Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

junior_rosso

Porque meus capacitores estouraram?

Recommended Posts

Hoje o volume das minhas cornetas estava bem baixo, tenho 5 ligadas, aumentava o volume e nada de som, olhei os rcas tudo certo troquei de módulo não funcionou, coloquei meus sub`s e funcionou certinho, fui olhar as ligações das cornetas e lá estava o problema todos os capacitores estourados! Porque eles estouraram?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah e usar crossover dá muita diferença em vés de usar capacitor? Poruqe sábado passao fui no frityacar de uma cidade vizinha e um cara que tinha apenas 6 cornetas e 3 tweeters abafou um que tinha 15 cornetas e outro que tinha 13 cornetas, a diferença o que tinha 6 corneta tinha crossover e os outros nao.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Capacitores estouram por dois motivos:

a primeira é ultrapassar a tensao maxima que ele suporta. Por exemplo, um capacitor que suporta 25 V ser submetido a uma tensao de 30V

 

a segunda e ter os polos invertidos. positivo com negativo e vice-versa.

 

No caso de capacitores para uso automotivo (Em som automotivo) é interessante usar capacitores bi-polares, pois estes náo tem polaridade definida.

 

No seu caso, provavelmente os capacitores estouraram pelos dois motivos, exesso de tensáo e polaridade.

 

te recomendo capacitores bi-polares ou até mesmo um crossover ativo, que no caso seria uma exelente opcao.

 

[]`s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Capacitores estouram por dois motivos:

a primeira é ultrapassar a tensao maxima que ele suporta. Por exemplo, um capacitor que suporta 25 V ser submetido a uma tensao de 30V

 

a segunda e ter os polos invertidos. positivo com negativo e vice-versa.

 

No caso de capacitores para uso automotivo (Em som automotivo) é interessante usar capacitores bi-polares, pois estes náo tem polaridade definida.

 

No seu caso, provavelmente os capacitores estouraram pelos dois motivos, exesso de tensáo e polaridade.

 

te recomendo capacitores bi-polares ou até mesmo um crossover ativo, que no caso seria uma exelente opcao.

 

[]`s

Um crossover ativo é aquele que vem antes do módulo né? E daí eu deixo o módulo em full?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

devem (deviam, heheh) ser eletroliticos polarizados... Ligue back-to-back, negativo com negativo e testa. Mas agora o valor sera 47uF

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Puts você me pegou acho que não é. Bom pelo menos no capacitor não diz nada,

Opa! se seus capacitores tiver uma litra com o sinal menos de um lado ele ñ é bi-polar. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Opa! se seus capacitores tiver uma litra com o sinal menos de um lado ele ñ é bi-polar. :legal:

è desse aí. Mesmo como que eu uso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao tem como usar capacitores polarizados (ou seja, nao-bipolar), pq o sinal enviado ao falante tem parte positiva e parte negativa. capacitores polarizados sempre vao estourar se vc usar na saida do amplificador

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ah e usar crossover dá muita diferença em vés de usar capacitor? Poruqe sábado passao fui no frityacar de uma cidade vizinha e um cara que tinha apenas 6 cornetas e 3 tweeters abafou um que tinha 15 cornetas e outro que tinha 13 cornetas, a diferença o que tinha 6 corneta tinha crossover e os outros nao.

Quantidade de cornetas não quer dizer maior pressão sonora!!!! Isto é uma coisa que é falada, falada, falada, mas tem gente que pendura 110 cornetas e vem um cara com um cornetão e abafa o infeliz.

 

Associar mais de uma corneta causa uma coisa chamada "efeito pente" (comb filtering), que são zonas onde há GRANDES cancelamentos. Portanto, o risco dos corneteiros extremos estarem com grandes cancelamentos é alto.

 

Além disto o uso de crossover passivo (ou ativo, desde que as cornetas estejam ligadas em canais só pra elas nos módulos) com atenuação de 12dB/oitava permite que a corneta receba sua potência nominal sem queimar, como ocorre com todo corneteiro que usa capacitor...

 

Só como curiosidade... existe um pequeno acessório pra cornetas, que é um Y... liga dois drivers em uma única corneta. Mais SPL e menos risco de cancelamentos. É claro, o pessoal do automotivo nem imagina, mas tem em qualquer loja de som profissional. Fica a dica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tipo se eu comprar esse Crossover Ativo BOSS REV 50-X 3 VIAS, e colocalo antes do módulo e deixá-lo em full, e fizer o corte certo não vou precisar usar capacitores né? Que corte eu faço, vou usar potencia máxima, são d250-x. E mais para frente quero colocar drivers de titânio, eles respondem até 18 khz (d210-ti), que corte eu faço?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Capacitores estouram por dois motivos:

a primeira é ultrapassar a tensao maxima que ele suporta. Por exemplo, um capacitor que suporta 25 V ser submetido a uma tensao de 30V

 

a segunda e ter os polos invertidos. positivo com negativo e vice-versa.

 

No caso de capacitores para uso automotivo (Em som automotivo) é interessante usar capacitores bi-polares, pois estes náo tem polaridade definida.

 

No seu caso, provavelmente os capacitores estouraram pelos dois motivos, exesso de tensáo e polaridade.

 

te recomendo capacitores bi-polares ou até mesmo um crossover ativo, que no caso seria uma exelente opcao.

 

[]`s

Um crossover ativo é aquele que vem antes do módulo né? E daí eu deixo o módulo em full?

Isso mesmo, o crossover ativo vem antes do amplificador e ele faz todo o trabalho de separar as frequencias. quanto deixar o amp em full, depenede de vc (ou do instalador). No meu caso vou deixar em full mesmo, pq o crossover vai fazer todos os cortes.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Quantidade de cornetas não quer dizer maior pressão sonora!!!! Isto é uma coisa que é falada, falada, falada, mas tem gente que pendura 110 cornetas e vem um cara com um cornetão e abafa o infeliz.

 

Associar mais de uma corneta causa uma coisa chamada "efeito pente" (comb filtering), que são zonas onde há GRANDES cancelamentos. Portanto, o risco dos corneteiros extremos estarem com grandes cancelamentos é alto.

 

Além disto o uso de crossover passivo (ou ativo, desde que as cornetas estejam ligadas em canais só pra elas nos módulos) com atenuação de 12dB/oitava permite que a corneta receba sua potência nominal sem queimar, como ocorre com todo corneteiro que usa capacitor...

 

Só como curiosidade... existe um pequeno acessório pra cornetas, que é um Y... liga dois drivers em uma única corneta. Mais SPL e menos risco de cancelamentos. É claro, o pessoal do automotivo nem imagina, mas tem em qualquer loja de som profissional. Fica a dica.

kelber, achei muito interessante o que você falou, não sabia disto. Você poderia explicar melhor sobre este cancelamento? Acontece com freqüências baixas? O direcionamento das cornetas diminui este cancelamento? Inverter a fase de algumas cornetas pioraria a situação? Então para ter uma corneta mais forte é necessário uma que aguente mais rms e tenha maior spl do que várias cornetas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

golo, em baixas frequencias esse efeito não ocorre acentuadamente como em altas

o acoplamentos que temos em subwoofers definitivamente não ocorre com as "cornetas"

inverter a polaridade não resolve nada pro comb-filter

 

ao invés de associar 12 cornetas lafaiete da mais barata, deve-se procurar um par de drivers selenium de melhor qualidade (são caros, profissionais)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
nao tem como usar capacitores polarizados (ou seja, nao-bipolar)

Tem sim oras

 

é difícil encontrar capacitores despolarizados (estranhamente chamados de bipolares), por isso é completamente válido usar capacitores polarizados, da maneira com que o murilão ensinou a associar

 

e saí 10% do preço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Só como curiosidade... existe um pequeno acessório pra cornetas, que é um Y... liga dois drivers em uma única corneta. Mais SPL e menos risco de cancelamentos. É claro, o pessoal do automotivo nem imagina, mas tem em qualquer loja de som profissional. Fica a dica.

Tenta ae

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aquelas cornetas tamanho "família", umas que parecem ter o diâmetro de um sub de 10", são eficientes?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
alguem tem foto desse y para cornetas?? eh um boka q liga doi driver a um bokal???

Bom, digamos que eu não tenho foto nenhuma... fiz um desenho.

post-5-1101149665.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

em campeonatao não pode rolar mutreta? fica o dobro de som no mesmo bkal?? nunca vi isso p/ vender

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...