Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

NoiseSteel

Vw 1.0 16v / O Que Faço Com Essa Bomba De Motor?

Recommended Posts

Postado em

Só pra reforçar, apenas os motores 1.0 16V dão problemas como esses apresentados por mim nesse tópico. Em geral apenas a partir do ano 2000 e, curiosamente, não acontece em todos os motores.

Gruber, a maneira mais fácil de ter alguma noção da situação atual do seu motor seria puxar a vareta do óleo e ver se junto à ela vem uma meleca marrom grudada. A maneira mais correta e certeira seria abrir o bloco ...

Tem gente que diz que é problema de falta de manutenção (virou moda dizer isso) e que o motor não tem problemas.

Mas convenhamos ... um motor injetado que precisa ser aquecido por 5 minutos antes de rodar, que não deve ser usado dentro da cidade, e que precisa ser aberto "de vez em quando" só pra ter certeza que não vai explodir, isso é coisa pra loco! Acho que nem se eu fizesse judô por vários anos eu teria taaanta calma assim!

Postado em

sempre acompanho o nivel do oleo do bichinho, na vareta apenas bem na parte de cima tem uma oxidacáozinha, ele [e 2002 creio que nao vai incomodar nao ...olhei a saveiro do meu velho est[a sim, da pra ver na parte interna da entrada do oleo uma sujeira marrom nao [e grossa como uma pasta saveiro 1.6 ano 2000 ou 2001 ...

(teclado podre aqui desculpem)

Postado em

cara pelo que sei e ouvi falar dos mecanicos essas limpezas ai "descarbonizaçao " jogar produto e td lorota de lojas de oleo.. o produto limpa soh uma parte do motor e essas borras continuam no motor soh que em outros lugares..

a verdadeira descarbonizaçao seria abrir o motor no cabeçote pistoes e etc limpar td com produtos certos e depois montar certinho com oleo novo ai eh carro pr rodar muito tempo soh trocando oleo aos 5.000

abs

Postado em

Denis .... fiz todo esse procedimento de limpeza, banho químico, troca de tudo que é mangueira e cabos (e velas tbem), praticamente uma lipo no motor. Isso deixou tudo certo por cerca de 15000Km rodados, o que considero pouquíssimo se levar em conta os cuidados que tenho com esse carro. Quase perdi minha namorada na época, de tanto que eu era cuidadoso.

Alves, eu usava sempre o Texaco SJ ... mas passei a usar esse que comentaram no ínicio desse tópico (Mobil HP). Adivinhem se tem borra no motor ... TEM!

EDIT: Se tudo der certo, em breve vou andar de carro de verdade :mac1

Postado em
Quase perdi minha namorada na época, de tanto que eu era cuidadoso.

"Sexo? tá doida? Tenho que encerar o carro antes que caia poeira na pintura. Fica aí assistindo a novela que eu vou dar um trato no carro"... o-o-

Postado em
"Sexo? tá doida? Tenho que encerar o carro antes que caia poeira na pintura. Fica aí assistindo a novela que eu vou dar um trato no carro"... o-o-

Quando a promessa era sexo, eu ia :vts

Mas quando era ver filme no sofá, ir no shopping, ter DR ... eu desligava o celular e ficava mais de 5 horas dando um trato no carro.

Postado em
Quando a promessa era sexo, eu ia :vts

Mas quando era ver filme no sofá, ir no shopping, ter DR ... eu desligava o celular e ficava mais de 5 horas dando um trato no carro.

É... vou renovar o estoque de cera, pretinho de pneu, silicone líquido, pasta de limpeza... :rolleyes:

Postado em

Acho que so acaban complicando?

As informações abaixo foram tiradas do site da Volkswagen

Atenção: Todos os veículos produzidos a partir de 12/2002, quando do abastecimento de óleo nas manutenções (Serviço de troca de óleo, nos Serviços de Inspeção) ou simplesmente na complementação de nível, deverá ser utilizado apenas e exclusivamente, óleo para motor conforme especificação VW 502 00.

Modelo Óleo lubrificante conforme especificação

VW 501 01 Óleo lubrificante conforme especificação

VW 502 00 Óleo lubrificante conforme especificação

VW 505 00

Bora ¤ ¤

Caravelle e Eurovan ¤

Gol , Parati e Saveiro ¤ ¤

Fox / CrossFox / Spacefox ¤

Golf ¤ ¤

Jetta ¤ ¤

Kombi ¤ ¤

New Beetle ¤ ¤

Passat e Variant (A partir da linha 2001 utilizar somente VW 502 00) ¤ ¤

Polo Classic ¤ ¤

Polo / Polo Sedan ¤ ¤

Santana e Quantum ¤ ¤

Touareg ¤

VW Van ¤ ¤

VW 501 01 - Especificação para óleo lubrificante multi uso (para motores a gasolina, álcool e GMV - Gás Metano Veicular). Os óleos que atendem a esta especificação possuem as seguintes propriedades:

- podem ser utlizados durante todo o ano em climas moderados;

- excelente capacidade de limpeza;

- excelente capacidade de lubrificação em qualquer condição de temperatura e carga do motor;

- maior durabilidade;

ÓLEO LUBRIFICANTE PARA MOTOR CONFORME VW 501 01

CASTROL - O primeiro óleo de todo Volkswagen

Nome Comercial Fornecedor

CASTROL GTX EXCLUSIVE (SAE 10 W 40)

A venda no seu Concessionário Volkswagen

VOLKSWAGEN - G 052 167 A1

ELAION SJ (SAE 15 W 40) REPSOL / YPF

ESSO UNIFLO (SAE 15 W 40) ESSO

HAVOLINE FORMULA 3 (SAE 15 W 40) TEXACO

F1 MASTER (SAE 15 W 40) IPIRANGA

MOBIL SUPER XHP RACING 15 W 40 (SAE 15 W 40) MOBIL

MOTUL 4100 POWER (SAE 15 W 50) MOTUL

MOTUL 6100 SYNERGIE (SAE 15 W 50) MOTUL

PENTOTURBO (SAE 15 W 40) PENTOSIN

VW 502 00 - Especificação para óleo com alto poder lubrificante (para motores a gasolina, álcool e GMV - Gás Metano Veicular). Os óleos que atendem a esta especificação além de possuirem as mesmas propriedades da especificação VW 501 01, possuem propriedades adicionais como :

- podem ser utilizados durante todo o ano em quase todas as temperaturas externas;

- menor perda por atrito;

- melhor condição de partida a frio, mesmo em temperaturas extremamente baixas.

ÓLEO LUBRIFICANTE PARA MOTOR CONFORME VW 502 00

CASTROL TXT SOFTEC (SAE 5 W 40)

A venda no seu Concessionário Volkswagen

VOLKSWAGEN - G 052 167 A4

ELAION FULL PERFORMANCE (SAE 5W40) REPSOL / YPF

ELAION PLUS (SAE 5 W 40) REPSOL / YPF

ELAION SINTÉTICO (SAE 5 W 40) REPSOL / YPF

ELF SYNTHESE (SAE 5 W 40) ELF

ESSO ULTRON (SAE 5 W 40) ESSO

HAVOLINE FORMULA 3 SYNTHETIC (SAE 5 W 40) TEXACO

F1 MASTER 502 (SAE 10 W 40) IPIRANGA

LUBRAX SINTÉTICO (SAE 5 W 40) PETROBRAS

MOBIL 1 (SAE 0 W 40) MOBIL

MOTUL 6100 SYNERGIE (SAE 5 W 40) MOTUL

MOTUL 8100 E-Tech (SAE 0 W 40) MOTUL

MOTUL 8100 X -cess (SAE 5 W 40) MOTUL

PENTO HIGH PERFORMACE (SAE 5 W 40) PENTOSIN

PENTOSYNTH (SAE 5 W 40) PENTOSIN

PENTOSPEED (SAE 0 W 30 PENTOSIN

SHELL HELIX ULTRA (SAE 5 W 40) SHELL

SHELL HELIX PLUS (SAE 10 W 40) SHELL

TOTAL QUARTZ 9000 (SAE 5 W 40) TOTAL

VW 505 00 - Especificação para óleo lubrificante multi uso (para motores a diesel).

ÓLEO LUBRIFICANTE PARA MOTOR CONFORME VW 505 00

CASTROL GTX EXCLUSIVE (SAE 10 W 40)

A venda no seu Concessionário Volkswagen VOLKSWAGEN G 052 167 A1

CASTROL TXT SOFTEC (SAE 5 W 40)

A venda no seu Concessionário Volkswagen VOLKSWAGEN - G 052 167 A4

ELAION FULL PERFORMANCE (SAE 5W40) REPSOL / YPF

ELAION PLUS (SAE 5 W 40) REPSOL / YPF

ELAION SJ (SAE 15 W 40) REPSOL / YPF

ELAION SINTÉTICO (SAE 5 W 40) REPSOL / YPF

ESSO UNIFLO (SAE 15 W 40) ESSO

ELF SYNTHESE (SAE 5 W 40) ELF

ESSO ULTRON (SAE 5 W 40) ESSO

HAVOLINE FORMULA 3 SYNTHETIC (SAE 5 W 40) TEXACO

HAVOLINE FORMULA 3 (SAE 15 W 40) HAVOLINE

F1 MASTER (SAE 15 W 40) IPIRANGA

F1 MASTER 502 (SAE 10 W 40) IPIRANGA

LUBRAX SINTÉTICO (SAE 5 W 40) PETROBRAS

MOBIL SUPER HP RACING 15 W 40 MOBIL

MOBIL 1 (SAE 0 W 40) MOBIL

MOTUL 4100 POWER (SAE 15 W 50) MOTUL

MOTUL 6100 SYNERGIE (SAE 15 W 50) MOTUL

MOTUL 6100 SYNERGIE (SAE 5 W 40) MOTUL

MOTUL 8100 E-tech (SAE 0 W 40) MOTUL

MOTUL 8100 X - cess (SAE 5 W 40) MOTUL

PENTO HIGH PERFORMACE (SAE 5 W 40) PENTOSIN

PENTOTURBO (SAE 15 W 40) PENTOSIN

SHELL HELIX ULTRA (SAE 5 W 40) SHELL

SHELL HELIX PLUS (SAE 10 W 40) SHELL

TOTAL QUARTZ 9000 (SAE 5 W 40) TOTAL

4 meses atrás

Fonte(s):

www.volkswagen.com.br

clique no link perguntas e respostas

Postado em

Virge! VW adora complicar mesmo .... assim ela se protege em caso de reclamações e processos.

E o pior é que até antes de dar a primeira travada no motor, as trocas de óleo e filtro estavam sendo feitas em autorizada VW, usando um óleo super-sintético que esqueço o nome (caro pra ca****). Portanto, me dei muito mal, do começo ao fim (tbem conhecido como me fodi ca**** ca***** dos infernos!)

Postado em

nussa! um amigo acabou de trocar o dele por um fox [^] Motivo nao aguentava mais o carro!! fora que cá entre nos o carro batia tudo por dentro... ai depois falam mal de FIAT... meu carro sendo 5 anos mais velho que o dele nao faz um barulhinho e nunca deu borra!! kkkk tb girando a 6200 no min sempre de 2ª e 3ª! rsrs zueira em galera... nem to afim de causar nao...

noise qndo ta assim é melhor trocar mesmo!! e cara cada vez mais me convenço que quanto mais agente é relaxado com o carro menos trampo dá! rs impressionante... mais conheço cada relaxado que nao faz nada no carro e nao tem problemas... e outros que cuidao pra caramba e só se ferram...rs to começando a achar que isso é praga de namorada!!!

pow gostei da ideia... a mina liga vem ca assistir TV comigo! nao to dando um trato no carro! agora se ligar chamando pra dar uma galada, demoro 10 min to ai!! :vts

Postado em
fora que cá entre nos o carro batia tudo por dentro... ai depois falam mal de FIAT... meu carro sendo 5 anos mais velho que o dele nao faz um barulhinho e nunca deu borra!! kkkk tb girando a 6200 no min sempre de 2ª e 3ª! rsrs zueira em galera... nem to afim de causar nao...

POutz cara não concordo nem um pouco, heheh...

Tenho um G3 1.0 16v, ano 2000, e peguei ele usado, meu carro NÃO FAZ UM baraulho de painel, de banco, de console, de nada interno...

Infelizmente esse carro vai muito da sorte, meu carro peguei USADO, a mais de um ano e não tive dores de cabeça com ele, ainda bem, nada de borra, nada demais e até por isso que logo mais ele estará recebendo um kitzinho, pois ele foi um bom garoto, UAHuahuahuAHUAHuh

Postado em
fora que cá entre nos o carro batia tudo por dentro... ai depois falam mal de FIAT... meu carro sendo 5 anos mais velho que o dele nao faz um barulhinho e nunca deu borra!! kkkk tb girando a 6200 no min sempre de 2ª e 3ª! rsrs zueira em galera... nem to afim de causar nao...

POutz cara não concordo nem um pouco, heheh...

Tenho um G3 1.0 16v, ano 2000, e peguei ele usado, meu carro NÃO FAZ UM baraulho de painel, de banco, de console, de nada interno...

Infelizmente esse carro vai muito da sorte, meu carro peguei USADO, a mais de um ano e não tive dores de cabeça com ele, ainda bem, nada de borra, nada demais e até por isso que logo mais ele estará recebendo um kitzinho, pois ele foi um bom garoto, UAHuahuahuAHUAHuh

qualquer carro usado na verdade é sorte neh amigo... tem cara que nao ta nem ai pra lombadas e buracos, e isso nesses paineis de plasticos ja viu... e assim nao disse gol em geral foi o motivo pelo qual o cara vendeu o carro! tendeu... :vts

Postado em
A VERDADE É QUE TODA MONTADORA TEM PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS...TAMBÉM TENHO UM GOL 2001 1.0 ESPECIAL...É SUPER ECONÔMICO JÁ RODEI 15-16KM/L. VÁRIAS VEZES ANDEI SÓ NA RESERVA....ESTAVA TUDO INDO MUITO BEM ATÉ Q ROMPEU O ESCAPAMENTO PERTO DO MOTOR...AÍ COMEÇOU A DESGRAÇA...SOLDEI...DEPOIS APARECEU UM BARULHO NA JUNTA DA DESCARGA IMEDIATAMENTE ABAIXO DOS BANCOS DA FRENTE...UM PARAFUSO TINHA SE SOLTADO E COLOQUEI OUTRO...DOIS DIAS DEPOIS UM RONCO MONSTRUOSO QUANDO FREIO ESTANDO EM ALTA VELOCIDADE...DEPOIS BARULHEIRA DE PEÇAS DO MOTOR...AS VEZES FICA LEGAL...AS VEZES NÃO...FUI DAR UMA OLHADA NO FILTRO DE AR E PERCEBI Q TÁ JOGANDO ÓLEO PARA AS VELAS E MANGUEIRA CHEIA DE BORRA...NÃO SEI AO CERTO SE OS BARULHOS ESTRANHOS SÃO DEVIDOS A ALGUMA FOLGA NA JUNTA DA DESCARGA COM O MOTOR OU BATIDA DE VÁLVULA...USO E ABUSO DELE A MAIS DE UM ANO E VÍ QUE É HORA DE DAR UMA AVERIGUAÇÃO NELE...TAMBÉM VOU COMEÇAR A USAR MPG CAPS PRA MANTER A EFICIÊNCIA.

Tenho um Gol 1.0 16v 2001, e é real, fui no mecânico essa semana, pra mim o carro estava tudo em ordem, a ùnica coisa que me preocupava era a correia dentada que desde que comprei o carro não mandei trocar. Cheguei lá, e ele tirou a mangueira do respiro, Karaca velho! Tava entupido de Borra...aí pra ajudar já descobri vazamento na junta de cabeçote e de cárter. Literalmente me lasquei.

Amanhã to levando pra Oficina, vou morrer com quase R$ 400,00, nessa brincadeira. :mac1:mac1

Postado em

o lance da borra acontece até com motores ap, porque meu chefe tem uma parati 2002 1.8 e semana passada percebeu que a mangueira tinha borra, agora tá na oficina pra limpeza. [^] antes ele teve uma parati 16v 99, usou por 2 anos e nada de borra...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...