Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jardaon

D.i.y - Caixa Dutada Para Sub De 12"

Recommended Posts

Postado em

Pessoal,

não conseguia criar esse tópico de jeito nenhum na parte DIY (falava que eu não tinha "permissão") então por favor, pode mover pro lugar certo.

Comecei a fazer uma caixa dutada para um Subwoofer NAR 12" 180rms. O projeto é seguinte:

Caixa_dutada_182867.JPG

A única diferença é que eu usei compensado de 15mm e não de 20.

Começando pela tábua de compensado

tabua_madeira_182868.jpg

Esse duto eu comprei em uma rua perto da Santa Efigênia, aqui em são paulo

duto_182869.jpg

Detalhe do bichinho

detalhe_duto_182871.jpg

Esse terminal eu tb comprei naqueles lados de sp

duto_e_caixinha_182870.jpg

Comecei numa boa, seguindo o projeto igualzinho. Só no final das contas tive que fazer alguns ajustes, corta aqui, lixa alí, mas nada que alterasse muito o previsto.

Cortando a Madeira

cortando_madeira_182887.jpg

Ah...essa plaina quebra um Galhão!! e ainda por cima me manda toda a serragem limpinha

serragem_182888.jpg

A primeira da caixa montada (com poucos parafusos, para ajustes finais)

caixa1_182885.jpg

Mais uma

caixa2_182886.jpg

Amanhã vou colocar o duto e o sub, vedar a caixa inteira e fechar por definitivo, depois coloco mais fotos.

Quero sugestões, e tenho umas dúvidas:

- No meu caso o duto vai ficar um pouco "saltado" da caixa, tem algum problema?

- Estou pensando em vedar a caixa com massa plástica, cola de madeira (com serragem) e massa epoxi. No final vou dar uma camada de tinta epoxi pra não pegar umidade. Tudo OK? depois ainda vou forrar com carpete.

Valews

Postado em

na verdade não, pelo menos não eu!

eu segui o projeto postado aqui certinho. As mesmas medidas das tábuas de madeira, etc...

Acredito que no projeto já esteja descontado.

Postado em

cara, quanto a vedacao da caixa

cola com po de serra ja é suficiente

eu sempre uso massa plastica pq eu acho mais facil e pratico mas se usar po de serra + cola ta perfeito

so fazer td direitinho e nao esquece da massa de calafeta no sub e no duto ok?

parabens pelo DIY

Postado em

eu sempre uso massa plastica pq eu acho mais facil e pratico mas se usar po de serra + cola ta perfeito

parabens pelo DIY

acho que o MAIS importante na vedação da caixa, DE FATO é passar MUITA cola antes de parafusar! sem economia MEEESMO, meleca tudo mesmo!

dai a vedação dos cantos é só secundária, e tanto a massa plastica qto a serragem com cola fazem mto bem o serviço!

Postado em

parabens pelo DIY

acho que o MAIS importante na vedação da caixa, DE FATO é passar MUITA cola antes de parafusar! sem economia MEEESMO, meleca tudo mesmo!

dai a vedação dos cantos é só secundária, e tanto a massa plastica qto a serragem com cola fazem mto bem o serviço!

:+1 e tem outros artifícios tb! EVA, cola + pó de serra, etc! :legal:

Postado em

aee

continuando com mais fotos!!

a ferramenta salvadora: TICO-TICO

tico_tico_186946.jpg

Eu comprei uns falantes de 5" para colocar no tampão atrás, mas o "buraco" era de 6" =/ ...fiz um suporte!

madeira_suporte_186947.jpg

O disco já bonitinho

disco_suporte_186948.jpg

é....digamos que não ficou um círculo perfeeeeito

anel_suporte_186949.jpg

é...não ficou perfeito MESMO

anel_duplo_186950.jpg

Mas coube que nem uma LUVA =D

selenium_pronto_186969.jpg

bom....voltando ao projeto original...

aí está a frente da caixa já com os furos do NAR e do DUTO

frente_caixa_186970.jpg

Dentro da caixa, já colocado a caixinha de plugue e os fios (coloquei uns fios mtooo grossos, será que não tem problema?)

caixa_aberta_186971.jpg

Mais uma da caixa aberta

dentro_caixa_186972.jpg

Fundo da caixa

fundo_caixa_186973.jpg

Duto já colocado. Noss vou dizer....apanhei tanto desse Duto, mas tanto!!! taaanto!!!!!! cortei o duto, cortei o PVC, depois descobri que não era pra ter cortado o duto! arrgggg. Reparem que o duto ficou "virado" pro lado oposto ao do sub, tem problema?

duto_colocado_186993.jpg

soldando os fios no Subwoofer

soldando_nar_186994.jpg

Aqui a foto ficou meio ruim mas era pra mostrar os parafusos sendo colocados. No final acho que utilizei em torno de 70 à 80 parafusos =D

caixa_parafusos_186995.jpg

Detalhe de como prendi o duto: PArafuso! É isso mesmo, que colinha que nada! Já tinha apanhado tanto desse buraquinho (vulgo duto) que resolvi colocar 3 parafusos mesmo. Por dentro selei com uma espessa, grossa e volumosa camada de silicone fedido pra caramba!!

duto_preso_186996.jpg

Detalhe da cola entre as madeiras. Utilizei cola pra madeira (da LEO madeiras) junto com um pouco de pó de serragem, espero que fique bom

caixa_cola_186997.jpg

Final!!

Frente da caixa

caixa3_187010.jpg

outra

caixa_4_187011.jpg

Frente - reparem que o duto ficou perto do sub né? normalmente ficaria no cantinho....SUSPENSE!!.....é que justamente nessa medida fica o encosto de braço do passageiro do vectra antigo. Nesse encosto dá pra se ter uma passagem para o porta malas, dessa forma, o duto ficaria pra "dentro" do carro. Depois eu coloca mais ums fotos.

frente_com_nar_e_duto_187012.jpg

Ainda falta pintar com epoxi (pra evitar umidade), selar com massa e forrar com carpete...mas isso é mais pra frente! =D

opinem!

Postado em

Ficou um negócio bem prático pelo jeito, toma cuidado com aquele terminal ali de plugar os fios na caixa, se a caixa não ficar bem fixa, o vai e vem pode arrebentar aqueles fios dali.

Postado em

ah...valew pela sugestão!

mas eu apertei bem os parafusos e o fio que vai do terminal até o sub é bem grande (já deixei com uma folga de propósito), deve ter uns 40cm sobrando =D

Postado em

po cara, eu adoro trabalhar com madeira então sou meio suspeito pra falar, mas até que eu achei tranquilo de montar a caixa.

Demorei 1 fds pra fazer tudo isso e olha que nem trabalhei o dia inteeeiro.

Quando ligar ela eu digo como ficou o som =D

Postado em

ae...voltanto às fotos:

aqui foi quando eu cobri o duto e o sub pra poder aplicar massa plástica e pintar a caixa. sabe como é né! vai saber se um pinguinho não me cai bem em cima do sub!!!

caixa_coberta_214099.jpg

essas duas seguintes são da massa já aplicada e lixada. Utilizei a massa plástica para poder deixas a superfície mais uniforme (já que errei em alguns pontos com a serra) e também para vedar o ar. Poderia ter feito isso internamente também, acho que daí ficaria 100% vedada.

massa_caixa_214100.jpg

massa_caixa2_214101.jpg

detalhe da caixa pintada com tinta epoxi. Eu pintei a caixa com tinta epoxi pois esse tipo de tinta afasta a umidade. Assim estou me previnindo de qualquer ataque às folhas de madeira do compensado que eu usei. é zelo de mais, mas tinha estta tinta sobrando...

caixa_cinza_214102.jpg

Aí está a bonitinha. Já no porta malas e com o banco do passageiro abaixado (pra vcs poderem ver melhor)

caixa_banco_214103.jpg

charam!! aí que está a minha grande jogada (óóó): coloquei o duto bem atrás do encosto de braço do passageiro (que pode abaixar). Assim o duto fica "apontado" bem pra dentro do carro. Compensa os graves supostamente perdidos pelo carro ser um graande sedan (vectra 95)

caixa_encosto_214121.jpg

mais uma com o detalhe no duto.

caixa_encosto2_214122.jpg

ainda falta fazer o acabamento da caixa (colocar a pontinha do duto que eu cortei de besta) e forrar com o carpete, mas isso fica pra depois.

Para empurrar esse nar nessa caixa dutada estou usando um booster da falcon de 160rms em 4 ohms (impiedância do sub). Sinceramente o módulo é bem ruizinho e chega inclusive a distorcer um pouco os graves quando aumento bastante o volume (o módulo distorce, o NAR aguenta muuuito). Utilizar esse conjunto de equipamento é como ter uma ferrari e andar com era a 60km/hora. Dá dó, mas fiquei bem satisfeito com a qualidade do som, inclusive por ser em um carro sedan.

De qualquer forma estou satisfeito com esse set, e não vejo possibilidades de trocá-lo. Apesas do módulo ruim, ele supre as minhas necessidades e dá uma batida satisfatória.

Depois coloco um videozinho pra vcs terem uma idéia melhor. Dependendo das batidas a placa do carro fica vibrando, assim como o tampão superior do porta malas que dá uma "subida" quando tem uma batida mais forte.

O duto está trabalhando bem, jogando bastante ar e não está soprando.

PS: o som ficou exclusivamente para dentro do carro (justamente o que eu queria). é incrível: vc sai do carro e nem parece que tem sub nem nada (a não ser que vc vire a caixa para o outro lado do porta malas). Enfim, se alguém que fazer um esquema de "trio" em um sedan acho que esses equipamentos não são aconselháveis.

Postado em

cara... vira esse sub pra mala... os graves do teu sistema tao tudo indo pra tras... tu tem de jogar eles pra vc! vira a caixa que vc vai ficar mais feliz!

duto na sua direçao so funfa com caixas band pass

Postado em

não tinha parado pra pensar nisso. Por enquanto estou satisfeito com o som, mas vou tentar fazer essa configuração que vc disse.

Depois coloco minhas considerações.

vlaew pela dica!

Postado em

SHOW!

Não vejo a hora de chegar meu sub e botar a mão na massa...

Diz ae, vou pegar um Pioneer de 12"... posso usar o mesmo projeto pra ele? Fica bom?

Abraço

Postado em

é...não ficou perfeito MESMO

anel_duplo_186950.jpg

HAWEUHAWEUHAEUAHEUAEHUAEHUAEHEA...eu ri mto do comentário

show cara...num to guentando aqui pra começar a fazer a minha caixa tbm hehehe..

Postado em
cara... vira esse sub pra mala... os graves do teu sistema tao tudo indo pra tras... tu tem de jogar eles pra vc! vira a caixa que vc vai ficar mais feliz!

fiz esse teste e realmente senti uma realçada nos graves. Acho que vou passar a utilizar a caixa assim =P

então todo o trabalho de fazer o duto no espacinho certinho do encosto de braço foi por água-abaixo.....

Foi uma idéia original, mas não muito funcional! hehehehe.

:vts

Postado em

duto na sua direçao so funfa com caixas band pass

:+1

Postado em

Cara, sem querer ofender mas essa caixa foi uma das mais mal feitas que já ví... que acabamento é esse?? e o corte então... tá pior ainda...

me desculpe, mas não pude deixar de falar.. pelo jeito a galera não conhece uma caixa de verdade

Postado em

o acabamento final ficou com carpete (forrei ela toda).

Em relação ao corte, me parece que ficou normal. Não sei se consigo ver alguma imperfeição assim nas fotos (tirando a parte do adaptador do kit multivias).

Mas foi minha primeira caixa, claro que não ia ficam tinindo!

Postado em
Cara, sem querer ofender mas essa caixa foi uma das mais mal feitas que já ví... que acabamento é esse?? e o corte então... tá pior ainda...

me desculpe, mas não pude deixar de falar.. pelo jeito a galera não conhece uma caixa de verdade

Eu discordo de vc..

A ideia parte de que ele mesmo fez a caixa, entao o crédito já é enorme, esta de parabens e mesmo sem muitas ideias pra um primeiro projeto ele ja seguiu muitos passo corretos como misturar a serragem na cola..

Só ressalto que colar uma madeira com a outra tem que ser cola pura, somente pra vedar os cantos que misturamos a serragem ;)

Não tem corte errado nao, nessa foto mesmo ficou show!!

caixa1_182885.jpg

Parabéns!!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...