Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Piu piu

Palco Dividido

Recommended Posts

Postado em

Estava lendo um tópico e acabei notando uma prática muito comum atualmente e que há muito tempo era questionada: a separação entre os tweeters e os mids colocando os tweeters na parte superior (painel ou colunas) e deixando os midbass embaixo.

Vantagens mil, pois "suspende" o palco pacaramba; mas até que ponto isso é positivo uma vez que divide o palco? O que tem sido feito pra minimizar este efeito (divisão) nesta situação?

Mais uma vez peço a paciência de vcs pois estou há muito tempo desatualizado e sou da velha guarda...

Postado em

Realmente aumenta sim o palco.. mas deve-se ter muito cuidado com isso, afinal vc está separando muito 2 vias que trabalham no mesmo lado do fader, isso pode gerar tranquilamente inversão de fase..

Em relação a dividir o palco.. se és bastante exigente para essa situação, te sugiro optar por um sistema L-C-R com canal central e se ainda for mais exigente.. Bi-amplificação!

Postado em
...

mas deve-se ter muito cuidado com isso, afinal vc está separando muito 2 vias que trabalham no mesmo lado do fader, isso pode gerar tranquilamente inversão de fase..

...

tópico muito interessante...

Renan, poderia explicar melhor como perceber isso no sistema?

Postado em

Na realidade o palco até sobe, mas é mera ilusão. Tudo que está abaixo dos médios vem de baixo... seu cérebro acaba "tirando a média" e diz que o palco tá alto. Funciona, mas diga adeus ao foco, a não ser que o direcionamento seja muito bom, e o corte do tweeter muito baixo.

Postado em

É a solução preferida por 99% dos usuários. Confesso que nunca testei o tweeter lá no pezinho...

Apesar desse efeito da separação e de perda do foco, na prática a 'ilusão' de palco alto satisfaz a maioria das pessoas.

Postado em

Acredito que a bi amplificação aliada ao ajuste do TA minimiza uma parte do problema. É bem difícil, mas o pessoal com ouvido treinado consegue pelo menos ajustar para que tudo chegue ao mesmo tempo.

Acho q outra solução seria o 3 vias, mantendo 2 no painel. Ou então um 2 vias como o do Mdiana, onde tudo está no painel!! Acredito q isso seja o mais próximo da perfeição dentro do carro.

Postado em

juntando a tudo que foi dito (que eu concordo), o direcionamento bem feito, os equipamentos e cortes bem acertados, dá para ter palco e imagem satisfatórios com mid no pezinho e tweeter na coluna.

O alinhamento / posicionamento do passat do Mdiana, no entanto, é o mais próximo do ideal. Algo que melhora bastante esta percepção é um midbass de origem no pezinho e um fullrange + tweeter no painel

Postado em

Considero que a "divisão de palco" em si não é percebida com essa objetividade e crueza.

O mecanismo todo é feito nos iludir e "enxergarmos auditivamente falando" um ambiente com LAP onde a cena musical acontece, ou seja nosso cérebro tenta ser convencido que existe este ambiente a nossa frente. A sensação resultante com a separação mid / tw é que este ambiente torna-se menos verossímil, pois a percepção da posição e tamanho dos instrumentos fica menos clara naquele espaço. Tecnicamente piora o foco o recorte.

Como o citado, a maneira de tentar compensar isto, basicamente é deixar o tw descer o máximo razoável e possível, para que o mesmo reproduza o que der dos médios. Ainda utilizando bi-amp, com TA acertados independentes no médio e tw, ganha-se pontos na "miragem".

Postado em
cada vez mais eu me convenço de me matar pra fazer o acerto de um 3 vias....

Com biamplificação e um bom set de falantes, vc não precisa se matar pra tanto. De cara, vc precisa ligar mid e tweeter usando um cross de teste (capacitor eletrolítico mesmo) e ver se as sensibilidades batem. Se baterem, ótimo. Se não, basta um resistorzinho aqui ou ali e pronto, fechou... aí é definir cortes. Neste caso, vc pode apelar pra um tweeter com corte alto, que suba bem, e usar em conjunto com um fullrange... veja o timbre do fullrange e decida onde quer cortar, se não quiser tentar um cross "pelo em ovo". Muito full barato vai bem até uns 8KHz, então já é um ponto legal pra cortar. De quebra, vc pode usar corte de 1a ordem.

Depois é só ligar full (ou midrange) com tweeter num par de canais, midbass no outro par, acertar as sensibilidades no controle de ganho, e voilá...

Um 3 vias dá mais trabalho, mas um 3 vias com falantes legais (legais não quer dizer caros... tem full de 20 reau que faz milagre) e acertado razoavelmente bem, contando com bom direcionamento, é coisa que te faz abrir aquele sorrisão... médio à queima roupa, com corpo e ataque de fazer piscar o globo dos ói... é coisa que nenhum (veja bem... eu disse NENHUM) kit automotivo de 2 vias faz por você. E entre os 3 vias, talvez aqueles que eu nunca escutei... pq os 3 vias que escutei não barraram os médios que consegui na minha precária MTM (MM na versão antiga... :vts ).

Sinceramente, um dia eu disse que não mexeria mais com 3 vias... hoje eu sei que queimei a língua... :rolleyes:

Postado em
Considero que a "divisão de palco" em si não é percebida com essa objetividade e crueza.

Pra vozes femininas (ou masculinas, naqueles casos onde o vocalista usa cuecas apertadas), não, pois há poucos componentes de baaixa frequência... mas vozes masculinas, dá uma entregada... muitas vezes sentida apenas como uma "baixada" no palco, outras vezes como aquela sensação que o cara tá "percorrendo o painel de cima abaixo" enquanto fala (especialmente pra quem usa corte alto, com com ordem alta).

Um teste legal... pega uma gravação tipo sax - baixo - bateria, e bota pra tocar... nessas horas, tem gente que se entrega ao choro, à vontade de vender tudo e começar de novo... e tem gente que simplesmente diz "é, tá ruim, mas tá bom pro dia-a-dia". Ok, tudo bem, invejo estes últimos... :vts

Postado em
Um teste legal... pega uma gravação tipo sax - baixo - bateria, e bota pra tocar... nessas horas, tem gente que se entrega ao choro, à vontade de vender tudo e começar de novo... e tem gente que simplesmente diz "é, tá ruim, mas tá bom pro dia-a-dia". Ok, tudo bem, invejo estes últimos...  :vts

Kleber, às vezes o cara tem de se fazer de "louco" ou "míope", tipo nem reparei nessa passagem, não tô nem vendo...

:vts

Só assim o coração fica sossegadinho. Há que delícia é a boa tranquilidade advinda da ignorância... :rolleyes:

[]´s

Postado em
Kleber, às vezes o cara tem de se fazer de "louco" ou "míope", tipo nem reparei nessa passagem, não tô nem vendo...

Só assim o coração fica sossegadinho. Há que delícia é a boa tranquilidade advinda da ignorância... :rolleyes:

[]´s

Às vezes???? a grande maioria dos sistemas residenciais "sérios" já precisamos "deixar passar" algumas coisas, imagina os automotivos???? Quem me disser que já ouviu um som com palco, imagem, dinâmica e timbre (só pra ficar nos básicos) impecáveis no carro me chama que eu até pago pra ouvir

Postado em

Só assim o coração fica sossegadinho. Há que delícia é a boa tranquilidade advinda da ignorância...

É galera, palco sonoro é uma delícia de desafio!! E como o colega sugeriu muitas vezes dá saudades do tempo de ignorância pq não tem nada mais chato que notar um desequilíbrio em seu sistema. Eu já tinha me curado disso e passei 7 anos sem investir em som; num é que to recaindo... rsrsrs

Outra coisa que me incomoda muito é o sub chamando a faixa de graves lá pra trás! Dá uma raiva quando o contra-baixo começa uma "frase" nos pezinhos e termina lá na mala! hauhauhauh

No meu Kazinho to cortando em 50 hz e isso ainda acontece...

O que vcs acham disso? Creio que não acontece só comigo!

Postado em

[]´s

Já cantava Chico Buarque: "Ah que saudade dos meus 12 anos..." :vts

E pensar que antigamente 4 6x9 no tampão e um sub tava ótimo... bastava os agudos não arderem, e os graves não distorcerem... :rolleyes:

Postado em
Outra coisa que me incomoda muito é o sub chamando a faixa de graves lá pra trás! Dá uma raiva quando o contra-baixo começa uma "frase" nos pezinhos e termina lá na mala!  hauhauhauh

As colorações do 12SW2 dá até para descontar;quem sabe um JL que custa 6 x mais não faça assim...

Mas o que "esfria qualquer tórrido momento" é quando o sub se manifesta com um pouco mais de convicção. Vibram uns plásticos que recobrem as últimas colunas traseiras intergrando-se com o teto do novo corsa, que vibra junto... :unsure:

Broxei...

Só clamando por tolerância e a paz bovina.

Postado em
Outra coisa que me incomoda muito é o sub chamando a faixa de graves lá pra trás! Dá uma raiva quando o contra-baixo começa uma "frase" nos pezinhos e termina lá na mala!  hauhauhauh

As colorações do 12SW3 dá até para descontar;quem sabe um JL que custa 6 x mais não faça assim...

Mas o que "esfria qualquer tórrido momento" é quando o sub se manifesta com um pouco mais de convicção. Vibram uns plásticos que recobrem as últimas colunas traseiras intergrando-se com o teto do novo corsa, que vibra junto... :unsure:

Broxei...

Só clamando por tolerância e a paz bovina.

É nessas horas que eu admiro os que dizem "é... pro dia a dia tá bom..." :vts

Mas no geral, um pequeno reforço nos graves (tipo, sentar o dedão no nível do sub) ajuda a encobrir os plásticos batendo... o-o-

Postado em

Mas no geral, um pequeno reforço nos graves (tipo, sentar o dedão no nível do sub) ajuda a encobrir os plásticos batendo... o-o-

hauhuhauhuahau pow, sacanagem velho... rsrsrs

Aumentar o nível do sub pra não ouvir os plásticos!!! Aí quem vibra é a tampa da mala! hauhauhuahau

Postado em

Meu problema tem sido a luz interna. :banghead

Basta encostar o dedão nela q pára! :banghead Mas fica muito próxima do ouvido, então, ñ tem como "encobrir"... só tem como ficar pior. Tb ñ dá p/ficar dirigindo e segurando a po*** da luz, né!

Isso tb é um pouco de desleixo meu, q ñ paro 1 hora p/arrumar a po*** da peça. Só dá vontade de tacar super bonder :pirou:

Postado em

eu q to fudido de raiva com o som do polo, ta tremendo tudo, da vontade de meter bica em tudo, eu sento atras, coloco uma musica pra rolar, dai começa a tremedeira

noto tremedeira no tampão, soco a mão em cima para, dai muda a frequencia, começa vibrar acabamento do teto

tacoa mão para, depois começa vibrar forro da tampa da mala..

da vontade de arrancar tudo, putaquepariu

sabe desenho animado, qdo um personagem quer pegar o outro, e fica que nem tonto tacando a mão em tudo que é buraco mas qdo vai em um o fdp aparece no outro buraco?

eu to assim com os treme treme do carro

Postado em
eu q to fudido de raiva com o som do polo, ta tremendo tudo, da vontade de meter bica em tudo, eu sento atras, coloco uma musica pra rolar, dai começa a tremedeira

noto tremedeira no tampão, soco a mão em cima para, dai muda a frequencia, começa vibrar acabamento do teto

tacoa mão para, depois começa vibrar forro da tampa da mala..

sabe desenho animado, qdo um personagem quer pegar o outro, e fica que nem tonto tacando a mão em tudo que é buraco mas qdo vai em um o fdp aparece no outro buraco?

O meu carro completa 54.000km essa semana. Já viu né, há algum tempo começaram os baruio.

Tô com três pontos chatos: porta do motorista, ressoa em 2800 RPM mais ou menos, moldura do player (que descobri quinta agora que não é a moldura, mas todo o plástico que envolve a abertura do painél), vibra em 2500 e por último, mas não menos importante, o rack dos amplis na mala.

Meu amigo, esse tá ninja. Já fiz de tudo.... silicone em todas as partes que tocam a lateral, cola de madeira, feltro... parece cama véia :vts . E esse vibra só de esterçar o carro...

Postado em

tacoa  mão para, depois começa vibrar forro da tampa da mala..

O meu carro completa 54.000km essa semana. Já viu né, há algum tempo começaram os baruio.

Tô com três pontos chatos: porta do motorista, ressoa em 2800 RPM mais ou menos, moldura do player (que descobri quinta agora que não é a moldura, mas todo o plástico que envolve a abertura do painél), vibra em 2500 e por último, mas não menos importante, o rack dos amplis na mala.

Meu amigo, esse tá ninja. Já fiz de tudo.... silicone em todas as partes que tocam a lateral, cola de madeira, feltro... parece cama véia :vts . E esse vibra só de esterçar o carro...

2800 RPM???? Boiei... rsrsrs

É som ou prova de arrancada? rsrs

Brincadeira, mas vibrações deixam qualquer material hifi em nível de xingling... hauhauhua

Postado em

tacoa  mão para, depois começa vibrar forro da tampa da mala..

Anda só com giro alto então... :vts

Rapaz... esse lance de ruído deixa qq um louco... o negócio é ignorar, não tem jeito.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...