Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Truglester-M3

Regulei o ganho com osciloscopio!

Recommended Posts

Depois de ter mandado meu primeiro UXP para o espaço por causa de distorçao, resolvi investir num modulo so pra ele (Banda 3.2) e regular o ganho com osciloscopio para evitar as temidas ondas quadradas....

Eu tava escutando a musica no Vol. 40 e o ganho estava na faixa no 65-70%....pois bem...o ganho foi reduzido para 35-40% e Vol. no player até 44-45 (a depender da musica)...PIMBA!!!!! :vts

O Sub ta muuuuito controlado...ta tocando uma barbaridade!!! A minha vontade de trocar de Sub passou....estou satisfeitos com os graves!

Entao ai vai uma dica para os desavisados que gostam de usar o ganho no maximo .... que acham que ganho é volume! Muitissimo cuidado com essa etapa do projeto....muitas lojas nao possuem um osciloscopio ...mas como sabemos o ganho tmb pode ser regulado com multimetro....

um Ganho mal regulado compromete o rendimento do sistema e a durabilidade dos falantes!!! :)

To muuuuito feliz com meu humilde UXP 10''....dando kct em muito sub de 12 mal alimentado e mal regulado! :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você usou o esquema do osciloscópio no pc ou usou um osciloscópio mesmo?

To montando meu sonzin e quero fazer um negócio bem feito, pra não ter arrependimento depois.

[]´s Robinson

Compartilhar este post

Link para o post

qria aprender a fazer isso :( alguem tem paciência de explicar ou tem pela net?

Compartilhar este post

Link para o post
qria aprender a fazer isso  :(  alguem tem paciência de explicar ou tem pela net?

O kleberlpa vende um osciloscópio para pc...veja com ele....por mp para comprar dele

Compartilhar este post

Link para o post

eu levei numa loja ....o cara me cobrou R$20,00....

nao tenho jeito pra essas coisas... :P

nos artigos autosom acho que tem la ensinando....

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, medir por osciloscópio é a coisa mais simples.

Se vc vai usar um PC pra isto, ele te dá a tensão RMS na tela e te mostra a forma de onda.

Um acerto simples só depende de observar a forma de onda. Acerta o player como achar melhor, bota uma faixa de teste com sinal senoidal, liga o osciloscópio, e vai subindo o ganho até a onda mudar de forma. Volta um pouquinho, por segurança, e tá ok. Se precisar acertar uma potência específica, basta calcular P = U²/R, ou seja, potência é tensão ao quadrado dividida pela impedância da bobina.

Simples e efetivo.

Compartilhar este post

Link para o post

tem artigo explicando isso nos artigos autosom.net

só tem q esperar um pouco pro servidor voltar

Compartilhar este post

Link para o post

Isto que eu chamo de uma informação técnica efetiva!!

depois de ler este post fui lá no som e abaixei meu ganho

de 75% para 45%;

com isso tenho que aumentar o volume para até 45-46,

mas senti bem menos distorção; o som ficou muito melhor;

(não ficou mais alto, mas ficou mais estável)

agora quero urgentemente regular meu som no osciloscópio

para realmente ficar bom;

"tem coisas que só o forum faz para vc"

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Vixi maria, o que tem de sub sofrendo ñ é brincadeira hein...

Deus u livre...

Pelo menos o pessoal é honesto... :P

Compartilhar este post

Link para o post

Que loja que vc foi ?? pq não procurou os amigos do fórum de SSA, pra te ajudarem ?? ;)

que bom que mais um amigo conseguiu "enxergar", a real função do "ganho" do amplificador. []

Qualquer coisa manda mail romu_rios@hotmail.com

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc vai usar um PC pra isto, ele te dá a tensão RMS na tela e te mostra a forma de onda.

Um acerto simples só depende de observar a forma de onda. Acerta o player como achar melhor, bota uma faixa de teste com sinal senoidal, liga o osciloscópio, e vai subindo o ganho até a onda mudar de forma. Volta um pouquinho, por segurança, e tá ok. Se precisar acertar uma potência específica, basta calcular P = U²/R, ou seja, potência é tensão ao quadrado dividida pela impedância da bobina.

Simples e efetivo.

Simples, mas um osciloscopio de verdade nao eh barato, por isso quase nenhuma instaladora tem....

Compartilhar este post

Link para o post

Simples e efetivo.

Simples, mas um osciloscopio de verdade nao eh barato, por isso quase nenhuma instaladora tem....

Um note P100 custa uns 800 com placa de som. um desktop P233 custa uns 500 em ótimo estado, e ainda serve pra controle de estoque, clientes e pra fazer aqueles banners ridículos e plaquinhas de preço.

Só falta idéia nas cabeças.

Compartilhar este post

Link para o post

mas serah que dah pra confiar realmente nas medidas feitas com um esquema tipo esse de osciloscopio no pc ?

Compartilhar este post

Link para o post

Já foi dito aqui no fórum que se pode ter uma boa base do ganho apenas munido de um multímetro. Agora cadê o tópico é que eu não sei. Mas isso >>aqui<< resolve. Como todos sabem, eu também mandei um UXP 12'' pro espaço no sábado, primeiro dia de uso. Estou esperando pra ver se recebo o outro e fazer as regulagens mais concisas.

Compartilhar este post

Link para o post

mogar, para quem só dispôe disto está ótimo, e o resultado sempre vai ser filtrado pela qualidade da placa de som...

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dúvida ao camarada ae... o resultado do ajuste do ganho bateu com a teoria de casar o player com o módulo? Tipo player xvolts e módulo y volts... tem q ficar TEORICAMENTE na metade por exemplo. Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post
mas serah que dah pra confiar realmente nas medidas feitas com um esquema tipo esse de osciloscopio no pc ?

Em termos de resolução pra faixa de áudio, considerando que estamos medindo tensões mais altas (10 a 40V, típicamente, ou mais, dependendo do amp), dá sim.

Compartilhar este post

Link para o post
Uma dúvida ao camarada ae... o resultado do ajuste do ganho bateu com a teoria de casar o player com o módulo? Tipo player xvolts e módulo y volts... tem q ficar TEORICAMENTE na metade por exemplo. Valeu.

A posição do ajuste não bate... a não ser por sorte, e pode dar diferença até de um par de canais pro outro.

Compartilhar este post

Link para o post

eu nao to usando o virtua ou algo assim, mas ele trava no windows xp.

ai to usando o truerta, mas mesmo assim eh complicadinho, bem que poderia existir um tutorial ou manual das funções do ociloscopio, todo aqueles parametros.

e no outro compuatador as ondas sempre ficam meio q quadadrada mesmo com tudo zerado e ganho nominimo.

Compartilhar este post

Link para o post
eu nao to usando o virtua ou algo assim, mas ele trava no windows xp.

ai to usando o truerta, mas mesmo assim eh complicadinho, bem que poderia existir um tutorial ou manual das funções do ociloscopio, todo aqueles parametros.

e no outro compuatador as ondas sempre ficam meio q quadadrada mesmo com tudo zerado e ganho nominimo.

Usa o virtins... vou botar pra download com crack de novo.

Simples, descomplicado e completo.

E se sua onda tá quadrada, ou é erro na montagem, ou erro de calibragem. Se vc tá usando a entrada de microfone, a opção +30dB gain tá ativada... aí fode com a vida mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

placa de som... tô fazendo um tutorial... já peguei as telas da fase de ajustes da placa de som. Me dá 30 minutos q eu posto o link desta parte.

Compartilhar este post

Link para o post
Depois de ter mandado meu primeiro UXP para o espaço por causa de distorçao, resolvi investir num modulo so pra ele (Banda 3.2) e regular o ganho com osciloscopio para evitar as temidas ondas quadradas....

Eu tava escutando a musica no Vol. 40 e o ganho estava na faixa no 65-70%....pois bem...o ganho foi reduzido para 35-40% e Vol. no player até 44-45 (a depender da musica)...PIMBA!!!!! :vts

O Sub ta muuuuito controlado...ta tocando uma barbaridade!!! A minha vontade de trocar de Sub passou....estou satisfeitos com os graves!

Entao ai vai uma dica para os desavisados que gostam de usar o ganho no maximo .... que acham que ganho é volume! Muitissimo cuidado com essa etapa do projeto....muitas lojas nao possuem um osciloscopio ...mas como sabemos o ganho tmb pode ser regulado com multimetro....

um Ganho mal regulado compromete o rendimento do sistema e a durabilidade dos falantes!!! :)

To muuuuito feliz com meu humilde UXP 10''....dando kct em muito sub de 12 mal alimentado e mal regulado! :lol:

Poxa cara ,gostaria de instalar meu som assim usando um osciloscopio, onde foi q vc conseguiu isso aqui em Salvador? Se puder ajudar agradeço!!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...