Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Wagner-WRC

Vhc X Mpfi

Recommended Posts

Estou vendo alguns GM 1.0 ano 2002 e 2003.... praticamente o preço é o mesmo.

Qual devo preferir, MPFI ou VHC ? Qual os pros e contras de cada um ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estou vendo alguns GM 1.0 ano 2002 e 2003.... praticamente o preço é o mesmo.

Qual devo preferir, MPFI ou VHC ? Qual os pros e contras de cada um ?

Dizem que os motores VHC tem problema de combustao espontanea e batida de pino.

 

Em compensação o motor MPFI é 60cv e o VHC é 70cv e esses 10cv faz uma baita diferença.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Movido para Mecânica e Preparação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O VHC anda mais, mas eu não troco a economia e a confiabilidade do mpfi pelo melhor desempenho, mas alto consumo e a possibilidade de batida de pino do vhc não..

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

VHC é o MPFI com taxa mais alta (na verdade, era o MPFI a álcool) e sensor de detonação. Dependendo de onde vc mora, é melhor nem pensar em andar com gasolina comum, pois se pisar ele bate pino.

 

Sem falar que tem MUITO VHC com problemas graves de batida de saia de pistão... motores com apenas 5 mil kms, e mesmo os que a GM trocou pistões/bielas, alguns voltaram a bater saia.

 

Particularmente eu não gosto do VHC não.. além de ser um motor meio chato quanto a pré detonação, o escalonamento do câmbio adotado é horrível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom eu tenho um mpfi e não troco por VHC não, já usei os 2, o VHC é mais espertinho, mas ........ não é akela diferença de "ó meu Deus anda muito mais" .... lembre se continua sendo 1 .nada. A diferença é que o VHC tem um poko mais de "folego"

 

O mpfi é mais economico e EU ACHO mais confiavél que o VHC.

 

Se fosse 0km acho que nem esquentaria se fosse VHC, mas usado é bom prestar atenção se fr pegar um VHC

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a maioria dos VHC bate saia..

 

mas eu so mto mais o vhc.. andando soh no alcool o motor nao forma carvao e nao bate pino...

eh mais forte e economico q os mpfi de menor taxa

 

grande amigo meu tem um celta vhc e elogia mto a economia e força (relativa eh claro.. 1.0) do carro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como vai ser carro usado, acho que vou de MPFI pela confiabilidade...

Até pq não compensa andar com o VHC no alcool por aqui...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, eu particularmente prefiro o VHC.

Meu pai tinha um Corsa Super 1.0 MPFI, agora vendeu e comprou um Celta 1.0 VHC e a diferênça é bem considerável. O Celta é 2006 já ta com mais de 50K rodados e nada de problemas. andando no álcool o bichinho anda demais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom, eu particularmente prefiro o VHC.

Meu pai tinha um Corsa Super 1.0 MPFI, agora vendeu e comprou um Celta 1.0 VHC e a diferênça é bem considerável. O Celta é 2006 já ta com mais de 50K rodados e nada de problemas. andando no álcool o bichinho anda demais.

o vhc é um mpfi!

tenho um corsa sedan 2004 vhc com um piuco menos de 45mkm. gostei muito, como falaram a diferenção não é tãããão grande!mas existe.

quanto a batida de cabeçote, eu tô usando óleo de motor de caminhão (lubrax top turbo, vi isso no clube do corsa e deslvi experimentar) o funcionamento está mais macio e o oleo está limpo se comparado ao uso de outros oleos na mesma km que o meu rodou. por volta de 100 km desde a troca.

a temperatuda do carro também está mais estável e não esquenda muito além do necessário, notei isso porque o carro demora um pouco mais pra ligar a ventoinha!

uma comparação besta: andei junto com um gol bola 1.6 de um cara da minha cidade numa boa sem judiar do carro.

não usei alcóol ainda mas vou começar a usar pra tirar minhas próprias conclusões.

 

até mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, eu comprei um Corsa mpfi 4 portas em 1999, tive que mandar trocar o motor, o motor com 9.000kms batia demais, muito mesmo nas primeiras partidas e olha que eu cuidava do carro com luva de seda(cuidado especial), não deu outra, revisões, a primeira troca de óleo em concessionária e ao chegar nos 9.000kms o bicho começou a bater feio nas primeiras partidas e permaneceu uma batida estranha no funcionamento nas marchas lentas, resumo: trocaram o motor por outro novo, e isto depois de haverem trocado o cabeçote o que não resolveu.

Hoje estou com um Celta VHC Flex 2008, vou te falar, os estranhos batimentos que os carros da GM têm são do projeto desse motor oriundo do Monza, digo isto porque tive Monza(que nunca bateu pino), e tive Vectra(este sim batia comando na primeira partida do dia) e o VHC que possuo, bate tanto em consumo quanto em desempenho o Antigo Corsa 1.0 mpfi, isto digo porque tenho feito "no álcool" as marcas de 500kms rodados com um reabastecimento de 46 litros, isso dá quase 11km/l andando só na cidade, anda-para-anda-para, lembro como se fosse hoje, tanto um Uno Mille EP que eu comprei zero, tanto o Corsa 1.0mpfi(que tanto dizem ser econômico) e até mesmo meu Vectra 2.0mpfi, faziam 9,5km/l na cidade.

Se quer carro econômico compre um Fiesta 1.0 motor endura, esse sim, faz mais de 20km/l na estrada e 14,5 km/l na cidade, apesar de ser pé de boi, não quebra nem puxando dele...

A minha próxima aquisição vai ser ou o novo gol ou um Fox, pois são os melhores motores e os melhores câmbios, apesar de estar apaixonado pelo Celta Flex, gasto menos com combustível do que gastava com minha CB400 a gasolina.

Estas são experiências próprias.

Bom, respondendo a questão, eu recomendo os motores VHC, são motores melhores que os mpfi... Meu cunhado tinha um Corsa EFI, aquele sim, durou até cair o comando, arrumou e ficou zero de novo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
"A minha próxima aquisição vai ser ou o novo gol ou um Fox, pois são os melhores motores e os melhores câmbios"

Cara o gol pode até ser, mas o FOX foge disso... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o problema de barulho no cabeçote não tem solução mesmo... o q me ajudou mto qnd eu tinha o Celta foi usar oleo semi sintetico... fazia menos barulho na primeira partida e quase nenhum barulho durante o resto do dia.... e nunca mais descarregou os tuchos hidraulicos...

 

é claro q esses motores da GM tem um defeito grande de projeto... de lubrificação principalmente... dizem q a bomba de oleo deles é um lixo... e tem neguinho pagando caro em Vectra Elite com essa mer** de motor ainda.... só no Brasil msm...

 

temos q soltar fogos de artificio o dia q a GM parar de fabricar essses motores... e a VW parar de fabricar os APs e derivados...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tenho um VHC e nao tenho o que reclamar. o carro nunca deu problema. so coloco oleo original mineral mesmo AC delco ja que sai barato. pra mim ta tranquilo, so abasteço com Vpower ja que no final das contas entre consumo e preço do combustivel da na mesma, e para com aquela coisa chata de bater pino.

 

ta agora com 68000 e nada de problemas. o carro comparado com outros 1,0 é bom ja que o peso é menor e depois que acostuma ate que é confortavel.

 

quanto o mpfi, se vc tem intençao de abastecer em outros paises, paraguai argentina ou qualquer outro, é melhor um desses, ja que o VHC nao é amigo de gasolina pura.

 

se nao mora em cidades proximas a fronteira, nao vejo ml algum um VHC ja que tem um pouco mais de potencia. a mecanica é a mesma, so muda mesmo os modulos de controle, que sao um pouco mais prescisos mesmo odiando sonda de 1 fio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estou vendo alguns GM 1.0 ano 2002 e 2003.... praticamente o preço é o mesmo.

Qual devo preferir, MPFI ou VHC ? Qual os pros e contras de cada um ?

Dizem que os motores VHC tem problema de combustao espontanea e batida de pino.

 

Em compensação o motor MPFI é 60cv e o VHC é 70cv e esses 10cv faz uma baita diferença.

E que diferença que esses 10cv a mais faz!!! Claro né, o VHC tem o torque alto em vista do MPFI normalzinho. :legal:

 

60cv não é de se jogar fora não, mas acontece que nesses motores MPFI 60cv, o torque é baixo e a relação do diferencial é muito longo eu acho que é isso, fazendo com que o carro fique manco!!! <_<

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o problema de barulho no cabeçote não tem solução mesmo... o q me ajudou mto qnd eu tinha o Celta foi usar oleo semi sintetico... fazia menos barulho na primeira partida e quase nenhum barulho durante o resto do dia.... e nunca mais descarregou os tuchos hidraulicos...

 

é claro q esses motores da GM tem um defeito grande de projeto... de lubrificação principalmente... dizem q a bomba de oleo deles é um lixo... e tem neguinho pagando caro em Vectra Elite com essa mer** de motor ainda.... só no Brasil msm...

 

temos q soltar fogos de artificio o dia q a GM parar de fabricar essses motores... e a VW parar de fabricar os APs e derivados...

Pois é, mas eu acho que a Fiat corrigiu esse defeito desses motores GM 1.8 utilizados nos seus carros Stilo e Punto, eles reabriram os dutos dos tuchos hidráulicos e a bomba de óleo deles são mais eficientes nas partidas a frio e se eu não me engano, parece que eles utilizam comando de válvulas roletado!

 

Essas informações são verdadeiras do que eu digitei agora? Foi um mecânico que tinha me falado isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vamos lá, eu comprei um Corsa mpfi 4 portas em 1999, tive que mandar trocar o motor, o motor com 9.000kms batia demais, muito mesmo nas primeiras partidas e olha que eu cuidava do carro com luva de seda(cuidado especial), não deu outra, revisões, a primeira troca de óleo em concessionária e ao chegar nos 9.000kms o bicho começou a bater feio nas primeiras partidas e permaneceu uma batida estranha no funcionamento nas marchas lentas, resumo: trocaram o motor por outro novo, e isto depois de haverem trocado o cabeçote o que não resolveu.

Hoje estou com um Celta VHC Flex 2008, vou te falar, os estranhos batimentos que os carros da GM têm são do projeto desse motor oriundo do Monza, digo isto porque tive Monza(que nunca bateu pino), e tive Vectra(este sim batia comando na primeira partida do dia) e o VHC que possuo, bate tanto em consumo quanto em desempenho o Antigo Corsa 1.0 mpfi, isto digo porque tenho feito "no álcool" as marcas de 500kms rodados com um reabastecimento de 46 litros, isso dá quase 11km/l andando só na cidade, anda-para-anda-para, lembro como se fosse hoje, tanto um Uno Mille EP que eu comprei zero, tanto o Corsa 1.0mpfi(que tanto dizem ser econômico) e até mesmo meu Vectra 2.0mpfi, faziam 9,5km/l na cidade.

Se quer carro econômico compre um Fiesta 1.0 motor endura, esse sim, faz mais de 20km/l na estrada e 14,5 km/l na cidade, apesar de ser pé de boi, não quebra nem puxando dele...

A minha próxima aquisição vai ser ou o novo gol ou um Fox, pois são os melhores motores e os melhores câmbios, apesar de estar apaixonado pelo Celta Flex, gasto menos com combustível do que gastava com minha CB400 a gasolina.

Estas são experiências próprias.

Bom, respondendo a questão, eu recomendo os motores VHC, são motores melhores que os mpfi... Meu cunhado tinha um Corsa EFI, aquele sim, durou até cair o comando, arrumou e ficou zero de novo...

Pois é, estou encucado com o meu Corsa MPFI 1.0 97/98, assim que compramos ele de uma agência, o bicho era econômico, depois de 1 ano o bicho tá beberrão e eu já mandei fazer a limpeza dos bicos e troca do filtro de combustível e ar duas vezes!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o problema de barulho no cabeçote não tem solução mesmo... o q me ajudou mto qnd eu tinha o Celta foi usar oleo semi sintetico... fazia menos barulho na primeira partida e quase nenhum barulho durante o resto do dia.... e nunca mais descarregou os tuchos hidraulicos...

 

é claro q esses motores da GM tem um defeito grande de projeto... de lubrificação principalmente... dizem q a bomba de oleo deles é um lixo... e tem neguinho pagando caro em Vectra Elite com essa mer** de motor ainda.... só no Brasil msm...

 

temos q soltar fogos de artificio o dia q a GM parar de fabricar essses motores... e a VW parar de fabricar os APs e derivados...

Pois é, mas eu acho que a Fiat corrigiu esse defeito desses motores GM 1.8 utilizados nos seus carros Stilo e Punto, eles reabriram os dutos dos tuchos hidráulicos e a bomba de óleo deles são mais eficientes nas partidas a frio e se eu não me engano, parece que eles utilizam comando de válvulas roletado!

 

Essas informações são verdadeiras do que eu digitei agora? Foi um mecânico que tinha me falado isso.

se a fiat fez isso... pq a GM nunca fez em anos de reclamações??

 

dizem q o 1.4 econoflex é cheio de frescura de tecnologia nova... alguem sabe se ele apresenta esse defeito tbm??

 

 

e ao vipinguin... seu carro tem 60k km neh.... o meu ate ai tbm era perfeito.. começou a dar problema com uns 90 mil km... hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim, todos têm seus calcanhares, não tem um que seja perfeito, no site Bestcar Website, no campo Opinião do Dono a grande maioria mete o pau no Ecosport e isto no geral, do acabamento ao motor fraco. O Fiat Idea é outro que o pessoal se exaspera em comentar os problemas, no celta tem os amantes e os que o odeiam, mas não tem um que fale mal do VHC a não ser no barulho e consumo. Não tenho o que reclamar do meu na questão consumo, por ser flex tem sim, o consumo exagerado na gasolina, mas é só. Desempenho muito bom para um 1.0.

Não baixa óleo igual aos famosos Palios/Unos, enfim, motor é tudo uma questão de projeto. Estamos sim, deixados à margem do que há de melhor no mundo em concepção de projeto, penso que tudo que nos entregam aqui em produtos automobilísticos serve apenas para financiar em parte, o que eles desfrutam lá fora a preços bem mais em conta.

Em um banco de testes no Youtube tem um Celta girando com dois tipos de lubrificação, um com óleo mineral e outro ensaio em que o mesmo carro gira com óleo sintético, os números de desempenho/torque foram superiores no mesmo propulsor assistido com lubrificante sintético.

É isso aí, a tecnologia cobra um preço. Não é a tôa que os carros japoneses nos EUA sejam os melhores.

Só complementando, nas opiniões sobre um carro que eu considero o modelo mais bonito do mercado, o Punto, não tem um sequer que não reclame do acabamento, a famosa tampa do combustível e o CONSUMO exagerado, e estamos falando do 1.4... Por isso que considero o Celta um ótimo carrinho pelo preço, visto que o Punto ali mencionado não sai por menos que 44.000,00, e convenhamos, não dá pra comparar Punto com Astra(praticamente o mesmo preço)

Ah, sim, claro...Depois dêem uma lida nas opiniões dos donos do Novo Corsa 1.4Flex econoflex, economia e desempenho é a marca dos elogios dos donos deste carro, as reclamações se fundamentam em "ai, puxa, não tem porta treco, ui ui, tiraram a luz gradativa, falta botãozinho pra abrir o porta-malas - - - ninguem merece!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...