Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guto de Almeida

(((teste De Potência)))

Recommended Posts

Postado em

E ae Galerinha ?

Venho aqui mais uma vez mostrar mais uma das minhas contribuições para o crescimento do fórum e de conhecimento ...

Fiz o teste de potência de um ROADSTAR ...

Bom segui ae as descrições :

Modulo testado: ROADSTAR RS-4410AMP

Fiação Utilizada: Pirelle 16mm

RCA Utilizado: Santo Angelo

Baterias utilizadas: 56 A no Cofre , 115 A na Mala

CD Player: ALPINE CDA-7930 (RCA 4V)

Freq. Utilizada: 50hz PURA

Resistência: 3,4 Ohms (não consegui cortar ela em 4 Ohms hahaha)

Multímetro: Amarelinho (cabritão)

Formas testadas: Cada canal em 3,4 ohms e Cada bridge em 3,4 ohms

Procedimento:

O Player Alpine manda distorção acima do volume 30 (ele vai até 35) , então os testes foram feitos em 30 no player ... Totalmente FLATADO , só sinal mesmo .

Regulagem do modulo foi feita usando o bom e velho multímetro AMARELINHO , fui subindo o ganho , e quando não mudava mais os valor de Volts no multímetro eu voltava e deixava ele onde TEORICAMENTE , não teria distorção ... (mais informações sobre esse teste , entrar nos artigos AUTOSOM.NET)

Agora segui as fotos ... Qualquer duvida perguntem !

015gz.jpg

021cj.jpg

038uz.jpg

045os.jpg

054si.jpg

(antes que perguntem , eu só tirei essa placa dae pra trocar os LEDs , pois são MUITO apagados , vou colocar uns super brilhante ... mais por funcionalidade mesmo , não por "belezura")

060gc.jpg

070or.jpg

Postado em

Bancada de Testes !

087ys.jpg

Modulo do teste

093cv.jpg

Resistencia de 3,4 Ohms

109bg.jpg

112pf1.jpg

Balde d´agua pra não estourar a resistencia

127iu.jpg

Bateria da mala de 115A

131sw.jpg

O ALPINO

142ld1.jpg

Cd Utilizado ... Eu mesmo fiz o cdzin ... Classe A o melhor pra teste de graves !

159ls.jpg

Valor de Volts por Canal (medi todos os canais , tudo o mesmo valor)

169ac.jpg

Valor de Volts por BRIDGE (medi os 2 canais , tudo o mesmo valor)

176gv1.jpg

Concluindo ... O modulo manda bem até ...

A restencia até que foi legal , pois é o meio termo entre 4 Ohms e 2 Ohms ...

resumindo:

Por canal manda : 117 Wrms (isso eu achei muito por canal , mais foi o que deu no multimentro)

Por Bridge : 303 W rms

lembrando que foi o seguinte ...

Esse valor obtido foi tirado com o valor abaixo do máximo que ele pode dar (que seria com distorção) , em cada valor que tem na foto , foi tirado uns 3 ou 4 V .

Digo isso pois a base dos testes foi a mesmo indicada artigo , que diz o seguinte:

Após uma determinada posição do ganho, mesmo aumentando o seu nível continuaremos com praticamente a mesma tensão nas saídas do amplificador, é nesse ponto que o amplificador está fornecendo a sua potência RMS máxima e não há necessidade alguma de aumentarmos ainda mais o controle do nível de sensibilidade de entrada (ganho), pois a única coisa que aumentará será a sua distorção harmônica total, que é muito prejudicial aos alto-falantes.

Postado em

Interessante é que os resultados obtidos com esses tipos de testes sempre dao acima da potencia que os fabricantes fornecem. Ja fizeram aqui no forum testes com o power one, boss, lanzar entre outros e sempre dao acima.

Porque será que isso acontece?

Eu não acredito que as empresas deixariam de informar a potencia total do modulo para informar uma um pouco mais baixa...

Eu acho que algum fator faz com que a potencia não seja realmente a fornecida pelo modulo. Como eu não entendo disso deixo para os experts no assunto hehe :unsure:

Mas esse teste foi de grande importacia pra mostrar mais uma vez que pelo menos mentir na potencia a Roadstar não mente.

Postado em
Interessante é que os resultados obtidos com esses tipos de testes sempre dao acima da potencia que os fabricantes fornecem. Ja fizeram aqui no forum testes com o power one, boss, lanzar entre outros e sempre dao acima.

Porque será que isso acontece?

Eu não acredito que as empresas deixariam de informar a potencia total do modulo para informar uma um pouco mais baixa...

Eu acho que algum fator faz com que a potencia não seja realmente a fornecida pelo modulo. Como eu não entendo disso deixo para os experts no assunto hehe :unsure:

Mas esse teste foi de grande importacia pra mostrar mais uma vez que pelo menos mentir na potencia a Roadstar não mente.

o Rafael não postou aqui , mais me disse no MSN ... que o teste está errado ...

ele poderia explicar isso melhor , mais se não quiser tudo bem ...

o que podemos dizer é que se todos os testes dão isso , é pq algo está errado , e todos usam o metodo A RISCA do que está nos artigos né ???

Sendo assim , creio que o artigo possa ter falhas ...

o Rafael disse que o meu multimentro não é o certo pra o teste , mais pelo o que li no artigo , não está especificando NENHUM multimetro em especial , lógo ... pelo artigo , meu teste está certo !

Postado em

senao me engano guto é pq esses multimetros "amarelinhos" só medem corretamente em 60Hz pois é a frequencia da rede eletrica, ou seja em outras frequencias não dá um valor correto como o seu foi a 50Hz pode ter sido isso ;)

Postado em
senao me engano guto é pq esses multimetros "amarelinhos" só medem corretamente em 60Hz pois é a frequencia da rede eletrica, ou seja em outras frequencias não dá um valor correto como o seu foi a 50Hz pode ter sido isso ;)

intendido ... irei procurar um multimetro melhor então !

e rever esse teste !

EDIT: Mais tem outro porem TB , o 220 é em 50 hz não é ??? como é então que o AMARELINHO consegui medir de boa ???

Postado em

O Ideal seria utilizar um multimetro "True RMS" e um Osciloscópio pra monitorar a distorção. Medir as saídas com o sinal clipado vai resultar uma potencia bem maior que a real... :pirou:

Postado em
O Ideal seria utilizar um multimetro "True RMS" e um Osciloscópio pra monitorar a distorção. Medir as saídas com o sinal clipado vai resultar uma potencia bem maior que a real... :pirou:

o Rafael disse isso !

Tem um porem que eu não levei em conta !

o meu Player manda 4V. no RCA .

A entrada máxima do amplificador é 4V.

A senoide que eu usei , era uma em 0 DB (não essas que tem por ae que é em -3DB).

Sendo assim , eu não teria nem que mexer no ganho não é ???

ou tô errado ?

o player no máximo manda 4V , a entrada máxima do modulo é 4V , então eu posso muito bem colocar a senoide e o player no máximo pra mandar 4V no modulo com o ganho zerado ...

acho que assim poderia começar a Clarear esse resultado , não é mesmo ??? Ou estou errado ?

Postado em
teoricamente sim Guto, mas tem o ideal seria o scope mesmo, pois na pratica a teoria é outra ;)

o Maior problema Anderson , é ter acesso aos equipamentos ...

acredito que esse Artigo do forum precisaria ser revisado viu , não é tão simples quanto parece viu !

não é mesmo ...

Mais eu vou fazer outro teste ... com o que tenho aqui em mãos .

Vou medir deixando o ganho no zero (que teoricamente daria mais certo)

Postado em

pois é guto, osciloscopio não se acha em qualquer esquina, tava pensando em fazer uns testes no laboratorio do CEFET aqui conheco o coordenador estudei lá, mas falta coragem ehehehehe e tempo

Postado em

Esses multimetros não medem a tensão rms, e sim a tensão de pico.

Para esses resultados chegarem o mais próximo do real, use a seguinte formula.

V= Vmax / raiz 2

Sendo assim 32V / 1,4142 => 22,6Vrms

Potencia Rms = V2/R => 22,6 ao quadrado / 3,6 ohms => 142,12 Wrms no bridge.

Espero ter ajudado

Abraços

Rafael

Postado em
Esses multimetros não medem a tensão rms, e sim a tensão de pico.

Para esses resultados chegarem o mais próximo do real, use a seguinte formula.

V= Vmax / raiz 2

Sendo assim 32V / 1,4142 => 22,6Vrms

Potencia Rms = V2/R => 22,6 ao quadrado / 3,6 ohms => 142,12 Wrms no bridge.

Espero ter ajudado

Abraços

Rafael

tá legal ...

achie legal isso ae ...

quer dizer então que de um certo modo a medição está certa ???

ou é viagem ?

Postado em

fala gutão!

umas dicas:

O amarelinho vai medir legal em 50Hz também.

220V como 127V são em 60Hz no Brasil...

A potência medida sem a onda clipada no scope (se está clipada) vai dar próxima disto aí, serve como primeira vista mesmo.

O sinal senoidal tem -3dB de energia em relação à onda quadrada. O que tu quiz dizer foi que o pico está a zero dB na gravação, né?

Tem mais coisas que poderia se sugerir neste tipo de teste, por exemplo a medida da corrente que circula na carga (como a resistência vai subir com a temperatura a excursão de tensão na carga vai ser maior = pot lida maior)

Postado em

Mede a tensão RMS sim, tchê, apenas não é "true rms", o que significa que formas de onda não perfeitamente senoidais vão ser lidas com um erro maior, por exemplo um sinal clipado.

EDIT: Pode verificar isto medindo os 127Vrms (ou 220V) da tomada, cujos valores de pico são maiores.

Postado em

então vamos recapitular TUUUUDo agora ...

pelos calculos do Rafael ... os valores Reais que Roadstar manda é :

Por canal : 57 RMS em 3,4 ohms

Por Bridge : 129 RMS em 3,4 ohms (estou usando uma base pra arredondar a Voltagem , então eu usei 30V ao invez de 32V)

é ... Está até aceitavel !

mais ainda está complicado !

Postado em
fala gutão!

umas dicas:

O amarelinho vai medir legal em 50Hz também.

220V como 127V são em 60Hz no Brasil...

A potência medida sem a onda clipada no scope (se está clipada) vai dar próxima disto aí, serve como primeira vista mesmo.

O sinal senoidal tem -3dB de energia em relação à onda quadrada. O que tu quiz dizer foi que o pico está a zero dB na gravação, né?

Tem mais coisas que poderia se sugerir neste tipo de teste, por exemplo a medida da corrente que circula na carga (como a resistência vai subir com a temperatura a excursão de tensão na carga vai ser maior = pot lida maior)

Sim murilão ... a gravação digital é o máximo 0 DB , sendo assim está no máximo sem clipar ...

Postado em

seguinte ...

o outro tópico que fizeram sobre esse amp. foi esse AQUI , mas no deles deu um valor mais auto que o que eu tirei hahahaha então tá MAIS CONFUSO ainda a parada....

e Fabinho , se vc ver lá as primeira fotos , tem o valor que o fabricante diz que tem , eu tirei foto do manual !

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...