Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Gio Palomba

Aterramento x Qualidade

Recommended Posts

Postado em

Ontem , o Edson finalizou a instaçao elétrica do carro !!! Ficou Show !!!! Realmente deu para perceber o quão importante ( e perceptível auditivamente ) eh a realização de um bom trabalho de aterramento !!!

Anteriormente, enquanto a instalação estava "provisória " o amplificador era ligado em um ponto de terra do veículo, enquanto o CD player em outro. E nesta condição à uns dois finais de semana atraz, eu estava fazendo algumas experiencias com cabos de sinal e resolvi medir a DDP entre as carcaças negativas dos RCAs do CD player e do Amplificador, conclusão : com o carro desligado apareceu uma DDP de 0,2 V enquanto com o carro ligado uma DDP absurda de ca. de 1,5V !!!!!! Conclusão: o cabo além de estar conduzindo o sinal , também estava conduzindo uma corrente "parasita" que no mínimo tentava "equalizar" a diferença de potencial entre os equipamentos........

Para tentar minimizar este efeito, e sem todos os recursos (pois estava na garagem de casa), aterrei a carcaça dos dois equipamentos com um cabo de 9 mm2. Isto por si só já me espantou !!! Pela melhora na dinâmica e detalhamento do sistema, entretanto com uma perda sensível na relação Sinal Ruído.

Então esta semana pedi para o Edson e o Rafa darem um trato na alimentação, e após um duro trabalho em cima do carro ( que não tem espaço suficiente) refizeram toda a instalação elétrica, repassando os cabos de alimentação e aterrando todo o conjunto diretamento do negativo da bateria por um bloco de distribuição localizado na dianteira do veículo.......

Resultado : Escutando CD de teste da OPUS, só posso dizer uma coisa " Arrepiou os pelos do Braço !!!"

Postado em

pra vc ver o quanto cada parte da instalacao eh importante.... eu tb nao acreditava que uma instalacao eletrica bem feita fazia diferenca notavel em qualidade escutando em volume baixo, mas a pratica me provou que estava errado.

Postado em

Acredito que ele quiz dizer que o terra vindo tudo do mesmo ponto, no caso dele, direto da bateria, ele conseguiu uma melhora significativa no sistema. Quase todos carros tops de competição, pelo menos fora, que eu percebo é que são utilizados terra direto da bateria. É aquela velha história, o certo é puxar direto da bateria, mas a bateria está aterrado na lata do carro, então??

Postado em
É aquela velha história, o certo é puxar direto da bateria, mas a bateria está aterrado na lata do carro, então??

Então vc tenta primeiro o jeito mais $prático$...

Em caso de fracasso, tenta o outro...

:P

Postado em

Exato, esse post do hot topics demonstrou (à mim!!) que não há melhora (isso se há diferença) num sistema no GND ou no - da bateria.

Foi decisivo (na minha opinião!!) quando foi aferido a condutividade (?) do metal em um veículo.

Haja Sonic 2000 pra perceber a diferença de um ou de outro!

Flw

Postado em

Não sei mesmo o que fazer !!!

Mandei um email direto a Hurricane do Brasil, pois comprei um Amp Hurricane HA4.120 e 10 metros de cabo 21mm Techsound para ligar tudo direto a bateria.

Eles me responderam que:

''Prezado Senhor Leonardo

O aterramento do amplificador não deve ser feito direto da bateria e sim o mais próximo possível do módulo para que não ocasione ruídos.

Atenciosamente

SUPORTE TÉCNICO''

Agora não sei mais o que fazer, pois sempre pensei que seria melhor ligar direto na bateria.

O Grande Problema é que cada um fala uma coisa [o_]

Se alguém puder dar uma luz... Agradeço muito :P

Postado em
aí começa de novo a mesma discussão do tópico que tem no hot topics...

Mas estou começando a acreditar que direto da bateria é melhor, entretanto, vc não fez o teste com cabos de bitolas corretas direto no chassis? ou fez?

http://stforum.com.br/index.php?showtopic=6170

Estou começando não...agora tenho quase absoluta certeza que é melhor o terra direto na bat...

Postado em

Pera, povo...

O Gio tá falando de sistema altamente tibetano... Pré-amp valvulado com fonte parruda, SACD, sem EQ, sem Delay, sem golfinhos, sem po*** nenhuma pra deturbar o sinal.

É lógico que em sistemas assim, até a umidade relativa do ar mudando em 5% vai dar diferença.

Em sistemas medianos e comuns, acho que a diferença seria menos perceptível. Existiriam melhoras sim, mas muito menos pronunciadas, e dependendo do tipo de música que vc ouve, até imperceptíveis!

Resumo do meu comentário: Se vc tem cabo, aterre lá no negativo mesmo!

Parabéns Gio! Quero ouvir a parada, pra querer jogar todo o meu som no lixo de uma vez... :unsure:

[]

Postado em

Realmente precisa ver se a diferença é sentida em todo e qualquer sistema... pq cabo mais 5 mts de cabo de 21mm não é tão barato assim, fora bloco de distribuição e trampo de instalação...

Postado em
Ontem , o Edson finalizou a instaçao elétrica do carro !!! Ficou Show !!!! Realmente deu para perceber o quão importante ( e perceptível auditivamente ) eh a realização de um bom trabalho de aterramento !!!

Anteriormente, enquanto a instalação estava "provisória " o amplificador era ligado em um ponto de terra do veículo, enquanto o CD player em outro. E nesta condição à uns dois finais de semana atraz, eu estava fazendo algumas experiencias com cabos de sinal e resolvi medir a DDP entre as carcaças negativas dos RCAs do CD player e do Amplificador, conclusão : com o carro desligado apareceu uma DDP de 0,2 V enquanto com o carro ligado uma DDP absurda de ca. de 1,5V !!!!!! Conclusão: o cabo além de estar conduzindo o sinal , também estava conduzindo uma corrente "parasita" que no mínimo tentava "equalizar" a diferença de potencial entre os equipamentos........

Para tentar minimizar este efeito, e sem todos os recursos (pois estava na garagem de casa), aterrei a carcaça dos dois equipamentos com um cabo de 9 mm2. Isto por si só já me espantou !!! Pela melhora na dinâmica e detalhamento do sistema, entretanto com uma perda sensível na relação Sinal Ruído.

Então esta semana pedi para o Edson e o Rafa darem um trato na alimentação, e após um duro trabalho em cima do carro ( que não tem espaço suficiente) refizeram toda a instalação elétrica, repassando os cabos de alimentação e aterrando todo o conjunto diretamento do negativo da bateria por um bloco de distribuição localizado na dianteira do veículo.......

Resultado : Escutando CD de teste da OPUS, só posso dizer uma coisa " Arrepiou os pelos do Braço !!!"

:+1

Tive a mesma impressão quando aterrei toda parte elétrica do meu carro...capacitores tbm ajudam.

Um som "limpo" faz muita diferença!

Postado em
Pera, povo...

O Gio tá falando de sistema altamente tibetano... Pré-amp valvulado com fonte parruda, SACD, sem EQ, sem Delay, sem golfinhos, sem po*** nenhuma pra deturbar o sinal.

É lógico que em sistemas assim, até a umidade relativa do ar mudando em 5% vai dar diferença.

Em sistemas medianos e comuns, acho que a diferença seria menos perceptível. Existiriam melhoras sim, mas muito menos pronunciadas, e dependendo do tipo de música que vc ouve, até imperceptíveis!

Parabéns Gio! Quero ouvir a parada, pra querer jogar todo o meu som no lixo de uma vez... :unsure:

[]

Esse post foi em marco.... naquela epoca ele ainda nao tava com pre valvulado, e estava com o player clarion ainda...

Postado em

Cara, eu estou vivendo algo parecido. No meu primeiro setup eu usava o Blau classe-T e acontecia a mesma coisa. Eu não fiz nenhum teste com multimetro nem osciloscopio mas tenho certeza que o problema esta bem parecido. Quando eu colocava o volume no 0 (tendo que o Alpine corta a saida RCA quando o volume esta no 0) o ruido sumia mas quando eu colocava no 1 o ruido aparecia. Esse ruido era do alternador e meu sistema todo e aterrado na lataria o mais proximo do amplificador. Vou testar fazer isso. Essa estoria abriu algumas ideias. Pq eu quero muito continuar com o Blau mas o ruido esta chateando.

E esse lance da mudança no audio, no meu caso tb acontecia. Com o carro ligado o som piorava muito consideravelmente. Teve epoca eu parei de escutar o som com o carro ligado pois eu calibrava com o carro desligado e quando saia andando era o desastre. Muito bom o topico Gio !!!

Postado em
Cara, eu estou vivendo algo parecido. No meu primeiro setup eu usava o Blau classe-T e acontecia a mesma coisa. Eu não fiz nenhum teste com multimetro nem osciloscopio mas tenho certeza que o problema esta bem parecido. Quando eu colocava o volume no 0 (tendo que o Alpine corta a saida RCA quando o volume esta no 0) o ruido sumia mas quando eu colocava no 1 o ruido aparecia. Esse ruido era do alternador e meu sistema todo e aterrado na lataria o mais proximo do amplificador. Vou testar fazer isso. Essa estoria abriu algumas ideias. Pq eu quero muito continuar com o Blau mas o ruido esta chateando.

E esse lance da mudança no audio, no meu caso tb acontecia. Com o carro ligado o som piorava muito consideravelmente. Teve epoca eu parei de escutar o som com o carro ligado pois eu calibrava com o carro desligado e quando saia andando era o desastre. Muito bom o topico Gio !!!

Olha, aconteceu coisa similar comigo. Depois de apanhar bastante de um ruído que aparecia, da mesma forma que o seu Ricardo, descobri que o ruído era capitado pelo adaptador da antena e que ao desligalo sumiu. Não sei se o seu tem tal adapitador, se tiver testa desliga-lo.

Carlos Henrique

Postado em
Pera, povo...

[]

Esse post foi em marco.... naquela epoca ele ainda nao tava com pre valvulado, e estava com o player clarion ainda...

Nussa... :ol

Nem vi que desenterraram o tópico com uma dúvida sobre aterramento... rs

Quando sobrar uma grana, vou refazer todo o aterramento do cabo também... Aí vai ter direito a mega-capacitor e tudo mais... :legal:

Postado em

Muito bom o topico gente!!!

Meu 770MP com o MTX 564 ta com um ruido muito chato de fundo, e lembro q quando o estalador montou ele colocou o terra no parafuso da lanterna trazeira, ou seja, é um cabecao mesmo!!! Vou mandar fazer o terra de novo no parafuso do cinto!! Vou testar tambem o adaptador da antena como falaram aí!!!

Postado em

Mandei um email direto a Hurricane do Brasil, pois comprei um Amp Hurricane HA4.120 e 10 metros de cabo 21mm Techsound para ligar tudo direto a bateria.

Eles me responderam que:

O aterramento do amplificador não deve ser feito direto da bateria e sim o mais próximo possível do módulo para que não ocasione ruídos.

Atenciosamente

SUPORTE TÉCNICO''

Agora não sei mais o que fazer, pois sempre pensei que seria melhor ligar direto na bateria.

Se alguém puder dar uma luz... Agradeço muito :P

Porque tudo em negrito ?

Olha realmente se não souver o que está fazendo (por onde passar o cabo, bitola, conexões, etc..) manda na lata memesmo, pois é menos uma "antena" para pegar ruidos. MAs direto da bateria é melhor sem duvida.

[]

Sandro

Postado em

Eles me responderam que:

Atenciosamente

SUPORTE TÉCNICO''

Se alguém puder dar uma luz...  Agradeço muito :P

Porque tudo em negrito ?

Olha realmente se não souver o que está fazendo (por onde passar o cabo, bitola, conexões, etc..) manda na lata memesmo, pois é menos uma "antena" para pegar ruidos. MAs direto da bateria é melhor sem duvida.

[]

Sandro

E qual seria os quisitos para nao fazer besteira ? Pq uma coisa que todos falam e no meu carro e quase impossivel e de passar os cabos longe do alternador e da injeção. E tudo muito estreito. O estranho e que com o Steg o ruido sumiu e eu tinha testado com um Fosgate e tb nada de ruido. O esquema de revestir os cabos de energia com aluminio e viavel ?

Postado em

O Papel aluminio até ajuda, mas.. não resolve.. até serve para aquele acerto final do final.. mas dizer que elimina ruidos.. bem....

Mas uma coisa é boa, se trocando o amp a coisa para, é sinal de que o ruido está vindo pela alimentação (não é 100% de certeza mas um indicio).

Use o cabo de +B e ground na mesma bitola e comprimento.

Fixe MUITO bem todos os terminais.

Procure desviar de fontes de interferencia, cuide para que o cabo não fique prensado em nenhum lugar.

Basicamente é isso.

[]

Sandro

Postado em
E qual seria os quisitos para nao fazer besteira ? Pq uma coisa que todos falam e no meu carro e quase impossivel e de passar os cabos longe do alternador e da injeção. E tudo muito estreito. O estranho e que com o Steg o ruido sumiu e eu tinha testado com um Fosgate e tb nada de ruido. O esquema de revestir os cabos de energia com aluminio e viavel ?

Já pensou em passar os cabos pelo teto? Em alguns carros o espaço é bom, viável até para passar alimentação entre o acabamento de plástico e o forro.

Postado em

Eu tenho uma grande dúvida também, pois no manual do DC-DC do DRZ9255, diz para ligar o positivo do DC-DC direto na bateria! Mas no meu carro ele está ligado no mesmo positivo do CD Player... E o cabo do DC-DC é enorme, pronto para ligar na bateria mesmo. Fico pensando se isso influencia em alguma coisa.

Postado em

guijs, esqueci teu nome de novo, e nao eh guilherme né?

depende do consumo, esse DRZ tem amplificador de potencia? se tiver, nao te preocupa, pois nao utilizas e a corrente solicitada é pequena.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...