Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

NoiseSteel

Vw 1.0 16v / O Que Faço Com Essa Bomba De Motor?

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, tenho um problemático Gol 1.0 16V que volta e meia me dá prejuízos com limpeza de motor por culpa da po*** da borra que se forma a cada 3 meses. Sei que tem uma galera por aqui que saca bem dessas coisas e pode me dar uma dica .... sei lá, algum óleo que seja menos propenso a virar patê dentro do motor do meu carro. Já programei a próxima limpeza do motor pra semana que vem, já que a luz do óleo nem apaga mais (um cara me disse que é porque o tal "pescador" já entupiu tbem).

Só pra constar, faço as trocas a cada 3000 Km, sempre troco o filtro junto com o óleo ... efim, sou bastante cuidadoso mas só me ferro.

Postado em

Noise, tive um carro desses e andei 115.000km, sem aparecer nenhuma borra. vendi ele perfeito. Era vendedor e andava muito.

Minha mãe, tem um mais novo do que eu tinha, com 45.000km e está empregnado de borra. Ela só utiliza ele para ir no supermercado.

enfim, esse motor carboniza mesmo, ainda mais se andar pouco, sem que dê tempo para o motor esquentar.

É um ótimo motor, mas tem esse problema.

O que posso lhe dizer, é que, infelizmente, trocando o óleo com 3.000km + filtro e a borra continua aparecendo, voçê tem que mudar de carro/motor.

experiência própria.

Rogério

Postado em

Eu tenho um Gol 1.0 8v, G3. Sei que ele não é problemático como o teu, mas eu tive um problema de borra. Bom o que eu fiz é só colocar gasolina aditivada (creio que seja um pouco mais cara, mas no seu caso talvez seja uma economia besta) e um Oleo que diz ser "o inimigo da borra". Melhorou bastante meu carro com essas soluções.

Tome cuidado com o combustivel que você coloca tbm.

Nome do oleo:

Mobil Super HP 20W-50, o "Inimigo da Borra"

Abraços

Postado em

Markto,

É bem por aí mesmo viu .... conheço algumas pessoas (poucas) que nunca tiveram problema com esse motor mesmo tratando o carro como lixo total. Um dos caras NUNCA trocou o óleo ou trocou filtro, só completava até o nível, e o carro dele tava limpo.

Vou vender sim viu ... mas tenho que esperar um pouco e não posso explodir esse motor.

Gutows,

Procurei na net agora sobre esse óleo aí e vou testar sim ... valeu a dica! Eu só abasteço num posto da Texaco e com aditivada.

Postado em

Cara, peguei meu carro Gol G3 1.0 16v 2000, no começo do ano... até agora tive a sorte de não tee esse problema, e olha que eu rodo bastante tb viu, uma média de 450Km por semana...

Para prevenir irei até aproveitar a dica do colega sobre esse óleo ai, e na p´roxima troca irei colocar ele...!!!

Abraço e boa sorte ai...!!!

Postado em

usa o óleo petrobrás sintético 5w40 e troca os filtros, esse óleo é totalmente sintético e custa barato, na faixa de 22reais o litro.

ou talvez o mobil que tem classificação sm, que é superior a sl que a sj q a sf, essa classificação é a de limpeza, quanto maior a letra depos do s, melhor a limpeza...

outro fator é usar gasolina aditivada de procedência (eu uso a texaco tecron) , pois a comum é mais cheia de sujeira

Postado em

o ultimo óleo que usei criou borra e me deu um prejuizo de 140 reais agora estou usando o lubrax sj 20w50 até agora sem reclamações... não comprei castrol porque não tem aqui, acho que é o melhor

Postado em

Temos em casa um G3 1.0 16v como este que já está com seus 145.000 KM. No começo tinhámos esse mesmo problema, achava engraçado, mas depois pegamos a manha e agora faz muito, muito tempo mesmo que não acontece. Algumas dicas que funcionaram:

1° Use um daqueles líquidos pra limpar o motor por dentro (no caso usei o STP Flush) e deixe o motor ligado por 20 minutos funcionando com o líquido dentro. Ele solta toda a borra e óleo velho dos dutos, passagens, enfim, do sistema inteiro;

2° Sangre o óleo velho;

3° Limpe seu cárter, pescador (se for possível, trocar) e tudo mais com gasolina;

4° Troque tudo: óleo (no caso o recomendado é o Texaco Havoline SAE 20W50 Mineral), filtro, junta, bujãozinho e etc;

5° Procure trocar as marchas dele em um giro mais alto, entre 4,5 e 5 mil rpm;

6° Procure não fazer trechos curtos, daqueles que não deixam nem o motor esquentar;

7° Use gasolina aditivada;

8° Continue com o procedimento padrão: troca de óleo a cada 4.000 Km e filtro uma vez sim, outra não.

Abraços

Postado em

Com certeza as passagens de óleo internas do seu motor estão entupidas com borra, por isso a formação de borra toda hora no cabeçote...seria bom abrir esse motor e dar uma geral, com certeza não daria mais nenhum problema.

Postado em

Legal as dicas pessoal ...

Passei a tornar um hábito o uso de Flush a cada 9000 Km rodados (ou seja, 1x a cada 3 trocas) assim que o motor do meu carro deu o primeiro pau (com uns 30000 Km rodados). Nessa vez, o motor ficou em banho químico por bastante tempo, dei um tapinha no cabeçote, e foi trocado muita coisa junto (mangueiras, cabos de vela, etc). O motor ficou então liso por um certo tempo ... até eu ver a maldita vareta do óleo com a sujeirada novamente.

Sou tão cuidadoso que fico indignado com esses paus toda hora. Nessa última troca de óleo, a borra estava tão presente alí na mangueira do respiro (acho que é esse o nome né?) que eu tirava a pasta com colher (pra quem nunca viu, tem a consistência de um patê mesmo, com cor marrom).

Das mais prováveis causas eu coloco que realmente ando bem mais na cidade e em trajetos curtos, já que meu trabalho exige isso. Mas não há como pensar em erro no projeto desse motor ....

Essa semana agora quero ver se consigo deixar o carro pra fazer a limpeza ... e se eu conseguir tirar fotos, com certeza vocês vão ficar impressionados com a porqueira que fica o bloco por dentro. Na primeira vez que foi aberto, eu via camadas de sujeira se desprendendo (e tapando os tuchos).

Postado em

Meu mecanico me advertiu de usar o Flush em motores muito rodados. Por exemplo: meu tem 74mil km e ele falou que não seria bom usar o tal flush pois poderia ter uma quantidade consideravel de borra dentro do motor que poderia fazer ele fundir entupindo várias coisas. Ele me sugeriu que eu fizesse a limpeza, abrindo o motor, com varias trocas de oleo sucessivas e limpeza. Porém não vi necessidade depois que comecei a usar gasolina aditivada e esse oleo anti-borra.

Como o amigo disse, a borra parece chocolate derretido que fica na tampa do bocal de oleo, dentro do bocal de oleo e tbm na vareta.

Abraços

Postado em

O Flush realmente não deve ser usado em motores muito sujos, mas meu motor não deveria sijar nem rodando 15000Km ... eu uso de forma freqüente justamente pra evitar que algo desça pro tal pescador.

Nem me falem em VTS .... ta aparecendo alguns por aqui agora. Tem um branco que quase fechei a frente só pra perguntar se me vende.

Postado em

as vezes é azar ...

Tenho um 1.0 8v 2001 (gol bola)...sei que não é o mesmo modelo mas só pra constar mesmo. 180.000Km rodados e nunca deu isso... e sou bem relaxado mesmo, troco óleo no mínimo com 5.000Km, mas as vezes passa até 9.000 ^^

Não sei se é pelo fato do teu ser outro modelo... ou é azar ^^

Postado em
as vezes é azar ...

Tenho um 1.0 8v 2001 (gol bola)...sei que não é o mesmo modelo mas só pra constar mesmo. 180.000Km rodados e nunca deu isso... e sou bem relaxado mesmo, troco óleo no mínimo com 5.000Km, mas as vezes passa até 9.000 ^^

Não sei se é pelo fato do teu ser outro modelo... ou é azar ^^

É o motor do meu mesmo .... do meu e de todos os 1.0 16V da VW de 2000 em diante.

Se perguntar pra um cara que trabalha no guincho, ele vai confirmar que o carro que mais dá lucro pra eles sem que seja batido é mesmo algum com esse motor.

Postado em

minha mãe teve um ano 2000 ñ deu problemas rodou 65k com a gente, ja o de um amigo 2001 ja dava zica a cada 15 dias, fora o barulho de bater pino do inferno

Postado em
minha mãe teve um ano 2000 ñ deu problemas rodou 65k com a gente, ja o de um amigo 2001 ja dava zica a cada 15 dias, fora o barulho de bater pino do inferno

A VERDADE É QUE TODA MONTADORA TEM PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS...TAMBÉM TENHO UM GOL 2001 1.0 ESPECIAL...É SUPER ECONÔMICO JÁ RODEI 15-16KM/L. VÁRIAS VEZES ANDEI SÓ NA RESERVA....ESTAVA TUDO INDO MUITO BEM ATÉ Q ROMPEU O ESCAPAMENTO PERTO DO MOTOR...AÍ COMEÇOU A DESGRAÇA...SOLDEI...DEPOIS APARECEU UM BARULHO NA JUNTA DA DESCARGA IMEDIATAMENTE ABAIXO DOS BANCOS DA FRENTE...UM PARAFUSO TINHA SE SOLTADO E COLOQUEI OUTRO...DOIS DIAS DEPOIS UM RONCO MONSTRUOSO QUANDO FREIO ESTANDO EM ALTA VELOCIDADE...DEPOIS BARULHEIRA DE PEÇAS DO MOTOR...AS VEZES FICA LEGAL...AS VEZES NÃO...FUI DAR UMA OLHADA NO FILTRO DE AR E PERCEBI Q TÁ JOGANDO ÓLEO PARA AS VELAS E MANGUEIRA CHEIA DE BORRA...NÃO SEI AO CERTO SE OS BARULHOS ESTRANHOS SÃO DEVIDOS A ALGUMA FOLGA NA JUNTA DA DESCARGA COM O MOTOR OU BATIDA DE VÁLVULA...USO E ABUSO DELE A MAIS DE UM ANO E VÍ QUE É HORA DE DAR UMA AVERIGUAÇÃO NELE...TAMBÉM VOU COMEÇAR A USAR MPG CAPS PRA MANTER A EFICIÊNCIA.

Postado em
A VERDADE É QUE TODA MONTADORA TEM PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS...TAMBÉM TENHO UM GOL 2001 1.0 ESPECIAL...É SUPER ECONÔMICO JÁ RODEI 15-16KM/L. VÁRIAS VEZES ANDEI SÓ NA RESERVA....ESTAVA TUDO INDO MUITO BEM ATÉ Q ROMPEU O ESCAPAMENTO PERTO DO MOTOR...AÍ COMEÇOU A DESGRAÇA...SOLDEI...DEPOIS APARECEU UM BARULHO NA JUNTA DA DESCARGA IMEDIATAMENTE ABAIXO DOS BANCOS DA FRENTE...UM PARAFUSO TINHA SE SOLTADO E COLOQUEI OUTRO...DOIS DIAS DEPOIS UM RONCO MONSTRUOSO QUANDO FREIO ESTANDO EM ALTA VELOCIDADE...DEPOIS BARULHEIRA DE PEÇAS DO MOTOR...AS VEZES FICA LEGAL...AS VEZES NÃO...FUI DAR UMA OLHADA NO FILTRO DE AR E PERCEBI Q TÁ JOGANDO ÓLEO PARA AS VELAS E MANGUEIRA CHEIA DE BORRA...NÃO SEI AO CERTO SE OS BARULHOS ESTRANHOS SÃO DEVIDOS A ALGUMA FOLGA NA JUNTA DA DESCARGA COM O MOTOR OU BATIDA DE VÁLVULA...USO E ABUSO DELE A MAIS DE UM ANO E VÍ QUE É HORA DE DAR UMA AVERIGUAÇÃO NELE...TAMBÉM VOU COMEÇAR A USAR MPG CAPS PRA MANTER A EFICIÊNCIA.

Desligue o capslock quando for postar algo. Grato.

Postado em
Pessoal, tenho um problemático Gol 1.0 16V que volta e meia me dá prejuízos com limpeza de motor por culpa da po*** da borra que se forma a cada 3 meses. Sei que tem uma galera por aqui que saca bem dessas coisas e pode me dar uma dica .... sei lá, algum óleo que seja menos propenso a virar patê dentro do motor do meu carro. Já programei a próxima limpeza do motor pra semana que vem, já que a luz do óleo nem apaga mais (um cara me disse que é porque o tal "pescador" já entupiu tbem).

Só pra constar, faço as trocas a cada 3000 Km, sempre troco o filtro junto com o óleo ... efim, sou bastante cuidadoso mas só me ferro.

cara, minha mae tinha um desses 1.0 G3 16Volts, deu borra uma vez com 20.000km.... ja fiquei esperto com o carrinho... e comecei a fazer as manutençoes dele eu mesmo, pq se deixasse na mao dela era desastre!

no meu caso isso funcionou muito bem!

-adotar um oleo sintetico SJ 15W40 ou 15W50 ( preferivel o 15W50 )

-NAO use nenhum aditivo milagroso ai... todos sao FURADA!

-se quiser usar militec ele ajuda na nao formaçao de borra... mais pe caro e nao precisa necessariamente ser usado!

-deixa o carro esquentar um tico na garagem antes de sair com ele... deixa ele la uns 5 minutinhos em marcha lenta, gasta nem 200ml de combustivel

-trocar o oleo a cada 3.000 ou 4.000km junto do filtro em todas as trocas!

-Usar gasolina melhor!

-Ser feliz

Postado em
Já falei pra vc Noise, queima logo essa bomba e vai caçar o VTS.

:+1

Já tive um desses também...

A melhor solução foi vender. [^]

Postado em

Eu tenho este carro mas não tenho problema de borra, tenho outros hauiahauai.

Mas resumidamente eu conheço uns 3 donos do mesmo modelo que só pegam estrada e não tem nenhum problema.

Vejo que a maioria que tem problema com este carro é quem anda mais na cidade.

:legal:

Postado em

Pessoal tambem possuo a tal maquina, porem ate agora est[a tudo tranquilo..

eu uso oleo mineral o 20w50 , a ultima troca fiz com o 15w40 baixou mais do que o normal fiquei meio preocupado, fiz todas as revisoes ate agora ando pouco com ele esta com 61000km, e li tanta coisa que estou muito preocupado... estou pensando em fazer uma limpeza com o flush para preven;áo seria uma boa o que acham

Abra;os

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...