Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

distroy

Ajuda!

Recommended Posts

Postado em

Então galera estou precisando da ajuda de vcs para euquilibrar meu sistema d audio. Estou para montar ainda, andei me informando na sessão SPL e acabei optando por um RS1200d e 2 UXP 12" 400rms em caixa dutada. Agora a pergunta é para a galera do HI-FI então gostaria da opinião de vocês.. a pergunta é a seguinte:

Oque(e onde) devo usar para equilibrar o som tendo armonia perfeita entre graves medios e agudos?? Gosto d som pra detros mais sem abrir mão do som pra fora! :P N quero investir muuuito $$ digo assim na base kits 2 vias bravox etc.. ok?

Agradesso des de ja! Valeu!!

Postado em

Acho que o som pra dentro tem que ficar bem distante do som pra fora. ou seja, voce teria que montar 2 sistemas em um. Um para os seus UXPs e outro para Hi-Fi.

Seu carro é grande o bastante?

Postado em

Vc pode optar pelos falantes da bravox q são subs e cornetas embutidas. Qdo estiver dentro faça um chaveamento para desligar as cornetas, pra fora é só ligar. Fica aceitavel para os dois sistemas sem ter q gastar 2x.

Postado em
Vc pode optar pelos falantes da bravox q são subs e cornetas embutidas. Qdo estiver dentro faça um chaveamento para desligar as cornetas, pra fora é só ligar. Fica aceitavel para os dois sistemas sem ter q gastar 2x.

pera ai...assim foge totalmente do assunto HI-FI....pelo que entendi , ele quer graves pra dentro , e pra fora ...

se ele esta dizendo que quer um TRIO , então o o topico deveria ser aberto na parte de trios , ou geral. La eles poderiam ajuda-lo mais

mas se o caso for de ter um trio , com chave e um sistema hi-fi , (coisa que acredito que não de pra fazer e ele não queira ),tudo no mesmo carro , aí é outra historia...

qual carro?

Postado em

ah cara... serio... um setup de graves desse não combina com hi-fi.... EU te diria pra fazer um sistema simples... um kit 2 vias cs60D, com um amp legalzinho.... ia tocar bem ja.... ia ser alto e teria uma qualiade boa

Postado em

Então.. uso um Gol GIII. Vim nessa seção pois o pessoal aqui eh mais voltado na qualidade. Oq eu estou querendo são dicas do tipo quanto devo por para equilibrar os graves dos 2 UXP, ou seja, não quero um som total grave mais tbm com uma boa definição nos instrumentais e vocal pois curto muito metal! Ouvi dizer Em um topico que se for por 2 uxp é pra caprixar nos medios. Oque seria exatamente isso?

Estava pensando num kit bravox cs60d mais 2 6x9 e para n ficar todo pra dentro por 2 cornetas com um tweeter. Não entendo muito nessa parte por isso vim até vocês.

Grato!

Postado em

Distroy, não é por falta de vontade, mas a maioria das pessoas desta sessão não tem muita experiencia com o tipo de som que voce quer colocar. Talvez no geral fosse te dar melhores resultados.

mas posso te dizer uma coisa, colocar 2 6x9 e kit bravox CS-D vai deixar seu som com uma gritaria fenomenal, e médios bem abafados e fanhos.

Postado em

huuum.. vou fazer isso então.. geral do som. Poderia me adiantar a informação doque seria esses tais medios? Pois pensei que eram os 6x9 :huh: quais falantes?? Muito obrigado!

Postado em
huuum.. vou fazer isso então.. geral do som. Poderia me adiantar a informação doque seria esses tais medios? Pois pensei que eram os 6x9 :huh: quais falantes?? Muito obrigado!

Amigo num tem como ter as 2 coisas bem legais , na verdade eh isso para vc ter um bom som pra fora , e um bom som pra dentro , vc tem q ter 2 sistemas distintos........ok? :legal:

Postado em

Onde q tem esses falantes? nunca encontrei a venda! =P

Postado em

Posso dar uma dica de novato pra novato...

Kit CS 60D na frente e Coaxial CX 60D atras... E acho q ñ eh necessário 2 UXP de 12", 1 soh jah tah bom d+! Mas gosto eh gosto...

Acho q fikaria 1 som pra dia-a-dia bem legal e com qualidade, tocando bem alto quando kiser...

Abraço.

Postado em

Naum eh pq ele tem 2 subs q naum se encaixa em hi-fi...

Que fique bem claro q um alto nivel de SPL pode combinar SIM com hi-fi! kem naum se lembra da taum incrivel pajero do Ometto??? quem ouviu disse q era impossivel ficar dentro do carro pela pressão e ainda assim os medios e agudos estavam perfeitos!

Mas pra fazer algo assim vai mta grana! e se o cara tiver afim de abrir porta malas e tocar pra fora naum em saida senaum fazer 2 sistemas chaveados!

e 2 UXP em um 1200D realmente naum eh hi-fi... os 2 UXP pode até ser (se fossem de 10") mas um modulo melhorzinho seria mto recomendavel!

MINHA sugestão... kit cs60D nas portas ligados em 2 canais de um AB 4100... use os dois outros canais para um par de 6x9 com o melhor som q vc achar (sinceramente naum sei oq sugerir... talvez um par de BOmber Top), use o Fader do player para DESLIGAR os 6x9s qdo estiver dentro do carro e desligue os kits qdo for abrir a mala! Nada de hi-fi mas um dia-a-dia bem superior q a maioria esmagadora q a gnt ve por ai!

[edit] é recomendável fazer uma caixa no tampão e direcionar os 69 para trás, uns 10 litros selados pra cada 69 deve ser suficiente.. ou até menos!

Gabriel

Postado em

Primeiramente quero agradecer aos usuarios do forum! Valeu mesmo pelas dicas pois hj ta maio fo#@ achar um forum em q o pessaol n soh eh ajudado como tbm tem vontade de ajudar.

Gostei da ideia do subsonic e gostaria de saber se com isso terei um equilibrio bom entre graves medios e agudos. Com isso conseguiria ouvir claramente vocal e instrumentais com peso?? Esse ab 4100, onde posso encontra-lo e qual a media de preços?

Postado em
Naum eh pq ele tem 2 subs q naum se encaixa em hi-fi...

Que fique bem claro q um alto nivel de SPL pode combinar SIM com hi-fi! kem naum se lembra da taum incrivel pajero do Ometto??? quem ouviu disse q era impossivel ficar dentro do carro pela pressão e ainda assim os medios e agudos estavam perfeitos!

Mas pra fazer algo assim vai mta grana! e se o cara tiver afim de abrir porta malas e tocar pra fora naum em saida senaum fazer 2 sistemas chaveados!

e 2 UXP em um 1200D realmente naum eh hi-fi... os 2 UXP pode até ser (se fossem de 10") mas um modulo melhorzinho seria mto recomendavel!

MINHA sugestão... kit cs60D nas portas ligados em 2 canais de um AB 4100... use os dois outros canais para um par de 6x9 com o melhor som q vc achar (sinceramente naum sei oq sugerir... talvez um par de BOmber Top), use o Fader do player para DESLIGAR os 6x9s qdo estiver dentro do carro e desligue os kits qdo for abrir a mala! Nada de hi-fi mas um dia-a-dia bem superior q a maioria esmagadora q a gnt ve por ai!

[edit] é recomendável fazer uma caixa no tampão e direcionar os 69 para trás, uns 10 litros selados pra cada 69 deve ser suficiente.. ou até menos!

Gabriel

Mas o cara ai ker um soh para abrir o malas e naum soh um spl........ bem diferente do Ometto q tinha graves fortissimos! e num sitema Hi-fi , mto dificil existir um de verdade em um auto , mas se tem graves de mais num eh hi-fi........ :legal:

Postado em

Hi-fi é som FLAT, sem graves demais, medios demais nem agudos demais! independente do SPL produzido... se eu conseguir um som com 140dB em toda a faixa de frequencia e conseguir todos os efeitos de palco imagem bla bla bla... é raifai sim... pq naum???

oq eu comentei foi principalmente qto à divisão do forum! Afinal aki no hi-fi entram todos os projetos SQPL sérios (como o do golf do roberto) e o do Ometto estaria aki tbem!

Ele ker abrir a mala... mas essa naum eh a principal idéia do som dele!

eu faria um SQPL interno e qdo abrisse a mala soh mudaria o corte do sub!

o UXP toca ateh q legal com mala aberta... claro, q naum vai render taum bem com uma caixa q desça nas profundezas como se fosse uma caixa projetada pra trio! mas naum fará feio em um churrasquinho naum!

o cara naum ker competir em campeonato de trio! ele soh ker um sonzinho pra abrir num churras e tals!

nesse caso eu naum levo isso em conta ao pensar no projeto da caixa... afinal o principal objetivo é o som interno!

Distroy,

2 UXP são mais q o recomendado para um kit cs60D... em se tratando de hi-fi, porém... em se tratando de SQPL tah ótimo... naum será akele som q vc naum ouve nada além dos graves! msm porque ao ouvir o som dentro do carro pra si msm (sem kerer disparar todos os alarmes do quarteirão) vc coloca o corte bem baixo (naum sei os cortes do seu player, mas se for 50/80/125, coloca 50 ou 80 dependendo de como o kit vai se comportar na sua porta) e pode atenuar o sub pra ficar mais agradável! Joga o fader todinho pra frente pra cancelar os 69 e pronto!

qdo kiser impressionar a galera da calçada, coloca o corte em 80Hz ou 125 e taca o sub em 0 (isso mesmo ZERO, eh o MAXIMO q seu sub pode ficar... +6 eh só pra mandar distorção e torrar o sub! ah... eskece o LOUD tbem! e o Bass... em 0 tbem!) assim vc terá MUUUUUITA pressão e o grave "pra fora". aki vc pode deixar os 69 como kiser e achar melhor!

em churras e tals... abre o PM e coloca o sub em 125, atenua o kit das portas... e só alegria!

Gabriel

Postado em

Issooo! eh bem isso q eu to querendo! Não é um som total HI-FI e sim um som que não seja apenas graves ou agudos. Abrir o PM apenas em um churrasco ou bar na praia etc.. SUBSONIC, com esse sistema, a musica(e não só a batida) poderá ser ouvida cerca de quantos metros?

Postado em

eu tb entendi o ponto de vista do cara, ele quer é poder parar num lugar, abrir a porta e poder curtir o som com uma galerinha ali do lado do carro, é isso??

nada de ficar abrindo porta malas e competindo com meia dúzia de corneteiros right?

como o "hi-fi" mesmo não é a meta do cara, e sim um som com frequencias equilibradas e muuuito SPL, acho que da pra arriscar 2 kits CS-60D na frante, pq pelas minhas experiencias com UXP o bixo da muuuito grave..

palco sonoro, imagem estereofônica creio que não seja a meta do cara..

[]'s

Postado em
Correto! N quero competir, e sim ouvir MUSICA alta com frequencias equilibradas e bastante agressividade na batita.

Legal , entaum vc estana seção errada do forum!! pede pra algum moderador por no geral , aki eh alta fidelidade , naum eh o seu caso...... :legal:

Postado em
Legal , entaum vc estana seção errada do forum!! pede pra algum moderador por no geral , aki eh alta fidelidade , naum eh o seu caso...... :legal:

Aí galera.... Pelo MEU julgamento de moderador o som do cara não é Hi-FI, mas não há a necessidade de mover o tópico, mesmo porque aqui a gente tem MUITO tópico que num é HI-FI né? (não há a necessidade de citar exemplos né?). Então eu só moveria o tópico se o dono pedir.

Acho que a intenção do fórum, bem como a sua "ideologia" é a ajuda mútua, independentemente do que o cara quer o importante é ajudar e ser ajudado, então acho que a GENTE (inclusive EU) poderia parar de recriminar alguns tipos de dúvidas, ajudar mais e polemizar menos.

A idéia que o subsonic deu foi ÓTIMA, de um ponto de vista, eu já teria outro modo de pensar: não "estragar" o som com 6x9. Acho que Colocando 2 kits e trabalhando a porta direitinho os kits podem sim acompanhar com QUALIDADE (não fidelidade total, mas uma "certa qualidade") os 2 UXP de 12" (quem sabe a gente não consegue mudar a idéia dele pra 2 UXP de 10"?).

Essa é a idéia do fórum, ao invés de pensar logo que esse tópico não deveria estar aqui pensar mais em COMO UTILIZAR O CONHECIMENTO DE "HI-FI" QUE A "GENTE" TEM PARA AJUDAR NO TÓPICO.

QUANDO a melhor ajuda for reencaminhar para outro tópico aí sim a gente move.

:vts

Agradeço a ajuda de todos.

Mp.

Postado em

Concordo com a idéia dos UXP de 10"... aliás... concordo MUITO!!!

eu naum proponho colocar 2 kits na frente por mtos motivos, mas os principais são esses:

1- eh um infeeeerno acertar tudo isso pra tocar bonito com pelo menos um vislumbre de palco (som q naum eh stereo pra mim naum eh som.. eh barulho! o stereo foi inventado em na decada de 50... se for pra escutar mono escuta logo num gramofone, pelo menos tem um certo ramantismo! ;) )

2- é feio pacas abrir as portas da frente pra tocar pra fora!!!!

3 - ninguem em sã consciencia fica dentro de um carro com 200W, 4woofers e 4 tweeters tocando! eh simplesmente desnecessário! ele iria manter o volume abaixo da metade no dia a dia e fazer a patacoada de abrir as portas da frente pra tocar pra fora! ele soh vai precisar de mais q o kit dá qdo for abrir a mala.... ;)

O motivo #3 é basicamente a resposta para o Murilo

Ninguem em sã consciencia ouve som pra qualidade com 2 subs de 400W! qdo passar de um certo volume FUEDA-se palco e o escabáu... o negocio eh barulho mesmo! dai os 69 se dariam melhor q o kit!!! No dia a dia ele pode manter os subs atenuados pra acompanhar o kit numa boa... e pra brutalizar manda o bixo em 0 dB e dexa arder!

EU toh tentando manter o espirito hi-fi da coisa mas adaptando aos interesses do cara!

minha idéia de kit/6x9 eh pra fazer um hibrido msm... no dia a dia ele terá um "kit UXP" básico... q mta gente tem (chamando o csD de UXPzinho como fazem aki na minha cidade :P ) e dá uma qualidade mto maior q o preço! um bom posicionamento do tw e uma boa porta e vc tem um som bem legal com td q um hi-fi tem (com uma qualidade MUUUUUITO menor, mas todos os adjetivos audiófilos são aplicáveis, ainda q alguns tenham avaliação sofrivel). qdo ele kiser fazer piseiro manda os 69 berrar e pronto... ainda eh melhor q 2 cornetas e 2 STs !!!

qto a distancia q da pra ouvir... tem um zilhão de fatores q interferem nisso, desde o posicionamento dos falantes até a umidade do ar e correntes de convecção agindo sobre as massas polares e o comportamento reprodutivo das baleias jubarte!

simplesmente naum da pra prever... o grave sempre vai chegar primeiro... a naum ser q vc tenha 8 cornetas e um sub de 10", mas com esse setup vc consegue fazer a galera da calçada entender a letra da musica e cantar junto! hehe

Gabriel

Postado em
Aí galera.... Pelo MEU julgamento de moderador o som do cara não é Hi-FI, mas não há a necessidade de mover o tópico, mesmo porque aqui a gente tem MUITO tópico que num é HI-FI né? (não há a necessidade de citar exemplos né?). Então eu só moveria o tópico se o dono pedir.

Acho que a intenção do fórum, bem como a sua "ideologia" é a ajuda mútua, independentemente do que o cara quer o importante é ajudar e ser ajudado, então acho que a GENTE (inclusive EU) poderia parar de recriminar alguns tipos de dúvidas, ajudar mais e polemizar menos.

A idéia que o subsonic deu foi ÓTIMA, de um ponto de vista, eu já teria outro modo de pensar: não "estragar" o som com 6x9. Acho que Colocando 2 kits e trabalhando a porta direitinho os kits podem sim acompanhar com QUALIDADE (não fidelidade total, mas uma "certa qualidade") os 2 UXP de 12" (quem sabe a gente não consegue mudar a idéia dele pra 2 UXP de 10"?).

Essa é a idéia do fórum, ao invés de pensar logo que esse tópico não deveria estar aqui pensar mais em COMO UTILIZAR O CONHECIMENTO DE "HI-FI" QUE A "GENTE" TEM PARA AJUDAR NO TÓPICO.

QUANDO a melhor ajuda for reencaminhar para outro tópico aí sim a gente move.

:vts

Agradeço a ajuda de todos.

Mp.

Bom eu creio q esta equivocado , o topico soh muda se o dono pedir ?? naum!! creio q o q eh certo e certo , na boa se ele tiver numa area onde for mais comun o som dele , com ctz mais pessoas podem ajuda-lo , pq pra hi-fi esta anos luz......existe uma grande confusão , e jah pedi para o Moti abrir mais um seção no forum , afinal mtos naum sabem a diferença entre som de qualidade e som de fidelidade , mas eh mto grande.......ok? :legal:

Postado em

Caraaa eu não sabia que isso terminaria em discução, um topico numa "sessão errada", não acredito q fazem um alarde desses por causa disso. Coloquei nessa sessão pois o pessoal da mesma entende de qualidade e equilibrio entre frequencias(ja vi que é verdade) Isso é crime? Ja consegui muita informação aqui não vejo pq mudar mais se for a vontade do pessoal que frequenta pode transferir. Mais voltando ao assunto:

Eu concordo com essa de dia a dia> +qualidade, musica alta> - qualidade +pancada, ja que eh muito dificil associar os dois :( .

Ah e desculpem mais uma vez, mas como disse no inicio eu não entendo muito de som automotivo e por isso estou aqui pedindo ajuda. Lugar errado ou não acho que já valeu apena!

Grato!

Postado em
Caraaa eu não sabia que isso terminaria em discução, um topico numa "sessão errada", não acredito q fazem um alarde desses por causa disso. Coloquei nessa sessão pois o pessoal da mesma entende de qualidade e equilibrio entre frequencias(ja vi que é verdade) Isso é crime? Ja consegui muita informação aqui não vejo pq mudar mais se for a vontade do pessoal que frequenta pode transferir. Mais voltando ao assunto:

Eu concordo com essa de dia a dia> +qualidade, musica alta> - qualidade +pancada, ja que eh muito dificil associar os dois :( .

Ah e desculpem mais uma vez, mas como disse no inicio eu não entendo muito de som automotivo e por isso estou aqui pedindo ajuda. Lugar errado ou não acho que já valeu apena!

Grato!

Discussão , eh saudavel!! Mas com ctz os conceitos do pessoal taum mto longe de compreender..... a questão de equilibrio de frequencias eh uma coisa , nem soh por ter freq equilibradas , vc tem um som de fidelidade....mas essa divisao alta fidelidade eh mto diferente do q vc procura , isto q levantei.....

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...