Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
helderz

Dúvida sobre Kit 2 Vias Audiophonic e Crossover

Recommended Posts

Tem os Ophera Phantom por 450~500, qm usa é o Marcio Low Bass (youtube). Ele sempre mostra os kit tocando
Esses foram os que apareceram agora no mercado? Ouvi falar tbm. Aí complica pra decidir sem escutar kkkk. Onde moro povo só tem trio...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, helderz disse:

De acordo com o "téco", os TW's estão com crossover passivo e ligado no HU.

Os midbass estão nos canais 1 e 2 do AMP.

Tudo ok, eu também faria desse modo para poder utilizar 3 way e TA.

4 minutos atrás, helderz disse:

Entrando na opção de crossover do HU, aparece TWEETER: frequências DE REGULAGEM começam em 1.25K e termina em 12.5K com opções de -6; -12; -18 e -24. (não tem opção de deixar os TW's OFF no crossover). Deixei configurado em 3.15K, pq de 3.15K pula pra 4K.

MID LPF: Exatamente as mesmas frequências dos TW's, e tem opção de deixar a regulagem OFF.

MID HPF: começa em 25Hz e vai até 250Hz | -6; -12; -18 e -24. Com opção de deixar regulagem OFF também. Deixei em 80Hz

O jeito é remover o crossover passivo

Não existe a opção OFF para os TW's exatamente por proteção.

Aconselho deixar os TW's começando em 4 kHz, em 3,15 k provavelmente fique um tanto estridente.

Cometi um equivoco acima, com certeza é melhor você utilizar o LPF para os mids. Não me ocorreu que ausência de cross LPF nesse kit seja pelo simples fato de redução de custos.

Pode começar tentando o LPF dos mid's em 3,15 kHz.

Para a transição entre sub e mid pode tentar também 63 com 80 ou 80 com 100.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 minutos atrás, helderz disse:

Tem os Ophera Phantom por 450~500, qm usa é o Marcio Low Bass (youtube). Ele sempre mostra os kit tocando

Não aconselho. Não confio nessa marca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
29 minutos atrás, emanuelnobrega disse:

Tudo ok, eu também faria desse modo para poder utilizar 3 way e TA.

Não existe a opção OFF para os TW's exatamente por proteção.

Aconselho deixar os TW's começando em 4 kHz, em 3,15 k provavelmente fique um tanto estridente.

Cometi um equivoco acima, com certeza é melhor você utilizar o LPF para os mids. Não me ocorreu que ausência de cross LPF nesse kit seja pelo simples fato de redução de custos.

Pode começar tentando o LPF dos mid's em 3,15 kHz.

Para a transição entre sub e mid pode tentar também 63 com 80 ou 80 com 100.

 

sim, por isso tenho q tirar o cross passivo pq não sabia como funcionava o cross do HU. Se o cross passivo tá cortando em 3.5kHZ, e eu colocar o cross ativo em 3.15k, da até medo de Imaginar o q acontece...a noobice do téco em inverter a entrada do tw e mid já me deixou com mta raiva

Editado por helderz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
sim, por isso tenho q tirar o cross passivo pq não sabia como funcionava o cross do HU. Se o cross passivo tá cortando em 3.5kHZ, e eu colocar o cross ativo em 3.15k, da até medo de Imaginar o q acontece...a noobice do téco em inverter a entrada do tw e mid já me deixou com mta raiva
Em teoria não vai acontecer nada, só um componente que vai ficar sem função. Na prática, só testando pra ter ctz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 minutos atrás, helderz disse:

sim, por isso tenho q tirar o cross passivo pq não sabia como funcionava o cross do HU. Se o cross passivo tá cortando em 3.5kHZ, e eu colocar o cross ativo em 3.15k, da até medo de Imaginar o q acontece...a noobice do téco em inverter a entrada do tw e mid já me deixou com mta raiva

Vc já começou a entender. Isso mesmo, tire o cross passivo e faça os cortes na hu pioneer.

Eu tenho um kit Hertz tb (o meu é o Mille MPK 165P.3) e tive que domar pelo equalizador e pelo cross ativo também os médios-agudos, tinha picos horríveis. Agora ficou muito bacana.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
China por china melhor o Chinaphonic.
Viva a China!!
Acho que vai ser ele msm... Medo de comprar Hertz ou o opera, não gostar e ter prejuízo pra trocar dps kkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 minutos atrás, DuduEG disse:
1 hora atrás, emanuelnobrega disse:
China por china melhor o Chinaphonic.
Viva a China!!

Acho que vai ser ele msm... Medo de comprar Hertz ou o opera, não gostar e ter prejuízo pra trocar dps kkk

pega AudioP mesmo, to até meio arrependido de não ter ido nesse 6.3 KKKKKK

 

24 minutos atrás, fabricioSQ disse:

Vc já começou a entender. Isso mesmo, tire o cross passivo e faça os cortes na hu pioneer.

Eu tenho um kit Hertz tb (o meu é o Mille MPK 165P.3) e tive que domar pelo equalizador e pelo cross ativo também os médios-agudos, tinha picos horríveis. Agora ficou muito bacana.

os hi-hat's dos rap's q ouço estouram meus ouvidos nesse TW, parece tweeter de kit qualquer KKKKK

 

to apanhando pra tentar deixar bom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
os hi-hat's dos rap's q ouço estouram meus ouvidos nesse TW, parece tweeter de kit qualquer KKKKK
 
to apanhando pra tentar deixar bom
Se tua HU tem equalizador. Tenta equalizar. Acho que é o jeito mais fácil de tu conseguir atenuar essa estrindencia...
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, DuduEG disse:
2 horas atrás, helderz disse:
os hi-hat's dos rap's q ouço estouram meus ouvidos nesse TW, parece tweeter de kit qualquer KKKKK
 
to apanhando pra tentar deixar bom

Se tua HU tem equalizador. Tenta equalizar. Acho que é o jeito mais fácil de tu conseguir atenuar essa estrindencia...

tem até equalizador custom pelo app da pioneer, vou tentar mexer depois

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vou explicar como está tudo e as frequências que aparecem no HU:
De acordo com o "téco", os TW's estão com crossover passivo e ligado no HU.
Os midbass estão nos canais 1 e 2 do AMP.
Subwoofer em bridge nos canais 3 e 4 (foto em anexo)
 
Entrando na opção de crossover do HU, aparece TWEETER: frequências DE REGULAGEM começam em 1.25K e termina em 12.5K com opções de -6; -12; -18 e -24. (não tem opção de deixar os TW's OFF no crossover). Deixei configurado em 3.15K, pq de 3.15K pula pra 4K.
MID LPF: Exatamente as mesmas frequências dos TW's, e tem opção de deixar a regulagem OFF.
MID HPF: começa em 25Hz e vai até 250Hz | -6; -12; -18 e -24. Com opção de deixar regulagem OFF também. Deixei em 80Hz
 
O jeito é remover o crossover passivo
foto3.thumb.jpg.dccf19c91d5ae6fc398ac17a2825a0b4.jpg
foto1.thumb.jpg.bbc694e5dcfaa28dac1d6d4ac8890216.jpg
foto2.thumb.jpg.a1e6b93d8c6e5073021a4a36cff05161.jpg
Se vai usar o cross ativo, o corte mínimo deverá ser de 4k e não de 3,15k.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
sim, por isso tenho q tirar o cross passivo pq não sabia como funcionava o cross do HU. Se o cross passivo tá cortando em 3.5kHZ, e eu colocar o cross ativo em 3.15k, da até medo de Imaginar o q acontece...a noobice do téco em inverter a entrada do tw e mid já me deixou com mta raiva
Despede o Teco e chama o Tico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em teoria não vai acontecer nada, só um componente que vai ficar sem função. Na prática, só testando pra ter ctz.
Heim?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
os hi-hat's dos rap's q ouço estouram meus ouvidos nesse TW, parece tweeter de kit qualquer KKKKK
 
to apanhando pra tentar deixar bom
Como costumo dizer, ñ é somente emendar fios.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 minutos atrás, Alves disse:
3 horas atrás, helderz disse:
os hi-hat's dos rap's q ouço estouram meus ouvidos nesse TW, parece tweeter de kit qualquer KKKKK
 
to apanhando pra tentar deixar bom

Como costumo dizer, ñ é somente emendar fios.

no caso dos tweeter's que já vieram com uns 10cm de fiação justamente pra emendar, tem q tirar e soldar uma fiação do 0 também?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
no caso dos tweeter's que já vieram com uns 10cm de fiação justamente pra emendar, tem q tirar e soldar uma fiação do 0 também?
Não. É pra usar o fio que sai dele mesmo. O melhor é usar conectores de cobre. Mas pode emendar que não problema

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, DuduEG disse:
3 horas atrás, helderz disse:
no caso dos tweeter's que já vieram com uns 10cm de fiação justamente pra emendar, tem q tirar e soldar uma fiação do 0 também?

Não. É pra usar o fio que sai dele mesmo. O melhor é usar conectores de cobre. Mas pode emendar que não problema

Eu soldo direto nos terminais do tweeter e recomendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 horas atrás, emanuelnobrega disse:

Alves, esse cross da Hertz com certeza também não faz LP para o mid. 

 

Ja havia dito que faz, na dúvida olha o cross por dentro

Pode não ser melhor, pode ter monte de coisa para falar mal, mas ele faz 

e o corte como também já havia falado é mais alto

6222711600_1395442364.jpg

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 horas atrás, helderz disse:

pega AudioP mesmo, to até meio arrependido de não ter ido nesse 6.3 KKKKKK

 

os hi-hat's dos rap's q ouço estouram meus ouvidos nesse TW, parece tweeter de kit qualquer KKKKK

 

to apanhando pra tentar deixar bom

 

por enquanto, acho que ficaria frustrado com qq kit, a instalação e regulagem está bem confusa

O povo ta querendo te ensinar andar de bicicleta e mandando andar sem as mãos na primeira aula

 

Primeiro, se está com dificuldade ligando o kit passivo (com o cross que vem com ele) não te aconselho mudar para ativo ainda, primeiro tente organiza as coisa do jeito mais fácil depois tenta mudar, se não ainda pode estragar os equipamentos ou o som ficar pior

Então liga usando o cross, mas agora do jeito certo, tw no tw e mid no mid, zerou os ganhos no amp? ou deixa o minimo possível

Depois vai no player e desativa o loud, que pelo jeito deve estar ativo e muda equalizador para flat/custom e não powerfull, que é o que maioria "estalado" coloca, coloca hpf do player em uns 80hz para começa

 

Depois desse ponto de partida, agora da para ir corrigindo e melhorando o som, ajustando de acordo com o que vc goste
no equalizado já tenta abaixa as frequências aguda que é o que está te incomodando

 

E depois da um retorno, vc ta com um kit legal em mãos sim, já usei ele de toda maneira, mais para frente pode pensar em mudar o tw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 horas atrás, emanuelnobrega disse:

Não aconselho. Não confio nessa marca.

Ou seja nunca ouviu só preconceito

 

20 horas atrás, emanuelnobrega disse:

China por china melhor o Chinaphonic.

Viva a China!!

Então nem iphone, samsung, lg e nada mais que vêm da china presta agora

 

Editado por fst-lobo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 horas atrás, DuduEG disse:

Agora me surgiu a dúvida. Tô pra comprar um outro kit 2 vias (por enquanto ligar na hu oem, pretendo trocar hu em um futuro próximo), iria comprar outro kc 6.3, que no preço, até hj foi o melhor que eu já consegui (faixa de 400 reais). Seria melhor o Audiophonic KC 6.3 ou esse Hertz 165.3?. Só vejo o povo criticar os dois, claro, por serem de custo inferior e terem seus defeitos, mas nessa faixa de preço (400 bonoros) vocês preferem qual? Teve alguém que já comparou os dois lado a lado?

Cada kit tem seu estilo, o kc6.3 é interessante sim, tw mais domado e cross melhor, o hertz já tem um mid melhor

Tem o ophera que não ouvi o kit todo, só o tw e é bem interessante sim

 

Mas por 400,00 compra kit usado melhor que todos eles ou se for ligar ativo, da para montar kits interessantes

 

Nem entre os kit "melhores", não tem uma unanimidade a quem goste de morel, focal, hertz, gz e por ai vai,

Mesmo nessa situação que são Kit mais bem elaborados e tem assinaturas diferentes, depende de quem vai ouvir.

Tem quem gosta de um e não gosta do outro.

Editado por fst-lobo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, fabricioSQ disse:

Eu soldo direto nos terminais do tweeter e recomendo.

Como ele ta começando,, indicaria mais usar o fio mesmo

Eu mesmo uso o fio, que normalmente ajuda passar no canto do painel

 

E pq vai que não tem muita intimidade com o ferro de solda, vai derretendo o fundo do tw tudo 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, fst-lobo disse:

Como ele ta começando,, indicaria mais usar o fio mesmo

Eu mesmo uso o fio, que normalmente ajuda passar no canto do painel

 

E pq vai que não tem muita intimidade com o ferro de solda, vai derretendo o fundo do tw tudo 

não sou eu q vou fazer kkkkkk...a fiação do HU é mto confusa pra mim. Vou levando em umas lojas de som até ver alguém q manje o q deveria ser obrigação.

 

O q quebra desse HU é o HPF pular de 3.15k pra 4k, deveria ter um 3.5 ou 3.6 no meio pelo menos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites



não sou eu q vou fazer kkkkkk...a fiação do HU é mto confusa pra mim. Vou levando em umas lojas de som até ver alguém q manje o q deveria ser obrigação.
 
O q quebra desse HU é o HPF pular de 3.15k pra 4k, deveria ter um 3.5 ou 3.6 no meio pelo menos...


Cabeamento é bem simples, mas se não se sente seguro, melhor procurar alguém que tenha experiência msm. Não acho o corte uma limitação tão grande

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...