem afastada da cidade! Ou seja, só foi quem podia MESMO! kkkkkkkkkk

 

Tão querendo marcar outra agora no começo de setembro! Se rolar, eu faço uns videozinhos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me passei naquela promoção por 599 dilmas, mas c pinta demovo vou abraçar, senao pego usina 120 mesmo, hehehe

 

 

 

 

Também me passei MUITO... vi no site, deixei pra comprar dps do FDS... quando cheguei na segunda, tava lá... setecentos e tanto! Putz...

 

..mas como comprei por 740 sem pagar frete, valeu! No final das contas, essa de 599 com frete ia beirar os 700 também!

 

Acho que a situação descrita pelo Adilson é geral... praticamente em todo lugar é assim.

 

Pela foto, o ambiente parece relativamente pequeno... interligar os quatro carros só prá ver ferver foi mais "invenção" do que necessidade não foi não? rsrsrs

 

De certa forma foi desnecessário sim! No começo era só o meu e o do meu amigo! Ligamos os dois, alinhamos e pronto! Do nada, os caras que chegavam, também queriam ligar o carro junto....

 

Mas só o meu carro e o do meu amigo já davam conta de tocar ali!

 

Pra vc ter idéia.. ligamos os 4 carros juntos, teve mais um q chegou e queria ligar também.. como não deu, não tinha mais espaço... ele botou do outroo lado da chácara... e chegou um sexto carro... e ligou na frente da chácara, praticamente na rua! Tudo tocando músicas diferentes! Era uma música na piscina, uma música na frente da chácara e uma na entrada da pista! kkkkkkkk

 

Galera sem noção da poorra --' kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

E esses quatro que tavam ligados, eu baixei as cornetas dos caras (pense numa galera pra gostar de berreiro) e deixei o grave bem acopladinho! O grave ficou MUITO forte, e as altas sem incomodar demais!

 

Bloom.

Conhecidentemente, estou montado um trio com Proteck 3k 18'', com exatos 83L, deve de ser assim para entrar na mala do Gol G3, sem muita firula, pois não queria ter que mexer no banco, depois que a caixa ficou pronta vi que vc já tinha projetado o falante nessas condições, e que as simulações estavam me parecidas.

Começei a montar o meu ontem, então acho que em um ou dois dias ele esta pronto tambem.

Espero que nossas simulações estejem bem proximas da realidade tambem, pois parece que realmente ficara muito bom.

 

Pelas simulações, mesmo aplicando pouca potência, o protech deu uma SURRA nos eros, nos hinor, etc!

 

O protech só perdia abaixo dos 40hz... mas.... eu corto isso no crossover, então, tanto faz!

 

Ainda essa semana vou colocar ele em minha caixa, e ver se a prática condiz com a realidade!

 

Mas se sair como nas simulações, em breve anuncio um SDS 2.7k 18' kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Primeiramente parabéns por conseguir acoplar 4 caixas diferentes, já tentei trabalhar com 2 caixas diferentes e é bem dificil de se conseguir acoplar sem matar a resposta! Só alterar a fase dos subwoofer já foi suficiente ou precisou mexer as caixas de posição?

 

Quanto a caixa pequena, como fica o som pra dentro do carro? Analisando de 40hz para cima, que é o que se utiliza na pratica, não perde muito na resposta? Não fica seco/pancadão demais?

 

Estou no aguardo e bem curioso com teste Eros x Protech!

 

Sabe o que foi mais complicado? A manifold, pois o amp não invertia fase nem o player! Tive que desparafusar o fio do falante no amp, e inverter fisicamente! Foi o mais chatinho... fora ele, os outros foram relativamente simples pois tinham inversão de fase no cross, no amp e no player!

 

Pra dentro do carro, no meu caso, perde um bocado pq o meu é Sedan! Mas num hatch, único momento que vc sente a caixa pequena pecando é quando toa hip-hop ou aquelas "low bass". Fora isso, 95% das músicas do mundo tocam acima de 40hz SEMPRE!

 

 

Quanto ao teste, a protech já tá lá na showcar.... só que marquei de sair com uma loirinha que conheci no domingo, então o teste fica pra amanhã, eu acho! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Primeiro a obrigação.. depois a devoção! rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa é uma pergunta que pode gera muito problema aqui, na verdade se você pesquisar as freqüências das musicas verá que são poucas musicas abaixo de 50hz, hoje em dia o som é mais especifico do gosto da pessoa, vale ressalta que aonde moro e estilos de musicas são todas voltados ao grave acima de 55hz e sem conta que algumas marcas de falantes mesmo os auto falantes de 18 rendem muito bem nas altas e outros não morrem em 80hz por isso alguns recomenda usar falantes menor polegadas para pega essa freqüência para quem usam essas determinadas marcas.

 

Postamos quase ao mesmo tempo! rsrs

 

Então, o lance é exatamente esse! Você quase não vê músicas que toquem 40hz ou menos! A maioria, chego a chutar q 90 a 95%.. estão nos 45hz e acima!

 

Tanto que quase todo mundo corta o crossover nos 40hz e ngm reclama que o som não tá descendo!

 

 

Nessa festa mesmo, eu nivelei todos os cross em 40hz exceto o target 15'... que já táva cepando forte... tive que colocar ele em 50hz... mas mesmo assim... vc em frente ao som sentia a pressão forte no peito... pois tinha MUITA área de cone e quase 20.000wrms de graves!

 

Como falei acima, nas músicas de funk, que os MCs botavam aquele "tummmmmmmmm" prolongado... chega dava agonia... tremia TUDO! kkkkkkkkkkkkk

 

Eu imagino o grave que tava dando la kkk

 

 

Tava fortin mesmo.. só que tive que abaixar as cornetas.. pq dois dos carros usavam "jarrão".. era uma dorzinha da po*** no ouvido! Eu e meu amigo éramos com Ti.. e em boca oval... mas os outros dois, com jarrão... aí tivemos que baixar bastante as cornetas deles.

 

Na verdade, baixei tudo menos o grave! Pq senão ficava MUITO berreiro!

 

 

Definitivamente: Uma D405/etd7200/hdt3200 acompanha com folga um par de 15' ou 18'! rsrsrs o-o- (vimos isso na prática!)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

blOom vc disse que testou o 818 e o 2.7 na caixa com vol reduzido, sentiu muita diferença na resposta mais baixa (45-60hz) em funçao do VAS do 2.7 ser maior?

 

Eu ja montei 818 com vol bruto de 97L e nunca achei ruim; mas fiquei curioso em relaçao a resposta de ambos.

 

Suas impressões a respeito dos Protech serão muito bem vindas, pois se realmente se sairem bem será uma ótima opção aliando baixo vol e valor mais em conta.

Editado por alesalles

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tanto o 818 quanto o 2.7k perderam nas baixas sim! Mas nas baixas tipo.. 40hz ou menos! Nos 45hz eles já tavam tocando bem e nos 50hz já tocavam com a mesma pressão que uma caixa de 120lts! Ou seja... tu só perde a parte que geralmente vc corta no crossover! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Um som pra tocar forte nos 35~40hz tem que ter pelo menos 4x18' ou 8x15'.... e ainda assim, deixando a desejar! Umas 8x18' já da pra sentir bem os 35hz no peito! Ou seja.... se for montar 8x18', é desperdício reduzir o volume da caixa! Mas pra um par, tá baum demais! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só como curiosidade mesmo, observando num processador que tenha um analisador do sinal musical que está pasando, até hoje não achei nenhuma música eletrônica em que a "batida" seja abaixo de 50hz, normalmente elas tem o pico em 63hz, com ramificações de 40 a 80hz conforme a música!

 

Juntando com o que já foi dito e testado pelo bloom, na maioria das vezes não precisa de caixa grande mesmo! [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lendo o topico... Achei muito interessante, porque mais do que nunca fica claro que não existe receita de bolo para um trio ou qualquer som.

Tudo depende do seu objetivo, por isso não vejo contradição nas explicações do Bloom.

 

A ideia de caixa grande é pra tocar plana mesmo e fazer descer... agora temos que ficar atento para não se gastar grana, pois dependendo da freq que se quer extrair é desnecessário gastar dinheiro com alto falante de 18" ou um alto falante que custe mais caro só por conta do timbre e por tocar bem em freq mais baixas.

 

Acompanhando! :legal: :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então lance é botar tipo 4 de 15" pra fazer descer(acoplamento) c precisar e tocar forte la nos 80hz ..... voltei a sonhar d novo 4 15/800, kkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me passei naquela promoção por 599 dilmas, mas c pinta demovo vou abraçar, senao pego usina 120 mesmo, hehehe

 

A fonte é boa isso é fato!

unico defeito na minha opinião é o tamanho rsrs

olha onde a minha esta instalada:

296940_377135499019447_1024690061_n.jpg

:vts

edit: Bloom a fonte estava 599 dilmas com frete free :legal:

Editado por DanielFerreira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...