Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Daniel Cavalcante

Tentando Montar Um Sistema Quase Hi-fi, Mas...

Recommended Posts

Postado em

Quem já viu outros tópicos meus, pôde ver o quão indeciso eu estava. No final, meu sistema estava definido, com MB Quart PCE-216, módulo JVC 6700, JL 10w3v2, etc etc...

Depois de cair na real, percebi que eu não estou disposto a gastar tanta grana, que no total já passava de R$ 4.500,00 sem a instalação!

Na semana passada meu carro chegou (estava em transito, um Fiesta Sedan), e nele veio um MP3 Player 2-DIN original, fabricado pela Visteon, o qual só tem saídas amplificadas, muito bonito por sinal.

Então, hoje, além de que eu não quero gastar demais no som importado, meu player não é grande coisa, o que não justificaria o investimento. Quero manter o player não somente porque achei bonito, mas porque não quero gastar em outro player.

Portanto, tive a idéia de montar um BOM SOM, apenas bom. Nada de excelência porque aí eu partiria para alpine, e demais ítens gringos. Esse meu som teria que ser bom a ponto de ser considerado pré HI-FI, e dígno de ser tratado nesse subfórum, e não no geral.

Minha idéia é de comprar tudo nacional em se tratando de falantes e módulo. Então, inicialmente, cogito o seguinte setup:

Player: Original do carro, com conversor RCA Audiobank

Kit 2 vias: 1 Bravox CS60CF, 75W rms, em portas tratadas com manta asfáltica adesiva vedacit

Subwoofer: 1 Bravox UXP10D2, 300W rms

Amplificador: 1 Wharf CleanSPX, 2x 80W rms + 1x 320W rms

O wharf foi escolhido pelo fato de o meu player não possuir cross, e mesmo esse amplificador tendo corte fixo em 90Hz, eu posso ver com o Franco uma encomenda com corte mais baixo, como 50Hz ou 60Hz (HP e LP). Quero apenas 1 amplificador somente, então, esse wharf casaria perfeitamente.

Os cabos RCA penso no Stinger Bullet, mas não sei se seria cabo demais para usar em saíd aamplificada com conversor RCA, o que acham? Um santo ângelo já daria conta?

Só quero colocar 1 subwoofer, que poderá ser o citado acima (UXP). Descartei o JL 10w3v2 por ser muito caro, embora seja o meu predileto. O sub NAR de 300W rms teria o problema da impedância... Meu carro é sedan e não sei se seria eficaz um sub abaixo de 300W rms.

Os cabos de alimentação penso no pompéia 21mm, assim também como para o terra. Os falantes poderão ser Santo Angelo, 1,5mm² , 2,5mm² e 4,0mm².

Enfim, o que vocês acham do sistema? Acreditam que soará bem?

Postado em

Cara, o set é excelente não fosse o player, e nesse seu caso o problema vai ser o conversor, não conheço nenhum e acredito que o stinger será cabo demais para ele, mas compre, já é um item a menos num futuro upgrade, mas o cabo santo ângelo já seria suficiente, é um cabo muito bom, uso 2 deles.

Postado em
Quem já viu outros tópicos meus, pôde ver o quão indeciso eu estava. No final, meu sistema estava definido, com MB Quart PCE-216, módulo JVC 6700, JL 10w3v2, etc etc...

Depois de cair na real, percebi que eu não estou disposto a gastar tanta grana, que no total já passava de R$ 4.500,00 sem a instalação!

Na semana passada meu carro chegou (estava em transito, um Fiesta Sedan), e nele veio um MP3 Player 2-DIN original, fabricado pela Visteon, o qual só tem saídas amplificadas, muito bonito por sinal.

Então, hoje, além de que eu não quero gastar demais no som importado, meu player não é grande coisa, o que não justificaria o investimento. Quero manter o player não somente porque achei bonito, mas porque não quero gastar em outro player.

Portanto, tive a idéia de montar um BOM SOM, apenas bom. Nada de excelência porque aí eu partiria para alpine, e demais ítens gringos. Esse meu som teria que ser bom a ponto de ser considerado pré HI-FI, e dígno de ser tratado nesse subfórum, e não no geral.

Minha idéia é de comprar tudo nacional em se tratando de falantes e módulo. Então, inicialmente, cogito o seguinte setup:

Player: Original do carro, com conversor RCA Audiobank

Kit 2 vias: 1 Bravox CS60CF, 75W rms, em portas tratadas com manta asfáltica adesiva vedacit

Subwoofer: 1 Bravox UXP10D2, 300W rms

Amplificador: 1 Wharf CleanSPX, 2x 80W rms + 1x 320W rms

O wharf foi escolhido pelo fato de o meu player não possuir cross, e mesmo esse amplificador tendo corte fixo em 90Hz, eu posso ver com o Franco uma encomenda com corte mais baixo, como 50Hz ou 60Hz (HP e LP). Quero apenas 1 amplificador somente, então, esse wharf casaria perfeitamente.

Os cabos RCA penso no Stinger Bullet, mas não sei se seria cabo demais para usar em saíd aamplificada com conversor RCA, o que acham? Um santo ângelo já daria conta?

Só quero colocar 1 subwoofer, que poderá ser o citado acima (UXP). Descartei o JL 10w3v2 por ser muito caro, embora seja o meu predileto. O sub NAR de 300W rms teria o problema da impedância... Meu carro é sedan e não sei se seria eficaz um sub abaixo de 300W rms.

Os cabos de alimentação penso no pompéia 21mm, assim também como para o terra. Os falantes poderão ser Santo Angelo, 1,5mm² , 2,5mm² e 4,0mm².

Enfim, o que vocês acham do sistema? Acreditam que soará bem?

1 -Eu trocaria os kit's !!! Prefiro os NAR!!

2- Bullet para o set é cabo demais, pegue algo mais simples que já vai resolver (a não ser que pretenda fazer futuros up grades).

3 - Prefiro puxar o RCA do aparelho do que usar conversor, de qualquer maneira (usando conversor ou não) já é um ponto negativo.

4 - No mais está tudo bacana.

Outras opções:

1 - Sei que voce não está afim de usados. Mas pondere! Dá pra montar um sistema bem melhor e mais barato partindo para usados, não é facil mais bem garimpado voce acha equipamentos bem bacanas por um custo mais baixo. Aqui em Curitiba já comprei 4.6 por R$ 320,00 (zerado), JL 10W6 por R$ 550,00 (os pretinhos da linha antiga), Punch 225 por R$ 580,00 (estava feia de lata mais os circuitos perfeitos)....

2 - Se for para baratiar ainda mais o projeto deixe os falantes direto no player original e use um modulo somente para o sub, de preferencia um modulo que tenha controle de volume para o painel.

Postado em

Eu trocaria o amp por um de 4 canais, p/usar 2 p/o kit e 2 p/o sub. Assim, vc teria como regular ganho e corte.

Já o sub, se vc procurar direitinho encontra outros c/preço semelhante.

Ñ tem como trocar o player?

Se vc acha q iria gastar muito, diz quanto vc acha q seria suficiente p/vc.

Postado em
cara pega o EQ clarion... manda puxar uma saida RCA do seu player e liga no clarion dele vc liga os amps... alem de ter o EQ vc vai ter Saida e controle de Sub e saidas Rca 7V...

BOA idéia!!!

o conversor pra RCA vai ser uma paulada no sistema! gargalo finissimo! puxar o RCA do player é bem facil (na maioria das vezes)!

cabos, não rola DIY RGC-59????

pra sub, o NAR SW3, apesar de ter a impedancia "diferente" creio q nao seria problemas para o Warf! ou seria?

Postado em

Maviael, eu penso em upgrade futuro, mas bem futuro, tipo daqui há 3 anos quando trocarei de carro... então, já teria cabo RCA bom....

drm_sound, qual kit NAR vc recomendaria e que seja melhor queo CS60CF? Nunca ouvi os NAR, e quando vi nas descrições que só tem 50W rms... :( . Sobre puxar os RCA do aparelho, isso é comprovado que funciona mesmo? Só me resta saber quem poderia fazer isso...

Alves, quero gastar até R$ 2.000,00 e não quero trocar de player por enquanto, quem sabe no futuro. O CleanSPX é 4 canais, mas minha proposta seria usar 2 dele para o estéreo, e os outros 2 em bridge para MONO. No m eu player tem controle de volume para os quatro canais (fade, balanço), e daria para controlar o volume do sub, o que acha?

SubSonic, vou pesquisar sobre sse EQ Clarion. O Wharf CleanSPX só faz bridge a 4 Ohm, e será que o SW3 trabalha sozinho em 4 Ohm?

Valeu!! :legal:

Postado em
drm_sound, qual kit NAR vc recomendaria e que seja melhor queo CS60CF? Nunca ouvi os NAR, e quando vi nas descrições que só tem 50W rms... :( . Sobre puxar os RCA do aparelho, isso é comprovado que funciona mesmo? Só me resta saber quem poderia fazer isso...

Alves, quero gastar até R$ 2.000,00 e não quero trocar de player por enquanto, quem sabe no futuro. O CleanSPX é 4 canais, mas minha proposta seria usar 2 dele para o estéreo, e os outros 2 em bridge para MONO. No m eu player tem controle de volume para os quatro canais (fade, balanço), e daria para controlar o volume do sub, o que acha?

SubSonic, vou pesquisar sobre sse EQ Clarion. O Wharf CleanSPX só faz bridge a 4 Ohm, e será que o SW3 trabalha sozinho em 4 Ohm?

Nar Audio aguente mais 50w sim, eu tenho um par de kevlar de 5 pol, com Flat 220he 2x110 , então pode ficar tranquilo que aguenta o tranco.

O Eq da clarion e bom , ja tive 1 desses , mas precis tomar cuidado pq são antigos e alguns vem com trilha danificada no negativo do RCA gerando ruidos.

O wharf e 4 ohms em bridge , se vc liga uma bobina do sw3 6ohms, vai tocar muito bem ainda, não terá necessário de ligar as 2.

Postado em
Maviael, eu penso em upgrade futuro, mas bem futuro, tipo daqui há 3 anos quando trocarei de carro... então, já teria cabo RCA bom....

E sobre os usados não rola mesmo?

Curto o NAR de Kevlar. Puxar o RCA do aparelho funciona porem a voltagem da saida é bem baixa, só conheço o pessoal aqui de Curitiba para fazer esse serviço, Usar um EQ ou pré é bastante valido e tem o da Clarion EQS 746 novo, saida de 7V, entrada aux, controle de sub...

Postado em

Me digam uma coisa: se eu usar conversor RCA para amplificar o som no CleanSPX, o índice de distorção irá aumentar, se comparado a usar o player SEM amplificador, ou seja, com os falantes ligados direto no player?

Ou a distorção que já tenho hoje, por usar os falantes nas saídas amplificadas do player, será igual depois que eu amplificar no wharf?

Postado em

Curto o NAR de Kevlar. Puxar o RCA do aparelho funciona porem a voltagem da saida é bem baixa, só conheço o pessoal aqui de Curitiba para fazer esse serviço, Usar um EQ ou pré é bastante valido e tem o da Clarion EQS 746 novo, saida de 7V, entrada aux, controle de sub...

Para comprar algo usado só presta pessoalmente, testando. Aqui nesse fórum comprei um RF4.6 tido como perfeito, mas veio todo recondicionado e com saídas queimadas...

No Mercado Livre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-55350168-equalizador-crossover-de-7-bandas-clarion-eqs746-lancamento-_JM) encontreio o EQ que você indicou, 399 reais...

Vou pesquisar aqui em Natal se tem alguém para puxar o RCA do player, aí as coisas começam a melhorar pro meu lado.

Sobre o kit Kevlar da NAR todo mundo fala bem, e deve ser bom mesmo. Só o preço que é salgado... vou pesquisar se consigo um preço bom.

Valeuu!! :legal:

Postado em

Alguém de fato já ouviu kit NAR? Que o SUBWOOFER NAR 10-1 é uma jóia, é fato sabido e inconteste. Mas creio que tenham estendido sua eficiência para toda a marca NAR. E olha que o kit NAR é até carinho pra comprar às cegas, sem saber se toca bem mesmo...!

Estou na dúvida quanto ao kit, e também comprarei nacional. O kit NAR é bom mesmo?

Postado em

mesmo vc aplicando distorção na entrada do cleanspx, não saira pros falantes pq o amp tem o sistema anticlipng que evita passar distorção deentrada pra saida do amp

Postado em

eu não ligaria só uma das bobinas do sub <_<

e eu perguntaria ao franco se rola tocar em 3 ohms, todos amps q tocam teoricamente até 4 ohms, se viram bem com 3 ohms

Postado em
Alguém de fato já ouviu kit NAR? Que o SUBWOOFER NAR 10-1 é uma jóia, é fato sabido e inconteste. Mas creio que tenham estendido sua eficiência para toda a marca NAR. E olha que o kit NAR é até carinho pra comprar às cegas, sem saber se toca bem mesmo...!

Estou na dúvida quanto ao kit, e também comprarei nacional. O kit NAR é bom mesmo?

Lucas, estou com um kit nar de kevlar instalado no gol nas portas, no começo achei ele meio preso, muito médio pouco grave, não decia muito, apliquei manta nas portas já melhorou um pouco, esse final de semana irei aí pra Recife, senão iria trocar o cabo que é peba, acredito que melhores, e me disseram que como é novo, sem amaciamento ainda vai melhorar, mas até agora, bem superior ao csb60 que tinha, nem se compara.

Postado em

Para comprar algo usado só presta pessoalmente, testando. Aqui nesse fórum comprei um RF4.6 tido como perfeito, mas veio todo recondicionado e com saídas queimadas...

No Mercado Livre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-55350168-equalizador-crossover-de-7-bandas-clarion-eqs746-lancamento-_JM) encontreio o EQ que você indicou, 399 reais...

Vou pesquisar aqui em Natal se tem alguém para puxar o RCA do player, aí as coisas começam a melhorar pro meu lado.

Sobre o kit Kevlar da NAR todo mundo fala bem, e deve ser bom mesmo. Só o preço que é salgado... vou pesquisar se consigo um preço bom.

Valeuu!! :legal:

Daniel, meu primeiro som foi todo usado, e comprei tudo aqui no fórum mesmo, e deu tudo certo, sem qualquer tipo de problema, isso é extremamente relativo, tem pessoas aqui no fórum que faço compras de olhos fechados pois quem é amante do som conserva seus produtos, pois se um dia for se desfazer deles vai repassar para outro amante de som que vai zelar igualmente pelo produto. Não é a toa que encontramos amplificadores de 6, 7, 8 anos ou mais de fabricação em excelente estado de conservação.

Eu recentemente comprei um par de subs usados, da Nar, do antigo, de 125rms, e estão impecáveis, mesmo depois de passar na mão de umas 5 pessoas de diversas localidades. Com um detalhe, estou aqui na Paraíba, vizinho a você, e os vendedores em sua maioria em Sampa.

Como dizia a propaganda "reveja seus conceitos". rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr.

Postado em

e eu perguntaria ao franco se rola tocar em 3 ohms, todos amps q tocam teoricamente até 4 ohms, se viram bem com 3 ohms

até 3 ohms qualquer amp aguenta só que o problema e o Re do falante , normalmente cada bobina terá Re de 5.8 a 5.4 ohms ligando em paralelo cairia pra 2.7 ohms o amp vai esquentar e clipar, eu ja liguei varios sw3 com cleanspx e não deixaram a desejar

Postado em

rodizzi, você disse que o cleanspx tem anticliping e que por isso a distorção de entrada não vai para a saída, ou seja, pros falantes; então, você quis dizer que se eu usar COVERSOR RCA para jogar o som para o módulo, terei um som bom, livre de ruídos amplificados?

SubSonic, quando você falou que não ligaria apenas uma das bobinas do sub, você se referiu ao NAR 10SW3, não é? Porque no meu projeto tem um UXP10D-2, que tem bobina dupla e em série tem 4 Ohms, casando com o amplificador...

Maviel, eu concordo com você, cada caso é um caso. Eu sou "rato" de Mercado Livre, já fiz dezenas de compras de coisas usadas e acredite, nunca tive problema lá. É claro que o problema que tive aqui no fórum foi um fato isolado, e temos grandes vendedores honestos, isso é incontestável. Ocorre que eu queria montar um sistema com produtos nacionais... lancei esse desafio a mim mesmo, e quero ficar satisfeito com produtos feitos aqui. De repente posso até pegar algo usado, isso não está descartado, mas gostaria de evitar.

:legal:

Postado em

Esse kit da NAR tá carinho mesmo (R$ 669,00).. na Leosound o kit CS60K da Bravox está em promoção (R$ 529,00), bem abaixo do preço do kit da NAR.... ô tentação...

Alguém saberia me dizer se o crossover e tweeter do NAR é superior ao da Bravox? Ou são do mesmo nível?

Postado em

até 3 ohms qualquer amp aguenta só que o problema e o Re do falante , normalmente cada bobina terá Re de 5.8 a 5.4 ohms ligando em paralelo cairia pra 2.7 ohms o amp vai esquentar e clipar, eu ja liguei varios sw3 com cleanspx e não deixaram a desejar

O Re do falante só deve ser levado em conta quando falamos em corrente contínua. Com corrente alternada a Re simplesmente inexiste, pois estamos sujeitos 'a reatância da bobina.

Postado em
Esse kit da NAR tá carinho mesmo (R$ 669,00).. na Leosound o kit CS60K da Bravox está em promoção (R$ 529,00), bem abaixo do preço do kit da NAR.... ô tentação...

Alguém saberia me dizer se o crossover e tweeter do NAR é superior ao da Bravox? Ou são do mesmo nível?

Quanto ao valor do kit NAR tá caro no site, os vendedores aqui do fórum estão com preço melhor, tanto o próprio Rodizzi que comentou, bem como Felipe Indonourxx e salvo engano o capone estão com ótimos preços de NAR.

Quanto ao post anterior, meu sistema também será todo nacional, atualmente estou com o kit nar de kevlar (R$ 470,00), sub nar, e o amplificador Audiobank, que já está saindo amanhã para dar o lugar a um blaupunkt 475, e futuramente um Wharf Audio, aí sim, meu sistema será todo nacional, com exceção do Player. O cabeamento que uso é todo nacional (Santo ângelo) e não me arrependo, gosto de dar valor à indústria nacional.

O que os colegas estão comentando é que você vai ter um sistema ótimo, com exceção do player, que acredito ser o carro chefe quando falamos de hi-fi.

Postado em
Quanto ao valor do kit NAR tá caro no site, os vendedores aqui do fórum estão com preço melhor, tanto o próprio Rodizzi que comentou, bem como Felipe Indonourxx e salvo engano o capone estão com ótimos preços de NAR.

Quanto ao post anterior, meu sistema também será todo nacional, atualmente estou com o kit nar de kevlar (R$ 470,00), sub nar, e o amplificador Audiobank, que já está saindo amanhã para dar o lugar a um blaupunkt 475, e futuramente um Wharf Audio, aí sim, meu sistema será todo nacional, com exceção do Player. O cabeamento que uso é todo nacional (Santo ângelo) e não me arrependo, gosto de dar valor à indústria nacional.

O que os colegas estão comentando é que você vai ter um sistema ótimo, com exceção do player, que acredito ser o carro chefe quando falamos de hi-fi.

Seu sistema está semelhante ao meu... Qual é o modelo do seu sub NAR? qual Wharf pretende adquirir?

Postado em

Outra dúvida que me surgiu: os cabos para falantes em geral, podem ser de 2,5m² para tudo?

Eu já tenho cabo de sobra santo angelo PSW12 2,5m², então, posso usa-lo para os mids, sub, tweeter?

Ouvi dizer que para tweeter o cabo tem que ser 1,5m², para midis 2,5m², e para sub 4,0m²... isso procede? Quer dizer que cabo 2,5m² para tweeter e sub não é bom?

Postado em
O wharf e 4 ohms em bridge , se vc liga uma bobina do sw3 6ohms, vai tocar muito bem ainda, não terá necessário de ligar as 2.

:blink:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...