Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

diegoals

Sistema SQ - Civic coupe 94 - Sai Soundstream Rubicon - entra SD400.4 EVO

Recommended Posts

Postado em

Bom dia!

specs do cross:

Potência: 250W RMS

* Corte de Frequência (médios e graves): 25Hz a 4,7KHz

* Corte de Frequência (agudos): superior aos 5KHz

* Atenuação: 6dB por oitava

* Impedância de Trabalho: 4 ~ 8 Ohms

Specs do Tweeter

20 w rms 
6 ohms 
83 db w/m 
resposta de frequência 2000 á 20000 hz
frequencia de ressonância 2100 hz
frequencia minima de corte 2500 hz a 18db/8ª
frequencia minima de corte a 3500 hz 12db/8ª
frequência minima de corte usando somente capacitor 8000 hz 
6db/8ª capacitor 3,3 x 250 volts.

não achei muito sobre o Mid mas...segue:

Suporta até 60 Watts RMS

4 Ohms

Sensibilidade: 86dB

Resp Frequencia: 46 ~ 5000Hz

Postado em (editado)
13 horas atrás, diegoals disse:

specs do cross:

* Corte de Frequência (agudos): superior aos 5KHz

* Impedância de Trabalho: 4 ~ 8 Ohms

Specs do Tweeter

20 w rms 
6 ohms 

Screenshot_2019-08-23-20-03-13-1.png

Vamos lá, vou tentar colaborar com meus pitacos! 

Levando em conta as informações sobre o crossover, o mesmo utiliza um capacitor de no máximo 4 microfarads. Caso o valor fosse maior do que esse e como pode ser confirmado na tabela acima, o corte de frequência para 8 ohms necessariamente seria menor que 5.000 Hz.

Com esse capacitor de 4 microfarads o corte para 8 ohms se dá em 5.000 Hz e para 4 ohms em 10.000 Hz.

E para 6 ohms que é o caso do Tweeter utilizado? Será em 7.500 Hz!

O corte com atenuação de 6 dB não depende de nenhuma topologia, para o cálculo é utilizada apenas uma expressão matemática que colocarei no próximo post.

DICA: Nesse caso não foi necessário sequer utilizar a fórmula, bastou fazer uma média!

Se o twetter fosse de, digamos, 5 ohms poderia ser feita uma interpolação para o obter o valor desconhecido.

Continuando...

Editado por emanuelnobrega
Acréscimo
  • Like 1
Postado em
13 horas atrás, diegoals disse:

Specs do Tweeter

20 w rms 
6 ohms
frequência minima de corte usando somente capacitor 8000 hz

O valor de 7.500 Hz mencionado na postagem anterior é bem próximo aos 8.000 Hz informados pelo fabricante.

Não vejo nenhum inconveniente em utilizar esse crossover para o referido tweeter de 6 ohms!!

Claro que recomendo que seja confirmado se esse crossover realmente utiliza um capacitor de no máximo 4 microfarads para o tweeter. Se o valor encontrado for maior o mesmo realmente não será adequado.

14 horas atrás, diegoals disse:

specs do cross:

E quanto ao suposto "vale" entre 4.700 e 7.500 Hz?

Perfeitamente normal utilizando crossovers de passa baixa e alta de apenas 6 dB! É assim mesmo!

Agora a fórmula matemática que mencionei na última postagem:

Screenshot_2019-08-23-21-50-44-1.png

Postado em
Perfeitamente normal utilizando crossovers de passa baixa e alta de apenas 6 dB! É assim mesmo!

Screenshot_2019-08-23-21-50-44-1.png.6c63023b4275d1351469bbb47ba40f99.png
Caraca Emanuel. 7500hz e muito alto... grandes chances de nao agradar. Mesmo em 6db.
Postado em
13 minutos atrás, geovanesantos33 disse:
30 minutos atrás, emanuelnobrega disse:

Caraca Emanuel. 7500hz e muito alto... grandes chances de nao agradar. Mesmo em 6db.

Será mesmo?

E se você considerar esse outro valor:

14 horas atrás, diegoals disse:

Specs do Tweeter
frequencia minima de corte a 3500 hz 12db/8ª

Ainda parece ser muito alto?

Normalmente kits 2 vias utilizam crossovers de 12 dB para os tweeters. E quase sempre o corte é superior a esses 3.500 Hz.

Pelos dados expostos creio que esse tweeter responda bem desde baixas frequências. 

@diegoals, o que você conseguiu observar nas audições que já realizou?

Abraço!

• Like 1
Postado em
Em 20/08/2019 at 20:04, diegoals disse:

3- lado esquerdo com ruído alto...só ruído, quase zero audio... testei os canais e o problema deduzo que esteja no crossover, que diga-se de passagem é um lixo, construção ruim, não tem acabamento, conectores ficaram com folga na solda, enfim, me arrependi de ter comprado...

4-lado direito toca, mas mesmo em flat, ele "força muito o tweeter, acreditei que o cross fosse atenuar isso, mas não está funcionando e 

demais comentários...

os tw de seda de 6ohms ainda precisam de um crossover melhor para eu avaliar o comportamento deles...

Só agora vi essa postagem sobre a construção do crossover, nesse caso é melhor substituir mesmo.

@diegoals, você verificou se esse crossover possui resistor? Caso não tenha, a mesma reserva de potência considerável do módulo que faz os mids tocarem tão bem termina sendo excessiva para os tw's, esses são de 20 W e estimo que esse módulo esteja enviando uns 80 W.

Para facilitar você pode aproveitar os indutores para fazer o LPF do mid, se tiverem núcleo de ar não vejo motivos para preocupação. Já os com núcleo de ferro até podem passar ruídos mas para isso a construção tem que ser muito porca.

Já quanto aos capacitores...

Existem de diversos padrões de construção, é o caso de ver qual tipo casa melhor com os tw's.

E claro, também fazer testes com outros valores como sabiamente foi ressaltado nessa postagem do Geovane:

Em 21/08/2019 at 08:29, geovanesantos33 disse:

Depois de tudo ajeitado, não fique preso a um crossover. Dá uma olhada na tabela de conversão de capacitores, compra alguns para fazer o HPF e testa vários cortes. É bem provavel que um vai te agradar mais que o outro. Pelo menos já é um ponto de partida. Depois voce poe o mid pra tocar e verifica até onde ele consegue ir e veja se ele vai conseguir fazer a transição legal no ponto onde voce gostou do corte do tw. 

Se voce tiver o datasheet dos falantes, vai ajudar a direcionar sua pesquisa.

• Like 1
Postado em
Em 20/08/2019 at 20:04, diegoals disse:

Bom... agora vamos aos problemas, e são muitos, infelizmente...

o sistema estava instalado da seguinte maneira

rádio original com conversor RCA eatech 4 canais.

1- ele está carregando ruído do alternador ao ouvir estações de rádio, quando uso o auxiliar tocando músicas direto do celular, ele carrega um ruido em baixos volumes...e ao aumentar o volume também.

2- ao ligar o rádio, ele dá um estalo tipo quando vc liga um fone com volume alto...(pofff)

Para facilitar antes de qualquer coisa eu testaria o set com um player novo e de boa qualidade. E sem conversores.

Se os problemas permanecerem eu continuaria o teste utilizando além do player outro módulo. Pelo descrito esse Soundstream está estranho mesmo.

Postado em
On 8/23/2019 at 8:47 PM, emanuelnobrega said:

Screenshot_2019-08-23-20-03-13-1.png

Vamos lá, vou tentar colaborar com meus pitacos! 

Levando em conta as informações sobre o crossover, o mesmo utiliza um capacitor de no máximo 4 microfarads. Caso o valor fosse maior do que esse e como pode ser confirmado na tabela acima, o corte de frequência para 8 ohms necessariamente seria menor que 5.000 Hz.

Com esse capacitor de 4 microfarads o corte para 8 ohms se dá em 5.000 Hz e para 4 ohms em 10.000 Hz.

E para 6 ohms que é o caso do Tweeter utilizado? Será em 7.500 Hz!

O corte com atenuação de 6 dB não depende de nenhuma topologia, para o cálculo é utilizada apenas uma expressão matemática que colocarei no próximo post.

DICA: Nesse caso não foi necessário sequer utilizar a fórmula, bastou fazer uma média!

Se o twetter fosse de, digamos, 5 ohms poderia ser feita uma interpolação para o obter o valor desconhecido.

Continuando...

Bom dia!

obrigado pela contribuição Emanuel, não fui com profundidade como em sua análise, mas foram essas informações que me "convenceram" a adquirir o divisor de frequências, pois ele trabalha dentro dos limites operacionais do tweeter

Postado em
On 8/23/2019 at 10:50 PM, emanuelnobrega said:

Será mesmo?

E se você considerar esse outro valor:

Ainda parece ser muito alto?

Normalmente kits 2 vias utilizam crossovers de 12 dB para os tweeters. E quase sempre o corte é superior a esses 3.500 Hz.

Pelos dados expostos creio que esse tweeter responda bem desde baixas frequências. 

@diegoals, o que você conseguiu observar nas audições que já realizou?

Abraço!

esse fim de semana fiz mais uns testes verificando a questão do ruído proveniente do motor e algo melhorou rsrs

ao invés de testar estações FM do rádio, utilizei uma fita com adaptador auxiliar e usei sinal proviente do celular... e consegui analisar um pouco melhor o sistema. o tweeter não é estridente, e nem apagado, está numa média... preciso ouvir uma faixa de teste da Focal ou coisa assim, com qualidade de audio para confirmar minhas espectativas por um tweeter de baixo custo...

@emanuelnobrega muito obrigado pela  contribuição!

Postado em
On 8/24/2019 at 12:20 AM, emanuelnobrega said:

você verificou se esse crossover possui resistor? Caso não tenha, a mesma reserva de potência considerável do módulo que faz os mids tocarem tão bem termina sendo excessiva para os tw's, esses são de 20 W e estimo que esse módulo esteja enviando uns 80 W.

Para facilitar você pode aproveitar os indutores para fazer o LPF do mid, se tiverem núcleo de ar não vejo motivos para preocupação. Já os com núcleo de ferro até podem passar ruídos mas para isso a construção tem que ser muito porca.

Existem de diversos padrões de construção, é o caso de ver qual tipo casa melhor com os tw's.

E claro, também fazer testes com outros valores como sabiamente foi ressaltado nessa postagem do Geovane:

vou confirmar se há resistor (isso vai demandar desmontar minha porta) rsrsrs, mas de fato a impressão que tive foi essa mesmo, o tweeter fica "sobrecarregado" 

@emanuelnobrega

Postado em
On 8/23/2019 at 10:33 PM, geovanesantos33 said:
On 8/23/2019 at 10:16 PM, emanuelnobrega said:

@geovanesantos33 parece mesmo não agradar, mas garanto que não falta brilho e detalhamento nos tweeter com cortes nessa faixa, comentei acima que vou confirmar minhas expectativas ouvindo uma faixa de testes de audiofilia, ou uma música boa e com boa reprodução instrumental rsrsrs

Muito obrigado pela colaboração! 

Postado em

Bom dia!

assim está o painel de regulagens do sounstream...

o problema de instalar os 4 canais RCA fazer o amp entrar em proteção permanace!

observação: quando coloco os 4 canais do RCA também mudo a chave seletora para 4ch

20190825_105739[1].jpg

Postado em
Em 24/08/2019 at 00:20, emanuelnobrega disse:

Só agora vi essa postagem sobre a construção do crossover, nesse caso é melhor substituir mesmo.

@diegoals, você verificou se esse crossover possui resistor? Caso não tenha, a mesma reserva de potência considerável do módulo que faz os mids tocarem tão bem termina sendo excessiva para os tw's, esses são de 20 W e estimo que esse módulo esteja enviando uns 80 W.

10 horas atrás, diegoals disse:

@diegoals, acho que você tentou escrever alguma coisa mas terminou sem sair. Estou aguardando, abraço! 

Postado em
Em 26/08/2019 at 08:01, diegoals disse:

esse fim de semana fiz mais uns testes verificando a questão do ruído proveniente do motor e algo melhorou rsrs

ao invés de testar estações FM do rádio, utilizei uma fita com adaptador auxiliar e usei sinal proviente do celular... e consegui analisar um pouco melhor o sistema. o tweeter não é estridente, e nem apagado, está numa média... preciso ouvir uma faixa de teste da Focal ou coisa assim, com qualidade de audio para confirmar minhas espectativas por um tweeter de baixo custo...

@emanuelnobrega muito obrigado pela  contribuição!

Entendo q vc queria manter a originalidade do carro, mas, NMHO, sinceramente, é um Civic, não é um carro antigo clássico. De cara, vc já está mantendo o maior gargalo do seu set logo na fonte geradora.

Postado em
Em 27/08/2019 at 18:45, Alves disse:

Entendo q vc queria manter a originalidade do carro, mas, NMHO, sinceramente, é um Civic, não é um carro antigo clássico. De cara, vc já está mantendo o maior gargalo do seu set logo na fonte geradora.

.... sem mais.

Postado em
Em 27/08/2019 at 18:45, Alves disse:

Concordo:

Solução do problema:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1299694264-vendo-cd-alpine-modelo-cda-9847-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1129066193-cd-alpine-cda-7832-old-school-_JM

Postado em

Bacana os players Emanuel !!

No meu civic, coloquei um Alpine não tão oldschool... é de 2005

IVA D310.. interface para UBS/Pen drive, TV digital e gps com controle na tela.. só não coloquei bluetooth pq o foco desse carro não sera som, mas performance.. 

O que o diego pode fazer, se faz absoluta questão de manter o player no painel, é colocar um player "auxiliar" no porta luvas... embaixo do banco.. 

Postado em
On 8/26/2019 at 6:30 PM, emanuelnobrega said:

@diegoals, acho que você tentou escrever alguma coisa mas terminou sem sair. Estou aguardando, abraço! 

Boa tarde! tinha comentado que vou desmontar a porta para verificar a questão do resistor... mas achei uma foto do crossover na internet

250w16-3-21342.jpg

Postado em
On 8/27/2019 at 6:45 PM, Alves said:

Concordo sobre o gargalo,

sei que off, mas para mim, o Civic coupé é classico faz tempo :vts

Abraço @Alves obrigado pela ajuda!

Postado em
1 hora atrás, diegoals disse:

kkkk o meu sedan é um legitimo JDM ja kkkk

• Like 1
Postado em
1 hora atrás, diegoals disse:

aproveitando...

conhecem algum contato em SP, de confiança para testar e possivelmente reparar o Soundstream?

HHhuuummm... essa vou ficar devendo.. 

Postado em

Diego, ok arrumar o Soundstream... mas pq vc não colocar um SD EVO II ? 

Vai economizar espaço e bateria.. 

Com bastante potencia, um 800.4 atende seu set completo

Postado em
Em 29/08/2019 at 13:01, diegoals disse:

Pode ser clássico, mas ainda não é um antigo. É um carro moderno.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...