Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

artigo: tirando riscos de CDs

Recommended Posts

Pessoal

pretendo escrever um artigo sobre limpeza de CDs

tenho uma dica, mas gostaria de saber se alguem tem mais dicas, ou se já testaram este metodo, vou testar esta semana pra ver se funciona direito

 

preview do artigo

------------------------------

Retirando arranhões de CDs

 

Muitos tem problemas com arranhões em CDs que impedem a correta leitura da mídia.

 

Uma solução interessante foi encontrada pelo pessoal.

Os seguintes materiais são necessários:

 

- Detergente

- Pasta de dente ou "Brasso" (polidor de metais)

- Algodão

- Vaselina

 

Primeiramente limpe o CD com detergente pra tirar toda gordura, principalmente aquelas marcas de dedo suado.

Depois utilize a pasta de dente ou "Brasso" no algodão para polir o CD e retirar os riscos da superficie onde o laser incide.

Finalmente de uma acabamento com vaselina, embebido no algodão, faça movimentos de dentro para fora.

 

Pronto, esperamos que os arranhões deixe de atrapalhar suas músicas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal

pretendo escrever um artigo sobre limpeza de CDs

tenho uma dica, mas gostaria de saber se alguem tem mais dicas, ou se já testaram este metodo, vou testar esta semana pra ver se funciona direito

 

preview do artigo

------------------------------

Retirando arranhões de CDs

 

Muitos tem problemas com arranhões em CDs que impedem a correta leitura da mídia.

 

Uma solução interessante foi encontrada pelo pessoal.

Os seguintes materiais são necessários:

 

- Detergente

- Pasta de dente ou "Brasso" (polidor de metais)

- Algodão

- Vaselina

 

Primeiramente limpe o CD com detergente pra tirar toda gordura, principalmente aquelas marcas de dedo suado.

Depois utilize a pasta de dente ou "Brasso" no algodão para polir o CD e retirar os riscos da superficie onde o laser incide.

Finalmente de uma acabamento com vaselina, embebido no algodão, faça movimentos de dentro para fora.

 

Pronto, esperamos que os arranhões deixe de atrapalhar suas músicas.

Já tentei muito a da pasta de dente... tentei diversos tipos (com bicarbonato, com não sei o q, com não sei o q mais...), e não obitive nenhum resultado... nadinha mesmo... acho q o do braso funcione... mas a da pasta não...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa eu não conhecia. Eu já vi um "aparelho" nos EUA que "lixa" o CD, para tirar aqueles riscos mais fundos, mas tb não sei se funciona bem. Acho que no site www.etronics.com tem, vou dar uma olhada e posto depois.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu jah ouvi falar que cera automotiva resolve mas nao testei ainda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já usei pasta de dente e não funciona.

Eu já ouvi uma vez de um cara que tirava riscos do cd com um aparelho que parecia uma lixa...

 

Existe também uma planta típica do cerrado, em que embaixo dela é meio branca e àspera e um pouco macia ao mesmo tempo, em que as pessoas utilizam para tirar arranhões de vidro de relógio, quem sabe não poderia servir para cds?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com pasta nunca tentei, mas com cera automotiva ja...

 

os riscos mais superficiais saem facil, mas os mais fundos é dificil... e o cd fica pouquissima copisa mais opaco, o q pode atrapalhar na leitura... como meu cd tava em estado de lástima, resolvi apelar pra cera!! antes um cd opaco q roda do q um cristalino q nao roda!! hehehe

Editado por GGG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quando o cd nao roda,eu lavo ele com detergente NEUTRO,um banho mesmo.

Sai uma água escura de sujeira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Polir o CD para tirar riscos superficiais funciona... mas tem q ter braço... ou uma politriz com uma boina beeem macia...senao fica opaco, como alguem já citou....

 

riscos profundos eh melhor deixar pra lah e passar a adotar a tatica de soh usar copia... o original fica guardadinho em casa.

 

outra coisa que atrapalha leitura em cds mais velhos eh a formação de mofo... sabe aquelas manchas q apareceram sem ninguem mexer no cd e deixam ele parecido com espelho de penteadeira de vó ? Entao... eh mofo! E a receita ja foi dada: Detergente neutro neles :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Massa de polir... é mais abrasiva que a cera automotiva..

 

ficou bom, mas não era tão profundo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu passo cera automotiva com algodão, pra tirar os riscos superficiais e limpar o cd. Não sei se é indicado....

Não conheço outra pessoa q faz isso.....

porém só faço isso nos cds muito sujos ou com riscos, até q fica bom. Fica lisinho, e menos propenso à riscos e sujeira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu passo cera automotiva com algodão, pra tirar os riscos superficiais e limpar o cd. Não sei se é indicado....

Não conheço outra pessoa q faz isso.....

porém só faço isso nos cds muito sujos ou com riscos, até q fica bom. Fica lisinho, e menos propenso à riscos e sujeira.

Vou testar isto num CDR velho... como vc tira a cera depois? Deixa secar e dá o polimento, como se faz no carro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja testei o da pasta.....E melhorou um pouco......O da vaselina ainda nao testei......Ja passei benzina pra limpar o cd, melhorou, pois tira aquelas sujeiras grossas...Comecei a passar bezina pra tirar uns respingos de tinta tipow Spray, q as vezes escorria pra superficie de baixo.......antes eu pintava todos meus cd-r e depois escrevia o nome das musicas....e talz....

A alguns anos atraz.faz um tempao .....Eu peguei um cd q tava todo riscado, impossivel pulava demais, e passei creme hidratante nele.HAUHAUAH...Eu era meio :pirou: ....Mas o pior é q ele deu uma melhorada.....O "mini system" era do visinho, mas acho q nem deu nada.... Tipow, acho q quando vc passa algo , como posso me referir.....oleoso nos risco, isso acaba "tampando" os defeitos da midia, agora se for sujeira grossa, o jeito é tirar...Mas é pirigoso sujar o leitor....!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

massa de polir + politriz,tira tudo........

Agora vou fazer um teste com CD muito arranhado mesmo, aqueles impossiveis, lixar ele e passar massar.......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ha vou testar aqui com um cd do Mvbill, que ta bem aranhado eu gosto deste cd pois tem uns graves bem legais... vou fazer uma experiencia com ele ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Soh lembrando que se riscar a parte de cima do cd jah era.... A parte de cima (onde geralmente vem escrito o nome) se sofrer algum dano, eh irreversivel... Isso pois toda a informacao do cd eh gravada nessa fina camada de aluminio, a parte de baixo nao eh onde estah a informacao.

 

 

Jah nos cd-r, a informacao estah na parte de baixo do cd.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po, tem que usar pasta de dente com flúor, senão num funciona :lol:

Mah falando sério agora, essa massa pra polir carro eh boa paca, tem a massa nº 1 e nº 2, se não me engano, a 1 é mais grossa e a 2 é mais fina.

Lixa d'agua deve funcionar também, mas precisa ser bem fina para o polimento...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Po, tem que usar pasta de dente com flúor, senão num funciona :lol:

Mah falando sério agora, essa massa pra polir carro eh boa paca, tem a massa nº 1 e nº 2, se não me engano, a 1 é mais grossa e a 2 é mais fina.

Lixa d'agua deve funcionar também, mas precisa ser bem fina para o polimento...

tem uma da 3M se não me engano é 2500, é extremamente fina, é tão fina que nem para polimento de carro não rola,dá muito trabalho....., para o CD ela deve ser perfeita...

Massa de polir e politriz é o que há, sai tudo, tem que tomar cuidado se não o cd vôa ao encostar na politriz,tem que saber.... :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Po, tem que usar pasta de dente com flúor, senão num funciona      :lol:

Mah falando sério agora, essa massa pra polir carro eh boa paca, tem a massa nº 1 e nº 2, se não me engano, a 1 é mais grossa e a 2 é mais fina.

Lixa d'agua deve funcionar também, mas precisa ser bem fina para o polimento...

tem uma da 3M se não me engano é 2500, é extremamente fina, é tão fina que nem para polimento de carro não rola,dá muito trabalho....., para o CD ela deve ser perfeita...

Massa de polir e politriz é o que há, sai tudo, tem que tomar cuidado se não o cd vôa ao encostar na politriz,tem que saber.... :lol:

Acho que uma micro retifica com kit de polimento seria mais indicado do que uma politriz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o melhor é passar pasta de dente no cd escovar bem direitinho depois um pouco de fluor e por ultimo um fio dental bem de leve se não tocar ai jah eraa.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou testar isto num CDR velho... como vc tira a cera depois? Deixa secar e dá o polimento, como se faz no carro?

Exato, passo um algodão seco pra tirar a cera, não achei q ficou opaco, pelo contrário me pareceu q ficou mais brilhante....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vou testar isto num CDR velho... como vc tira a cera depois? Deixa secar e dá o polimento, como se faz no carro?

Exato, passo um algodão seco pra tirar a cera, não achei q ficou opaco, pelo contrário me pareceu q ficou mais brilhante....

Editado por Neblina

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vou testar isto num CDR velho... como vc tira a cera depois? Deixa secar e dá o polimento, como se faz no carro?

Exato, passo um algodão seco pra tirar a cera, não achei q ficou opaco, pelo contrário me pareceu q ficou mais brilhante....

Não sei que tipo de Cera que é, só seu que ela é em formato de bastão.

Sempre levo pra um amigo meu, que trampa numa fabrica de Alumínio, e ele tira todos os riscos na numa especie de Politriz usada pra polir aluminio.

Pra usar as de polir carro fica dificil pra manusear o cd, a que ele tem na fabrica é fixa, aí é só ligar ela, passar um pouco de cera e ir manuseando o cd até limpar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nos cds mais bichados eu passo massa de polir n 2 com algodão depois brasso e depois silicone , é raro o cd que continua pulando depois desse polimento , normalmente os que não dão para recuperar são os que estão com a mídia riscada e não o plástico .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...