Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fjpsam

Valvulado no sistema..

Recommended Posts

Postado em
Não. Foi só uma participação minha. Desculpa aí.

Não precisa pedir desculpas, isso é um forum!

Esqueci o emoticon... rs

é que deu uma treta fudida já sobre fidelidade ser ou não subjetivo...

Postado em
Fala sério....

SQ = Sound Quality = Qualidade Sonora -> Critério subjetivo. O que é de qualidade pra um, não o é para outro.

Qualidade pode ser um som absurdamente fiel ou simplesmente algo que agrade aos ouvidos.

Não quero um som fiel de um violão se o que eu gosto é um som macio, redondo... não sei explicar direito. É algo sensitivo e não dá pra ser descrito com poucas palavras.

Som de valvulado (minha experiência) é um som mais redondo, gostoso, macio, quente... sei lá dar características pro que eu acho do som deles... pode ser destorcido, pode não soar como um Ao vivo... mas como quem tem que gostar do meu som sou eu.... :D

Montem seus setup's, ajustem-os como bem acharem melhor e be happy!!!

[]´sssss

Qualidade pode ser subjetiva, agora fidelidade não. Nisso eu concordo com o Mogar.

Até parece que alguém vai montar um setup que agrada menos do que o um outro apenas pq é mais "fiel", o próprio Mogar disse que está usando caixas B&W no carro por achar elas mais "musicais" do que "fiéis'.

Por mais "cego" que tentamos ficar na hora de avaliar algo, no final o que conta é o gosto pessoal. Isso vale até para o juiz mais renomado e que pareça ser o mais neutro possível. Gosto não é ativado por chave on/off, simplesmente está lá e não some na hora que queremos.

Postado em
Fala sério....

SQ = Sound Quality = Qualidade Sonora -> Critério subjetivo. O que é de qualidade pra um, não o é para outro.

Qualidade pode ser um som absurdamente fiel ou simplesmente algo que agrade aos ouvidos.

Não quero um som fiel de um violão se o que eu gosto é um som macio, redondo... não sei explicar direito. É algo sensitivo e não dá pra ser descrito com poucas palavras.

Som de valvulado (minha experiência) é um som mais redondo, gostoso, macio, quente... sei lá dar características pro que eu acho do som deles... pode ser destorcido, pode não soar como um Ao vivo... mas como quem tem que gostar do meu som sou eu.... :D

[]´sssss

Qualidade pode ser subjetiva, agora fidelidade não. Nisso eu concordo com o Mogar.

Até parece que alguém vai montar um setup que agrada menos do que o um outro apenas pq é mais "fiel", o próprio Mogar disse que está usando caixas B&W no carro por achar elas mais "musicais" do que "fiéis'.

Por mais "cego" que tentamos ficar na hora de avaliar algo, no final o que conta é o gosto pessoal. Isso vale até para o juiz mais renomado e que pareça ser o mais neutro possível. Gosto não é ativado por chave on/off, simplesmente está lá e não some na hora que queremos.

Foi o que eu falei no outro tópico... o cérebro não distingue timbre por bolinha nem por gráfico. Sinapses são coisas um pouco mais complexas... :pirou:

Postado em
Fala sério....

[]´sssss

Foi o que eu falei no outro tópico... o cérebro não distingue timbre por bolinha nem por gráfico. Sinapses são coisas um pouco mais complexas... :pirou:

Verdade. Não foi isso que eu quis dizer. Só disse que uma coisa ser mais fiel ou não é uma coisa mais objetiva, talvez relativa, mas não subjetiva. É claro que ninguém vai montar um sistema de que gosta menos por ele ser mais fiel do que o outro (quer dizer acho que não, né?). Aí o gosto sim é subjetivo (se bem que próximo entre quem aprende a apreciar um bom sistema). Não quis descanbar o tópico para esse lado. Foi só um comentário. Não precisamos levar tudo a ferro e fogo. Como disse o working man isso é um fórum.

Agora quanto ao valvulado ser menos fiel no gráfico e mais no ouvido, o que é que tem? Ninguém escuta o gráfico. Talvez seja isso o que está pegando.

Só para constar, nunca ouvi nenhum amplificador assim, portanto estou mais aprendendo do que explicando, mas gosto de emitir minha opinião. Por favor, vamos tratar os assuntos com mais calma.

Postado em
Até parece que alguém vai montar um setup que agrada menos do que o um outro apenas pq é mais "fiel"...

Do jeito que vc colocou, parece meio extremo...

Mas a verdade é que isso acontece SIM.

Você pode achar o trompete do seu sistema lindo. Ele é transparente, suave, musical...

Só que ai vc vai escutar um trompete ao vivo, num bom show, e na hora que o maluco começa a tocar vc quase cai de costas.

Vc descobre que o trompete pode não ser macio, nem suave, e nem ultra cristalino(flautinha mágica das virgens das planicies).

E vc demora algum tempo até se acostumar com o impacto que tem um trompete, e com o SPL dele(se vc estiver na 1a fila, de cara pro trompete principalmente).

Ai vc vai voltar pro seu sistema, de trompete suave e angelical...

E ai? Depois de ter arrepiado os pelinhos do braço escutando aquele impacto todo ao vivo, vc ainda vai gostar da sua versão amansada de trompete?

A chance de não gosta é grande hein...

E é nessas e outras(muitas outras, audições) que nego se guia para acertar sistema.

É a tar da referencia né...

Postado em
E como vc faz testes objetivos e avaliações objetivas...?

Utilizando critérios claros, que não precisam ser cm, metros, dBs ou outras unidades de medidas...

Como diz o dicionário, objetivo significa prático, DIRETO, positivo.

Postado em
Utilizando critérios claros, que não precisam ser cm, metros, dBs ou outras unidades de medidas...

Prático? Sentar a bunda na cadeira e apertar o play é super prático...

Até ai nada...

Se vc não conseguir medir ou explicar(explicar tudo, com detalhes, sem restar duvida alguma), não é mais objetivo do que apertar o play.

Quer jogar o subjetivo de escanteio, sem problemas.

Mas tem que fazer direito...

Postado em

Prático? Sentar a bunda na cadeira e apertar o play é super prático...

Até ai nada...

Se vc não conseguir medir ou explicar(explicar tudo, com detalhes, sem restar duvida alguma), não é mais objetivo do que apertar o play.

Quer jogar o subjetivo de escanteio, sem problemas.

Mas tem que fazer direito...

A partir do momento que o critério de fidelidade é tocar igual ao vivo, então vc tem uma avaliação objetiva.

Agora, se vc vai analisar a fidelidade por toda a aura, sentimentos e emoções, mesmo que o som não seja parecido, aí tá a sua subjetividade.

Às vezes é útil interpretar as coisas...

Postado em
A partir do momento que o critério de fidelidade é tocar igual ao vivo, então vc tem uma avaliação objetiva.

Nem sei pq vc tá escrevendo ainda então...

Acho que a questão ''tocar igual ao vivo'' já foi comentada aqui algumas centenas de vezes...

Oh, nem sabia, mas faço avaliações objetivas!!!

Que lindo...

;)

ñ adianta. se quiser se livrar do aspecto ''audiofilo'' da coisa, vai ter que meter numero na parada. Se ñ tem numero, tanto faz do que vc chame, ou como vc descreva, dá tudo no mesmo.

Postado em

Nem sei pq vc tá escrevendo ainda então...

Acho que a questão ''tocar igual ao vivo'' já foi comentada aqui algumas centenas de vezes...

Oh, nem sabia, mas faço avaliações objetivas!!!

Que lindo...

;)

ñ adianta. se quiser se livrar do aspecto ''audiofilo'' da coisa, vai ter que meter numero na parada. Se ñ tem numero, tanto faz do que vc chame, ou como vc descreva, dá tudo no mesmo.

Pra sair do mundo audiófilo não é preciso meter número... só é preciso saber usar termos pra se fazer entender... Por isto que se critica tanto quem afirma na objetividade das coisas...

Isto acontece no mundo dos enólogos... acredito ser problema de toda confraria, criar noelogismos próprios...

Postado em
Do jeito que vc colocou, parece meio extremo...

Mas a verdade é que isso acontece SIM.

Você pode achar o trompete do seu sistema lindo. Ele é transparente, suave, musical...

Só que ai vc vai escutar um trompete ao vivo, num bom show, e na hora que o maluco começa a tocar vc quase cai de costas.

Vc descobre que o trompete pode não ser macio, nem suave, e nem ultra cristalino(flautinha mágica das virgens das planicies).

E vc demora algum tempo até se acostumar com o impacto que tem um trompete, e com o SPL dele(se vc estiver na 1a fila, de cara pro trompete principalmente).

Ai vc vai voltar pro seu sistema, de trompete suave e angelical...

E ai? Depois de ter arrepiado os pelinhos do braço escutando aquele impacto todo ao vivo, vc ainda vai gostar da sua versão amansada de trompete?

A chance de não gosta é grande hein...

E é nessas e outras(muitas outras, audições) que nego se guia para acertar sistema.

É a tar da referencia né...

Por isso que eu concordo com a idéia do Mogar que para montar um sistema de alta fidelidade vc precisa no mínimo ter alguma horas de audição com instrumentos reais e periódica (memória auditiva é curta, pelo menos para os detalhes). Se a pessoa quer montar um sistema dessa maneira tem que ser assim, mas fala uma coisa pra mim, se a pessoa realmente achar que o trompete mais suave se encaixa no gosto dela vc acha que a pessoa vai acertar o sistema o mais parecido com o real ou que tem o perfil do gosto dela? Se vc me falar que é a primeira resposta eu tenho que no mínimo afirmar que essa pessoa é burra pois está gastando milhares de reais em algo que não lhe agrada (imagina o stress que ela não vai passar, eu comparo isso a um chiado de fundo em uma música causado por qualquer fator).

Agora vc me diz que sai do mérito da alta fidelidade, então um sistema de alta fidelidade são para pessoas que tem o gosto "x" apenas (detalhe que essas pessoas tem que ter os gostos restritamente iguais)? Uma pessoa que gosta de um trompete mais manso não pode ser considerada um mantenedor de um sistema de alta fidelidade então?

Olha o embate que isso gera...

Postado em

Me diz então como você consegue "amansar" o som de um trompete no seu sistema, sem afetar os outros intrumentos??? Se você atenuar o agudo do tweeter para amansar o trompete, você vai amansar as vozes, o prato da bateria, etc, etc. É impossível controlar o som de cada instrumento ao seu gosto pessoal, pois automaticamente você afeta todos os outros intrumentos.

E tem outra, o som de um trompete ao vivo, é muito longe de ser desagradável. Sim, é um som forte, agudo forte, mas é agradável. O problema é que encontrar um tweeter que toque esse agudo de forma natural e musical, é uma tarefa difícil, e cara.

Audiófilo, conhece o som de um instrumento ao vivo. Se ele não gosta de trompete , ele não vai ajustar seu sistema do jeito que ele quer ouvir o instrumento, ele simplesmente não vai colocar o CD do trompete para tocar.

Postado em
E tem outra, o som de um trompete ao vivo, é muito longe de ser desagradável. Sim, é um som forte, agudo forte, mas é agradável. O problema é que encontrar um tweeter que toque esse agudo de forma natural e musical, é uma tarefa difícil, e cara.

Estava apenas rebatendo o que o Crasher disse. Ele criou a possibilidade de uma pessoa gostar de uma configuração que não condiz com a realidade de reprodução de um instrumento.

Esqueci de comentar sobre "E vc demora algum tempo até se acostumar com o impacto que tem um trompete, e com o SPL dele(se vc estiver na 1a fila, de cara pro trompete principalmente).". Nesse caso a pessoa gostava mas não sabia, se a pessoa não gosta nunca que vai acostumar com o tempo.

Postado em

Ele disse que existe essa possibilidade, mas concluiu que muito provavelmente, depois de escutar o trompete ao vivo, a pessoa mude de idéia. Acho MUITO difícil você amansar o trompete e conseguir deixar ele mais agradável que o ao vivo.

Não acredito que exista isso:

(Audiófilo) - E aí, vamo lá ouvir Jazz ao vivo?

(Audiota) - Vamo, mas tem trompete?

(Audiófilo) - Tem sim....

(Audiota) - Ah, então não vou.

:P :lol:

Postado em
Ele disse que existe essa possibilidade, mas concluiu que muito provavelmente, depois de escutar o trompete ao vivo, a pessoa mude de idéia. Acho MUITO difícil você amansar o trompete e conseguir deixar ele mais agradável que o ao vivo.

Não acredito que exista isso:

(Audiófilo) - E aí, vamo lá ouvir Jazz ao vivo?

(Audiota) - Vamo, mas tem trompete?

(Audiófilo) - Tem sim....

(Audiota) - Ah, então não vou.

:P :lol:

Pow Gui"jota"s, tenho que desenhar pra vc entender de que não se trata do trompete? O trompete caiu de paraquedas nessa história apenas por citação do Crasher e não passa de uma metáfora. Poderia ser qualquer característica de qualquer instrumento envolvido que no sistema não condiz com a reprodução sonora real mais sim com o gosto do mantenedor.

Quer exemplo mais claro disso do que tweeter domo alumínio x domo seda? Em sistemas "mortais" (não preciso explicar, né $$$?) vc não concorda que tweeters domos de alumínio reproduzem mais fielmente o som real do que os domos de seda (salvo exceções)? Então pq boa parte das pessoas preferem o domo de seda?

Postado em

Simples, o tweeter de alumínio pode ser detalhado e não musical/natural e se tornar cansativo com o tempo. O de domo de seda pode não ser não detalhado mas ser mais musical. Aumente a sensibilidade do seu tweeter, você terá a sensação de maior detalhamento, porém o som vai ser ardido. No mundo dos mortais você tem que colocar na balança o que vai ser melhor para você, pois ganha de um lado, perde do outro.

Agora, aqui é forum de alta fidelidade, eu só disse que não tem essa de ajustar o sistema ao seu gosto, isso é enganar a sí proprio na minha opinião. Eu sei que o trompete foi só um exemplo, minha discussão foi encima dele.

E outra, se eu não sou louco eu li isso no seu post:

"...no mínimo afirmar que essa pessoa é burra pois está gastando milhares de reais em algo que não lhe agrada... "

Se está gastando milhares, você tem acesso aos melhores drivers do mercado ,e vai montar um sistema que não é fiel???? burro é quem se engana!

Desenha pra mim que não se trata do trompete, to curioso pra saber como vai sair esse desenho :lol:

Abraços

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...