Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
GGG

Subs - Potencia minima pra empurrar

a potencia minima pra empurrar um sub é:  

230 votos

  1. 1. a potencia minima pra empurrar um sub é:

    • de 0% a 20% da potencia RMS
      3
    • de 20% a 40% da potencia RMS
      12
    • de 40% a 60% da potencia RMS
      23
    • de 60% a 80% da potencia RMS
      40
    • de 80% a 100% da potencia RMS
      39
    • acima de 100% da potencia RMS
      28


Recommended Posts

Ae galera... vamos fazer um tópico d utilidade pública ae!

 

Muita gente tem dúvida (inclusive eu) sobre qual o mínimo d potência necessária pra empurrar um sub decentemente...

 

O objetivo da enquete é criar um tópico que sirva como referência pra quem quer colocar um sub mas não sabe qual potência aplicar nele.

 

Sobre as respostas:

exemplo ---> se eu acho q pra empurrar um sub d 800Wrms eu preciso d no minimo 300Wrms, eu marco a opção "de 20% a 40% da potencia RMS", pq 300Wrms equivale a 37,5% da potencia maxima RMS do sub.

 

Deu pra sacar a ideia? Então dê sua opinião!!

 

Obs.: considerar a média... Sem se apegar a casos particulares do tipo "ah mas o sub tal nao é bom com pouca potência" ou então "akele outro sub é ótimo mesmo com baixas potências aplicadas"...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz... eu acho que varia de cada sub. Por ex: E2k, por ser bom em freqs. mais baixas, precisa de uma potencia razoavelmente alta (acho que acima da metade) pra reproduzir bem.... os Nitro, por serem pancadao, não devem precisar nem da metade da potencia p/ cumprir oq prometem...

 

(doido sou eu, que vou usar agora um e2k 700rms no bridge do 4.8. Vou dar, no maximo, teóricos 34% de sua potencia.... vou ver oq vai ser de mim! :P )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ae galera... vamos fazer um tópico d utilidade pública ae!

 

Muita gente tem dúvida (inclusive eu) sobre qual o mínimo d potência necessária pra empurrar um sub decentemente...

 

O objetivo da enquete é criar um tópico que sirva como referência pra quem quer colocar um sub mas não sabe qual potência aplicar nele.

 

Sobre as respostas:

exemplo ---> se eu acho q pra empurrar um sub d 800Wrms eu preciso d no minimo 300Wrms, eu marco a opção "de 20% a 40% da potencia RMS", pq 300Wrms equivale a 37,5% da potencia maxima RMS do sub.

 

Deu pra sacar a ideia? Então dê sua opinião!!

 

Obs.: considerar a média... Sem se apegar a casos particulares do tipo "ah mas o sub tal nao é bom com pouca potência" ou então "akele outro sub é ótimo mesmo com baixas potências aplicadas"...

Bem isso depende do Falante e da utilização dele....

 

Em sistemas de qualidade com subs de sensibilidade baixa, precisamos de +- 200% da potência suportada para manter a dinâmica, pois da senoide que é medida a potência RMS dos amps para música classica temos uma diferença MUITO grande do que o amp entrega no falante algo em torno de 15 dB á menos....

 

Para Trios Elétricos e PAs a preocupação principal é manter a integridade do falante, portanto 70%-80% do que o falante suporta é o recomendado.

 

 

Se você quer que o falante FALE em 40 - 35 HZ, potência é MUITO importante portanto pelo menos 100%

 

 

Alguns falantes (como a linha UXP e EDX da Bravox) mantem a resposta com potencias inferiores , o UXP com 50% e o EDX com... 10% !!!

 

Mas no dia a dia sem saber qual falante é e ppra que vai ser usado ficaria com 70%.

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rapaz... eu acho que varia de cada sub. Por ex: E2k, por ser bom em freqs. mais baixas, precisa de uma potencia razoavelmente alta (acho que acima da metade) pra reproduzir bem.... os Nitro, por serem pancadao, não devem precisar nem da metade da potencia p/ cumprir oq prometem...

 

(doido sou eu, que vou usar agora um e2k 700rms no bridge do 4.8. Vou dar, no maximo, teóricos 34% de sua potencia.... vou ver oq vai ser de mim! :P )

Sera entao q a porcentagem d potencia depende d quão baixo nas frequenicas vc quer chegar? tipo... pra chegar nos subgraves vc precisa d mais do q pra chegar no graves?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo que sei o upx é multiuse, e como a maioria dos bravox, tem um ótimo subgrave.

 

meu sub começa a tocar com presença com 20W (de 140W de pe) mais ou menos, mas o amp tem mais que 100% da pot do sub, deixo o ganho beem baixo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Os subgraves sao comparaveis aos do e2k vc acha?

Não. Isso se usarmos a potencia certa nos dois.

 

Com 250 WRMS o subgrave do UXP é melhor.

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rapaz... eu acho que varia de cada sub. Por ex: E2k, por ser bom em freqs. mais baixas, precisa de uma potencia razoavelmente alta (acho que acima da metade) pra reproduzir bem.... os Nitro, por serem pancadao, não devem precisar nem da metade da potencia p/ cumprir oq prometem...

 

(doido sou eu, que vou usar agora um e2k 700rms no bridge do 4.8. Vou dar, no maximo, teóricos 34% de sua potencia.... vou ver oq vai ser de mim!  :P )

Sera entao q a porcentagem d potencia depende d quão baixo nas frequenicas vc quer chegar? tipo... pra chegar nos subgraves vc precisa d mais do q pra chegar no graves?

Exato.

 

[]

 

sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não. Isso se usarmos a potencia certa nos dois.

 

Com 250 WRMS o subgrave do UXP é melhor.

 

[]

 

Sandro

Putz!!! Fiquei rindo pras paredes agora! Comprei há pouco tempo um UXP de 12" BD2. Só falta fazer a caixa... A caixa recomendada pelo fabricante está bom ou posso obter mais qualidade do falante com outro projeto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não. Isso se usarmos a potencia certa nos dois.

 

Com 250 WRMS o subgrave do UXP é melhor.

 

[]

 

Sandro

Putz!!! Fiquei rindo pras paredes agora! Comprei há pouco tempo um UXP de 12" BD2. Só falta fazer a caixa... A caixa recomendada pelo fabricante está bom ou posso obter mais qualidade do falante com outro projeto?

Caixa de fabricante é igual aspirina... serve pra tudo..

EU particularmente gosto de uma sintonia mais baixa e uma caixa um pouco maior pra render sub graves, mas isso baixa a SPL do conjunto....

 

O que você espera da sua caixa ?

 

Disparar alarmes ?

Ouvir música com qualidade ?

 

Eu costumo recomendar pra esse cara (UXP12D-2) 53 l com 1 duto de 4" x 27 cm... Ninguem me xingou ainda :P

 

Dutos e falantes já descontados.

 

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não. Isso se usarmos a potencia certa nos dois.

 

Com 250 WRMS o subgrave do UXP é melhor.

 

[]

 

Sandro

Putz!!! Fiquei rindo pras paredes agora! Comprei há pouco tempo um UXP de 12" BD2. Só falta fazer a caixa... A caixa recomendada pelo fabricante está bom ou posso obter mais qualidade do falante com outro projeto?

Caixa de fabricante é igual aspirina... serve pra tudo..

EU particularmente gosto de uma sintonia mais baixa e uma caixa um pouco maior pra render sub graves, mas isso baixa a SPL do conjunto....

 

O que você espera da sua caixa ?

 

Disparar alarmes ?

Ouvir música com qualidade ?

 

Eu costumo recomendar pra esse cara (UXP12D-2) 53 l com 1 duto de 4" x 27 cm... Ninguem me xingou ainda :P

 

Dutos e falantes já descontados.

 

 

[]

 

Sandro

O suporte da Bravox me recomendou usar 56,6l + 3l do falante + duto de 10"x40cm! Bem diferente do seu projeto... Qual a diferença em termos de som dos dois? Num dá pra juntar subgrave com qualidade e um pouco de pancada (spl)?

 

Valeu Sandro pela ajuda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não. Isso se usarmos a potencia certa nos dois.

 

Com 250 WRMS o subgrave do UXP é melhor.

 

[]

 

Sandro

Putz!!! Fiquei rindo pras paredes agora! Comprei há pouco tempo um UXP de 12" BD2. Só falta fazer a caixa... A caixa recomendada pelo fabricante está bom ou posso obter mais qualidade do falante com outro projeto?

Caixa de fabricante é igual aspirina... serve pra tudo..

EU particularmente gosto de uma sintonia mais baixa e uma caixa um pouco maior pra render sub graves, mas isso baixa a SPL do conjunto....

 

O que você espera da sua caixa ?

 

Disparar alarmes ?

Ouvir música com qualidade ?

 

Eu costumo recomendar pra esse cara (UXP12D-2) 53 l com 1 duto de 4" x 27 cm... Ninguem me xingou ainda :P

 

Dutos e falantes já descontados.

 

 

[]

 

Sandro

O suporte da Bravox me recomendou usar 56,6l + 3l do falante + duto de 10"x40cm! Bem diferente do seu projeto... Qual a diferença em termos de som dos dois? Num dá pra juntar subgrave com qualidade e um pouco de pancada (spl)?

 

Valeu Sandro pela ajuda!

Bem diferente não... dentro da Margem.

 

A Caixa que a bravox te passou dá mais sub graves mas menos SPL do que a que eu passei....

 

as duas servem , tanto que no site tá..... 50 l :)

 

o que você espera da caixa ?

 

 

[]

 

Sandro

Que tenha mais subgrave, pancada (em algumas músicas) e principalmente qualidade que o meu atual Bomber Upgrade 12" na selada (tosca).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu uso 140% a + da potência do meu sub + ou - para o dia-a-dia!!

Editado por luizinho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não. Isso se usarmos a potencia certa nos dois.

 

Com 250 WRMS o subgrave do UXP é melhor.

 

[]

 

Sandro

Putz!!! Fiquei rindo pras paredes agora! Comprei há pouco tempo um UXP de 12" BD2. Só falta fazer a caixa... A caixa recomendada pelo fabricante está bom ou posso obter mais qualidade do falante com outro projeto?

Caixa de fabricante é igual aspirina... serve pra tudo..

EU particularmente gosto de uma sintonia mais baixa e uma caixa um pouco maior pra render sub graves, mas isso baixa a SPL do conjunto....

 

O que você espera da sua caixa ?

 

Disparar alarmes ?

Ouvir música com qualidade ?

 

Eu costumo recomendar pra esse cara (UXP12D-2) 53 l com 1 duto de 4" x 27 cm... Ninguem me xingou ainda :P

 

Dutos e falantes já descontados.

 

 

[]

 

Sandro

O suporte da Bravox me recomendou usar 56,6l + 3l do falante + duto de 10"x40cm! Bem diferente do seu projeto... Qual a diferença em termos de som dos dois? Num dá pra juntar subgrave com qualidade e um pouco de pancada (spl)?

 

Valeu Sandro pela ajuda!

Bem diferente não... dentro da Margem.

 

A Caixa que a bravox te passou dá mais sub graves mas menos SPL do que a que eu passei....

 

as duas servem , tanto que no site tá..... 50 l :)

 

o que você espera da caixa ?

 

 

[]

 

Sandro

Que tenha mais subgrave, pancada (em algumas músicas) e principalmente qualidade que o meu atual Bomber Upgrade 12" na selada (tosca).

Pancada usa a caixa menor.. sub grave a maior...

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pois eh sandrao, e rapaz, a caixa nao tera mta diferenca nao, um nao vai ficar seca e a outra molhada ;) olha so o melhor era tu fazer a caixa de 53L e o duto cortar varios pedacos e achar o que tenha melhor coordenacao com teu carro, com teu gosto musical...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
pois eh sandrao, e rapaz, a caixa nao tera mta diferenca nao, um nao vai ficar seca e a outra molhada ;) olha so o melhor era tu fazer a caixa de 53L e o duto cortar varios pedacos e achar o que tenha melhor coordenacao com teu carro, com teu gosto musical...

Funciona mais ou menos assim o volume vai permitir que o falante toque frequências mais baixa e a sintonia do duto vai regular o ganho de a cirva de resposta.

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
pois eh sandrao, e rapaz, a caixa nao tera mta diferenca nao, um nao vai ficar seca e a outra molhada ;) olha so o melhor era tu fazer a caixa de 53L e o duto cortar varios pedacos e achar o que tenha melhor coordenacao com teu carro, com teu gosto musical...

Valeu murilo pela força, mas pq 53l e não os 56,6 recomendados pelo fabricante? Vc diz 53 mais 3l do falante? Quero montar uma caixa considerada muito boa... o que eu posso fazer? Esse sub por ser novo pouca gente já ouviu tocar...

Editado por Destroyer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pois acontece que caixas recomendadas de fabrica saoprojetadas para ressaltarem as características divulgadas do alto-falante,portanto para uma caixa mais personalizada o ideal eh mandar mail parao fabricante, ng malhor do que eles para lhe darem uma caixa, pois conhecem a fundo seuproduto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Valeu murilo pela força, mas pq 53l e não os 56,6 recomendados pelo fabricante? Vc diz 53 mais 3l do falante? Quero montar uma caixa considerada muito boa... o que eu posso fazer? Esse sub por ser novo pouca gente já ouviu tocar...

53 Com tudo descontado...

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
pois acontece que caixas recomendadas de fabrica saoprojetadas para ressaltarem as características divulgadas do alto-falante,portanto para uma caixa mais personalizada o ideal eh mandar mail parao fabricante, ng malhor do que eles para lhe darem uma caixa, pois conhecem a fundo seuproduto

Com certeza murilo! O Jr me recomendou o que está no manual: 56,6l + 3l do falante e duto de 10"x40cm.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
53 Com tudo descontado...

 

[]

 

Sandro

Acredito que de 53l para 59,6 já dê alguma diferença... Certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos dar pau no sub. Sempre deu mais potencia nos meus subs do que o indicado e ate hj não queimei nenhum (talvez eu tenha sorte).

O importante é liberar potencia sem distorção pra não danificar o sub e não fazer como um monte de loco q eu conheço q pensam q se der cada vez mais + potencia o sub vai tocar +. dae acabam derretendo o sub e sabem porque.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fala gaucho o qto de potencia destinada ao sub vai depender de muitas coisas, entre elas o tipo e sintonia da caixa, destinacao e tipo de musicas que serao reproduzidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
53 Com tudo descontado...

 

[]

 

Sandro

Acredito que de 53l para 59,6 já dê alguma diferença... Certo?

Claro que dá !!!

 

Com o volume maior você vai ter mais sub grave, entretanto SPL menor, não esquecer que a sintonia deve ser baixa com caixas grandes pra que o cone não se divorcie do restante do falante....

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O dimensionamento de potência deve ser feito em função do tipo de música reproduzida pelo sistema de som.

O dobro de potência pode ser aplicado sem problema algum, mesmo com reprodução de musicas eletronicas e "bass".

Por trás disso deve ser considerado o dimensionamento do sistema de energia e regulagem do amplificador para não fornecer mais de uns 5% de THD+N.

Lembrem-se também que em determinados casos se você aumentar o volume no CD Player em 1 ponto (por exemplo do 30 para o 31) o amplificador pode passar de 0,5% para 10% de THD!!

Isso tudo com a potência MEDIDA e não DIVULGADA, pois de pegarmos como exemplo o tal do Boss 3000D (1 x 3000W RMS segundo o fabricante, em 1 Ohm e consumo de 90A) dá para utilizar ele em apenas 1 Bomber Bicho Papão com Bobina Dupla de 2 Ohms (ligando as bobinas em paralelo).

Um abraço e Feliz Natal.

Renato

:mac2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...