Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
guilhermeleffler

Pausa do trio... vamos brincar de SPL?

Recommended Posts

Salve pessoal, boa noite!

Dando uma pausa no sistema trio do carro por motivo de queima de equipamentos e falta de dinheiro pra mandar consertar, é hora de mudar de ramo por um tempo.

Pois bem, vamos aos detalhes:

Equipamentos disponíveis:

Bravox UXP 10" 400wrms 4+4

Banda ICE800 2ohms

CD player e cabeamento mais que decentes do sistema anterior.

Vamos à ideia de projeto:

Caixa Band pass 6ª ordem.

Simulei aqui no Winisd e cheguei a um bom resultado, câmara traseira com 40l, duto de 30x3 com 72,5cm de comprimento. Sintonia em 28hz.

Câmara frontal com 25l, duto de 30x3 com 19,4cm de comprimento.

Sintonia em 58hz.

Dessa forma, o gráfico indicou uma resposta plana com ganho de +4dB entre 45 e 73hz.

Resposta efetiva da caixa entre 33 e 79hz.

Sempre tive dificuldade em elaborar um modelo de caixa onde fosse possível resolver esse probleminha de comprimento de duto da câmara traseira. Até que um certo dia, me deparo com um vídeo no YouTube com um exato modelo de caixa!

Achei interessante, não exatamente bonito, mas funciona!

 

Segue o link do modelo em questão:

 

 

Quarta feira vou comprar a madeira e se der tempo, já pretendo executar o projeto.

Descobri que anda tendo eventos de medição aqui perto, até levei o primeiro lugar na categoria trio dois falantes mês passado, 137,2dB com 2 Target 3k na Viking 5000.

 

Como as categorias de SPL andam fracas aqui no estado, acho que vou me divertir bastante com esse projeto.

Vou estudar frequência de ressonância do carro e tal, levar a brincadeira pra um patamar mais sério.

Se tudo ser certo, no decorrer da semana vou postando aqui o progresso.

E se a banda ICE800 for pouco,tenho uma Viking 5000 2ohms e muita bateria disponível também. Kkkk

Comentando um pouco sobre essa escolha de sintonia, atualmente uso esse UXP em uma LT no sistema residencial. Notei um bom punch entre 40 e 70hz. Creio que isso vá me ajudar.

 

Desculpe o textão, espero ter explicado bem os pontos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu só acho que 800Wrms é muita potência para esse UXPzinho, apesar que esse sub é pesadinho e de baixa sensibilidade, sem contar que ele não tem tanto controle de cone, qualquer potência acima da potência declarada pelo fabricante já deixa o sub "bobão" fazendo com que  atinja o Xlim.

 

Lembro quando eu tinha um UXP de 12" de 400Wrms bobina dupla de 4ohms, ligado em bridge num Corzus PWR1002.

 

O cone desse sub faltava virar do avesso ahahha. Mas também nessa época eu era po*** louca, fazia o UXP tocar que nem dois subs de 12" ahuahauhauahau. 

 

Bons tempos!  :(  :huh:  [^]

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu só acho que 800Wrms é muita potência para esse UXPzinho, apesar que esse sub é pesadinho e de baixa sensibilidade, sem contar que ele não tem tanto controle de cone, qualquer potência acima da potência declarada pelo fabricante já deixa o sub "bobão" fazendo com que  atinja o Xlim.

 

Lembro quando eu tinha um UXP de 12" de 400Wrms bobina dupla de 4ohms, ligado em bridge num Corzus PWR1002.

 

O cone desse sub faltava virar do avesso ahahha. Mas também nessa época eu era po*** louca, fazia o UXP tocar que nem dois subs de 12" ahuahauhauahau. 

 

Bons tempos!  :(  :huh:  [^]

 

Mas o Corzus também tem fama de não ajuda muito nesse controle de cone

Eu já usei judiando assim um pioneer 308 hehe

 

Mas no banda esse controle deve ficar um pouco melhor, mas 800 para o pequeno de 10" parece muito mesmo kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  Espero que vc consiga um bom resultado já que coincidentemente fiz uma caixa dessa só que com dois dutos de 4" x 20cm na parte da frente e não ficou legal, fiz a medição dessa caixa e comparei com a de duto retangular e perdeu praticamente em todas frequências de 20 a 80hz, não fiz nenhuma simulação fui com a cara e a coragem e me dei mal.

 

OKuFPHQ.jpg

 

ENNgJoQ.jpg

 

yEiUSWr.jpg

 

5It5oHg.jpg

 

KeUUgZs.jpg

 

  Talvez essas mudanças que fiz pode prejudicado no resultado final.

Editado por Danilodb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o Corzus também tem fama de não ajuda muito nesse controle de cone

Eu já usei judiando assim um pioneer 308 hehe

 

Mas no banda esse controle deve ficar um pouco melhor, mas 800 para o pequeno de 10" parece muito mesmo kkkkk

Aguardar e ver.

Vou fazer um teste com o Banda 800 tocando o UXP na LT.

Ontem não saiu o pagamento,saindo hoje posso comprar a madeira e começar a me divertir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Espero que vc consiga um bom resultado já que coincidentemente fiz uma caixa dessa só que com dois dutos de 4" x 20cm na parte da frente e não ficou legal, fiz a medição dessa caixa e comparei com a de duto retangular e perdeu praticamente em todas frequências de 20 a 80hz, não fiz nenhuma simulação fui com a cara e a coragem e me dei mal.

 

OKuFPHQ.jpg

 

ENNgJoQ.jpg

 

yEiUSWr.jpg

 

5It5oHg.jpg

 

KeUUgZs.jpg

 

Talvez essas mudanças que fiz pode prejudicado no resultado final.

Fez essa caixa pro seu UXP?

O seu é de 12" ou não?

A minha vou seguir o projeto de dutos retangulares mesmo.

Eu arriscaria dizer que somente um duto nessa sua caixa ficaria mais interessante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

   UXP de 12" 500wrms, não fiz com o duto retangular na parte da frente por não ter jeito de mexer no sub depois de fechado a caixa já que se não colar e vedá-la pode não ficar bom, não fiz direito na época porque não sabia calcular sintonia e fiz sem saber como ficaria o resultado, meu amigo ouviu e gostou daí vendi para ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

UXP de 12" 500wrms, não fiz com o duto retangular na parte da frente por não ter jeito de mexer no sub depois de fechado a caixa já que se não colar e vedá-la pode não ficar bom, não fiz direito na época porque não sabia calcular sintonia e fiz sem saber como ficaria o resultado, meu amigo ouviu e gostou daí vendi para ele.

Entendi. Mas sonoridade ficou boa?

A minha vai ter uma abertura de 26cm se não me engano, vai ficar bem à conta!

Ainda não fiz esse cálculo exato, mas qualquer coisa posso diminuir o comprimento e aumentar a largura da caixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho vontade de usar uma band-pass, mas para dois subs de 12" o trem fica complicado e os subs que eu uso nem sei se iam ficar bem numa BP. Simulei no WinISD de todas as formas e os gráficos não eram animadores na questão de magnetude de frequências e SPL.

 

Mas como já disseram, a caixa band-pass é o tipo de caixa que nas simulações mostra uma coisa e na prática é totalmente diferente da teoria!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi. Mas sonoridade ficou boa?

A minha vai ter uma abertura de 26cm se não me engano, vai ficar bem à conta!

Ainda não fiz esse cálculo exato, mas qualquer coisa posso diminuir o comprimento e aumentar a largura da caixa.

 

  Escutei muito pouco, quando eu coloquei no carro logo fiz a medição e como ficou inferior a caixa de duto retangular logo tirei, afirmam que o delay desse tipo de caixa prejudica alguns tipos de música mas o negócio é arriscar como eu fiz e ver o resultado. Quando vc fizer coloque aqui a sua opinião.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marcenaria pronta, mais à noite posto as fotos.

Falta agora colocar o falante e por pra tocar. Vou fazer um teste em casa mesmo mais de madrugada. Kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marcenaria pronta, mais à noite posto as fotos.

Falta agora colocar o falante e por pra tocar. Vou fazer um teste em casa mesmo mais de madrugada. Kkkk

 

  Legal, quando o projeto anda rápido é muito bom, fico aguardando as fotos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como é de praxe, segue o link pro álbum do Facebook.

 

https://m.facebook.com/guilhermeleffler/albums/1237222756324910/?ref=bookmarks

 

Agora falando sobre o resultado:

Gostei mais do que da LT.

Tem um range ligeiramente menor, desce um pouco menos, mas é muito mais plana!

Preciso de um outro celular pra testar no decibelímetro usando o gerador de sinal, mas de ouvido consegui perceber que é mais plano.

Fiquei muito feliz com o resultado.

Próximo passo é testar no carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom só num deu para ve a cara da caixa
Copia o link das imagens aqui, para ficar mais fácil de visualizar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou interessante o projeto da caixa assim em
mas não ficou muito pequena não em

 

 

PS: Sobre imagem, se for na foto do face e com direito do mouse copiar endereço da imagem (url), da pra colocar aqui sem precisa hospedar em outro local

Vlww
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tu tá com um UXP ou Upgrade? Eu vi uma foto ali com um Upgrade nessa caixa!

 

Se o resultado foi com o Upgrade eu já até animo de querer uma BP para os meus Ups.

 

Edit: Fiz uma nova simulação com BP4 para os Ups e nessa nova gostei dos resultados dos gráficos!

 

MVJHdW6.png

 

 

YGF9W2W.png

 

 

lmFtQBF.png

 

Com subsônico em 30Hz

yl5Oqgq.png

 

 

Delay lá nas alturas <_< <_<

u1N7FZC.png

 

 

 

olq5OOa.png

 

 

WIVB0fm.png

 

 

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tu tá com um UXP ou Upgrade? Eu vi uma foto ali com um Upgrade nessa caixa!

 

Se o resultado foi com o Upgrade eu já até animo de querer uma BP para os meus Ups.

 

Edit: Fiz uma nova simulação com BP4 para os Ups e nessa nova gostei dos resultados dos gráficos!

 

MVJHdW6.png

 

 

YGF9W2W.png

 

 

lmFtQBF.png

 

Com subsônico em 30Hz

yl5Oqgq.png

 

 

Delay lá nas alturas <_< <_<

u1N7FZC.png

 

 

 

olq5OOa.png

 

 

WIVB0fm.png

Então: coloquei o upgrade no lugar só pra tirar a foto, mas instalei o UXP na caixa!

Vou postar os gráficos das simulação assim que resolver um pepino no computador.

Mas ficou basicamente:

Início de resposta em 33hz e pico de +4dB entre 38 e 72hz, morrendo em 79hz.

Ainda não entendi como usar essa parte do xmax no programa. Kkkk

No ouvido a caixa ficou realmente muito plana!

Sábado se ser tempo quero colocar isso no carro, com o banda bem alimentado vamos ver o que acontece. Kkkk

360ah de bateria e cabeamento de 25mm acho que dão conta de manter a ICE 800 bem. Kkkk

Pena que meu som interno dá Parati é uma merd@. Só dois triaxiais de 4" da Bomber no painel. Preciso providenciar um kit duas vias decente!

 

Mas dando um pitaco no seu projeto, achei a sintonia um tanto alta. É pra upgrade de 12" vai ficar uma caixa enorme!

A minha está com 25+40l livres por câmara.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda explanando outros pontos.

Na simulação que fiz, upgrade e UXP mostraram o mesmo gráfico. Mas nos testes de que já fiz com os dois falantes, achei o UXP mais resistente e optei por manter ele na caixa.

Sobre o delay, eu até curto! Kkkk

Mas a minha é uma 6ª ordem. Duas câmaras dutadas.

Em tempo, vi que sua simulação é pros dois falantes. Então o volume é justo!

Passei a estudar mais profundamente sobre som não faz muito tempo. Lá no interior o que manda são as caixas picudas de pigreide com sintonia em 60hz.

Não há quem faça um serviço diferenciado. Quando montei os QSP pro meu amigo, nego achou que os questo tinham que tocar igual SDS por serem fortes. Kkkk

Quero ver a cara dessa turma quando ouvir essa caixa aqui tocando grave e subgrave. Kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então: coloquei o upgrade no lugar só pra tirar a foto, mas instalei o UXP na caixa!

Vou postar os gráficos das simulação assim que resolver um pepino no computador.

Mas ficou basicamente:

Início de resposta em 33hz e pico de +4dB entre 38 e 72hz, morrendo em 79hz.

Ainda não entendi como usar essa parte do xmax no programa. Kkkk

No ouvido a caixa ficou realmente muito plana!

Sábado se ser tempo quero colocar isso no carro, com o banda bem alimentado vamos ver o que acontece. Kkkk

360ah de bateria e cabeamento de 25mm acho que dão conta de manter a ICE 800 bem. Kkkk

Pena que meu som interno dá Parati é uma merd@. Só dois triaxiais de 4" da Bomber no painel. Preciso providenciar um kit duas vias decente!

 

Mas dando um pitaco no seu projeto, achei a sintonia um tanto alta. É pra upgrade de 12" vai ficar uma caixa enorme!

A minha está com 25+40l livres por câmara.

 

 

Ainda explanando outros pontos.

Na simulação que fiz, upgrade e UXP mostraram o mesmo gráfico. Mas nos testes de que já fiz com os dois falantes, achei o UXP mais resistente e optei por manter ele na caixa.

Sobre o delay, eu até curto! Kkkk

Mas a minha é uma 6ª ordem. Duas câmaras dutadas.

Em tempo, vi que sua simulação é pros dois falantes. Então o volume é justo!

Passei a estudar mais profundamente sobre som não faz muito tempo. Lá no interior o que manda são as caixas picudas de pigreide com sintonia em 60hz.

Não há quem faça um serviço diferenciado. Quando montei os QSP pro meu amigo, nego achou que os questo tinham que tocar igual SDS por serem fortes. Kkkk

Quero ver a cara dessa turma quando ouvir essa caixa aqui tocando grave e subgrave. Kkkk

 

A galera aqui indicou que para que a caixa band-pass toque mais plana, a sintonia na câmara do duto tem que ser alta e foi o que eu fiz! Simulei colocando os dutos mais longos para baixar a sintonia e nos gráficos a resposta da caixa ficaria bem abaixo de F0 e F3, resumindo: A caixa ia tocar bastante atenuada.

 

Tentei simular uma BP6 e o programa já diz que os subs não comportam trabalhar nesse tipo de caixa e as simulações dão erros ahuahauhauha.

 

Acho que vou colocar esse projeto de BP4 em prática!  :rever1:

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz uma "organização" no porta malas, devolvi o encosto do banco traseiro, retirei uma bateria e coloquei a caixa na transversal. Ainda preciso fazer o acabamento e colocar o tampão da mala.

Pra parte de voz, pensei no seguinte:

 

Comprar um kit duas vias NAR série 1 de 4" pra colocar no painel no lugar original, e comprar um kit de falantes de 6,5" pra colocar nas portas, vou fazer um forro personalizado com os pezinhos em fibra!

Perguntas:

1- Será que esse conjunto fica bom?

2- Aplicadores, já tenho um Banda 2.4D.

Em comparação ao Stetsom VS400.4 mini que também tenho, considero o áudio dele muito superior em questão de timbre e qualidade. O Stetsom soa anasalado, meio cornetado e não tem agudos tão definidos. A pergunta: o SD 400.4 Evo é realmente superior?

Pensei em comprar outro Banda 2.4D e fazer a chamada amplificação vertical, usando um 2.4D por porta, fazendo os cortes no odiado stx104 que também tenho.

Assim teria um 4 vias de responsa!

Alguma sugestão?

Pretendo gastar até uns 700 temer nessa brincadeira, foi o preço que encontrei com todos os equipamentos no mesmo site.

Instalação é por minha conta mesmo, então só vou precisar dos equipamentos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu só acho que 800Wrms é muita potência para esse UXPzinho, apesar que esse sub é pesadinho e de baixa sensibilidade, sem contar que ele não tem tanto controle de cone, qualquer potência acima da potência declarada pelo fabricante já deixa o sub "bobão" fazendo com que atinja o Xlim.

 

Lembro quando eu tinha um UXP de 12" de 400Wrms bobina dupla de 4ohms, ligado em bridge num Corzus PWR1002.

 

O cone desse sub faltava virar do avesso ahahha. Mas também nessa época eu era po*** louca, fazia o UXP tocar que nem dois subs de 12" ahuahauhauahau.

 

Bons tempos! :(:huh:[^]

Bom, a caixa está tocando e com o Banda bem alimentado. Sinto o sub passando aperto antes do Clip do amp, e não passo disso. Dependendo da música, frequência mais alta ele até suporta no limiar do clip. Mas não ando abusando.

A caixa ficou muito boa, a resposta exatamente igual na simulação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  Legal que ficou bom, parece que ela ficou comprida, quais as medidas externas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...