Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
GGG

Subs - Potencia minima pra empurrar

a potencia minima pra empurrar um sub é:  

230 votos

  1. 1. a potencia minima pra empurrar um sub é:

    • de 0% a 20% da potencia RMS
      3
    • de 20% a 40% da potencia RMS
      12
    • de 40% a 60% da potencia RMS
      23
    • de 60% a 80% da potencia RMS
      40
    • de 80% a 100% da potencia RMS
      39
    • acima de 100% da potencia RMS
      28


Recommended Posts

se o sub tem 500w rms, tem q jogar 500w rms nele! 500w rms sem distorçao é claro. Mas por tempo de 2horas, acho q é isso, dependendo da temp. ambiente. se tiver muito quente, menos de 2 hs.

 

qnado comprar meu som vou colocar um amp mais pot q o subwoofer, pra conseguir jogar pro sub toda a pot q ele suporta sem distorçao.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
se o sub tem 500w rms, tem q jogar 500w rms nele! 500w rms sem distorçao é claro. Mas por tempo de 2horas, acho q é isso, dependendo da temp. ambiente. se tiver muito quente, menos de 2 hs.

 

qnado comprar meu som vou colocar um amp mais pot q o subwoofer, pra conseguir jogar pro sub toda a pot q ele suporta sem distorçao.

2 Horas é o tempo estipulado pela NBR10303, porém é aplicado ruído e não música.

Nos testes da Bomber, além da NBR10303, o pessoal utiliza também outra norma internacional que sugere a reprodução de música por, no mínimo, 100 horas!

Se o alto falante passar pelo teste de 2 horas (ruído) e depois no teste de 100 horas (música), aí sim ele é colocado no mercado.

A influência da temperatura ambiente pode ser desprezada, pois ela é muito inferior a temperatura da bobina, que pode chegar nos 300ºC.

Em um sub de 500W RMS, você pode utilizar um amp bem mais potente, tanto é que indiquei para um amigo meu o Banda VXIce (1500W RMS) para "alimentar" dois Bomber Upgrade (250W RMS, CADA), ou seja, 3 vezes mais potência.

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
se o sub tem 500w rms, tem q jogar 500w rms nele!  500w rms sem distorçao é claro. Mas por tempo de 2horas, acho q é isso, dependendo da temp. ambiente. se tiver muito quente, menos de 2 hs.

 

qnado comprar meu som vou colocar um amp mais pot q o subwoofer, pra conseguir jogar pro sub toda a pot q ele suporta sem distorçao.

2 Horas é o tempo estipulado pela NBR10303, porém é aplicado ruído e não música.

Nos testes da Bomber, além da NBR10303, o pessoal utiliza também outra norma internacional que sugere a reprodução de música por, no mínimo, 100 horas!

Se o alto falante passar pelo teste de 2 horas (ruído) e depois no teste de 100 horas (música), aí sim ele é colocado no mercado.

A influência da temperatura ambiente pode ser desprezada, pois ela é muito inferior a temperatura da bobina, que pode chegar nos 300ºC.

Em um sub de 500W RMS, você pode utilizar um amp bem mais potente, tanto é que indiquei para um amigo meu o Banda VXIce (1500W RMS) para "alimentar" dois Bomber Upgrade (250W RMS, CADA), ou seja, 3 vezes mais potência.

Um abraço,

Renato

entao se eu aplicar a pot q o sub suporta , ou seja, 500w rms de musica num sub de 500w rms, posso queimá-lo facilmente??

 

agora fiquei indignado!!

Editado por futurista

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
entao se eu aplicar a pot q o sub suporta , ou seja, 500w rms de musica num sub de 500w rms, posso queimá-lo facilmente??

 

agora fiquei puto!!!!!

COMO É Q AS FABRICAS DIZEM Q O SUB SUPORTA 500W RMS, MAS NA VERDADE ESSES 500W NAO SAO DE MUSICA?!?! :banghead:banghead:banghead VAO TOMA NO **!!ESPECIFICAÇAO DO CARA***!! :hug

Acho q é exatamente o contrario...

 

o sub suporta potencia bem maior com musica... tanto q a potencia musical é geralmente 2x a potencia nominal RMS...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
entao se eu aplicar a pot q o sub suporta , ou seja, 500w rms de musica num sub de 500w rms,  posso queimá-lo facilmente??

 

agora fiquei puto!!!!!

COMO É Q AS FABRICAS DIZEM Q O SUB SUPORTA 500W RMS, MAS NA VERDADE ESSES 500W NAO SAO DE MUSICA?!?!  :banghead  :banghead  :banghead  VAO TOMA NO **!!ESPECIFICAÇAO DO CARA***!!  :hug

Acho q é exatamente o contrario...

 

o sub suporta potencia bem maior com musica... tanto q a potencia musical é geralmente 2x a potencia nominal RMS...

estamos falando de RMS e nao de PMPO.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o sub suporta potencia bem maior com musica... tanto q a potencia musical é geralmente 2x a potencia nominal RMS...

estamos falando de RMS e nao de PMPO.

não eh isso amigo, "potência musical" é um termo empregado pelos fabricantes, mas não é PMPO, eh uma aproximação da potência com programa musical ao invés de ´senóides´.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O xmax do sub vai influenciar no quanto o sub aguenta de potencia acima da suportada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
estamos falando de RMS e nao de PMPO.

não eh isso amigo, "potência musical" é um termo empregado pelos fabricantes, mas não é PMPO, eh uma aproximação da potência com programa musical ao invés de ´senóides´.

 

Abraços

na real, vou com a maioria da votaçao, jogar de 80 a 100% da pot q o sub suporta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Editado: mais do 100%

 

Particularmente, creio que se um sub suporta 125wrms ele deve receber 250wrms!

Editado por Dereg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sou pessimista em relação ao amp, e ouço + com o carro desligado e a maioria dos fabricantes fornece a potencia em 14,4 V, entaum,

 

+ q 100% :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
na real, vou com a maioria da votaçao, jogar de 80 a 100% da pot q o sub suporta.

Mudei de opiniao! acho q tem q pegar um amplificador com o dobro da potencia do falante.

 

Por exemplo, pra tocar um bicho papao 550w rms usar um amp de 1100w rms, regulando a sensibilidade do amp pra casar com a das saidas rca do player.

 

se se perceber queda de desempenho do sub (provocada por superaquecimento do mesmo) é só diminuir o ganho do amp. (antes q o sub arrebente!)

 

falou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora vamos dizer que usamos um amplificador mosfet do tipo AB que dê 150WRMS.. sabemos que ele vai aproveitar, na maioria dos ABs, cerca de 60% apenas, o que nos dá 90WRMS para o som.

 

se eu tenho um sub que no manual pede 150WRMS continuo e vai até 250WRMS de pico, então ligando esse amplificador de 150WRMS vai deixar o sub trabalhando com bem menos força do que o recomendado, não é isso?

 

Assim a gente teria que alimentar o sub de 150W com pelo menos 250WRMS pra atingir os 150WRMS reais, se fosse um mesmo amplificador AB 60%.

 

Estou certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc ta confundindo rendimento com potencia! esse negocio de 60% pros classe AB quer dizer que DA POTENCIA CONSUMIDA, apenas 60% vira som... o resto vira calor! Então no seu exemplo, esses 150Wrms fornecidos pelo amp já seriam de potencia útil... mas pra gerar esss 150W, seu amp "consumiu" 250W do sistema elétrico do carro...

 

A potencia fornecida é diferente da potencia consumida, e o quociente fornecida/consumida é o rendimento do seu amp...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu

PremiumIIe de 10" bobina Dupla de 4Ohms

 

estou aplicando um canal Bridge do AB4070, em cada bobina do Sub....

 

O SUB tem o Total de 180WRMS sendo cada Bobina 90Wrms...

e nisso estou aplicando 180WRMS em cada Bobina...

 

ou seja o Dobro....bom regulei o ganho e os cortes Exatamentes iguais....

 

Achei bem melhor, pois assim com o ganho bem baixo Obtive o resultado desejado para o SUB...

 

Mais pra frente espero pegar outro SUB, e ai sim aproveitar melhor toda potencia do Amp. AB4070

 

Mas se eu continuar usando dessa maneira, tem algum risco??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ainda me lembro que fizeram um teste e falou que o ideal é 4 x mais potencia para aproveitar + o sub, porque a potencia rms é muito diferente de potencia musical e que potenci musica é em torno de 4x menos potente que a Rms então, minha opinião é + de 100% e ninguém tira da minha cabeça.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ainda me lembro que fizeram um teste e falou que o ideal é 4 x mais potencia para aproveitar + o sub, porque a potencia rms é muito diferente de potencia musical e que potenci musica é em torno de 4x menos potente que a Rms então, minha opinião é + de 100% e ninguém tira da minha cabeça.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
entao se eu aplicar a pot q o sub suporta , ou seja, 500w rms de musica num sub de 500w rms,  posso queimá-lo facilmente??

 

agora fiquei puto!!!!!

COMO É Q AS FABRICAS DIZEM Q O SUB SUPORTA 500W RMS, MAS NA VERDADE ESSES 500W NAO SAO DE MUSICA?!?!  :banghead  :banghead  :banghead  VAO TOMA NO **!!ESPECIFICAÇAO DO CARA***!!  :hug

Acho q é exatamente o contrario...

 

o sub suporta potencia bem maior com musica... tanto q a potencia musical é geralmente 2x a potencia nominal RMS...

Um subwoofer de 500W RMS suporta 500W RMS.

Um amplificador que divulga fornecer 500W RMS não fornecerá essa potência ao reproduzir música. Um amp de 500W RMS fornecerá uns 125W RMS ao reproduzir música, por isso você pode utilizar um amplificador bem mais "forte" que o subwoofer, pois a potência média é muito baixa ao reproduzir música.

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

renato quero fazer uma experiencia. Possuo um SPX999B (1000rms). Pois bem, o Upgrade suporta 250 rms neh? Pois bem vou comrpar um só para fazer o teste. Quero que VOCÊ me de o projeto de uma caixa dutada para usar no teste. Vou aplicar os 1000rms do SPX em apenas um Bomber Upgrade modelo de 12" com impedancia de 4 ohm. Pois bem aguardo vc me passar um projeto de caixa para ele, que irei fazer o teste. O SPX999B tem A/C o que isenta a posibilidade de enviar sinal distorcido para o subwoofer. Aguardo projeto.

Grato!

Vamos aos testes!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

um pyrami de 800 pmpo...

 

tem 200rms e tocando musica tem 40 rms.. hauhau

 

4 x 10rms

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
renato quero fazer uma experiencia. Possuo um SPX999B (1000rms). Pois bem, o Upgrade suporta 250 rms neh? Pois bem vou comrpar um só para fazer o teste. Quero que VOCÊ me de o projeto de uma caixa dutada para usar no teste. Vou aplicar os 1000rms do SPX em apenas um Bomber Upgrade modelo de 12" com impedancia de 4 ohm. Pois bem aguardo vc me passar um projeto de caixa para ele, que irei fazer o teste. O SPX999B tem A/C o que isenta a posibilidade de enviar sinal distorcido para o subwoofer. Aguardo projeto.

Grato!

Vamos aos testes!!

andré...

 

lembre-se q eh p/ muica normal essas 4x de potenia a mais...

 

se for ouvir bass acho q tu frita o upgrade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ecxato segundona huhuahau

Usarei cds de blues e rock originais!

Aguardo projeto!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
renato quero fazer uma experiencia. Possuo um SPX999B (1000rms). Pois bem, o Upgrade suporta 250 rms neh? Pois bem vou comrpar um só para fazer o teste. Quero que VOCÊ me de o projeto de uma caixa dutada para usar no teste. Vou aplicar os 1000rms do SPX em apenas um Bomber Upgrade modelo de 12" com impedancia de 4 ohm. Pois bem aguardo vc me passar um projeto de caixa para ele, que irei fazer o teste. O SPX999B tem A/C o que isenta a posibilidade de enviar sinal distorcido para o subwoofer. Aguardo projeto.

Grato!

Vamos aos testes!!

Pode fazer uma caixa selada mesmo, com 25 litros internos (só não deixe o fundo do subwoofer muito próximo da parede da caixa, pois o deslocamento de ar não pode ser prejudicado).

 

Lembre-se de utilizar uma bateria decente para o amplificador. Eu também não sei como esse "anti-clipping" do Wharf funciona... inclusive já comentaram que ele só atuaria após 500ms e serve apenas para monitorar o nível de entrada (se for isso ele não atuaria devido ao sistema de alimentação mal dimensionado. E os incontáveis picos de 500ms distorcidos aumentariam ainda mais a temperatura da bobina).

 

Você não conhece ninguém que tenha um osciloscópio para emprestar?

É difícil fazer um teste de potência sem monitorar as saídas do amplificador, pois se o alto falante queimar o pessoal abrirá a boca afirmando que o amplificador não distorce o sinal de saída (mas na verdade não sabemos como esse anti-clipping funciona, por isso o uso do osciloscópio é essencial).

 

Tenha certeza absoluta que o amplificador não está distorcendo (mesmo em pequenos picos de potência) e faça o teste sem medo durante 2 horas ininterruptas (só tome cuidado com a carcaça do alto falante após essas 2 horas... ela estará absurdamente quente).

 

Uma braço,

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...