Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

FábioE.A.

Sensibilidade a SPL

Recommended Posts

Postado em

Eu li algum tempo atrás que o que manda num SPL é a sensibilidade a SPL. Isto influi diretamente na quantidade de Wrms. Pois muitas marcas apresentam valores absurdos de Wrms e subs, com valores menores na potência, tocam mais.....

Gostaria de saber mais sobre esse assunto. O Segredo está no imã? na construção do Cone?

Postado em

Olha isso é interessante

Me falaram que um sub com 3db de SPL a mais, precisa da metade de potencia pra tocar a mesma coisa.. porém se ele tiver muito SPL ele tem mais dificuldade em atingir frequencias mais baixas

é isso !?

Abraços

Postado em
Olha isso é interessante

Me falaram que um sub com 3db de SPL a mais, precisa da metade de potencia pra tocar a mesma coisa.. porém se ele tiver muito SPL ele tem mais dificuldade em atingir frequencias mais baixas

é isso !?

Abraços

SPL não é tudo num falante... você pode ter um falante altamente sensível porem horrível de som... Quanto mais potência o falante suporta mais pesado fica e invarialvemente menos sensível.

Um Falante bom pra SPL tem que tocar bem na faixa de ressonância da cabine ser sensível e aguentar MUITOS WRMS

Pra comparar use a seguinte formula:

S = Sensibilidade em dB/W/m

Pmax = Potencia máxima suportada pelo falante

S+(10xlogPmax) = SPL

Exemplo

E2K 15D2

S= 87 dB/2,83V/m = então 84 dB/W/m

Pmax = 1600 W

84+(10log1600)= 116 dB

Um TS-W305F

92+(10log400)=118 dB

Um Nitro de 700 W

86+(10log1400)= 117,46 dB

Assim por diante

Mas como disse, SPL não é tudo... quem já ouviu esses 3 falantes sabe do que eu estou falando.

[]

Sandro

Postado em (editado)

O que eh dB (em potencia):

dB = 10x log (Potencia de saida / Potencia de referencia).

Se vc dobrar a potencia, vc tem 3 dB a mais em potencia (e 3dB a mais em spl).

Digamos que vc tem um sub com sensibilidade de 89 dB para 1W em 1m de distancia, entao vc tem o seguinte:

2W - 92dB

4W - 95dB

8W - 98dB

com 1000W rms vc teria 30dB a mais em relacao a sensibilidade, ou seja, 119dB....

[editado] Hehehehehe, o sepacheco escreveu mais rapido do que eu.... hehehe

Editado por Mogar
Postado em
Olha isso é interessante

é isso !?

Abraços

SPL não é tudo num falante... você pode ter um falante altamente sensível porem horrível de som... Quanto mais potência o falante suporta mais pesado fica e invarialvemente menos sensível.

Um Falante bom pra SPL tem que tocar bem na faixa de ressonância da cabine ser sensível e aguentar MUITOS WRMS

Pra comparar use a seguinte formula:

S = Sensibilidade em dB/W/m

Pmax = Potencia máxima suportada pelo falante

S+(10xlogPmax) = SPL

Exemplo

E2K 15D2

S= 87 dB/2,83V/m = então 84 dB/W/m

Pmax = 1600 W

84+(10log1600)= 116 dB

Um TS-W305F

92+(10log400)=118 dB

Um Nitro de 700 W

86+(10log1400)= 117,46 dB

Assim por diante

Mas como disse, SPL não é tudo... quem já ouviu esses 3 falantes sabe do que eu estou falando.

[]

Sandro

Isso seria um calculo pra prever o quanto renderia em db o falante + a potencia certo??

Tipo...a unica coisa q nao entendi eh como se faz o calculo dessa parte:

(10log1600)

(10log400)

Postado em

A sensibilidade geralmente eh divulgada em dB / 1 W . Ai pra ver qtos dBs vai dar com Y watts eh soh calcular

Sensibilidade + 10 x log Y

Postado em
A sensibilidade geralmente eh divulgada em dB / 1 W . Ai pra ver qtos dBs vai dar com Y watts eh soh calcular

Sensibilidade + 10 x log Y

entendi, valew...entendi como se faz o calculo. Meu problema eh a matematica mesmo...rs.rs.rs.rs :legal:

Postado em
Essa parte de calculos é interessante..

Por isso que eu digo que a diferenca entre um amp de 300W e um de 500W eh mto pequena em sensacao de volume, mas o pessoal se recusa a acreditar, sempre escuto "nao, vai dar o dobro de volume !, vc tah errado !"

fazer o que neh ?

Postado em

dum de 300 p/ um de 500 a diferença nao é desprezivel nao, afinal ela é quase dobrada

mas a diferença de 1300 p/ 1800rms é "pequena" sim...

Postado em
dum de 300 p/ um de 500 a diferença nao é desprezivel nao, afinal ela é quase dobrada

mas a diferença de 1300 p/ 1800rms é "pequena" sim...

3 dB em pressao sonora eh pouquinho...... O limite de percepcao do ser humano eh em media 2 dB de diferenca e em alguns casos 1 dB.....

Postado em
extreme fica como ai?

sens 91 dB 650 rms..!

119 dB. Mas depende tb que frequencia, se a caixa dah algum reforco, e tb a ressonancia do carro.....

Mas numa camara anecoica daria 119dB....

Postado em

Tenho um sub JBL GT122 com apenas 140wrms e 95db, ouvi fala que ele toca bem (detalhe faz uns meses q ele ta aki esperando o amp pra instala), me falarao também q a sensibilidade dele é alta 95db, isso é bom? ele vai toca mais por isso???

valew

Abel Gomes

Postado em

Se a sensibilidade dele eh 95 dB mesmo, em 140 W ele daria 116 dB.....

Mas como sempre, depende da caixa que vc estara usando e do carro....

Postado em
hahaha mede pra mim o stroker 15" por favor tb hahah

pessoal nos todos vamos escutar os subs em camara anecoica? hahahha

ahhh para murilo

qual o problema hein?? uhahahua

e diz de q adianta fazer essa regrinha ai se com a caixa + cabine tu tem um ganho absurdo?

Postado em
Tenho um sub JBL GT122 com apenas 140wrms e 95db, ouvi fala que ele toca bem (detalhe faz uns meses q ele ta aki esperando o amp pra instala), me falarao também q a sensibilidade dele é alta 95db, isso é bom? ele vai toca mais por isso???

valew

Abel Gomes

Esse sub não desce muito... mas faz bastante barulho com pouco !!! e tem um audio ótimo.

[]

Sandro

Postado em (editado)
acredito que em topico comum vc obterá esta resposta mais facilmente, vamos deixar os HoT para os assuntos mais complicados

legal... sem comentários ... :angry:

quando vcs não sabem um assunto dai resolvem transferir para o normal para os "mortais" ajudarem....

e quando "os assuntos mais complicados"... dai vc postam no Hot....

isso me deixa triste... :(

da a impressão que o fórum é dividido em 2... os que entende (pessoal do Hot) e o pessoal que não sabe nada (normal).... :(

Editado por jcesar
Postado em
legal... sem comentários ... :angry:

quando vcs não sabem um assunto dai resolvem transferir para o normal para os "mortais" ajudarem....

e quando "os assuntos mais complicados"... dai vc postam no Hot....

isso me deixa triste... :(

da a impressão que o fórum é dividido em 2... os que entende (pessoal do Hot) e o pessoal que não sabe nada (normal).... :(

Eh que essa pergunta eh mto manjada, ai nao precisa ficar amolando os "gurus do forum" para uma resposta que em geral a galera sabe bem.....

Eh mais ou menos como ficar amolando o Schumacher pra aprender a trocar de marcha.....

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...