Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

wendell_rm

Mtx 9515 -

Recommended Posts

Postado em

Pessoal,

diariamente eu venho fazendo projetos para colegas foristas e sempre ocorre de não poder atender algum amigo de imediato devido ao tempo.

então vou passar os projetos que fiz as caixas ja usadas por mim, em testes e farei uma analise de todas com seus aspectos:

1ª caixa (a que mais indico aos colegas)

Modulo usado ( SD2300 e SD3000 )

96L brutos

2 dutos de 4"x 50cm

Usado Manta acrilica com espessura de 5cm em toda a caixa.

Sintonia em 33Hz (com o sub montado inverso, com o conjunto magneto para fora da caixa)

analise: foi a caixa que mais me agradou, porque nela o sub não ficou tão bruto para que foi criado, assim pude escutar todo tipo de musica, desde MPB, Orquestras até um HIP HOP

grafico da 1ª caixa: (linha vermelha)

graficocx96.jpg

2ª caixa:

Modulo usado ( SD3000 )

90L Brutos

2 dutos de 4"x50cm

sem manta acrilica

sintonia em 36hz ( não me agradou, pois ficou aquele SPL bruto, e com o costume da caixa anterior não gostei, mas quem quer SPL mesmo, é a caixa ideal)

nesta caixa, utilizei até uma placa de Policarbonato, material a prova de bala hehehe que tinha guardado em casa.

resultado foi, ela está parada no canto sem uso.

Grafico da 2ª caixa: (linha amarela)

graficocx90.jpg

3ª caixa

Modulo usado ( SD3000 )

está está em faze de acabamento, hoje ja devo concluir a mesma.

98L brutos (se não me engano, a noite confirmarei e se tiver errado, editarei o post)

1 duto quadrado ( 39cm alt. x 5cm larg. x 70cm comp.)

sintonia em 33hz

Grafico desta caixa, aplicando 3.000rms, podem observar que altera o alinhamento do grafico e começa a soprar.

(linha azul)

graficocxnova.jpg

Motivo da troca da caixa:

apos a troca do modulo, SD2300 para SD3000, comecei a observar que em altos volumes, os dutos começaram a soprar, e não sabia o porque, verifiquei tudo, e todo tipo de regulagem dos dutos de 4", mas não obtive exito.

e após conversar com o Ernany, pelo msn, o mesmo me atentou ao problema, que tava na cara mas, não sei o motivo não enxerguei, o duto.

A MTX 9515, na 1ª caixa, após os 2.000rms aplicados começa a soprar os dutos, antes disto não sopra de modo algum. :rolleyes:

como não poderia muidar na caixa atual, resolvi então fazer outra caixa, e ontem de folga, meti a mão na massa hehehe

a noite postarei fotos de todas, com devidos detalhes que pedirem.

a proposito, quem poder tambem tiver projeto dessas MTX, seja qual for o modelo, poste aqui tambem, pois conversarei com o Ernani, para se possivel fazer um topico fixo, ou então aproveitar este.

com isto, toda caixa que eu for indicando aos colegas foristas, eu posto tambem no topico ou aqui. :legal:

[],

Wendell

edit.: add os graficos

Postado em

Muito bom Wendell... estas caixas serão de grande valia pois vc tem bastante "bagagem" com este sub... e como já testou vários volumes de caixa.. sabe bem o resultado de cada uma...

Então pessoal.... este tópico fica pra quem tem ou pensa comprar um sub MTX modelo 9500... tem caixa com resposta plana e caixa com resposta mais voltada pra SPL...

Quem tem outros modelos de sub MTX poste também os volumes de caixa sugeridos e usados.. para que este topico tenha bastante informação sobre caixas para os subs MTX

Abraços

Postado em
Muito bom Wendell... estas caixas serão de grande valia pois vc tem bastante "bagagem" com este sub... e como já testou vários volumes de caixa.. sabe bem o resultado de cada uma...

Então pessoal.... este tópico fica pra quem tem ou pensa comprar um sub MTX modelo 9500... tem caixa com resposta plana e caixa com resposta mais voltada pra SPL...

Quem tem outros modelos de sub MTX poste também os volumes de caixa sugeridos e usados.. para que este topico tenha bastante informação sobre caixas para os subs MTX

Abraços

pois é Ernany,

tem colegas que ficam perdidos mesmo, e sempre pedem auxilio por e-mail ou até por MP, mas nao é todo dia que posso atender de imediato.

exemplo é ontem, que eu iria colocar as fotos das caixas, mas cheguei tarde em casa, e nem no pc eu quiz olhar rsrs, porque fui terminar a caixa nova da 9515 e quando olhei para o relogio já era quase 23:30hs

hoje concluirei tudo e postarei as fotos tambem do interior delas.

a minha ideia é justamente auxiliar todos, porque quando compramos um sub deste, procuramos a caixa que ele toque o maximo ja que gastamos uma fortuna por ele.

e para facilitar simplesmente eu transformei o duto quadrado do manual para o comum.

ps.: não estou falando que a caixa do manual, não serve, ela serve e muito para quem quer bastante SPL. ;) somente não fiz a mesma ainda para teste, para servir de comparação com as demais rsrsrs

Postado em

animallll u topicooo

cara,,, como ele exige uma puta litragem

um sub de 15" com 98 litros,,, vc utuliza só um sub no seu sistema?

eu pretendo por 2 num gol bola.. tava pensando em compra sd3000 mais pelo que tu tah falando,, 2000Wrms ele suporta de boa =D

2 9515 vo ter que utilizar sd5000.D ?

gostei da sua opção de caixa... imagino que uma caixa voltada pro spl fik animal mais perde em qualidade sonora..

abrasço

Postado em
animallll u topicooo

eu pretendo por 2 num gol bola.. tava pensando em compra sd3000 mais pelo que tu tah falando,, 2000Wrms ele suporta de boa =D

gostei da sua opção de caixa... imagino que uma caixa voltada pro spl fik animal mais perde em qualidade sonora..

abrasço

quanto ao SD5000 para 2 9515 o Tiagobrum usou este setup e ele seria mais capaz de afirmar sobre a durabilidade deles :vts

mas acho que 1 SD3000 ja estaria de bom tamanho.

e quanto a caixa para o SPL, realmente perde e muito em qualidade sonora, é assim o que priorizar(SPL ou Qualidade) consequentemente perderá no outro.

Postado em
animallll u topicooo

abrasço

quanto ao SD5000 para 2 9515 o Tiagobrum usou este setup e ele seria mais capaz de afirmar sobre a durabilidade deles :vts

mas acho que 1 SD3000 ja estaria de bom tamanho.

e quanto a caixa para o SPL, realmente perde e muito em qualidade sonora, é assim o que priorizar(SPL ou Qualidade) consequentemente perderá no outro.

pod cre

Postado em
Esse sub realmente merecia um tópico desses .... a caixa, mais do que nunca (Faustão mode), é a grande vilã ou heroína.

[]-[]

com certeza,acertar uma caixa pra esse sub não é moleza

e como colocou o Noisesteel

a diferença entre o ceu e o inferno ficam bem perto

:vts

Postado em

Noise blz...??

cara.. vc que também já teve sub serie 9 da MTX.. e teve uma boa caixa selada.. poderia postar o volume dela e um micro review da resposta em frequencia.. para o pessoal que se interessar por uma seladinha...

Abraço

Postado em

fazia tempo q nao entrava no forum!! tava meio off.. faculdade! e depois sai pra viajar!!

e acho uma boa ideia!!

eu estou em planos de faz a minha 3º caixa!

1º eu fiz uma de 90L brutos com 2 dutos de 4"x37

nao me pergunte as caracteristicas! pois nao foi assim q eu mandei a caixa.. e nem me dei o trabalho de simular!(até pq sou muito novo e nao entendo muito)

a 2º foi a caixa do manual.. q indiscutivelmente é uma pancada no peito.. porem nao tem um grave estendido.. o q eu nao gostei..

muitas vezes falei com o wendell sobre uma 3º caixa minha..

e agora estou ae.. disposto a ver os spec's q ele vai passar dessa nova caixa!!

heheheh

gostei + da minha 1º caixa.. apesar de antes o ampli era um SD1.8k agora estou com 1 MTX 1501D

em potencia.. nao notei muita diferença.. talvez seja por causa da caixa, não sei! mas na qualidades dos graves.. mesmo sendo a 2º caixa mais pancada! parecia ser mais "bunitos" os graves! heuheuheuh

abraço!

e assim sigo! escutando muito grave! e todo dia escutando um barulho novo no carro!

falowwww'sss!!

Postado em

ah.. e uma "piadinha"

minha vó é meio surda! usa aparelhos pra escuta e talz.. esses dias eu desci do carro vim em casa buscar um moletom!! nesse tempo minha mae chega de carro com a minha vó!

e ela passa por mim com um cara espantada!

"o guri! tu tranco alguem no porta malas!? tem alguem se debatendo lá!"

daisdhiashduhasdh.. na hora foi engraçado!

acho q ela nao ligo as coisas.. som + tremer! até pq minha casa parece q vai cai quando o som ta no talo! heheheh

Postado em
ah.. e uma "piadinha"

minha vó é meio surda! usa aparelhos pra escuta e talz.. esses dias eu desci do carro vim em casa buscar um moletom!! nesse tempo minha mae chega de carro com a minha vó!

e ela passa por mim com um cara espantada!

"o guri! tu tranco alguem no porta malas!? tem alguem se debatendo lá!"

daisdhiashduhasdh.. na hora foi engraçado!

acho q ela nao ligo as coisas.. som + tremer! até pq minha casa parece q vai cai quando o som ta no talo! heheheh

essa foi boa rofl41lj2.gifrofl41lj2.gifrofl41lj2.gifrofl41lj2.gifrofl41lj2.gifrofl41lj2.gifrofl41lj2.gif

quanto a nova caixa, comecei os testes ontem, mas como o horario estava avançado e eu, estava cançado, parei, e deixei a bateria carregando, hoje farei novos testes e colocarei as fotos que eu prometi

Postado em
Esse sub realmente merecia um tópico desses .... a caixa, mais do que nunca (Faustão mode), é a grande vilã ou heroína.

[]-[]

com certeza,acertar uma caixa pra esse sub não é moleza

e como colocou o Noisesteel

a diferença entre o ceu e o inferno ficam bem perto

:vts

é verdade gutto2005, vc tem 2 desse e sabe tambem disso

arrisco a falar que ou a caixa fica meia-bca, ou fica uma porcaria, ou fica quase 100%. porque 100% mesmo para este sub, arrisco a falar que é a selada, infelizmente

mas quem tem um sub deste, nunca que quer montalo em uma selada, somente o Noise mesmo, pq ele estaria preservando a audição dele, mas o carro não

rofl41lj2.gif

Postado em
Noise blz...??

cara.. vc que também já teve sub serie 9 da MTX.. e teve uma boa caixa selada.. poderia postar o volume dela e um micro review da resposta em frequencia.. para o pessoal que se interessar por uma seladinha...

Abraço

Opa Ernany!

A selada tinha cerca de 78L livres, e me dava tudo o que eu queria: SPL em baixas, subgrave espantoso, e capacidade de ouvir qualquer tipo de música em qualquer volume do player. O sub acordava em baixos volumes, coisa que raramente acontece em subs desse porte, ainda mais tocado por um amp classe D. A resposta à transientes era realmente punk! Sou realmente fã desse sub porque ele é o único sub desse tipo que eu ouvia e não enjoava do grave.

Pra ter total controle desse falante o ideal é selada mesmo ... massssssss, dá pra ganhar uns +6dB numa dutada bem feita. Tentei usar em dutada, praticamente idêntica a do manual, mas o SPL ficou tão forte que tirava o boné da minha cabeça.

A caixa do Wendell é a que consegue aliar força bruta sem tornar o grave mono-nota. Isso pelo que me lembro dos gráficos e dos reviews dele.

Postado em
Noise blz...??

Abraço

Opa Ernany!

A selada tinha cerca de 78L livres, e me dava tudo o que eu queria: SPL em baixas, subgrave espantoso, e capacidade de ouvir qualquer tipo de música em qualquer volume do player. O sub acordava em baixos volumes, coisa que raramente acontece em subs desse porte, ainda mais tocado por um amp classe D. A resposta à transientes era realmente punk! Sou realmente fã desse sub porque ele é o único sub desse tipo que eu ouvia e não enjoava do grave.

Pra ter total controle desse falante o ideal é selada mesmo ... massssssss, dá pra ganhar uns +6dB numa dutada bem feita. Tentei usar em dutada, praticamente idêntica a do manual, mas o SPL ficou tão forte que tirava o boné da minha cabeça.

A caixa do Wendell é a que consegue aliar força bruta sem tornar o grave mono-nota. Isso pelo que me lembro dos gráficos e dos reviews dele.

que maravilha.. me lembro que o sepacheco chegou a ouvir este sub no seu carro.. e disse que estava tocando muito bem mesmo....

Fica então a dica do Noise da caixa selada de 78L...

Abraços..

Postado em

segue algumas fotos das caixas que usei:

a 1ª caixa

S7302708.jpg

a 2ª feita com uma chapa de policarbonato de 15mm² de espessura

(material usado para blindagem de vidros de carros, NIVEL 1)

cxacrilico.jpg

a 3ª e atual, destruindo o carro

duto

S7302707.jpg

pronta

S7302710.jpg

e agora as 2 juntas (kicker S15 L5 / MTX 9515 )

S7302721.jpg

Postado em
Será q esse MTX 9515 toca mais q um audiobahn 15'?! pq o audiobahn tem 97db/sens! O.O

não sei informar pois nunca escutei este sub, mas te garanto, e o parabrisa do carro que o diga:

pra tocar igual ou superior ao T9 em todos os aspectos, tem que ser um baita sub, digno de respeito, tipo os que ja sabemos ai, Cewin vega, RE, JL e outros que nem lembro agora. OpO

essa sensibilidade, nao importa muito nestecaso, porque quem garante que é verdade ??? [¨]

Postado em
não sei informar sopois nunca escutei este sub, mas te garanto, e o parabrisa do carro que o diga:

pra tocar igual ou superior ao T9 em todos os aspectos, tem que ser um baita sub, digno de respeito, tipo os que ja sabemos ai, Cewin vega, RE, JL e outros que nem lembro agora. OpO

essa sensibilidade, nao importa muito nestecaso, porque quem garante que é verdade ??? [¨]

mas mesmo q eles tenham medido a 2,83volts (2w).. cairia pra 94db! E ele tem 26mm x-max... não é pouco! ;) será q eles mentiriam "tanto", sendo uma marca desse porte?!

Postado em

Esse AudioBahn aí, eles dizem se foi medido com bobinas em paralelo ou série?

Outro lance .... a Infinity tbem tem valores de eficiência bem altos, porém colocam que foram adicionados o "ganho de cabine" nas specs.

Postado em
Esse AudioBahn aí, eles dizem se foi medido com bobinas em paralelo ou série?

Outro lance .... a Infinity tbem tem valores de eficiência bem altos, porém colocam que foram adicionados o "ganho de cabine" nas specs.

Bom.. mesmo q eles tenham chegado ao cúmulo de acrescentar 6dbs nos T/S, ainda tá beeem acima dos demais! ;)

Outra coisa, T/S ignora o efeito cabine, não?! eles podem postar gráfico de resposta com efeito cabine... mas T/S não!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...