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sepacheco

Os Grandes Mitos do Audio

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Lembro que quando entrei no fórum o pessoal falava muito que era melhor um falante bem alimentado do que um passando fome...

Mas então não faz sentido, só se o falante de menor potência for mais sensível e ter maior área de cone né...

acontece q o exemplo que vc citou é quase impossivel de se atingir...

 

trazendo pra exemplos mais proximos:

 

qual toca melhor?

 

um bicho papao de 800w com 200w aplicados (spl na casa de 84)

 

ou um NAR1 com 200w aplicados? (spl na casa de 89)

 

ae muda a coisa... entra o lance de 1 bem amplificado tocar melhor q um mal.

 

o que tb nao seria facil conseguir na pratica seria um falante de alto spl como os mais fracos e com potencia muito grande.

 

pra tocar mais spl, ou vc aumenta a potencia ou aumenta a area do cone ou a sensibilidade do falante... é por ae o caminho.

 

 

e nem sempre tocar forte é tocar bem. (na maioria das vezes nao)

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Lembro que quando entrei no fórum o pessoal falava muito que era melhor um falante bem alimentado do que um passando fome...

Mas então não faz sentido, só se o falante de menor potência for mais sensível e ter maior área de cone né...

acontece q o exemplo que vc citou é quase impossivel de se atingir...

 

trazendo pra exemplos mais proximos:

 

qual toca melhor?

 

um bicho papao de 800w com 200w aplicados (spl na casa de 84)

 

ou um NAR1 com 200w aplicados? (spl na casa de 89)

 

ae muda a coisa... entra o lance de 1 bem amplificado tocar melhor q um mal.

 

o que tb nao seria facil conseguir na pratica seria um falante de alto spl como os mais fracos e com potencia muito grande.

 

pra tocar mais spl, ou vc aumenta a potencia ou aumenta a area do cone ou a sensibilidade do falante... é por ae o caminho.

 

 

e nem sempre tocar forte é tocar bem. (na maioria das vezes nao)

Nesse caso o Nar vai tocar melhor (quanto ao timbre, ataque, etc) e ter maior SPL que o BP né? Ou não? É estranho dizer que o Nar terá mais SPL...hehehe...

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pra min fio de 3mm era mesma coisa que fio de 21mm

passava a mesmA CArga de energia

pensava que a bateria do krro normal tokava o som inteiro

e mais um monte de bobiçada aUHAUHAuaHAu

 

 

 

:ol

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ai vai algumas

 

- pra que uma bateria de caminhão? num é tudo 12v mesmo? :huh:

- meu cd player tem 4 saidas de 50 rms cada hauhauah era um pioneer antigo

- bobina era a parte lateral do alto falante ao redor do cone hahuahuah

 

essa naum são minhas..

 

- banda são modulos importados do EUA são considerados os melhores do mundo

P: qual impedancia do seu falante ?

R:8 ohms

P: Rms ou Pmpo?...... hauhauah essa eu ri de mais :ol

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sei...  <_<

O primeiro som que instalei foi um super, hiper, mega, master, blaster, plus, adveanced toca fitas roadstar e um par de falantes coaxiais da bravox, pra mim na época quanto mais falante ligados em paralelo na saída do toca fitas melhor (notem que na época eu nem imaginava oque era uma ligação em paralelo).

Comecei com esse par de 6" adicionei mais dois nas portas (em paralelo, o toca fitas tinha dois canais) e por fim peguei as caixas do som de casa (mais 2 de 8") e coloquei tbem, acabei com os dois canais do toca fitas queimado ! rsrsrsrs ! que comédia !!!!!

Ah e pensei que o toca fitas tinha queimado pq os falantes eram muito forte para o aparelho !

Edited by Heverton Chi

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esta ai um mito que nunca foi quebrado ainda e queria saber....

 

 

alguem lembra que na revista som e carro vendia em suas folhas um "pacote fechado"de equipamentos da kicker? como por exemplo:

 

projeto amador, amplificador tal, sub tal, falantes tal em 12 x de 200,00

projeto intermediario, amplificador tal, sub tal, falantes tal em 12x de 500,00

super ultra projeto e blablabla, amplificadores tal e tal, falantes tal, 2 subs tal, kit 2 vias tal por 12x 1.500,00

 

(tirarei fotinho desta pagina que saia em todas as edições)

 

sempre achei, na epoca, que estes seriam o melhor do som automotivo hehehhe era mesmo? é mesmo? será? alguem da minha epoca e que "sonhava"com estes pacotes pensava a mesma coisa? heheheh

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O primeiro som que instalei foi um super, hiper, mega, master, blaster, plus, adveanced toca fitas roadstar e um par de falantes coaxiais da bravox, pra mim na época quanto mais falante ligados em paralelo na saída do toca fitas melhor (notem que na época eu nem imaginava oque era uma ligação em paralelo).

Comecei com esse par de 6" adicionei mais dois nas portas (em paralelo, o toca fitas tinha dois canais) e por fim peguei as caixas do som de casa (mais 2 de 8") e coloquei tbem, acabei com os dois canais do toca fitas queimado ! rsrsrsrs ! que comédia !!!!!

Ah e pensei que o toca fitas tinha queimado pq os falantes eram muito forte para o aparelho !

o pior é quando o estalador fala isso pro cliente!

quero ver qual é o alto-falante que puxa potencia do amplificador !

essas coisas eu nao consigo nem ouvir...

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Sando vi hoje q vc está colocando as dúvidas deste tópico em sua coluna da revista Som & Carro.. parabéns pelo trabalho!!..

 

espero q os leitores entendam bem e possam assim vir a questionar o modo de trabalho das lojas, aprender a escolher uma loja ou mesmo saber definir melhor seus projeto de som pro carro

 

tem muita coisa errada espalhada por ai e os caras mesmo assim estão ganhando dinheiro e quando se apresenta algo descente eles ignoram por ser muito teórico

 

 

2 exemplos simples disso

 

1- pra esta loja eu já demostrei algumas coisas e q foram ignoradas ai ontem por acaso entrei e vi isso

 

http://www.splashsound.com.br/img/acabamen...bamentos/49.jpg

 

http://www.splashsound.com.br/img/acabamen...bamentos/50.jpg

 

http://www.splashsound.com.br/img/acabamen...bamentos/51.jpg

 

http://www.splashsound.com.br/img/acabamen...bamentos/52.jpg

 

.. eu não sei exatamente qual o projeto q eles pretendiam com isso, mas de qualquer forma é algo groceiro pras "normas de som"

 

obs: a loja é boa, mas falta alguem na parte "teórica" de som e de uma ajuda do dono q é gente boa, mas tmb não sabe muita coisa como no caso da maioria das lojas

 

ex. 3 pessoas já me vieram me perguntar depois se a maxboom 800 tem 100A. pois essas 3 ligaram exatamente pra essa loja e ouviram a mesma coisa.

 

 

outro fato comum aqui do Rio é a "fórmula mágica" do trio

pra cada Super tweeter são 2 drivers (é parcialmente correto) e na coluna Detonando Mitos parte 2 espero que o pessoal entenda a parte de SPL x Potência e assim definam melhor a quantidade de cada de acordo com os equipamentos utilizados.

 

 

ficou um pouco longo heheh... e sucesso pra ti

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Tá legal a revista esse mês...comprei semana passada...tá bem legal a coluna do Sandro e a do Marcello Lacerda...show mesmo!

Só não gostei muito das reportagens com produtos importados, todas aquelas putisses cromadas da AudioBahn...e tem um carro de 1932 sonorizado pela Kroco Kar (a loja que cortou a carcaça do Banda 4.8 de um usuário, pra "entrar" no bom acabamento deles) hehe...

mas tá legal esse mês...

Edited by Luciano C.

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vixx... cara eu era tao burro em materia de som, eu botava os controles de bass e agudo tudono maximo pq dava mais pancada, mas depois eu ficava reclamando q o som ficava ruim quando aumenta, pq os subs eram ruims. :vts

eu axava o som do carro do meu pai forte so porque tremia a placa. hurhauhruahr

pensava q quanto mais rms tinha sub melhor ele era. hheh

tudo o que era caro pra min era bom

e o pior nao foi comigo,

eu moro em urussanga e aki é bem ruin achar instaladores de qualidade, nem tem, dai fui pra cocal pq la tem uma loja de som.

perguntei pro cara se ele tnha bravox e2k e ele disse q esse tweeter ainda nao tinha chegado... :blink::blink::blink:

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vixx... cara eu era tao burro em materia de som, eu botava os controles de bass e agudo tudono maximo pq dava mais pancada, mas depois eu ficava reclamando q o som ficava ruim quando aumenta, pq os subs eram ruims. :vts

eu axava o som do carro do meu pai forte so porque tremia a placa. hurhauhruahr

pensava q quanto mais rms tinha sub melhor ele era. hheh

tudo o que era caro pra min era bom

e o pior nao foi comigo,

eu moro em urussanga e aki é bem ruin achar instaladores de qualidade, nem tem, dai fui pra cocal pq la tem uma loja de som.

perguntei pro cara se ele tnha bravox e2k e ele disse q esse tweeter ainda nao tinha chegado... :blink::blink::blink:

bha cassio seu palhão, essa do e2k foi ridicula cara, me desculpe. hauhauahua

pra começa foi tu q axo q akele bravox premium era um e2k...huahauhua foi tu q confundiu um bravox premium com um e2k, dai nos perguntamos pra ele se ele tinha o e2k e ele disse q não, e ateh mostro um poster q ele tinha la com o e2k.

 

Essa tu apelasse !!! hauhauahua

falow ai

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outro fato comum aqui do Rio é a "fórmula mágica" do trio

pra cada Super tweeter são 2 drivers (é parcialmente correto)

Olha, dependendo do nivel de conhecimento do cara, eu acho um excelente negócio seguir a regrinha do ''uma tuita para duas cornetas''.

 

O fo** é que ng faz isso, pois o cara tem só dois drivers e não tem cabimento(e de fato ñ tem mesmo) colocar uma tuita apenas.

 

Se os caras ae costumam seguir esta proporção de um st para kd driver, com ctza deve ser bem mais agradável escutar os trios dai do que os daqui...

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olha o mais legal que eu achei foi quando entrei no fórum em 2003 se eu nao me engano..pois este é o meu segundo login..o outro aposentei....que todo mundo amava o audiobank..e outras marcas é claro..mas depois de abrirem o audiobank e verem que era feito com tip 35 entre outros componentes..até os prórprios donos nem mais tem os módulos..pouca gente aqui no fórum fala em audiobank..haha...é incrível..hehe..caiu do topo da linha..tinha outras marcas..mas vou deixar o pessoal lembrar ai..esse tipo de conceito..acho que vai mesmo de ouvir..pq os componentes..depende do projeto do amp....e cada amp..tem um destino pra cada tipo de som que se quer ouvir..as vezes um amp é muito potente..mas só serve pra agudo..pq pro resto é uma merd..olha dizem que muitos amps da fosgate nao são bons pra graves.. que os fosgate pra grave tem que ser mono.. então cada módulo é pra uma coisa..tem um destino.. é isso ai..

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olha o mais legal que eu achei foi quando entrei no fórum em 2003 se eu nao me engano..pois este é o meu segundo login..o outro aposentei....que todo mundo amava o audiobank..e outras marcas é claro..mas depois de abrirem o audiobank e verem que era feito com tip 35 entre outros componentes..até os prórprios donos nem mais tem os módulos..pouca gente aqui no fórum fala em audiobank..haha...é incrível..hehe..caiu do topo da linha..tinha outras marcas..mas vou deixar o pessoal lembrar ai..esse tipo de conceito..acho que vai mesmo de ouvir..pq os componentes..depende do projeto do amp....e cada amp..tem um destino pra cada tipo de som que se quer ouvir..as vezes um amp é muito potente..mas só serve pra agudo..pq pro resto é uma merd..olha dizem que muitos amps da fosgate nao são bons pra graves.. que os fosgate pra grave tem que ser mono.. então cada módulo é pra uma coisa..tem um destino.. é isso ai..

Descordo, o Audiobank ainda é MUITO bem cotado pra quem quer um SQP :lol:

E seria o amp nacional que usara para o meu estereo (Tirando MB Art e Wharf Logico, pois é outro nivel)

 

Descordo que tem amp pra cada coisa, amp realmente bom toca tudo bem...

Já ouviu um Wharf Audio Clean SPX ?

 

O que acontece é que como trabalhamos com amplificadores medianos e baratos (audiobank, Banda, Aquarius, etc...) acabamos nos focando no que eles fazem de melhor ai fica a história que fulano é melhor pra isso, cicrano é melhor pra aquilo.

 

Quanto a amplificador pra grave ter que ser mono, tambem discordo, se for um bom amplificador vai funcionar bem, eu uso meus subs em estereo...

 

A unica coisa que não dá é tocar tweeter com Roadstar RS1200D ou Woofer com Lanzar 1200D e dizer que esses amps são ruins pra medio e agudo.. :)

 

[]

 

Sandro

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Descordo, o Audiobank ainda é MUITO bem cotado pra quem quer um SQP :lol:

E seria o amp nacional que usara para o meu estereo (Tirando MB Art e Wharf Logico, pois é outro nivel)

 

Descordo que tem amp pra cada coisa, amp realmente bom toca tudo bem...

Já ouviu um Wharf Audio Clean SPX ?

 

O que acontece é que como trabalhamos com amplificadores medianos e baratos (audiobank, Banda, Aquarius, etc...) acabamos nos focando no que eles fazem de melhor ai fica a história que fulano é melhor pra isso, cicrano é melhor pra aquilo.

 

Quanto a amplificador pra grave ter que ser mono, tambem discordo, se for um bom amplificador vai funcionar bem, eu uso meus subs em estereo...

 

A unica coisa que não dá é tocar tweeter com Roadstar RS1200D ou Woofer com Lanzar 1200D e dizer que esses amps são ruins pra medio e agudo.. :)

 

[]

 

Sandro

:+1

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Eu achava que impedancia quanto maior melhor.

Fiação? pensava que qualquer fizinho serviria ^^

Achava que o boss C1000 dava 2000wrms no bridge hehe.

Achava que montaria um som completo de qualidade e potencia com menos de R$ 800,00 hehe, so o CD-player ja foi R$450,00.

 

Praticamente tudo que eu sei eu aprendi no forum e nos artigos da autosom. Realmente me ajudou bastante. Ainda não cheguei a montar meu sozinho por falta de grana, mas em fevereiro vai ta saindo :P .

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Eu achava que impedancia quanto maior melhor.

Fiação? pensava que qualquer fizinho serviria ^^

Achava que o boss C1000 dava 2000wrms no bridge hehe.

Achava que montaria um som completo de qualidade e potencia com menos de R$ 800,00 hehe, so o CD-player ja foi R$450,00.

 

Praticamente tudo que eu sei eu aprendi no forum e nos artigos da autosom. Realmente me ajudou bastante. Ainda não cheguei a montar meu sozinho por falta de grana, mas em fevereiro vai ta saindo  :P .

 

Opa! Pra alguns vendedores no Mercado Livre isso do boss ñ é mito ñ é realidade, e eles ainda batem o pé dizendo q boss C-1000 toca mais q ice e q tem 2 canais de 1000rms em 4ohms :lol:

 

Eles q ñ viram meu booster mxr com duas de 500rms...

 

E pior q tem gente q cai na desses malandros... :angry:

 

Lembrei de um mito, q o fio do NEGATIVO, poder ser fininho e o positivo q tenque ser groso, exemplo: positivo com 16mm² e negativo com 2,5mm² :lol:

 

Que ele pode ser mais fino q o positivo ate pode, se for uns 30cm +- mas ñ de 2,5mm2, no caso ai de cima poderia ser um de 10mm², mas nen compensa fazer isso, coloca tudo igual pra ñ se complicar... :legal:

 

 

flwww

 

Josias...

Edited by JHBauer

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AMIGO SERA MESMO???

POR QUE ENTAO FALANTES DE BOBINA DUPLA 2+2= POTENCIA TOTAL DO FALANTE!!

EXEMPLO

FALANTE 400 RMS

2 OHMS =200RMS

2OHMS  =200RMS

CLARO QUE PODEMOS FAZER O QUE VC DISSE MAS ACHO REALMENTE QUE NAO E TOTALMENTE CERTO!!

uhauhauahuahuhauah!!!! santa "ingnoranssa"!!!!

Mas continuem... [^] :ol :mac2

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AMIGO SERA MESMO???

POR QUE ENTAO FALANTES DE BOBINA DUPLA 2+2= POTENCIA TOTAL DO FALANTE!!

EXEMPLO

FALANTE 400 RMS

2 OHMS =200RMS

2OHMS  =200RMS

CLARO QUE PODEMOS FAZER O QUE VC DISSE MAS ACHO REALMENTE QUE NAO E TOTALMENTE CERTO!!

uhauhauahuahuhauah!!!! santa "ingnoranssa"!!!!

Mas continuem... [^] :ol :mac2

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8//8 -> 4 --\ 4//4 -> 2----\

8//8 -> 4 --/ ----------------\ 2//2 -> 1 ohm

--------------------------------/

8//8 -> 4 --\ 4//4 -> 2----/

8//8 -> 4 --/

 

 

logo, casa com o RS1200D que da sua potencia maxima em 1 ohm!

se você quiser ir pra um campeonatos de trio, com 8 cornetas e 1 RS1200D, você PODE! mas, elas nao vão tocar acima de 3000 Hz (é a partir daí que o rs1200d não toca né? nem lembro mais...)

 

tb tem gente que toca cornetas em campeonato com o ice...

 

agora... se presta ou não, é outra coisa...

UE... driver de compressão tocando 250 Hz ? (o RS1200D só vai até ai...)

 

[]

 

Sandro

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Um mito que ainda não foi desvendado pra mim é:

Quem toca mais, em suas respecticas caixas, um falante de 800W RMS ou um de 100W RMS, ambos com a mesma sensibilidade e recebendo 100W RMS?

CAramba veio.. esa é dificil... Vai depender de Várias coisas, mas voto no de 100 WRMS por provavelmente ser mais leve e consiguir desenvolver seu timbre com essa potencia.

 

A força que se OpOe ao deslocamento do fante varia com a excursão logo pense numa aranha, borda, bobina e magneto feitos para segurar 800 WRMS e uma feita para segurar 100 e veja a proposção disso conforme a excursão vai aumentando...

 

[]

 

Sandro

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