Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

Os Grandes Mitos do Audio

Recommended Posts

esses dias eu tive que ouvir a seguinte pergunta:

"Sua caixa tem saida de ar?? a minha é uma selada com 1 de 12 e uma saida de ar"

saida de ar ser duto :huh:

eu me fiz de desentendido e tive que zuar o cara....

essa pra mim foi inédita....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
esses dias eu tive que ouvir a seguinte pergunta:

"Sua caixa tem saida de ar?? a minha é uma selada com 1 de 12 e uma saida de ar"

saida de ar ser duto :huh:

eu me fiz de desentendido e tive que zuar o cara....

essa pra mim foi inédita....

kkkkkkkkkkkkkkk... essa foi boa!

a minha eh selada e uma saida de ar!! :pirou:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

o-o- o-o- o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

fora aqueles que achao ( e com ao o com m) que a saida de ar e para caixa nao explodir pq o ar e muito forte la dentro ai coloca isso pra nao quebrar a caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

"os meus de 18" são 4ohms.. os de 8 ohms não prestam, os de 4 batem mais!!"

fiquei calado pra não entrar numa discursão com um 'sem noção'

Compartilhar este post

Link para o post

Minha primeira caixa selada foi uma de fibra moldada. Que beleza! Depois descobri que era um grande mito, ou seja, uma grande m**da. Depois resolvi construir minhas próprias caixas seladas de madeira! A aparência realmente, confesso que não é das melhores, mas o som...quanta diferença!

Compartilhar este post

Link para o post

Você NÃO PODE usar o termo DVC ao se referir a um falante que tenha duas bobinas .... isso é um termo registrado pela RF e apenas ela pode usar! ahuauhuhauhauhauh

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda sou leigo no assunto, mas, alguns dos mitos que já foram quebrados são esses:

- Marcas de som nacionais não prestam. :banghead

- Pra mim, de nacional, só existia Bravox (que não prestava).

- Amplificador mosfet e booster serviam para a mesma coisa e tinham a mesma qualidade de som, só mudava o preço (sim, fui vítima disso). :banghead:angry:

- Cd player não influenciava em nada na qualidade, pode comprar qualquer um que vai dar o mesmo resultado (sim, fui vítima disso tbm). :banghead:angry:

- Instalação pode ser feita por qualquer "loja" de som, o resultado é o mesmo, só muda o preço. (vítima) :banghead:angry:

- Para som automotivo só existem 6x9 (Pioneer) e coaxiais (Bravox). :pirou:

- Quanto mais falantes em um carro, melhor a qualidade de som e quanto mais "axial" era um falante, melhor a qualidade tbm. :pirou:

- Potência siginifica qualidade de som, sempre. :banghead

- A única marca que prestava era Pioneer.

Compartilhar este post

Link para o post
fui na loja de som daki ontem com um amigo...

quando tava saindo mostrei 2 nitros 700 de 12" na vitrine e disse: Esses ae são bons bagarai, batem bem...

ae o dono da loja veio e disse, querendo mostrar q entende e que é honesto: Até q são bonzinhos, mas num dão 700RMS não... eles dizem 700 mas deve dá uns 350, 400 no máximo!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

saí de lá rápido, tava segurando o riso...

:vts

já ouvi muito dessa!!

Compartilhar este post

Link para o post

Subwoofer tem que ser redondo. Esse seu quadrado é modismo e não toca nada. (apesar de ser de 10", caixa pequena e totalmente fora de sintonia em relação ao carro, ja disparou um alarme, fora a qualidade que é MUITO superior a muitos subwoofers redondos por ae).

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

E os bobina dupla? SÃO MONSTRUOSOS de potencia...

2 de 3000W numa pyramid 800w alucinam...

kkkkkk esse eu escuto e vejo todo dia...

Agora a melhor de todas..

Eu mostrado pro cara da loja um L7 de 15" batendo no mtx 1501d. Ai vem o dialogo:

Estalador profiçional - "- CARAI VÉI TOCA D+, QUAL O VOLUME?"

Eu - " Ta no 42 com os recursos desligado (Loud e SLA)"

Estalador - "Po no 42 até o meu toca assim, no 15 eu já disparo o alarme da rua inteira no pyramid e roadstar, vo te mostrar o meu no 40 só pra vc ver"

Então o animal com o loud no HIGH e SLA +4 vai demonstrar o seu Pyramid + Carapreta + Roadstar no volume 42 do player

e

Minutos depois.. Cheirinho de corneta frita

Estalador - "Eita po*** a roadstar e tão forte que no 38 queimou a corneta do carro :("

Pense num cara que chorou de rir? mas chora de verdade mesmo kkkkk

Editado por MatheusM

Compartilhar este post

Link para o post

emenda tudo sub,6x9,corneta,twiter,coaxial no positivo e no negativo e bota pra toca!!!

ahahaha vish :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Uma duvida que tenho.

Amaciar subs.

Isso existe? Quero dizer, as partes maleaveis nao tenho duvida que com o tempo irao ficar mais macias ou frouxas como quiserem, quero saber na questao de muita gente nao moer o som logo nos primeiros momentos pq os subs nao estao amaciados...

Isso é mito? verdade?

Eu nao acredito muito pois sao produtos feitos para isso, testados exaustivamente antes de serem lancados, com instalacao correta eu acho que isso é mito, e voces?

Compartilhar este post

Link para o post
Uma duvida que tenho.

Amaciar subs.

Isso existe? Quero dizer, as partes maleaveis nao tenho duvida que com o tempo irao ficar mais macias ou frouxas como quiserem, quero saber na questao de muita gente nao moer o som logo nos primeiros momentos pq os subs nao estao amaciados...

Isso é mito? verdade?

Eu nao acredito muito pois sao produtos feitos para isso, testados exaustivamente antes de serem lancados, com instalacao correta eu acho que isso é mito, e voces?

Ja tentou andar 10km com um tenis novo, tirado da caixa?

E com um tênis "amaciado"?

è mais ou menos amesma coisa heheh :vts

Quando se fala que um produto é testado exaustivamente, está se falando de amostras de lote, de protótipos... não de cada peça individualmente.

Compartilhar este post

Link para o post

deformacao, energia, laco de histerese, forcas...

ixi.... vai longe, mas é melhor amaciar antes sim, acho ou nao acho nao existe. O que existe é estudar, ler e tentar entender, experiência também vale, é claro, mas é só um diferencial no meio de infinitas variáveis.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Ja tentou andar 10km com um tenis novo, tirado da caixa?

E com um tênis "amaciado"?

è mais ou menos amesma coisa heheh :vts

Quando se fala que um produto é testado exaustivamente, está se falando de amostras de lote, de protótipos... não de cada peça individualmente.

Não acho a mesma coisa, ele nao ira estragar por causa disso, seu pé irá doer, somente. Ele se molda a pessoa, depende dela logo o modo que vc vai fazer isso é oq determinará se vai te machucar ou nao, mas pro tenis nao importa.

E claro que sao testados amostras de um lote, mas sao amostras retiradas de produtos fabricados em série, produzidos de maneira rigorosamente igual o que garante quase que 100% de certeza de que se a amostra daquele dia esta ok, o resto da linha também estará.

Editado por Luis_555

Compartilhar este post

Link para o post
deformacao, energia, laco de histerese, forcas...

ixi.... vai longe, mas é melhor amaciar antes sim, acho ou nao acho nao existe. O que existe é estudar, ler e tentar entender, experiência também vale, é claro, mas é só um diferencial no meio de infinitas variáveis.

Certo.

Mas é que eu queria entender justamente o pq de ter de amaciar um sub. Eu até posso entender isso como uma "vantagem" de um sub usado (borracha amaciada, pode ter uma excursao melhor ou algo do tipo) mas nao uma necessidade em um sub novo, entende o que eu quero dizer?

Compartilhar este post

Link para o post
Certo.

Mas é que eu queria entender justamente o pq de ter de amaciar um sub. Eu até posso entender isso como uma "vantagem" de um sub usado (borracha amaciada, pode ter uma excursao melhor ou algo do tipo) mas nao uma necessidade em um sub novo, entende o que eu quero dizer?

Tendi, bem vou tentar explicar do meu modo simplório de ver as coisas onde mora o risco de queimar um subwoofer novo.

Você entende a idéia que um sub amaciado é mais "mole" né? Entao de cara já podemos pensar que o problema de tudo está sempre no mesmo lugar, no dedo da pessoa que está controlando o som.

Digamos que um sub já "no ponto de ser usado" precise de uma forca X para produzir um quantidade de dB. Para produzir esses dBs será preciso chegar uma forca no cone do sub.

O sub quando novo estará duro, entao pra produzir os mesmos dBs teremos que colocar mais forca no cone, ou seja mais volume nos controles, e ai mora o grande risco de enviar distorcao ou excesso de potência enquanto ele ainda tem uma resistência muito grande ao movimento, e queimá-lo. Mecanicamente falando e de uma forma bem resumida é isso.

Claro, dá pra tentar pensar mais um pouco na energia de deformacao das partes móveis, alguma coisa dos materiais usados mas partes elétricas e tal, mas basicamente, e sempre, o que queima uma sub, seja ele novo ou velho é mau uso.

Excesso de potência, excesso de distorcao, ou excesso de excursao. Outro fator que eu já disse até aqui no forum seria uma deficiência do sistema de arrefecimento, mas isso vai do projeto do falante.

Sua idéia de que é mito nao é totalmente errada nao, mas eu nao carimbaria como um mito derrubado também porque nas mesmas condicoes um sub novo pode queimar e um sub usado talvez nao rsrs.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com tudo que o fernando disse!

E Ainda emendo uma coisa na outra, tendo mais excursão melhora a refrigeração e aguenta mais potência. Dizem que chega a tocar 40% a mais, se for bem amaciado. Além de descer mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Huuum!

Agora entendi melhor, não pensei que ele fosse tão "amarrado" quando novo, mas realmente se for o remédio é aumentar o volume, e ai mora o perigo!

Como um leigo (eu) sabe mais ou menos quando o sub tá bom pra desce o ca**** ahuehaue

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se alguem já postou algo semelhante, mas recentemente procurei uma loja para instalar o som no meu carro. Como já havia pesquisado algumas coisas aqui no forum, já cheguei com alguns conceitos prontos. Contudo, eis o que eu escuto do instalador:

- Eu: Quero caixa selada!

- Instalador: Pra que? Caixa selada é apenas para camionete, o seu carro (uno) vai ocorrer anulação da onda com a caixa selada no seu carro, para você tem que ser caixa dutada!!

Após eu teimar com o dito cujo, a discussão passou a respeito da litragem da caixa.

- Eu: Caixa selada com 45 litros (é o que o manual fala, o sub é um JVC importado)

- Instalador: (com cara de espanto) Você ta louco? Um sub de 12 polegadas com 350 W RMS com uma caixa selada de 45 litros? Não vai tocar nada, isto não existe. Esta litragem é para uma caixa dutada e para um falante mais potente. (NOTA: ele nunca viu aquele sub na vida e nem olhou os parametros do Sub, muito menos pediu para ver o manual)

Por via das duvidas, as proximas vezes tentarei fazer tudo por conta... ehehehehhe

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...