Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Recommended Posts

Okay, eu abri a primeira página do Forum e notei por que meu tópico não está ganhando muita moral... ele é basicamente igual a uma caralhada de outros. Okay, entendo. De verdade. E até fico mais grato ainda a quem se dispos a ajudar. Andei lendo bastante os posts do forum nas últimas semanas (que, admitidamente, não é tanto tempo assim) e não consegui achar algumas respostas ao que busco. A maioria desses posts pedindo receita de bolo (como o meu, aliás) estão atrás de equipamentos novos. Eu estou querendo ter coisas de qualidade a um preço acessível, então queria dicas de como procurar os melhores equipos Old School ou mesmo os mais recentes usados. Mesmo em questão de valores, vários dos posts nos classificados, após vendidos, têm o preço ou até mesmo a descrição completa removida. Eu reconheço que não tenho lá muita intimidade com meu som automotivo, e também não conheço ninguém próximo que tenha. Só posso ir a lojas conversar com instaladores que, por ler o que se diz no forum, percebo que falam muita asneira. Enfim, obrigado a quem respondeu e puder continuar respondendo. Qualquer dica que vocês puderem me dar sobre a instalação, contrução da caixa, ou sobre som automotivo em geral (como fez o D...Fusca) será muito apreciada por mim. Valeu!!

 

Ola,

Estou com um Polo mk6 (TSI) e começando a montar um projetinho de som. Meu foco é em qualidade, e não em altos volumes. Meu gosto musical gira em torno de rock, hard rock, blues, folk, irish folk e folk americana (exemplos: Fleetwood Mac, Amber Rubarth, Led Zeppelin, Johnny Cash, Highwaymen, Bob Dylan, Neil Young, Simon & Garfunkel, Steeldrivers, Seasick Steve, entre outros).

 

To editando o tópico pra concentrar as discussões sobre esse projeto aqui.

 

Inicialmente, pretendo manter a HU original. O carro possui alguns controles como ativar/desativar o controle de estabilidade e sensor dos pneus na multimidia original, portanto, pra não perder essas funções, vou utilizar um conversor RCA. No futuuuuuuuuuro eu planejo adicionar uma HU escondida em algum lugar do carro, então já fica o comentário aqui pra caso alguém tenha alguma dica!

 

Edit: Como uso o celular da Apple, achei uma solução pra reduzir meu problema com a HU: Usar um Apple AirPort conectado diretamente ao processador por meio de um cabo óptico. Dessa forma, posso reproduzir músicas do meu celular através do AirPlay (que, por se tratar de uma rede Wi-fi - e não Bluetooth - mantém uma boa qualidade de áudio). É possível configurar uma rede sem fio pelo AirPort que, mesmo sem internet, continua sendo uma rede. Exitem tutoriais na internet de como converter sua alimentação para USB de 5v, mas no meu caso pretendo usar um inversor de potência para gerar uma corrente AC de 110v ou 220v pra alimentá-lo. Conforme eu progredir no projeto, eu atualizo aqui.

 

No momento, o que eu tenho é:

  • Sub JL Audio 10w0v3-4 + uma caixa dutada genérica
  • Amp p/ sub SD 400.2 Evo4
  • 1m de Cabo de Alimentção Shok Industries de 53mm2 (vindo da bateria pra cabine)
  • 5m de Cabo para Alimentação Ophera 21 mm2 (para os amps e para o Big3)
  • 2.5 m RCA Audison Connection Ft2 (p/ sub)
  • 2x 2m Ley Line Giza (p/ kit 2 vias)
  • 10m Tiaflex High Definition 2x3mm
  • Bloco distribuidor Knuconceptz KNF-23 + KNF-12
  • Conversor RCA Eatech de 2 saídas com bass control
  • Processador Alpine PXA-H701 com RUX
  • Pseudo HU Apple AirPort Express
  • Kit 2 vias Diamond S600s
  • Amp p/ 2 vias JVC KS-AX7300
Agora falta o coração do set, o kit 2 vias. Como não tenho acesso a esses diferentes kits pra ouvir, preciso de ajuda. Não gostaria de passar do orçamento de 1500 reais para o kit e amplificador, por ora (quanto menos, melhor). Não tenho problema nenhum em comprar usados.

 

Quatro opções que tenho para o kit 2-vias:

  • JL Audio C3-650 (usado)
  • Focal P165-V30 (novo do Paraguai)
  • Focal PS165 (novo do Paraguai)
  • DLS R6a (ML)
  • Diamond Audio HEX S600s (ML)
Não me limito a esses, mas o que ouvi de ambos foi muito bom. Conheço o headphone Elear da Focal e, se a assinatura sonora do kit for parecido, me agrada muito.

 

Agora fala um amp para o kit 2 vias!

 

Meu orçamento é de uns 400-650 (no pau da viola... orçamento máxmo meeesmo!) reais. Estava pensando em comprar um SD 400.2 Evo4 para o kit também, mas estou considerando também algum old school usado num bom preço.

 

Alguns amps considerados:

  • Clarion APX 4260/4361
  • JVC 6700/6500
  • JVC 7700/7300
Se alguém tiver alguma outra sugestão ou tiver algum desses amps pra vender a um bom preço, me avise!

 

Caixa do subwoofer

 

Atualmente, para o sub tenho uma caixa dutada genérica meio fora das especificações da JL. Ela tem aquele formato trapezoidal comum, com dimensões aproximadas 450 x 385 x 315 x 190 mm (Largura x Altura x Profundidade da base x Profundidade do topo). Pra economizar, talvez eu mantenha essa caixa, mas pretendo utilizar uma caixa selada.

No caso da caixa selada, ainda tenho dúvidas se mando fazer uma de fibra para colocar no canto do porta-malas ou se faço uma em MDF nas especificações da JL (aprox. 450 x 280 x 230 mm). Em caso de fazer nas especificações da JL, acho um pouco de desperdício fazer nesse formato retangular, já que estaria perdendo um pouco de volume se encostada em alguma parede do porta malas. Dessa forma, pensei em dois desenhos possíveis:

 

Será que esses desenhos funcionariam? Qual ficaria melhor?

 

Instalação AirPort

 

Para a instalação do AirPort será necessário o uso de um inversor de potência (ou inversor de voltagem, como preferir). Estou bastante inclinado a ir com o modelo de 300W da Hayonik. O preço é um tanto superior a várias outras marcas chinesas ou mesmo nacionais (Hayonik ~R$180 vs. outros ~R$70-120), mas achei que a qualidade do memso parece ser bastante superior e, em se tratando de uxar carga da bateria para gerar corrente alternada dentro do carro acho que vale a pena o investimento a mais. Vale também lembrar que o AirPort Express puxa 0.2A de corrente, logo o inversor está bastante sobre-dimensionado. Acho que vou inclusive adaptar uma segunda tomada vindo dele pra caso precise usar algo na corrente de 110v.

Pretendo instalar esse inversor no porta malas e evitar usar a tomada do acendedor de cigarros para ligá-lo. Dessa forma, pretendo puxar fios diretamente da bateria. Mais especificamente, cabos da Ophera de 9mm. O problema é que fazendo isso, o inversor irá puxar energia da bateria em tempo integral, ou seja, receita pronta pra ficar sem carga. Então, como não existe remote no inversor, resolvi fazer algo para simular um: utilizar um relê de estado sólido para fechar o circuito quando receber o sinal do pós-chave do carro. O relê que tenho considerado é um entrada e saída em corrente contínua, com corrente máxima de 40A da Fotek, modelo SSR-40DD. Também vou usar um dissipador de calor nele para evitar problemas. Talvez até faça uma caixinha em MDF para deixar tudo escondido no porta-malas.

 

Sugestões são muito bem vindas!

Muito obrigado!

Editado por mvilla
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, também precisarei de um conversor RCA. Alguma sugestão?

 

Resolvido: Comprei o Eatech

Editado por mvilla

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa é melhor que aquelas Stetsom da vida?

É muito melhor.

 

Você acha que eu iria recomendar um que fosse pior?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É muito melhor.

 

Você acha que eu iria recomendar um que fosse pior?

Hahahaha bom ponto! Você tem alguma dica de um amp pra pegar pra tocar meu sub?

 

Resolvido: Comprei um SD 400.2 Evo4

Editado por mvilla

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hahahaha bom ponto! Você tem alguma dica de um amp pra pegar pra tocar meu sub?

 

Você não já esta pensando no SD400.4 ?? Compre ele e seja feliz muita gente no fórum recomenda ele e tem um preço bem convidativo, e sinceramente posso lhe dar um conselho ?? Eu não compraria módulo usado mesmo que seja o TOP das Galaxias e esteja com o preço mais convidativo do mundo a gente nunca sabe o quanto esse módulo já foi exigido, mesmo o vendedor falando que nunca usou o som no talo....sei lá eu não compraria, esperaria e compraria um zero, melhor coisa que você faz a menos que conheça o histórico do equipamento, sabe aquele amigo que você anda sempre no carro com ele, vai nos botecos de role, etc....ai é outra coisa....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O SD400.4D é bem atrativo mesmo, até porque da pra parcelar em 12x no ML hahaha

 

Eu vi também os DAT DA4100 (R$400) e PR4160(R$540), que também dão pra parcelar em 12x.

 

Ainda assim o GTO1000ez é a melhor alternativa?

 

Muito obrigado pelas respostas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc quer só tocar o sub?

Pq o som original do polo, não ouvi direito mas não parece ruim

Pq uma sd400.2 tocaria o sub

 

E depois vc pensaria no restante do set

Se gostasse só compraria outra 400.2 ou já compraria uma sd800.4

 

São amp que saem barato e fácil de quiser vender depois e partir para outro amp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc quer só tocar o sub?

Pq o som original do polo, não ouvi direito mas não parece ruim

Pq uma sd400.2 tocaria o sub

 

E depois vc pensaria no restante do set

Se gostasse só compraria outra 400.2 ou já compraria uma sd800.4

 

São amp que saem barato e fácil de quiser vender depois e partir para outro amp

Isso, só tocar o sub por ora. To bem inclinado a ir pra esse lado mesmo... o sd400.2 tá saindo por 180 no ML!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo, acho que você tem as mesmas dúvidas que já tive algum tempo atrás.
Utilização da HU original?
Utilização de conversor RCA?

Custo do sistema (como fazer algo bom gastando pouco)?

A minha opinião para um sistema como o seu, que se assemelha muito com a minha ideia, é já pensar no projeto como um todo, nem que seja montado por etapas.
Eu sei que ficar olhando pro sub ai parado gera uma certa ansiedade kkkkk nós queremos ver logo é o negócio tocando!
massss....
é melhor ir devagar para não gastar duas vezes.
Se partir da ideia de utilizar uma HU original você tem duas opções com um custo reduzido:
- utilizar um conversor RCA, neste ponto o conversor Eatech, pela experiência dos usuários do fórum, é um bom conversor.

- utilizar um amplificador com saída hi-input (ligação por fios), os fios que seriam destinados aos altos falantes são conectados a amplificador, não utilizando assim os RCAs.

 

Acho que um dos primeiros pontos seria definir isso.

 

Outra questão são os cabos e o seu dimensionamento.
Que fios irá utilizar para conversor (se for utilizar), RCA (se for utilizar), fiação de força (para o positivo e negativo), fios para os alto-falantes etc.

 

Tudo isso é muito importante pois existe fiação de todos os preços, pode-se gastar muito e ainda assim não ter um resultado satisfatório, ou gastar um valor bem inferior e ter algo muito bom.

 

Outro ponto importante é a utilização de chicotes adaptadores na HU original para evitar o corte de fios e a escolha de um bom profissional para executar o serviço.

Eu particularmente pensaria em tudo isso antes de executar o projeto, e ainda se pretende futuramente utilizar um processador de audio, já deixar o projeto dimensionado pra isso.

Quanto ao amplificador o SD400 é sim uma boa compra com um custo bem reduzido.

 

Espero ter ajudado.
 

Editado por D...Fusca
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ansiedade é uma das maiores inimigas nessas horas.....a outra inimiga e a Mãe, Namorada ou Esposa quando veem a conta depois de tudo montado...kkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo, acho que você tem as mesmas dúvidas que já tive algum tempo atrás. [...]

Obrigado pelo relato! De fato, é a melhor escolha fazer por partes.

Eu acho que no meu caso manter a HU original é um tanto mandatário... então vai ter que ser no conversor RCA.

 

Acho que por ora vou me limitar aos cabos, conversor e no SD 400.2. Alguma sugestão de cabo?

 

Ansiedade é uma das maiores inimigas nessas horas.....a outra inimiga e a Mãe, Namorada ou Esposa quando veem a conta depois de tudo montado...kkkkkkk

Huahauahau nem me fala! Tá difícil contornar essas inimigas

Editado por mvilla

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Editei o tópico! Se alguém tiver alguma dica nova, agradeço!

 

E se algum adm conseguir retirar a parte "partindo de um JL 10w0v3-4" do título, agradeço!!

Editado por mvilla

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Editei o tópico! Se alguém tiver alguma dica nova, agradeço!

 

E se algum adm conseguir retirar a parte "partindo de um JL 10w0v3-4" do título, agradeço!!

Editei o tópico! Se alguém tiver alguma dica nova, agradeço!

 

E se algum adm conseguir retirar a parte "partindo de um JL 10w0v3-4" do título, agradeço!!

Para isso você deve acessar a versão Web e utilizar o editor completo no tópico inicial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para isso você deve acessar a versão Web e utilizar o editor completo no tópico inicial.

 

Valeu de novo, Emanuel! Editado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kit 2 vias comprado! Esperando chegar. Próxima etapa é um amp para o kit!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Okay, eu abri a primeira página do Forum e notei por que meu tópico não está ganhando muita moral... ele é basicamente igual a uma caralhada de outros. Okay, entendo. De verdade. E até fico mais grato ainda a quem se dispos a ajudar. Andei lendo bastante os posts do forum nas últimas semanas (que, admitidamente, não é tanto tempo assim) e não consegui achar algumas respostas ao que busco. A maioria desses posts pedindo receita de bolo (como o meu, aliás) estão atrás de equipamentos novos. Eu estou querendo ter coisas de qualidade a um preço acessível, então queria dicas de como procurar os melhores equipos Old School ou mesmo os mais recentes usados. Mesmo em questão de valores, vários dos posts nos classificados, após vendidos, têm o preço ou até mesmo a descrição completa removida. Eu reconheço que não tenho lá muita intimidade com meu som automotivo, e também não conheço ninguém próximo que tenha. Só posso ir a lojas conversar com instaladores que, por ler o que se diz no forum, percebo que falam muita asneira. Enfim, obrigado a quem respondeu e puder continuar respondendo. Qualquer dica que vocês puderem me dar sobre a instalação, contrução da caixa, ou sobre som automotivo em geral (como fez o D...Fusca) será muito apreciada por mim. Valeu!!

 

Parabéns por editar tão ricamente a postagem inicial e principalmente por se dedicar a leitura do fórum.

 

Continue conosco!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No futuuuuuuuuuro eu planejo adicionar uma HU escondida em algum lugar do carro, então já fica o comentário aqui pra caso alguém tenha alguma dica!

 

To editando o tópico pra concentrar as discussões sobre esse projeto aqui.

  • Processador Alpine PXA-H701 com RUX

 

Em se tratando do nível do h701 e para ficar em um local escondido fica muito complicado...

 

O ideal seria um player com saída ótica, mas para colocar em um local escondido você terá problemas com espaço (retrátil ou 2 din).

 

Se utilizar um DVD sem tela Alpine (linha DVA) você não terá a facilidade de utilizar um iPod em modo totalmente digital.

 

Existe a possibilidade de utilizar um player Alpine em conjunto com uma disqueteira para 6 DVD's, você terá uns 27 GB e um bom trabalho para gravar os discos...

 

Se for um player Denon esqueça o iPod completamente.

 

Se utilizar um DRZ-9255 o PXA se torna desnecessário.

 

Já fez negócio no PXA? Caso contrário aconselho você utilizar o processador abaixo diretamente com um Smartphone e quando quiser também com a HU original.

 

https://autoforum.com.br/topic/233976-processador-pioneer-deq-s1000a-libertando-das-hus-originais/

Editado por emanuelnobrega

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caixa do subwoofer

 

Atualmente, para o sub tenho uma caixa dutada genérica meio fora das especificações da JL. Ela tem aquele formato trapezoidal comum, com dimensões aproximadas 450 x 385 x 315 x 190 mm (Largura x Altura x Profundidade da base x Profundidade do topo). Pra economizar, talvez eu mantenha essa caixa, mas pretendo utilizar uma caixa selada.

No caso da caixa selada, ainda tenho dúvidas se mando fazer uma de fibra para colocar no canto do porta-malas ou se faço uma em MDF nas especificações da JL (aprox. 450 x 280 x 230 mm). Em caso de fazer nas especificações da JL, acho um pouco de desperdício fazer nesse formato retangular, já que estaria perdendo um pouco de volume se encostada em alguma parede do porta malas. Dessa forma, pensei em dois desenhos possíveis:

cMTWmVh.jpg?1

 

 

Será que esses desenhos funcionariam? Qual ficaria melhor?

 

Sugestões são muito bem vindas!

Muito obrigado!

 

Vamos lá!

 

Sempre falando em volume EXTERNO:

 

Caixa atual: 43,7 litros.  obs: DUTADA

 

Caixa JL: 29,0 litros.

 

Ideia 1: 46,2 litros.

 

Ideia 2: 42,2 litros.

 

Esqueça a caixa atual.

 

Não recomendo caixa de fibra tanto por custo como pela acústica.

 

Ideia 2 também não dá certo por problemas de fixação.

 

Resumindo, utilize a ideia 1 mas reduzindo as medidas para atingir o volume correto.

.

.

.

.

.

.

.

Cara, na real... .eu sou muito gente boa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns por editar tão ricamente a postagem inicial e principalmente por se dedicar a leitura do fórum.

 

Continue conosco!

 

 

Obrigado!

 

 

Em se tratando do nível do h701 e para ficar em um local escondido fica muito complicado...

 

O ideal seria um player com saída ótica, mas para colocar em um local escondido você terá problemas com espaço (retrátil ou 2 din).

 

Se utilizar um DVD sem tela Alpine (linha DVA) você não terá a facilidade de utilizar um iPod em modo totalmente digital.

 

Existe a possibilidade de utilizar um player Alpine em conjunto com uma disqueteira para 6 DVD's, você terá uns 27 GB e um bom trabalho para gravar os discos...

 

Se for um player Denon esqueça o iPod completamente.

 

Se utilizar um DRZ-9255 o PXA se torna desnecessário.

 

Já fez negócio no PXA? Caso contrário aconselho você utilizar o processador abaixo diretamente com um Smartphone e quando quiser também com a HU original.

 

https://autoforum.com.br/topic/233976-processador-pioneer-deq-s1000a-libertando-das-hus-originais/

 

 

Então, eu já comprei o H701... Aí minha ideia era comprar um desses:

 

Apple AirPort

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1117727355-airport-express-a1392-_JM

 

Que tem saída mini toslink, aí ligar no H701 via toslink.

 

Aí puxar um fio da bateria e ligar num desses:

 

Inversor de potência Multilaser

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1026466940-inversor-de-potncia-veicular-multilaser-150w-12v-p-110v-_JM

 

Aí eu posso ligar meu iPhone no H701 via wireless. Não é a solução ideal, mas acho que funciona... Só tenho que ver se dá pra eu selecionar qual entrada usar no H701, senão vou ter que deixar minha HU conectada só nos coaxiais traseiros.

 

O que você acha?

 

 

 

TbwjoqZ.jpg

 

 

Faça desse jeito, é a melhor forma!

 

Valeu, Emanuel! Baseado nessa sua, eu pensei em alguma outra coisa pra optimizar o espaço no porta malas. Vê o que você acha

 

Ideia 1 - v2

 

CnMLthm.png?1

 

Aí eu pensei em colocar o sub virado para o lado ao invés de virado para trás:

 

Ideia 1 - v2.1

 

oOapkRu.png?1

 

Mas aí pensei que estaria no máximo estragando sua ideia... Então pensei em usar mais volume pra cima, que ficaria inutilizado no porta malas. A ideia nova saiu assim:

 

Ideia 3 - v0

 

pmlnU5i.png

 

O que você acha?

 

 

Só uma pergunta, existe uma largura mínima atrás do sub? Senão eu preferiria reduzir mais um pouco essa profundidade e colocaria mais espaço na largura.

 

Valeu pela ajuda, Emanuel!

Editado por mvilla

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, eu já comprei o H701... Aí minha ideia era comprar um desses:

 

Apple AirPort

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1117727355-airport-express-a1392-_JM

 

Que tem saída mini toslink, aí ligar no H701 via toslink.

 

Aí puxar um fio da bateria e ligar num desses:

 

Inversor de potência Multilaser

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1026466940-inversor-de-potncia-veicular-multilaser-150w-12v-p-110v-_JM

 

Aí eu posso ligar meu iPhone no H701 via wireless. Não é a solução ideal, mas acho que funciona... Só tenho que ver se dá pra eu selecionar qual entrada usar no H701, senão vou ter que deixar minha HU conectada só nos coaxiais traseiros.

 

O que você acha?

 

Perfeito!

 

Faria exatamente o mesmo fosse adepto ($$$) da Apple.

 

Não conhecia essa interface... E achei muito em conta, será mesmo original??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas aí pensei que estaria no máximo estragando sua ideia... Então pensei em usar mais volume pra cima, que ficaria inutilizado no porta malas. A ideia nova saiu assim:

 

É um grande prazer você "estragar" minha ideia! A sua é muito melhor!!! 

 

 

Ideia 3 - v0

 

pmlnU5i.png

 

O que você acha?

 

Perfeito!!! Não consigo visualizar uma opção melhor... 

 

1) Ótimo aproveitamento de espaço.

 

2) Aumento da rigidez da caixa com esse formato, para você compreender o melhor formato seria um tetraedro e o pior uma esfera.

 

3) Medidas bem diversas, isso ajuda a "quebrar" ondas estacionárias. O pior formato seria um cubo (6 faces iguais).

 

 

Só uma pergunta, existe uma largura mínima atrás do sub? Senão eu preferiria reduzir mais um pouco essa profundidade e colocaria mais espaço na largura.

 

Existe sim!! E poucos manuais mencionam isso...

 

O do JL deve ser mesmo na faixa desses 67 mm.

 

Em AF's que não possuem "duto de refrigeração" é suficiente deixar uns 40 mm. Mas o seu subwofer possui!

 

Só vi um valor específico em alguns manuais da JBL, lá eles mencionam 75 mm, dá uma olhada:

 

https://i-jbl.a8e.net.br/static/pdf/28026278manualtecnico.pdf

 

 

Valeu pela ajuda, Emanuel!

 

Eu também agradeço.

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...