Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dito

Aos Engenheiros, Técnicos E Projetistas

Recommended Posts

Postado em

Ae galera, estou queimando a mufa para montar uma fonte DC-DC para elevar tensão de 12V para +/-45V.

Se eu conseguir fazer isso, irei para o passo seguinte, que é montar um amplificador propriamente dito para o carro.

Eu até já achei um esquema pronto, mas por incrível que pareça, meu problema está em um componente que nem é tão crítico ao sistema: o toroidal.

Gostaria de saber se tem como substituir o toroidal por um trafo comum. Se não for possível, o porquê.

Agradeço qualquer ajuda.

PS. Será que tem como adaptar aqueles toroidais de fonte de PC para criar uma fonte simétrica para carro do tipo que estou pensando?

Postado em

Cara, fazer uma fonte chaveada não é muito fácil não, mas você pode usar tranquilamente esses trafos que vem em fontes de PC. Basta dimensionar sua fonte a ele e a potencia de saída, e refazer os enrolamentos.

Postado em

Ué...seu problema é só este?

Enrolamento do secundário, com derivação no centro. Um lado é +, o outro -, e o centro é o terra. Aí é só retificar.

Agora, se vc tá tendo problemas nesta fase, como anda o projeto? É que este seria o lado "simples" da coisa. O lado "complicado" é complicado MESMO.

Outra coisa... o toroidal vc acha na internet... eles mandam pelo correio. Dá uma procurada no portal da Santa Efigênia, que eu comprei uns núcleos lá, mas não lembro exatamente em qual loja. Eles disseram que mandam numa boa pelo correio.

Postado em

E a relação potência/tamanho do toroidal? Aprendi algumas coisas sobre trafo em 2001, só que por falta de uso já foi tudo deletado da memória. Se alguém tiver um bom link para passar...

Postado em
E a relação potência/tamanho do toroidal? Aprendi algumas coisas sobre trafo em 2001, só que por falta de uso já foi tudo deletado da memória. Se alguém tiver um bom link para passar...

Mesmo problema meu.

Valeu pelas dicas galera, principalmente às de Kleberlpa. []-[]

Tem como fazer uma relação com o múltimetro para saber, por exemplo, quanto em ohms equivaleria a determinada indutância? Ou esse relação não é possível.

Postado em

vc pode começar bem na fonte usando um sg3524 com uns irfs (irfz44n)e colocar um toroidal a sua escolha veja abaixo, no meu caso, usei este projeto para um inversor de 12 para 110v (usei um transformador com center tape de 12 - 0 - 12 por 2A) e funciona perfeitamente, sem oscilações, ligo meu play2 no carro hehee mas é so colocar um toroidal e mudar a relação de transformação que vc consegue fazer um PA

Este é o link do esquema

este é o link do datasheet do sg3524 caso precise

espero ajudar

Postado em

cara, valeu mesmo! Muito filé isso!

Como seria essa modificação na frequencia de comutação?

Outra coisa não entendi como é feita a ligação do trafo nem a entrada de tensão.

Tem 3 terminais TRAFO e o Central. Tu tem ele em forma de esquema?

O trafo com ct de 12-0-12 pegaria dois terminais TRAFO e o Central, e o outro terminal TRAFO seria para quê?

Postado em

Procura o projeto de SMPS do Elliot, eu fiz, é meio complicado no começo para enrolar o trafo mas depois se pega o jeito.

Os fets aterram alternadamente os lados do primário, e o CT é conectado à bateria.

O nucleo é de ferrite para poder ter tamanho reduzido, o "mi" é muito maior do que o de ferro. Qto maior a frequencia de chaveamento maior a potencia transferida.

post-47-1166266679.jpg

Postado em

Enrolamento do secundário, com derivação no centro. Um lado é +, o outro -, e o centro é o terra. Aí é só retificar.

Agora, se vc tá tendo problemas nesta fase, como anda o projeto? É que este seria o lado "simples" da coisa. O lado "complicado" é complicado MESMO.

Outra coisa... o toroidal vc acha na internet... eles mandam pelo correio. Dá uma procurada no portal da Santa Efigênia, que eu comprei uns núcleos lá, mas não lembro exatamente em qual loja. Eles disseram que mandam numa boa pelo correio.

mas pra elevar a tensao em corr. continua apenas com o trafo jah resolve?

Kleber, qual eh esse site do portal santa ifigenia? ou esse 'portal' eh uma loja? (eh q moro longe, nunca fui lah! rsrrsrs :P )

Postado em

mas pra elevar a tensao em corr. continua apenas com o trafo jah resolve?

Kleber, qual eh esse site do portal santa ifigenia? ou esse 'portal' eh uma loja? (eh q moro longe, nunca fui lah! rsrrsrs :P )

Trafo não eleva corrente contínua... vc precisa chaveá-la antes de pensar no trafo.

Quanto 'a santa, tem um portal, que reúne infos das lojas de lá... http://www.portaldasantaifigenia.com.br/

Nunca tinha ido, confesso que é meio esquema "moquifo" ou "inferno"... lugar feio, cheio de lojas, camelôs... se vc não sabe onde ir, não chega a lugar nenhum. Por sorte eu já tinha uma listinha de lugares e endereços. Facilitou imensamente.

Aliás, muitas lojas enviam pelo correio o que vc encomendar... acho que em janeiro vou pedir um trafo de 35+35 x 4A pra um amp de graves.

Postado em
Procura o projeto de SMPS do Elliot, eu fiz, é meio complicado no começo para enrolar o trafo mas depois se pega o jeito.

Os fets aterram alternadamente os lados do primário, e o CT é conectado à bateria.

O nucleo é de ferrite para poder ter tamanho reduzido, o "mi" é muito maior do que o de ferro. Qto maior a frequencia de chaveamento maior a potencia transferida.

correto, a ligação do trafo seria está mesmo, já com relação a comutação, teria que dar uma olhada no datasheet do "sg" pra ver até que frequencia ele consegue comutar.... mas já vi muitos desses CIs em módulos pyramid... deve funcionar legal

se tiver com dúvidas acho que seria o caso de vc dar uma "fussada" em uns pyramids e ver como funciona a fonte (olhar o arranjo dos componentes e os modelos dos componentes (IRFZ, diodo retificador de chaveamento rápido, etc..)

vc tem que ter um conhecimento básico de eletrônica

Postado em

Esse negócio redondo, com fios enrolados, que muitos chamam de rosquinha, tenho um monte de fonte velha aqui, e tem esses troços, eu já ia jogar tudo no lixo quando vi que ainda tem utilidade.

Postado em
Esse negócio redondo, com fios enrolados, que muitos chamam de rosquinha, tenho um monte de fonte velha aqui, e tem esses troços, eu já ia jogar tudo no lixo quando vi que ainda tem utilidade.

Esses de fonte não servem, pois tem pouca permeabilidade. São pra filtro mesmo.

As fontes de computador usam outro núcleo.

Postado em

correto, a ligação do trafo seria está mesmo, já com relação a comutação, teria que dar uma olhada no datasheet do "sg" pra ver até que frequencia ele consegue comutar.... mas já vi muitos desses CIs em módulos pyramid... deve funcionar legal

se tiver com dúvidas acho que seria o caso de vc dar uma "fussada" em uns pyramids e ver como funciona a fonte (olhar o arranjo dos componentes e os modelos dos componentes (IRFZ, diodo retificador de chaveamento rápido, etc..)

vc tem que ter um conhecimento básico de eletrônica

Minha dúvida é no esquema que tu passou. Não entendi aonde fica a entrada e aonde fica a saída.

Postado em

no esquema não tem o desenho de um capacitor eletrolitico de 4700yF, então, a entrada é com o negativo dele no negativo da bateria, é onde tem uma ilha escrito 0V e o positivo é numa ilha que fica ligado no positivo do capacitor escrito +12Vcc / +24Vcc, neste mesmo positivo há outra ilha onde entra o tap central do transformador (TRAFO CENTRAL) e na saida dos fets entra as outras pontas extremas do trafo (onde está escrito TRAFO)

Espero ter ajudado...

Postado em
a frequencia max de comutação do sg3524 é 300Khz, acho q isso deve ser suficiente para não saturar os toroidais...

Putz... 300khz já é um tormento pros projetistas... Se o trafo não for MUITO bom, os fets MUITO bons, e a placa muito bem construída, é dor de cabeça na certa.

Pra quem tá pensando em 30KHz, já precisa pensar em transformador enrolado pelo princípio litz (cada bobina formada por vários condutores finos em paralelo).

Postado em

300k é o max, mas vc escolhe o que usar!!! no datasheet do link mostra em qual circuito RC acoplado ao ci que vc vai ter que mudar, os valores dos componentes do esquema que passei são para 60hz, por isso vai ter que ser alterados se não me engano um capacitor e um resistor.

o negócio é ir na onda do "experimenta!!!!"

Postado em

to aki pra resussita o topic...

queria saber mais oq influencia a frequencia do controlador...

e também como funciona em frequencia alta ter q usar varios fios finos..

abs a todos... to com a board pronta no eagle... quem quiser. ;)

Postado em

o diodo de retificaçao da parte negativa esta invertido, o capacitor vai pro "taiá" se ligar assim eheehhe

abraço!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...