Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
MDIANA

CAbos Pirelli-CAVI

Recommended Posts

Este teste saiu na CAVI(revista de audio e video muito conceituada) e este e-mail foi retirado do yahoo-groups

 

Pessoal,

 

Com a devida autorização do prof. Carlos Dantas, estou postando aqui seu post

original sobre a análise da possibilidade de utilização do cabo Pirelli

Cordplast 3x2,5mm como cabo de caixas acústicas.

 

Peço que leiam o texto na sua totalidade, com especial atenção para a conclusão

final.

 

"

Agora, se voce quizer experimentar um cabo melhor que este e muito mais barato

vou lhe dar uma dica cujo resultado é excelente, ou seja:

Vá a uma casa de material elétrico e compre 4 metros do cabo para ligações de

baixa tensao(450/750V) "Cabo PP CORDPLAST" da Pirelli com as seguintes

características;

a) Tripolar(3 fios).

B) Seção dos condutores; 2,5 milimetros quadrados

 

De posse do cabo corte-o em 2 pedaços de 2 metros.

A isolação dos fios vem geralmente nas cores preta, branca e azul claro.

 

Desencape as pontas dos fios e una, torcendo-as entre si, as pontas

correspondentes aos fios preto e branco. Repita este procedimento na outra

extremidade do cabo. Com isto voce está paralelando os condutores preto e

branco. Note que os 3 condutores são idênticos só variando a cor do isolante de

modo que, se forem outras as cores, voce pode escolher à vontade quais as que

vão paralelar. Agora ligue o fio azul ao terminal vermelho da saída da caixa

frontal esquerda(L) do seu receiver e ligue os fios paralelados preto e branco

ao terminal preto da mesma saída.

 

Agora vá na caixa frontal esquerda e ligue o fio azul ao terminal vermelho da

caixa e os fios branco e preto ao terminal preto da caixa.Repita tudo isto para

a caixa direita e voce está pronto para ligar o seu equipamento e usufruir de um

belíssimo som. Quanto ao preço destes cabos voce vai gastar menos do que gastou

de gasolina do seu carro para chegar até a loja de materiais elétricos. Pela

minha estimativa voce deve gastar perto de 8,00(oito Reais) para comprar estes 4

metros de cabos e terá a garantia que suas BW vão soar maravilhosamente bem. Sei

que o que lhe estou propondo sofrerá críticas atrozes por muitos audiófilos.

Acredite entretanto que esta minha sugestão tem total respaldo na teoria e na

prática. Se alguem estiver interessado posso explicar porque este cabo é bom

para áudio, mas isto é uma outra estória.

 

Experimente e voce vai gostar! Para terminar aqui vai um lembrete; como as suas

DM 303 são ainda muito novas o som que voce vai ouvir ainda não é o melhor que

as caixas propiciam. Vai levar umas quarenta horas de audição antes que o som

fique realmente bom(período de amaciamento dos cones). Eu chamo atenção para

este fato porque muitos audiófilos se mostram decepcionados com o som de caixas

novas e passam a culpar as caixas e outros items da cadeia sonora pela

decepão(incluindo os cabos).

 

Prezados colegas

Neste mesmo forum, no quesito"Ligando Caixas BW" eu postei a sugestão de um cabo

para alto-falantes construído com o uso de um cabo PP CORDPLAST de 3 condutores

de 2,5mm2 cada um. Com os dados publicados pela Pirelli cheguei a conclusão que

ele poderia ser um excelente cabo para altofalantes. Construí então dois cabos

destes e equipei minhas caixas frontais com os mesmos(sem bicablagem).O

resultado foi o suficientemente bom para que eu abandonasse os cabos importados

que eram utilizados. Pois bem, na quinta feira passada comprei mais 5 metros

deste cabo e consegui medir os seus principais parâmetros usando um LCR Meter da

HP modelo 4262A. Com o cabo ligado como sugeri (paralelando os condutores preto

e branco) foram os seguintes os resultados:

Resistência; 66 miliohms a 1KHz

Capacitância; 620 pF a 10KHz

Indutância; 1,4 uHy a 1Khz

O modelo elétrico equivalente do cabo foi tomado como constituído por um

resistor de 66 miliohm em série com uma bobina de 1,4 uHy e em paralelo com um

capacitor de 620 pF(este posicionado no lado que seria o de entrada da caixa

acústica).

 

Considerações Básicas sobre o modelo adotado:

 

1- Foi considerado como composto por uma única célula LCR. Poderíamos criar um

modelo mais sofisticado fazendo com que o cabo pudesse ser representado por

várias células em cascata. A prática demonstra que uma só célula é o suficiente

para representar o cabo e ainda que é a representação mais pessimista. Ficamos

então com uma célula apenas.

 

2- Assim que comecei os cálculos da atenuação introduzida pelo cabo os

resultados mostraram logo que o efeito da capacitância era desprezível(mesmo em

20KHz) comparado ao da resistência e da indutância.Então o nosso modelo pode

ficar resumido a apenas uma resistência e uma indutância.

 

3- Para efeito dos cálculos que se seguiram considerei como zero a impedância do

gerador, como 8 ohms resistivos a impedância de carga e como 20 KHz a máxima

freqüência útil.

Antes de mostrar os resultados vou apresentar, a título de comparação os

parâmetros principais de alguns cabos importados considerados de boa

procedência(valores dados para um comprimento de 5 metros de cabo):

1- Original Monster cable; 365pF 2,65uHy

2- AUDIOQUEST TYPE 4; 368 pF 2,5uHy

3- AUDIOQUEST TYPE 6; 890pF 1,65uHy

4- Cardas Hexlink 5; 855pF 3,0uHy

5- Flatline Cable; 100pF 1,5uHy

 

Infelizmente não consegui obter os valores das resistência ôhmica dos cabos.

Espero que estejam abaixo de 100 miliohm que é o valor recomendado por muitos

fabricantes de caixas acústicas(BW por exemplo).

Considerando que a indutância é parâmetro muito mais significativo que a

capacitância podemos ver que o cabo Pirelli alem de satisfazer a condição de ter

uma resistência menor que 100 miliohms (tem 66)tem uma indutância menor(1,4

uHy)que a menor indutância apresentada pelos cabos importados.

Resultado dos Cálculos:

Baseado no modelo e condições propostas calculei a atenuação total do cabo na

freqüência de 20 KHz e ela acusou uma queda de 0,0785dB na freqüência de 20 KHz.

Considerando que a menor variação de nível perceptível pelo ser humano é de 1 dB

nós temos um nível 10 vezes menor que este, ou seja,é imperceptível.

Se considerarmos agora como freqüência de referência a freqüência de 1 KHz a

atenuação em 20 KHz está 0,00874dB maior(nem os mais precisos instrumentos

conseguem detetar isto.

 

CONCLUSÃO

Sob o ponto de vista elétrico o cabo Pirelli recomendado satisfaz todas as

exigências e pode ser considerado como uma alternativa séria para cabos de muito

boa qualidade. Sob o ponto de vista sônico entra o caráter subjetivo que depende

da observação individual de cada um, mas não pode ser desprezado. Por isto

solicito aos colegas que quiseram usar estes cabos que me digam o resultado que

auferiram na prática, ouvindo-os.

Como última observação, a relação custo benefício destes cabos é imbatível.

Pelos últimos 5 metros que comprei paguei menos que 2,00 Reais por metro.

Abraços

Dantas

 

Este teste saiu na CAVI(revista de audio e video muito conceituada) e este e-mail foi retirado do yahoo-groups

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabens pela iniciativa do topico Diana!

 

Em breve estarei postando aqui no forum um teste que estou realizando com vários tipos e marcas de cabos para qualidade, que pode ajudar a completar esse assunto tão comentado. Incluindo os tão famosos cabos de rede...

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa, existem milhares de receitas para cabos maravilhosos de som, porém a maioria se torna impraticavel pra som automotivo. A minha canaleta mal passou os 4 cabos de som + força, foi um parto. Agora imagina começar a enrolar cabos para diminuir as perdas de sinal durante o transporte?

 

Estou usando fio cristal de .5 mm², minha intensão era por um 2 mm² e acho que estaria satisfeito com as perdas, mesmo por que o ambiente do carro não propicia a perceptção perfeita das frequencias reproduzidas.

 

Mas se eu pudesse passar o cabo que eu quisesse, provavelmente seria um esquema de bi-cablagem com o divisor de frequencia (cross-over) a menos de 10 cm do amplificador e dai pra frente um cabo pra agudo e outro pra grave.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Poxa, existem milhares de receitas para cabos maravilhosos de som, porém a maioria se torna impraticavel pra som automotivo. A minha canaleta mal passou os 4 cabos de som + força, foi um parto. Agora imagina começar a enrolar cabos para diminuir as perdas de sinal durante o transporte?

 

Estou usando fio cristal de .5 mm², minha intensão era por um 2 mm² e acho que estaria satisfeito com as perdas, mesmo por que o ambiente do carro não propicia a perceptção perfeita das frequencias reproduzidas.

 

Mas se eu pudesse passar o cabo que eu quisesse, provavelmente seria um esquema de bi-cablagem com o divisor de frequencia (cross-over) a menos de 10 cm do amplificador e dai pra frente um cabo pra agudo e outro pra grave.

 

[]'s

O meu esta com bi-camblagem com cat5, e mais cabos de força de 4awg para negativo e positivo e conduite para os rca, tudo para o porta malas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ALELUIA alguém postou isto, estou procurando os pirellis p/ testar no Home e ainda não achei...depois posto os resultados

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O meu esta com bi-camblagem com cat5, e mais cabos de força de 4awg para negativo e positivo e conduite para os rca, tudo para o porta malas.

desculpa, mas o que é bi-camblagem??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
desculpa, mas o que é bi-camblagem??

Bi-cablagem é vc usar um par de fios para cada falante, por exemplo eu uso um par(negativo e positivo) para os medios e um par para o full-range.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bi-cablagem é vc usar um par de fios para cada falante, por exemplo eu uso um par(negativo e positivo) para os medios e um par para o full-range.

ahh bom, valeu

pensei que fosse alguma maneira de trançar os cabos e tal

mas tava enganado :)

 

sobre os cabos de rede, como que eles ficam em relação a interferencias e ruidos advindos de fontes externas? e o tratamento que se faz principalmente com RCA- de papel aluminio, espuma, conduite, espuma - é valido pros de rede também?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ahh bom, valeu

pensei que fosse alguma maneira de trançar os cabos e tal

mas tava enganado :)

 

sobre os cabos de rede, como que eles ficam em relação a interferencias e ruidos advindos de fontes externas? e o tratamento que se faz principalmente com RCA- de papel aluminio, espuma, conduite, espuma - é valido pros de rede também?

A unica proteção que eu fiz foi conduite e espuma, talvez ajude alguma coisa dependendo do carro vc passar alunimiu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O meu esta com bi-camblagem com cat5, e mais cabos de força de 4awg para negativo e positivo e conduite para os rca, tudo para o porta malas.

Desculpa a ignorancia, mas um CAT5 tem 8 fios, certo ?

ai vc usa de 2 em 2 para positivo e negativo de um lado e de outro ??? (4x2)

Se nao, como vc fez a bi camblagem com o CAT5 ???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom...eu estive notando que tanto os cabos de rede qnto esses cabos pirelli, foram testados em HT, que é um ambiente fechado e não possui interferências externas enormes como se tem no carro (ou estou enganado? :unsure: ).

A questão é...o ambiente não causa variações nas medições que o Dantas fez??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

espero que o pessoal que gosta de usar um cabo de rede com meia duzia de fiozinhos de 0,1mm² leia bem este texto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou leitor e fã de carteirinha desde o número "zero" dessa publicação da Editora CAVI, criada pelo mestre do High-End no Brasil, Fernando Andrette.

 

Acompanho todos os testes e fico encantado com essa questão dos cabos...

 

Já vi gente comprar cabos caríssimos (leia-se alguns milhares de dólares) e achar que tinha chegado ao Éden com seu precioso equipamento.

Depois descobriram que existem excelentes cabos a preços infinitamente menores......e assim vai.... é uma busca que nunca acaba...rs

 

Um cabo top pode ser a solução para a alta fidelidade desejada num conjunto de equipamentos, ou então causar decepção em outros...

 

A grande dificuldade é "casar" os cabos com os equipamentos...

 

Na minha opinião, devemos ouvir e testar tantos cabos quanto possíveis, e escolher aquele que toca a "alma"...

 

Aí sim ele estará cumprindo bem o seu papel: Fazer com que o ouvinte simplesmente esqueça da reprodução eletrônica e se emocione com o seu artista preferido!!!

 

O teste sobre o Cabo Pirelli PP Cordplast Tripolar foi publicado na edição nº 79, de maio de 2003, da Revista do Clube do Áudio e Vídeo...

 

A própria revista o utiliza para a condução de sinal surround para teste de caixas de home theater.

 

Tb é utilizado na montagem das caixas de fone de ouvido espalhadas no palco do Teatro Alfa para a gravação de discos.

 

Esse cabo foi amplamente testado, por mais de 3 meses, ligado a diversos equipamentos, pelo pessoal da revista pois todos estavam curiosos sobre os comentários fabulosos que estavam circulando por aí.

 

O teste diz o seguinte:

 

O TRIPOLAR como cabo de CAIXA possui som bastante projetado na região dos médios, os graves incisivos e encorpados (Ôpa, gostei disso!...rs) e o agudo com extensão, mas com apresentação de um decaimento rápido, quase abrupto, nas notas agudas tocadas por vários instrumentos simultaneamente.

 

No teste os agudos se mostraram bastantes sujos, seu grave colorido e sua região média, apesar de equilibrada, possui muito pouca profundidade e respiro.

Além disso, apresentou uma redução significativa do palco sonoro e dificuldade na localização espacial dos instrumentos.

 

Os graves são cheios porém muito uniformes.

 

O Clube do Áudio recomenda o teste para quem quer utilizar o Pirelli em um sistema de entrada, e avaliar se vale o custo-beneficio abrindo mão das suas limitações em detrimento do baixo custo...

 

RESUMINDO:

 

Na avaliação do Clube, o tripolar da Pirelli continua sendo uma das melhores opções para a instalação ELÉTRICA de um bom sistema de áudio e vídeo. Sua relação custo/benefício tb é boa para a utilização como CABO DE FORÇA de entrada, porém, como cabo de caixa, são cautelosos em indicar tendo em vista que na metodologia do audições ele recebeu uma nota muito baixa no quesito EQUILÍBRIO TONAL. Utilizado durante testes com 10 diferentes caixas acústicas o cabo apresentou baixa compatibilidade.

 

Enfim, ele foi classificado como um cabo de categoria "bronze" de entrada, muito mais pelo seu custo do que pelo benefício.

 

Para quem quiser, tenho a matéria na íntegra sobre o teste com o tripolar da Pirelli. :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Na minha opinião, devemos ouvir e testar tantos cabos quanto possíveis, e escolher aquele que toca a "alma"..."

 

Esta frase diz tudo, cada um gosta de um tipo de som então cada um tem que procurar o que melhor lhe agrada e combina com sua aparelhagem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
"Na minha opinião, devemos ouvir e testar tantos cabos quanto possíveis, e escolher aquele que toca a "alma"..."

 

Esta frase diz tudo, cada um gosta de um tipo de som então cada um tem que procurar o que melhor lhe agrada e combina com sua aparelhagem.

a escavagem desse tópico me lembrou pq eu fiquei tão maravilhado com som (não só automotivo) a partir de quando comecei a frequentar o fórum!

 

como as coisas mudaram!

 

 

pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
a escavagem desse tópico me lembrou pq eu fiquei tão maravilhado com som (não só automotivo) a partir de quando comecei a frequentar o fórum!

 

como as coisas mudaram!

 

 

pasmafaute

Coloca a linha aí embaixo pra eu assinar.

 

EDIT: Nossa.. 2003... bem que eu percebi uns avatares da velha guarda no meio, e por um momento achei que tivessem ressurgido. Nunca mais vi o Furlan (Flying Over SP), o Ri7, o Ronie... etc.

Editado por Lucas Mazer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fiquei maravilhado com o grau de improviso desse cabo e, mesmo num hi-fi, acho adequado usa-lo para o sub...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...