Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Algumas considerações do FDS! Eros SDS 2.7k, Fonte JFA, Acoplament

Recommended Posts

não sei aonde eu li e não sei se é ou não verdade.

 

MAS a cada corte de 6db/8ª há uma inversão de fase de 180º. alguém sabe se é verdade ou não?

 

a partir disso, já é mais fácil manter as vias na mesma fase.

 

outra dúvida, se tenho um corte de 12db/8ª e outro corte de 24db/8ª essas mesmas vias estão na mesma fase. correto?

 

A princípio misturar cortes de atenuações diferentes não traria nenhum problema de fase, pode ter problema se esses cortes forem de tipos diferentes (likwitz rilley, butteworth, etc...) mas é bem incomum encontrar esse tipo de situação... Mas é bem comum em caixas 2 vias que usam crossover passivo, como por exemplo 15 + Ti a via superior ter melhor rendimento, deixando a resposta mais plana trabalhando com a fase invertida... Deixo para os mais entendidos explicarem melhor :mac1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na página 4 do manual da JFA Turbo 800, diz que ela consegue manter um sistema de 3500WRMS, desde que utilizada uma bateria em paralelo. Mas, e SEM a bateria em paralelo? Será quanto ela consegue manter, aproximadamente?

 

Motivo da pergunta: Há cerca de um mês fiz um som residencial com equips automotivos, sem bateria, só com fonte, mas foi roubado na semana passada :angry: .

 

Eu gostei tanto da idéia de ter um som "portátil" que estou planejando fazer nova caixa p/ o som do carro, de maneira que possa retirar facilmente p/ tocar no quintal, onde o carro não entra.

 

Nesse caso, a bateria auxiliar ficaria na mala, e usaria apenas a fonte para alimentar todo o set: SD1500 + SD700 + T200.

 

Será que pode haver algum problema, ou o uso da bateria no sistema é obrigatória para essa JFA 80A?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na página 4 do manual da JFA Turbo 800, diz que ela consegue manter um sistema de 3500WRMS, desde que utilizada uma bateria em paralelo. Mas, e SEM a bateria em paralelo? Será quanto ela consegue manter, aproximadamente?

 

Motivo da pergunta: Há cerca de um mês fiz um som residencial com equips automotivos, sem bateria, só com fonte, mas foi roubado na semana passada :angry: .

 

Eu gostei tanto da idéia de ter um som "portátil" que estou planejando fazer nova caixa p/ o som do carro, de maneira que possa retirar facilmente p/ tocar no quintal, onde o carro não entra.

 

Nesse caso, a bateria auxiliar ficaria na mala, e usaria apenas a fonte para alimentar todo o set: SD1500 + SD700 + T200.

 

Será que pode haver algum problema, ou o uso da bateria no sistema é obrigatória para essa JFA 80A?

 

Se você não deixar os amps cliparem a fonte JFA de 80 amperes aguenta numa boa, o bicho pega é quando os amps clipam e o consumo de corrente aumenta demasiadamente.

 

A JFA não tem ripple alto por isso pode utiliza-la sem o auxílio de bateria tranquilamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na página 4 do manual da JFA Turbo 800, diz que ela consegue manter um sistema de 3500WRMS, desde que utilizada uma bateria em paralelo. Mas, e SEM a bateria em paralelo? Será quanto ela consegue manter, aproximadamente?

 

Motivo da pergunta: Há cerca de um mês fiz um som residencial com equips automotivos, sem bateria, só com fonte, mas foi roubado na semana passada :angry: .

 

Eu gostei tanto da idéia de ter um som "portátil" que estou planejando fazer nova caixa p/ o som do carro, de maneira que possa retirar facilmente p/ tocar no quintal, onde o carro não entra.

 

Nesse caso, a bateria auxiliar ficaria na mala, e usaria apenas a fonte para alimentar todo o set: SD1500 + SD700 + T200.

 

Será que pode haver algum problema, ou o uso da bateria no sistema é obrigatória para essa JFA 80A?

 

Cara.. eu tô com ~2500wrms de som... e o consumo da fonte raramente chega nos 30a! Em raros picos, com clipping acendendo, beira os 40a... mas o consumo raramente chega nos 30a!

 

E olha que tenho a 75ah original no cofre, mas sem bateria aux!

 

Se tiver uma bateria pra dar um quebra-galho, dá pra usar uma dessas com uns 5000wrms tranquilo! E é o que pretendo! 3000wrms de graves, 2000wrms de médios e 250wrms de agudos!

 

Sem bateria, acho que até os 3500wrms indicados tá de boas!

 

Mas tem que tomar cuidado com o clipping! E eu usaria pelo menos uma bateriazinha, tipo uma optima de ~35ah, só pra servir de "Muleta" ;) rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

já vi essa Jfa 800 tocando um banda 5000 um 9.8 e um 4.8 dessa linha nova, ela mandava 150 ah nos picos e não baixava de 14v, a unica coisa que não curti nela é o formato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você não deixar os amps cliparem a fonte JFA de 80 amperes aguenta numa boa, o bicho pega é quando os amps clipam e o consumo de corrente aumenta demasiadamente.

 

A JFA não tem ripple alto por isso pode utiliza-la sem o auxílio de bateria tranquilamente.

 

Realmente não costumo deixar clipar ... salvo raras exceções, e mesmo assim bem de leve, pois tenho um bom headrom.

 

 

Cara.. eu tô com ~2500wrms de som... e o consumo da fonte raramente chega nos 30a! Em raros picos, com clipping acendendo, beira os 40a... mas o consumo raramente chega nos 30a!

 

E olha que tenho a 75ah original no cofre, mas sem bateria aux!

 

Se tiver uma bateria pra dar um quebra-galho, dá pra usar uma dessas com uns 5000wrms tranquilo! E é o que pretendo! 3000wrms de graves, 2000wrms de médios e 250wrms de agudos!

 

Sem bateria, acho que até os 3500wrms indicados tá de boas!

 

Mas tem que tomar cuidado com o clipping! E eu usaria pelo menos uma bateriazinha, tipo uma optima de ~35ah, só pra servir de "Muleta" ;) rsrs

 

Não quero usar bateria mesmo. Meu som têm pouco mais de 2000RMS, então deve aguentar de boa.

 

já vi essa Jfa 800 tocando um banda 5000 um 9.8 e um 4.8 dessa linha nova, ela mandava 150 ah nos picos e não baixava de 14v, a unica coisa que não curti nela é o formato.

 

Eu também sempre achei esse formato muito ruim de acomodar na mala, mas estou planejando uma caixa onde a única maneira de caber é essa. O formato retangular tradicional impediria o posicionamento de uma bateria auxiliar.

 

 

 

 

 

Estou fortemente inclinado a comprar uma JFA 80A para esse novo "projeto", e vender minha fonte atual (dB Sound 50A). Se meus planos se concretizarem, agora em outubro compro a fonte e em novembro (férias) executo a idéia, e posto aqui no fórum.

 

Se rolar a compra coletiva da fonte, podem contar comigo.

 

Valews. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tenho uma fonte dessa da jfa80a e um sd5000 e uma sd2000 tocando no dobro da impedancia, mandando +ou- uns 4000rms.

 

com 2 baterias de 60amp eu ainda nao vi passar de 40amp na fonte com o som tocando,to até achando muito estranho.

 

so uma vez que tava ligado meu som e carregando um outro carro que tinha 2 moura de 150 mais e a do cofre,tmb nao vi passar dos 40, 50amp,raro caso chegou em 60amp.

 

onthemind...pq vc nao coloca uma bateria bem pequena uma de 45amp mesmo.

 

sobre os cortes de inverter a fase,tmb to na duvida,alguem tem mais dicas.

Editado por SORRYSO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tenho uma fonte dessa da jfa80a e um sd5000 e uma sd2000 tocando no dobro da impedancia, mandando +ou- uns 4000rms.

 

com 2 baterias de 60amp eu ainda nao vi passar de 40amp na fonte com o som tocando,to até achando muito estranho.

 

so uma vez que tava ligado meu som e carregando um outro carro que tinha 2 moura de 150 mais e a do cofre,tmb nao vi passar dos 40, 50amp,raro caso chegou em 60amp.

 

onthemind...pq vc nao coloca uma bateria bem pequena uma de 45amp mesmo.

 

sobre os cortes de inverter a fase,tmb to na duvida,alguem tem mais dicas.

 

No momento, tenho uma de 80A na mala, e pretendo trocar p/ uma de 140A quando ela começar a dar problema.

 

As caixas eu ainda tenho ânimo de carregar, mas se tiver que levar também a bateria, prefiro fazer outra caixa igual a que roubaram, que dava um som excelente e funcionava somente com uma fonte de 50A, com sobra.

 

Mas pelo que conheço da JFA, ela aguenta sim, apenas nunca testei sem bateria, e queria saber outras opiniões.

 

Valews. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consumo musical de até 80a e picos de 250-300a ela não cai dos 12v no multimetro.

 

Hoje intalei uma aqui segurando 8Krms com 500a de bateria normal e tocando no talo por 30min não baixou de 13v no multimetro.

 

Fiz um pequeno teste , coloquei uma Resistencia industrial de grafite na boca dela ,e deixei no ar livre, nos 80a @14v , 90a @13,1v , 100a @12,4v ,117a @11,9v. Tava na garantia então deixei o pau comer mais 40segndos ate os 186,3a @10,3v e ai armou proteção.

 

Fonte ligada direto no poste "vara com ponta de cobre" com extensão 25m cabo 2x5mm "cabeamento ficou pegando fogo apos os testes tive que deixar esfriar 10min para enrolar a extensão"

 

A fonte Esquentou muito mesmo ,chegou a enrrugar o adesivo da fonte mais segurou o trampo TRANQUILO.

 

Lembrando que a fonte ja estava tocando a 30min no talo batendo 12v no cliping das swingueiras "aquele BOMMMM por 3s" antes do teste e ja tava na temperatura "normal" de trabalho e o teste foi na sequencia .

 

Uma pena não ter uma camera no teste. Mais assim que aparecer outra oportunidade eu refaço o teste com fotos e videos.

 

Sds Arthur.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

sobre os cortes de inverter a fase,tmb to na duvida,alguem tem mais dicas.

 

Poxa cara, expliquei isso uns 5 posts atrás!

 

Complicado isso! Se cada um que chegar, ao invés de ler, quiser que explique novamente =\

 

 

Sobre inverter a fase tem explicando acima! E sobre cortes, tem trocentos tópicos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consumo musical de até 80a e picos de 250-300a ela não cai dos 12v no multimetro.

 

Hoje intalei uma aqui segurando 8Krms com 500a de bateria normal e tocando no talo por 30min não baixou de 13v no multimetro.

 

Fiz um pequeno teste , coloquei uma Resistencia industrial de grafite na boca dela ,e deixei no ar livre, nos 80a @14v , 90a @13,1v , 100a @12,4v ,117a @11,9v. Tava na garantia então deixei o pau comer mais 40segndos ate os 186,3a @10,3v e ai armou proteção.

 

Fonte ligada direto no poste "vara com ponta de cobre" com extensão 25m cabo 2x5mm "cabeamento ficou pegando fogo apos os testes tive que deixar esfriar 10min para enrolar a extensão"

 

A fonte Esquentou muito mesmo ,chegou a enrrugar o adesivo da fonte mais segurou o trampo TRANQUILO.

 

Lembrando que a fonte ja estava tocando a 30min no talo batendo 12v no cliping das swingueiras "aquele BOMMMM por 3s" antes do teste e ja tava na temperatura "normal" de trabalho e o teste foi na sequencia .

 

Uma pena não ter uma camera no teste. Mais assim que aparecer outra oportunidade eu refaço o teste com fotos e videos.

 

Sds Arthur.

Legal ein. []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consumo musical de até 80a e picos de 250-300a ela não cai dos 12v no multimetro.

 

Hoje intalei uma aqui segurando 8Krms com 500a de bateria normal e tocando no talo por 30min não baixou de 13v no multimetro.

 

Fiz um pequeno teste , coloquei uma Resistencia industrial de grafite na boca dela ,e deixei no ar livre, nos 80a @14v , 90a @13,1v , 100a @12,4v ,117a @11,9v. Tava na garantia então deixei o pau comer mais 40segndos ate os 186,3a @10,3v e ai armou proteção.

 

Fonte ligada direto no poste "vara com ponta de cobre" com extensão 25m cabo 2x5mm "cabeamento ficou pegando fogo apos os testes tive que deixar esfriar 10min para enrolar a extensão"

 

A fonte Esquentou muito mesmo ,chegou a enrrugar o adesivo da fonte mais segurou o trampo TRANQUILO.

 

Lembrando que a fonte ja estava tocando a 30min no talo batendo 12v no cliping das swingueiras "aquele BOMMMM por 3s" antes do teste e ja tava na temperatura "normal" de trabalho e o teste foi na sequencia .

 

Uma pena não ter uma camera no teste. Mais assim que aparecer outra oportunidade eu refaço o teste com fotos e videos.

 

Sds Arthur.

 

A fonte é valente mesmo!

 

Se tivesse ligado em uma tomada convencional, poderia ter fritado a instalação elétrica do local, caso o disjuntor eventualmente não desarmasse.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

po a galera aki não dorme, postagem 02:01 hs, 04:44 hs. BANDO DE LOUCOS, kkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Poxa cara, expliquei isso uns 5 posts atrás!

 

Complicado isso! Se cada um que chegar, ao invés de ler, quiser que explique novamente =\

 

 

Sobre inverter a fase tem explicando acima! E sobre cortes, tem trocentos tópicos!

li todo o topico e to acompanhando sim,

ja li sobre o assunto,sempre tem experiencias pessoas que os user pode compartilhar tmb,

acrescentando ao topico.

acoplamento, inversão de fase, inversão de polaridade,acoplamento de falantes invertidos, cada user tem experiencias na pratica e pode acrescentar ao topico.

Editado por SORRYSO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

po a galera aki não dorme, postagem 02:01 hs, 04:44 hs. BANDO DE LOUCOS, kkkkkkk

 

E acho que não trabalha tbém hehehe(nem eu) eu tava no "trampo" nesse horário e acompanhando esse tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

so to esperando a PROMOÇÃO DOS 600 PILA, pra pegar essa fonte turbo 800, hehhehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só uma informação adicional:

 

No manual diz que mantêm 3500WRMS COM bateria auxiliar, já na apresentação do produto no site diz SEM a necessidade de outra fonte de energia.

 

A Turbo 800 foi desenvolvida utilizando tecnologia PWM e arquitetura FULLBRIDGE proporcionando alto desempenho, o que possibilita alimentar e carregar bateria(s) automotiva(s) com 14,4V / 80 Amperes.

Possui 2 displays para monitoração da tensão e corrente, além de circuitos microcontrolados que gerenciam todo o seu funcionamento bem como as proteções contra excesso de carga e temperatura.

Mantém aproximadamente 3500Wrms de som tocando sem a necessidade de outra fonte de energia.

Sua entrada de energia é bi-volt automático, funcionando em uma grande faixa de tensão (70 a 130Vac e 150 a 240Vac).

 

http://www.jfaeletronicos.com/prod_auto_turbo800.htm

 

Outra coisa, encontrei no ML a Turbo 800 por R$ 679,88 com frete grátis. O vendedor têm um índice de negativos acima do que costumo confiar, mas acho que dá para arriscar: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-434498929-fonte-carregador-de-baterias-jfa-turbo-800-80-amp-frete-_JM

 

Valews. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A princípio misturar cortes de atenuações diferentes não traria nenhum problema de fase, pode ter problema se esses cortes forem de tipos diferentes (likwitz rilley, butteworth, etc...) mas é bem incomum encontrar esse tipo de situação... Mas é bem comum em caixas 2 vias que usam crossover passivo, como por exemplo 15 + Ti a via superior ter melhor rendimento, deixando a resposta mais plana trabalhando com a fase invertida... Deixo para os mais entendidos explicarem melhor :mac1

 

Vou procurar novamente o texto com a fonte para apurarmos a veracidade ou não dos fatos.

 

pergunto pois no meu set da assinatura, usava vários cortes diferentes e foi o jeito que mais me agradou após inúmeros testes.

 

via de graves (wpu1507) : hpf do player (12db/8º) em 50hz + subsônico 50hz (hpf) no sd2000 (12db/8ª), cortando só no player ou só no Sd excursionava d+ e fiquei com medo do x-max que é muito baixo 4,3mm + LPF 200hz (12db/8ª) no sd2000.

 

médios 10pw3: hpf do player (12db/8º) em 50hz + hpf 200hz no Dbsound + LPF Full. tentei cortar em 2khz mas não agradou dava a impressão de ter um pequeno buraco.

 

D210ti: Divisor passivo 18db/ª em 1,8khz

 

Toda essa diferença de ordem dos cortes não gera cancelamentos ou inversão de fases?

 

 

talvez em teoria não seja o jeito correto de fazer os cortes, porém foi a forma que mais me agradou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E acho que não trabalha tbém hehehe(nem eu) eu tava no "trampo" nesse horário e acompanhando esse tópico.

tbm estava trabalhando ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A fonte é valente mesmo!

 

Se tivesse ligado em uma tomada convencional, poderia ter fritado a instalação elétrica do local, caso o disjuntor eventualmente não desarmasse.

 

Muito valente .

 

Eu primeiro liguei numa tomada que eu fiz a algum tempo para alto consumo na minha garagem ja prevendo os teste de paredões e consumo de lixadeira ,furadeira e etc, aqui em casa a rede é trifasica o que ajuda muito, fiação 2x6mm ligado direto no medidor com uns 25 metros e disjuntor de 40a Aterramento com 3 barras de cobre 21mmX3,5m no jardim , mantem sempre 225-227v em consumo medio mantem218-215v nessa tomada.

 

E mesmo assim essa tomada esquentou muito e o disjuntor desarmou ,porque a fonte estava ligada a uns 30-40 minutos com consumo batendo os 80a quase constante ,e logo em seguida fui fazer o teste , quando passava de 150a desarmava o disjuntor e a tomada fedia pra karalho.

 

Joguei no "Gato" , direto no poste e consegui fazer o teste que postei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

po a galera aki não dorme, postagem 02:01 hs, 04:44 hs. BANDO DE LOUCOS, kkkkkkk

 

HEHEHEHE Em geral so trabalho á tarde 13h as 20-22h , ai ja me peguei no costume maldito de dormir as 2-3 da matina.

Editado por artsompb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

... meu som tem alto falante invertido.. o do meu amigo nao.... se um cancelar o otro... e eu nao tenho opção de mudar de fase em nada..

eu posso inverter os fios do som do meu amigo e o dele ficar "tocando pra dentro" ?

depois q eu desligar os 2 eu colocaria o dele como tava antes?

 

ja aconteceu comigo de ligar com um amigo e cancelar em um dia... e no otro dia q ligamos nao cancelou.. sem mudar nada.. estranho..

mas ate hj ainda nao sei bem oq fazer...

e o alinhamento, eu ja testei, e achei melhor em "V" do q em linha! em linha reta perde muito..

 

UP

 

não sei aonde eu li e não sei se é ou não verdade.

MAS a cada corte de 6db/8ª há uma inversão de fase de 180º. alguém sabe se é verdade ou não?

a partir disso, já é mais fácil manter as vias na mesma fase.

outra dúvida, se tenho um corte de 12db/8ª e outro corte de 24db/8ª essas mesmas vias estão na mesma fase. correto?

 

UP

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim a cada corte de 6db8ª a fase muda 90º , como a maioria dos crossovers ativos são 12db8ª a inversão é de 180º o que anula o uso da inversão de fase via cross ativo ou fisicamente "inverter polaridade".

Editado por artsompb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim a cada corte de 6db8ª a fase muda 180º , como a maioria dos crossovers ativos são 12db8ª a inversão é de 360º o que anula o uso da inversão de fase via cross ativo ou fisicamente "inverter polaridade".

 

Isso é fato ou achismo?

 

se seu tenho uma fase com cortes de 12db/8ª e outro a 18db/8ª eu estou com fase invertida?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...