Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fjpsam

Valvulado no sistema..

Recommended Posts

Postado em

Amigos estou aqui numa dúvida grande a respeito dos valvulados. Se eu acrescentar um valvulado no meu sistema o que vai acontecer a nível de audio??..Quais as vantegens desse conjunto??

Seguinte tenho um Alpine 7998, Wharf Clean e o valvulado seria um Audiobank Monobloco com canal de 200WRMS, que poderia ser instalado em associação com Clean ou usar 2 valvulados direto para estereo??

Será que vale a pena investir num valvulado ou buscar um modulo de melhor qualidade do que o clean para o estereo tipo MC 427? :vts

Postado em
acho que vc nao entendeu que esse audiobank eh um amplificador completo, ele no teu sistema substituiria o clean

Mogar eu entendi !! Mas no manual do valvulado existe a possibilidade de usar em associação com outros módulos..Assim Play+Valvulado+Outro módulo ligados dessa maneira..Aí fica a pergunta o que acontece no som com a presença do valvulado em conjunto ou sozinho para SQ?? Vocês que têem experiência com esse tipo de sistema, por que não tenho referência de nada sobre valvulado! :vts

Postado em

Como assim, ''junto com outro modulo''?

Pergunto pq nunca vi isso, e nem conheço o módulo.

Bom, a unica coisa que eu consigo imaginar é que como este módulo tem apena o estágio de pré valvulado(power é transistorizado), talvez de p/ vc utilizar o pré dele e manda o sinal para outro módulo.

É isso?

Enfim, sei lá eu como ficaria teu som! :P

Teria que testar. Derrepente fica melhor que o Clean. Ou derrepente o Clean tem um casamento superior com o seu sistema...

A única coisa que eu te digo é que ñ vai ser o fato de ter um ou dois vidrinhos dentro que vai garantir que o equipamento toque bem.

Postado em
Como assim, ''junto com outro modulo''?

Pergunto pq nunca vi isso, e nem conheço o módulo.

Bom, a unica coisa que eu consigo imaginar é que como este módulo tem apena o estágio de pré valvulado(power é transistorizado), talvez de p/ vc utilizar o pré dele e manda o sinal para outro módulo.

É isso?

Enfim, sei lá eu como ficaria teu som!  :P

Teria que testar. Derrepente fica melhor que o Clean. Ou derrepente o Clean tem um casamento superior com o seu sistema...

A única coisa que eu te digo é que ñ vai ser o fato de ter um ou dois vidrinhos dentro que vai garantir que o equipamento toque bem.

Crasher da uma olhada nas informações do fabricante..Ele fala a respeito dessa associação com outros módulos. Além disso, quais seriam as principais características de um valvulado no audio..O que eu já ouvir falar que os audiofilos é que procuram os valvulados por apresentar maior fidelidade no audio!

valvulado3kg.th.jpg

Postado em

Esse amp que eu saiba não pode ser ligado com outros amps.

Pelo que li na reportagem, ele fala que existirá um pré que poderá ser ligado à amps normais, adicionando a colocação da válvula.

Valvulado não é fiel por natureza, uma vez que ele tem um timbre próprio. Vide um overdrive do Marchal Valvulado x Marshal normal + uma zoom da vida.

O som é gostoso, mas não fiel.

Postado em

Ser valvulado não quer dizer que é bom. Da mesma maneira que existe amplificador classe A que é ruim.

Não compre antes de testar no seu sistema e ver se fica bom. É um investimento alto que pode trazer poucos ou muitos benefícios.

Postado em

Certo, Andreson.

Válvulas não são lineares como transistores e é exatamente esta coloração (não linearidade de resposta mais precisamente na região dos médios) que acaba "nos conquistando". Claro que, como o pessoal falou, não é o fato de ter a lâmpadazinha ali que demora até 30min pra tocar bem que vai dizer se a criança canta bem ou não :)

Mas confesso que tenho uma baita pulga atrás da orelha com esse monobloco.

Aliás, tava vendo com o Conrado ontem... Deu uma vontade de ter um bichinho desses:

http://www.mcintoshlabs.com/mcprod/shopdis...&product=MC2102

Alguém aí em sampa não tá na pilha de testar?! ;)

Abraços

Postado em

Pelo que eu sei, quem nao eh linear eh o transistor.....

Valvula eh bem mais linear que transistor, alem de ter uma distorcao harmonica limitada a uma regiao onde nosso ouvido nao interpreta como falta de naturalidade como acontece com o transistor. Pelo menos eh isso que meu professor de eletronica na faculdade contava.

Valvula nao eh fiel, mas transistor tambem nao eh. Capacitores no caminho de audio tambem nao sao fieis, nenhum componente eletronico (nem resistor ! ) eh perfeitamente linear e livre de distorcoes.

Entao, errado pelo errado, melhor ficar com o errado que nos parece mais certo aos ouvidos do que o errado que parece mais certo ao osciloscopio. Pelo menos eh a minha opiniao.

Caracteristicas do som de um valvulado bem feito: Som encorpado, transparente e muito natural, alta velocidade e controle nos graves (por mais que o damping factor e slew rate sejam baixos), grande dinamica, e muita "forca" nas respostas a transientes.

Essas caracteristicas vc encontra nos transistorizados, mas nos hi-end (e esses geralmente alem disso tudo tem vantagens que o transistor traz). Infelizmente, abaixo dos 10 mil reais, dificil pegar um bom amplificador transistorizado que de o que um valvulado numa faixa de preco abaixo te da.

Soh que nem tudo sao flores. A maior dificuldade com os valvulados comerciais eh o transformador de saida de audio. Ali eh o divisor de aguas entre tocar bem e tocar mal. Achar um valvulado com transformador de saida bem feito eh complicado (pois fazer o transformador nas condicoes ideais pra audio eh um processo trabalhoso e demorado, o que torna dificil para producao em larga escala).

Postado em

Pergunta que tvz seja estúpida..

Esses amps não são meio sensíveis para ficar rodando num carro???

Tipo.. tweeters Ribbon não são aconselháveis pra carro pois são muito sensíveis.. tem gente que defende que pode usar, mas não pode ser colocado na porta (ao bater a porta, danificaria o tw).. enfim.. curiosidade msm..

[]'ss

Postado em

"Valvulado distorce muito mais do que transistorizado"

O "problema" aí, é que o valvulado distorce na 2a harmônica, o que é agradável aos nossos ouvidos e é entendido como volume. Por isso a impressão de que um valvulado de 30w toca mais alto do que um transistorizado de 150w. O transistorizado, tem uma taxa de dirtorção menor, porém ele distorçe na 3a harmônica, o que é desagradável aos ouvidos e causa fadiga.

Eu posso ter trocado as harmônicas, cuidado :vts .

Postado em
Certo, Andreson.

Válvulas não são lineares como transistores e é exatamente esta coloração (não linearidade de resposta mais precisamente na região dos médios) que acaba "nos conquistando". Claro que, como o pessoal falou, não é o fato de ter a lâmpadazinha ali que demora até 30min pra tocar bem que vai dizer se a criança canta bem ou não :)

Mas confesso que tenho uma baita pulga atrás da orelha com esse monobloco.

Aliás, tava vendo com o Conrado ontem... Deu uma vontade de ter um bichinho desses:

http://www.mcintoshlabs.com/mcprod/shopdis...&product=MC2102

Alguém aí em sampa não tá na pilha de testar?! ;)

Abraços

O Mogar , Guijs vocês que tem por aí sistemas de qualidade, poderiam marcar um teste com esse Valvulado, inclusive o cara que ta vendendo( Gustavo) se não estou enganado se disponibilizava a fazer uns testes, para mostrar, como toca os modulos. E aí mata a nossa curiosidade a respeito do que esse valvulado é capaz são 200WRMS deve ter força.

Outra pergunta : Nestas cidades cheias de buracos que nós vivemos , os riscos de queimar essas valvulas são grandes se tiver aqueles tombos básicos, de queimar essas valvulas facilmente? ;)

Postado em

valvula x transistor a briga sem fim...

por isso a mc tem power a valvula e a transistor pra vender....

o projeto do MCC é do mesmo projetista do MBart, uma vez falei horas com ele sobre o amp, eu tava interessado em comprar um par, mas ai apareceu um MC427 por um preço camarada....

já vi o amp e achei muito bonito e aparentemente bem feito, eu teria um sem problemas.

sobre misturar amps nao entendi... com um par desses vc empurra o stereo e usa outro amp pra sub.

Postado em
O Mogar , Guijs vocês que tem por aí sistemas de qualidade, poderiam marcar um teste com esse Valvulado, inclusive o cara que ta vendendo( Gustavo) se não estou enganado se disponibilizava a fazer uns testes, para mostrar, como toca os modulos. E aí mata a nossa curiosidade a respeito do que esse valvulado é capaz são 200WRMS deve ter força.

Nao se trata de um valvulado puro, jah que o estagio de saida eh transistorizado.....

Apesar de eu estar (ainda) sem som no meu carro, o do Guijs eh um carro legal pra testar pq tem um player de alto nivel e falantes de alto nivel tambem (apesar de que eh um sistema bi-amp, ficaria um pouco complicado definir as caracteristicas, visto que o melhor que dah pra fazer eh fazer ele hora tocar os tweeters, hora tocar os mids.

Mas eu me disponho a ajudar no teste no que for necessario (e tambem estou curioso pra ouvir o brinquedo).

Postado em

Falando da distorção, os valvulados distorcem mais. É coisa antiga, antigamente tudo era valvulado. Tem maior THD, IMD, etc etc. Um bom estado sólido pode manter distorção harmônica abaixo de 0,005 para qualquer frequência, já os valvulados é 1% pra riba.

Vamos lembrar que a medida de distorção harmônica mede o que o amplificador cria (devido as não-linearidades) quando se injeta um sinal contínuo, por exemplo injetando 1kHz com 0,775V ele cria X mV na harmônica de segunda, terceira, etc, ordem.

O teste de DHT fala sobre a qualidade de audio? não... mas sobre fidelidade do sinal ? sim, e mesmo não tendo experiência alguma com audiophilia acho que o primeiro passo para hi-fi deveria ser fidelidade do sinal, para depois os ajustes. Acho que é meio perigoso casar por exemplo um falante "fanho" com um amplificador "alegre", pois quem disse que a função de transferência é apenas para níveis de intensidade de tensão? As outras "colorações" estão aí também.

Se o ouvido prefere ou não daí é outra coisa

Postado em

E quanto à distorção em níveis diferentes de harmônica? Valvulado distorce, no papel é horrível, mas na realidade a mísera distorção de um amplificador Solid State é fácilmente detectável e desagradável. Outro dia fiz uma comparação na sala do Paulo Ramos, o amplificador Exaudi e um valvulado de 75w por canal. Ambos excelentes, um som maravilhoso, mas a minha preferência sempre caía para o valvulado (e de todos da sala).

É menos fiel? No papel pode até ser, mas para ouvir música em casa, eu fico com o bom e velho valvulado.

Eu também acho uma boa idéia, fazer o teste nos carros da Família Corleone, aí variam um pouco as opiniões...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...