Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Abreu

Esquema para fuse de 160A...

Recommended Posts

Postado em

Então, meu novo projeto nem saiu do papel e já mudou.

O consumo agora é de 150A totais.

Como está dificil de conseguir fuse dessa amperagem, desenhei um esquema para o pessoa ver se dá certo:

Essa ligação funfa? Seriam 2 fuses de 80A de vidro em paralelo.

Outra duvida é a seguinte:

Vou ter outra bateria de 70A na mala. Um cabo de 35mm vai sair da bat. do motor até a bat. da mala. Depois da bat da mala é que viria esse esquema dos fusiveis. A duviva é, tb preciso ter fusivel na bateria do motor?

Esquema:

fuse4wi.jpg

Abraços.

Postado em

Antes que digam que não dá certo pq os fuses nunca vão ter resistencia 100% iguais, os fuses de vidro são mto bem construidos, a diferença entre 2 deles é MUITO pequena.

Abraços.

Postado em
Antes que digam que não dá certo pq os fuses nunca vão ter resistencia 100% iguais, os fuses de vidro são mto bem construidos, a diferença entre 2 deles é MUITO pequena.

Abraços.

Como vc prova isso?? :vts

Dificil pega logo um AFS com leosound ou wagner :legal::legal:

Postado em

Abraços.

Como vc prova isso?? :vts

Dificil pega logo um AFS com leosound ou wagner :legal::legal:

:+1 Melhor logo um AFS...

Postado em

Eles podem ser iguais agora, mas quando mudar a temperatura deles? Será que vão manter a mesma resistência? E os pontos de contato no porta-fusível, será que tem a mesma resistência tb?

Mesmo sabendo que amplificadores utilizam fuses em paralelo eu não arriscaria, ainda mais que pode ser tornar uma dor de cabeça ter que trocar fuse a toda hora e pagando R$4 a cada dor de cabeça. Parte logo para um disjuntor ou faca.

Postado em

Abreu, fuse de vidro é uma melda, não tem precisão nenhuma, eu uso de lâmina, parece meio grotesco mas nunca me incomodei com fuses despois que troquei por lâmina.

Como o pessoal tá falando não usa de vidro.

Postado em

pode usar tranquilo; o problema do AFS da hurricane (q o leosound vendia) eh q as saidas são p/ cabo 16mm, q naum eh o caso nesse projeto

jah abri um tópico sobre isso http://stforum.com.br/index.php?showtopic=50046&hl= e ateh hj naum achei solução, pelo jeito vou de ANL ... :legal:

edit: respondendo à pergunta, eh aconselhável usar um fusivel ou disjuntor junto à bateria do motor, essa eh a proteção da fiação q passa pelo carro e consequentemente do próprio carro

Postado em
Então, meu novo projeto nem saiu do papel e já mudou.

O consumo agora é de 150A totais.

Como está dificil de conseguir fuse dessa amperagem, desenhei um esquema para o pessoa ver se dá certo:

Essa ligação funfa? Seriam 2 fuses de 80A de vidro em paralelo.

Outra duvida é a seguinte:

Vou ter outra bateria de 70A na mala. Um cabo de 35mm vai sair da bat. do motor até a bat. da mala. Depois da bat da mala é que viria esse esquema dos fusiveis. A duviva é, tb preciso ter fusivel na bateria do motor?

Esquema:

fuse4wi.jpg

Abraços.

Concerteza vc vai precisar de fuse na bateria do motor Abreu. Esse fuse servira para proteger o carro e não o equipamento ehehehe.

Mas de boa cara, com uma corrente dessas é mais viavel vc pegar disjuntores e utilizar conectores de compressão nos cabos. Do motor pra bateria 35mm serve, mas agora da bateria aux ate os amps 35mm ate da mas vc não deve passar de 1m de comprimento. Isso para que tenha performance maxima na linha de alimentação.

imagem0jr.jpg

Postado em

Não sei se to falando bobagem, mas não seria melhor isso daqui:

PORTA FUSE ANL

e

FUSE ANL

Até esses dias atrás tinha fusível de 160 e até de maior amperagem, sendo que o porta fuse aceita cabo até 1/0 GA, sendo que custa 18 pila o porta-fuse e uns 8~9 pila o fuse.

[ ]´s Robinson

Postado em

PORTA FUSE ANL

e

FUSE ANL

Até esses dias atrás tinha fusível de 160 e até de maior amperagem, sendo que o porta fuse aceita cabo até 1/0 GA, sendo que custa 18 pila o porta-fuse e uns 8~9 pila o fuse.

[ ]´s Robinson

É esse Abreu que é chato mesmo, o cara tem grana pra bancar um GTI mas não quer gastar uns trocados com porta-fusível! :P

Normalmente o ANL é mais caro do que o de vidro e mais difícil de ser encontrado, por isso ele especulou em colocar 2 de vidro.

Não rola disjuntor aí Abreu?

Postado em

PORTA FUSE ANL

e

FUSE ANL

[ ]´s Robinson

É esse Abreu que é chato mesmo, o cara tem grana pra bancar um GTI mas não quer gastar uns trocados com porta-fusível! :P

Normalmente o ANL é mais caro do que o de vidro e mais difícil de ser encontrado, por isso ele especulou em colocar 2 de vidro.

Não rola disjuntor aí Abreu?

Claro que rola, mas, 140A acho que vai abrir o bico...

Afinal o consumo dos 3 amp`s juntos é de 150A e terei 140Ah de bateria + 140A de alternador.

Abraços.

Postado em

Claro que rola, mas, 140A acho que vai abrir o bico...

Afinal o consumo dos 3 amp`s juntos é de 150A e terei 140Ah de bateria + 140A de alternador.

Abraços.

Abreu, até esses dias atrás tinha fusíveis com maior amperagem pra venda, deve estar em falta. Experimenta mandar e-mail pro pessoal da loja.

[ ]´s Robinson

Postado em
E os Fuse convencional, de lâmina??? Porque o pessoal não gosta de usá-los???

geralmente os porta fuse pra eles dao muito mal contato, e quando se precisa dele (curto por ex) ele derrete a capa plastica e o porta fuse mas nao abre :legal:

Postado em

abre a mão tchê....

eu uso 2 porta fuse ANL aqui, é um pouco mais caro mas vale a pena....

paguei 80 reais no beyma q uso na frente e 5 reais no fuse, e paguei 200 reais no bloco q uso na mala, esse bloco identifica fuse queimado e possui voltimetro integrado, da beyma....

uso um fuse de 200A na frente, 1 de 150 e 1 de 100 na mala, com cabo 35mm e em breve pretendo comprar um rolo de 54mm lá fora e um megacap acima de 20F....

me apavoro com o preço de megacap aqui, um de 2F custa na faixa de 450 reais, enquanto lá nos eua um de 50F custa 200dolares

Postado em

Blz Abreu !

Eu esqueceria fusíveis e partiria para disjuntores que são muito mais rápidos que os fusíveis. Até um fusível esquentar surante uma sobrecarga ja queimou muita coisa e fora que quando um amplificador da problema a última coisa que queima é o fusível.

O alex que compete com os SD esta usando 2 disjuntores residenciais de 50A para cada amplificador. Uma regra que funciona é usar os disjuntores na metade da corrente de consumo dos amplificadores, isso funciona. Mas para garantir, usa entre 100A e 150A para o seu sistema que vai consumir aproximadamente 140A.

Vc pode usar 2 disjuntores de 50A ou 63A.

Quando você usar disjuntores nunca mais vai querer saber de fusível.

Abs,

Juliano.

Postado em

PORTA FUSE ANL

e

FUSE ANL

[ ]´s Robinson

Opa!!! É bem esse que eu to atras... SIMPLESMENTE NINGUEM TEM ESSES PORTA FUSES E FUSIVEIS...

To meio cabrero, sera que tem nessa loja mesmo????

EDITAO: Bom, eu tenho uma bateria de 60A na frente e outra 80A que quero colocar no porta malas, tenho um amp de 60A e outro de 80A. Quero deixar a bateria de 80A só para o amp que consome esta corrente respectivamente a bateria de 60A para o modulo que consome ela.

A ideia: Passar um cabo 21mm² da bateria de 60A direto para a bateria de 80A, para carrega-la.. e ligar o amp de 80A nela.

Passar outro cabo da bateria de 60A ligando-o direto no amp de 60A.

Para isto, pretendo usar um disjuntor de 60A e outro de 80A.

As duvidas: Da pra fazer mais simples? Lembrando que quero deixar a bateria de 80A só para o amp de 80A.

Usando o disjunto, no caso do amp de 80A que nao tem fusivel interno, vou ter que usar dois disjuntores?

EDIT2: Ligando as duas baterias em paralelo, a corrente é somada 60+80=140Ah?

Porque neste caso eu passaria somente um cabo de força da bateria de 60A para a bateria de 80A e ligava os dois amps direto na bateria de 80A.

Procede?

[]'s

Postado em
Blz Abreu !

Eu esqueceria fusíveis e partiria para disjuntores que são muito mais rápidos que os fusíveis. Até um fusível esquentar surante uma sobrecarga ja queimou muita coisa e fora que quando um amplificador da problema a última coisa que queima é o fusível.

O alex que compete com os SD esta usando 2 disjuntores residenciais de 50A para cada amplificador. Uma regra que funciona é usar os disjuntores na metade da corrente de consumo dos amplificadores, isso funciona. Mas para garantir, usa entre 100A e 150A para o seu sistema que vai consumir aproximadamente 140A.

Abs,

Juliano.

juliano, concordo qto a superioridade do disjuntor, porém qdo se fizer um upgrade fica muito mais barato trocar um fusivel do q um disjuntor ;)

Postado em

Sei não... Vou ver o que vou usar ainda...

O ANL não estou achando nada com mais de 140A, preciso de 160A...

Quanto ao disjuntor, queria algo bunitin, eles são feios d+!!!

O fuse de vidro é barato, e, se bem dimensionado, não queima não. Eu tenho um de 80A na bateria com o MTX 895 até hoje nunca troquei. Liguei até um ICE 1500w RMS, e o fuse não abriu.

Acho que vou mesmo usar 2 em paralelo. Compro um porta fuse bunitim, e faço a ligação. Deixa chegar os amp`s para ver... (se chegarem...)

Abraços.

Postado em

Abreu, estou usando um disjuntor de 140A no meu sistema(MTX 801D+MTX 564) que tem 150A há 1 ano e odisjuntor nunca me deu problemas, nem desarmou.Pode ir tranquilo nesse seu sistema que ele aguenta.

Postado em
Sei não... Vou ver o que vou usar ainda...

O ANL não estou achando nada com mais de 140A, preciso de 160A...

Quanto ao disjuntor, queria algo bunitin, eles são feios d+!!!

Fala kra, blz!?

Usa 2 disjuntores mesmo, fazendo um acabamento legal fica bom!

Tambem não são tão feios assim, vai!

Postado em

PORTA FUSE ANL

e

FUSE ANL

[ ]´s Robinson

Opa!!! É bem esse que eu to atras... SIMPLESMENTE NINGUEM TEM ESSES PORTA FUSES E FUSIVEIS...

To meio cabrero, sera que tem nessa loja mesmo????

EDITAO: Bom, eu tenho uma bateria de 60A na frente e outra 80A que quero colocar no porta malas, tenho um amp de 60A e outro de 80A. Quero deixar a bateria de 80A só para o amp que consome esta corrente respectivamente a bateria de 60A para o modulo que consome ela.

A ideia: Passar um cabo 21mm² da bateria de 60A direto para a bateria de 80A, para carrega-la.. e ligar o amp de 80A nela.

Passar outro cabo da bateria de 60A ligando-o direto no amp de 60A.

Para isto, pretendo usar um disjuntor de 60A e outro de 80A.

As duvidas: Da pra fazer mais simples? Lembrando que quero deixar a bateria de 80A só para o amp de 80A.

Usando o disjunto, no caso do amp de 80A que nao tem fusivel interno, vou ter que usar dois disjuntores?

EDIT2: Ligando as duas baterias em paralelo, a corrente é somada 60+80=140Ah?

Porque neste caso eu passaria somente um cabo de força da bateria de 60A para a bateria de 80A e ligava os dois amps direto na bateria de 80A.

Procede?

[]'s

Ja que ninguem me respondeu.

Com uma ajudinha do DEED e um pouco de intuição resolvi que meu esquema eletrico vai ficar desta forma:

esquema1ps.jpg

Qual é a ideia: Ao inves de puxar uma fiaçao independente para cada amp, puxarei apenas um cabo de 35mm² que via distribuidor de energia se divide em dois cabos de 21mm². Um dos cabos alimenta a auxiliar e outro alimenta diretamente o P4004.

Desta forma o 1200D vai ser alimentado exclusivamente pela bateria auxiliar de 80A e o P4004 não irá roubar corrente ou carga da auxiliar.

Basicamente é isto.

[]'s

Postado em
Blz Abreu !

Abs,

Juliano.

Juliano, dá uma esclarecida na galera aí. Isso é assunto até em Hot Topics.

Meu pai é técnico eletromecânico e me disse que os disjuntores domésticos tem um retardo para poderem aguentar o pico de corrente de partida dos eletrodomésticos (tipo geladeira, máquinas de lavar, condicionadores de ar).

Esse retardo não poderia prejudicar a segurança desejada, deixando passar corrente a mais, mesmo que por um curto espaço de tempo, danificando os equipamentos ou o carro?

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...