Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Recommended Posts

Alguém pode me dar uma ajuda? Os módulos chegaram (depois coloco fotos), vou pedir para instalar essa semana e não quero ser tapeado, ou perder o efeito estéreo do som ):

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você vai usar o Y em um dos lados somente para derivar o sinal para o SD1200. Não perderá o efeito de stereofonia, mas o som pode ficar levemente alterado em um dos lados por conta desta etapa extra (cabo Y) na passagem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você vai usar o Y em um dos lados somente para derivar o sinal para o SD1200. Não perderá o efeito de stereofonia, mas o som pode ficar levemente alterado em um dos lados por conta desta etapa extra (cabo Y) na passagem.

 

Entendi. Esse som alterado seria como se fosse uma reverberação levemente anasalado? (esse efeito acontece quando coloco musica via bluetooth, parece que o som tá distante).

 

Vale a pena fazer dessa forma ou vai prejudicar muito a qualidade do som?

Editado por alanleite28

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi. Esse som alterado seria como se fosse uma reverberação levemente anasalado? (esse efeito acontece quando coloco musica via bluetooth, parece que o som tá distante).

 

Vale a pena fazer dessa forma ou vai prejudicar muito a qualidade do som?

Prejudicar um poico vai sim mas nada que fique tão ruim de ouvir...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi. Esse som alterado seria como se fosse uma reverberação levemente anasalado? (esse efeito acontece quando coloco musica via bluetooth, parece que o som tá distante).

 

Vale a pena fazer dessa forma ou vai prejudicar muito a qualidade do som?

Prejudicar um poico vai sim mas nada que fique tão ruim de ouvir...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Estou pensando em comprar meu primeiro SQ. Tenho um C3 e gostaria de fazer um projeto que deixasse o carro o máximo original possível.

 

Pensei em um kit 2 vias, com o mid-bass nas portas dianteiras (sem tratamento especial, mas ainda tem as espumas isolantes de fabrica), tweeter no painel (o c3 tem os locais pra instalar no painel) e 1 sub no porta mala, com uma caixa de fibra lateral.

 

Pesquisando achei algumas coisas e estou em duvida

 

Kit 2 vias:

Focal Access ou Morel Tempo? Estou tendendo mais ao Morel de 6' mas ai ficam algumas duvidas. Cabem na porta do C3? Onde instalo o cross? Na saida do HU?

 

Sub:

Estou pensando em um Fosgate P2 12' de 400w, com caixa lateral

 

Estou na duvida em qual HU (e gostaria que tivesse bluetooth ou CarPlay se possível) e amp, e se deveria ter 2 amps diferentes ou único.

 

O que acham? Morel + Fosgate combinam?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prejudicar um poico vai sim mas nada que fique tão ruim de ouvir...

 

Acha que vale a pena instalar o módulo mesmo perdendo a qualidade, ou deixar direto no rádio mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acha que vale a pena instalar o módulo mesmo perdendo a qualidade, ou deixar direto no rádio mesmo?

Vale a pena instalar o amplificador...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pra finalizar aqui.

 

A respeito do que o Bernardo falou de um dos lados ficar estranho. Os lados seriam L e R do SD400 que estaria conectado só no Y, ou os lados seriam o lado que está conectado o SD1200 e o lado que está conectado o SD400?.

 

Vou instalar hoje o SD1200, e quando chegar o SD400 (amanhã), eu instalo também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Módulos instalados. (Posto fotos quando chegar em casa). Usando temporariamente o SD400 nos triaxiais da porta da frente (os de trás estão direto no rádio) e o SD1200 nos dois bomber upgrade.

 

Sonoridade do grave mudou muito, mas parece que perdi um pouco de subgrave, pode ser regulagem, irei refazer quando chegar em casa.

Os agudos agora ganharam vida, antes eram muito estridentes e irritantes, devido a baixa potência do rádio e ter que usar equalizador pra acordar os twitters.

 

Os cabos do antigo módulo HD800, foram para o SD400.

E para o SD1200, eu comprei um cabo de 25mm residencial, puro cobre para alimentação (pensa num instalador que sofreu pra passar isso no carro kkkk).

Ele acabou utilizando o mesmo RCA para os dois módulos e usou um cabo Y para interligar eles.

 

Problemas...

 

O som, quando ligado, emite um chiado bem incomodo, e ele aumenta baseado na rotação do meu motor, se eu acelero, o chiado aumenta...

O cara botou um capacitor nos triaxiais da frente (não sei porque), perdi o médio, tá parecendo que meu carro só tem grave e corneta...

E quando desligo o som, ele dá um estalo.

 

Vou levar pra ele agora 12:30 para dar uma conferida.

 

Mas no geral, gostei do resultado que obtive com a troca dos módulos. Agora mais pra frente, trocar a HU e instalar um kit 2 vias.

Editado por alanleite28

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Módulos instalados. (Posto fotos quando chegar em casa). Usando temporariamente o SD400 nos triaxiais da porta da frente (os de trás estão direto no rádio) e o SD1200 nos dois bomber upgrade.

 

Sonoridade do grave mudou muito, mas parece que perdi um pouco de subgrave, pode ser regulagem, irei refazer quando chegar em casa.

Os agudos agora ganharam vida, antes eram muito estridentes e irritantes, devido a baixa potência do rádio e ter que usar equalizador pra acordar os twitters.

 

Os cabos do antigo módulo HD800, foram para o SD400.

E para o SD1200, eu comprei um cabo de 25mm residencial, puro cobre para alimentação (pensa num instalador que sofreu pra passar isso no carro kkkk).

Ele acabou utilizando o mesmo RCA para os dois módulos e usou um cabo Y para interligar eles.

 

Problemas...

 

O som, quando ligado, emite um chiado bem incomodo, e ele aumenta baseado na rotação do meu motor, se eu acelero, o chiado aumenta...

O cara botou um capacitor nos triaxiais da frente (não sei porque), perdi o médio, tá parecendo que meu carro só tem grave e corneta...

E quando desligo o som, ele dá um estalo.

 

Vou levar pra ele agora 12:30 para dar uma conferida.

 

Mas no geral, gostei do resultado que obtive com a troca dos módulos. Agora mais pra frente, trocar a HU e instalar um kit 2 vias.

Amigo geralmente o chiado tem haver com aterramento os rcas e os cabos de energia estão passando juntos? Peça pro instalafor aterrar os rcas... Ahh ganho muito alto gera ruidos tbm, peça pra ele tirar os capacitores e faça o corte de frequencia pela sd em hpf 80hz e sub lpf em 60 a 80hz...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo geralmente o chiado tem haver com aterramento os rcas e os cabos de energia estão passando juntos? Peça pro instalafor aterrar os rcas... Ahh ganho muito alto gera ruidos tbm, peça pra ele tirar os capacitores e faça o corte de frequencia pela sd em hpf 80hz e sub lpf em 60 a 80hz...

 

Não estão passados juntos, mas em certo ponto se encontram. Mas, creio não ser o RCA, pois está sendo usado um RCA para os dois módulos, e quando eu deixo passar voz para o subwoofer (só para testar), ele não chia, somente os auto falantes das portas dianteiras (os das portas traseiras não estão ligados no módulo e não chiam, vou tentar ouvir depois se eles chiam bem baixinho depois). Não estão mais instalados nenhum capacitor.

 

Perguntei pra ele se poderia ser aterramento do cabo de energia, ele disse que não. Os dois módulos estão aterrados no mesmo ponto, devo voltar lá e pedir pra ele aterrar em pontos separados?

Perguntei pra ele se poderia ser o rádio original (porque antes do módulo, eu já notava um ruido quase imperceptível, só com silencio absoluto), ele disse que talvez sim, porque tudo o que estiver sendo mandado pro módulo, ele vai amplificar, então se o rádio está chiando, o módulo iria amplificar o chiado também.

 

Com o carro ligado: abaixamos o ganho no 0, ruido continua, aumentamos no máximo, continua igual, tiramos RCA, parou ruido. Com o carro desligado não há ruido.

 

E é complicado, se eu for ouvir musica mais baixinho, ou se em alguma parte da musica ela fica mais calma, silenciosa, o ruido tá lá pra atrapalhar...

Editado por alanleite28

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não estão passados juntos, mas em certo ponto se encontram. Mas, creio não ser o RCA, pois está sendo usado um RCA para os dois módulos, e quando eu deixo passar voz para o subwoofer (só para testar), ele não chia, somente os auto falantes das portas dianteiras (os das portas traseiras não estão ligados no módulo e não chiam, vou tentar ouvir depois se eles chiam bem baixinho depois). Não estão mais instalados nenhum capacitor.

 

Perguntei pra ele se poderia ser aterramento do cabo de energia, ele disse que não. Os dois módulos estão aterrados no mesmo ponto, devo voltar lá e pedir pra ele aterrar em pontos separados?

Perguntei pra ele se poderia ser o rádio original (porque antes do módulo, eu já notava um ruido quase imperceptível, só com silencio absoluto), ele disse que talvez sim, porque tudo o que estiver sendo mandado pro módulo, ele vai amplificar, então se o rádio está chiando, o módulo iria amplificar o chiado também.

 

Com o carro ligado: abaixamos o ganho no 0, ruido continua, aumentamos no máximo, continua igual, tiramos RCA, parou ruido. Com o carro desligado não há ruido.

 

E é complicado, se eu for ouvir musica mais baixinho, ou se em alguma parte da musica ela fica mais calma, silenciosa, o ruido tá lá pra atrapalhar...

2 coisas o aterramento dos amps estão corretos experimenta aterrar o player e o conversor no mesmo ponto pra evitar ter loop de terra e experimenta aterrar os rcas no player ou em algum ponto de lata pra ver se o ruido some...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual cabo rca está usando?
Testa com outro cabo passando por fora do carro para vê se o ruído some

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

--Atualizando--

 

Comprei um cabo RCA novo e melhor que o que eu tenho. Testei ele passando por cima dos bancos mesmo, ruido 0, liguei novamente o cabo antigo, ruido 0, ou seja, talvez o cabo ficou mal encaixado no conversor fio>rca e estava dando ruido. Problema resolvido :D

 

Eu perdi o efeito estéreo sim no carro. Como só tem um lado nos coaxiais e outro lado no grave, perdi o estéreo.

E o áudio também não ficou estranho, ficou normal.

 

Gostei do resultado, dá pra ouvir musica agora, o esquema é só comprar um outro rádio pra ligar os RCAs corretamente sem gambiarra e comprar um kit 2 vias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consegui um kit 2 vias Bravox CS60BK de 5" de um amigo que tirou do carro dele e me deu (kit tá novo, nem usou direito) e queria colocar ele só temporário até comprar outro melhor, o problema é que minha porta é auto falante de 6", dá pra instalar?

 

Liguei em várias instaladoras aqui da cidade e me diziam que não dá, que não existe adaptador... 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consegui um kit 2 vias Bravox CS60BK de 5" de um amigo que tirou do carro dele e me deu (kit tá novo, nem usou direito) e queria colocar ele só temporário até comprar outro melhor, o problema é que minha porta é auto falante de 6", dá pra instalar?

 

Liguei em várias instaladoras aqui da cidade e me diziam que não dá, que não existe adaptador... 

 

Medo desse povo ai

 

Só um baffle de madeira resolve o problema de adaptador o 5" no lugar de um 6"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Medo desse povo ai

 

Só um baffle de madeira resolve o problema de adaptador o 5" no lugar de um 6"

Ele já sabe onde NÃO ir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Medo desse povo ai

 

Só um baffle de madeira resolve o problema de adaptador o 5" no lugar de um 6"

 

Sim, um dos lugares que liguei disse que tem os baffles e molduras para adaptar, vou lá amanhã.

 

Ele já sabe onde NÃO ir.

 

Já vou riscando da listinha kkk

 

-------------

 

Outra coisa, vi que o crossover do tweeter tem uma chavinha seletora "-3b ~ 0db" pra que serve?

To separando umas musicas no pen drive pra testar na hora que o cara estiver instalando, botar no -3 e no 0 pra ver como as musicas se comportam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O kit foi instalado e meu som mudou da água pro vinho, haviam muitas musicas que eram praticamente impossíveis de se ouvir no sistema anterior, agora eu consigo ouvir desde a musica mais suave até a mais agressiva. Logo posto fotos de como ficou tudo.

 

Uma coisa só que reparei, é que os tweeters parecem estar mais altos (volume) que o midbass na porta, aquele crossover que vem para o tweeter está com a chave no 0db, se eu mudar ela para o -3db resolveria essa discrepância de volume entre os dois?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos, revivendo o tópico aqui...

 

Estou com alguns problemas em relação ao kit 2 vias Bravox CS50BK:

 

O tweeter fica fixado em cima do painel, onde recebe sol diretamente e consequentemente esquenta muito, por conta disso (acredito eu), eles estão queimando, pois quando pego o carro e ligo o som, eles começam a tocar já pegando fogo e ai recebem energia, ai **** tudo, gostaria de saber o que fazer para evitar isso.

 

Estava pensando em fazer algum tipo de suporte de isopor para encaixar os tweeters, mas não sei se ficaria bom, a outra opção que imaginei seria colocar os tweeters nas colunas, mas eles vão ficar off-axis e não sei se ficaria bom.

 

Não acredito ser ganho/volume excessivo, está tudo bem regulado no carro e o estranho é que só queima um dos lados do par de tweeter (passageiro).

 

Já comprei um par somente dos tweeters da mesma linha para realizar a troca e novamente queimou o mesmo lado, e agora o lado do motorista começou a emitir um agudo ríspido.

 

Já estou extremamente irritado com esse kit 2 vias e quero trocar o mais rápido possível, estou pendendo pela compra de um Bravox CS60K e preciso de opiniões.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ATUALIZAÇÃO:

 

Resolvi parte do problema...

 

Abri as colunas onde estão saindo os fios dos tweeters e onde ficam os crossovers dos mesmos, constatei que na realidade o crossover do lado do passageiro está com problema: quando a chave está em 0db, o tweeter não funciona, quando está em -3db funciona, por isso achei que havia queimado. Então coloquei o outro tweeter (motorista) em -3db também e o som ficou bem melhor que antes, o tweeter não tá tão ardido, consegui subir o ganho do módulo dando mais vida aos midbass, ficou mais gostoso ouvir musicas de heavy metal, mas...

 

Parece que realmente o tweeter está com um leve chiado, como se estivesse raspando, mas como é um só e eu tenho outro de reserva, irei trocar em breve.

 

Agora eu precisaria de indicação de um kit 2 vias que seja mais parrudo até uns R$500,00 e se necessário trocar - meu SD400.4 - um amplificador pro mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

"Agora eu precisaria de indicação de um kit 2 vias que seja mais parrudo que o atual até uns R$500,00 e se necessário trocar - meu SD400.4 - um amplificador pro mesmo."

 

Mal to pagando R$500,00, quem dirá R$1.700,00 em um kit duas vias kkkkkk

 

Tava de olho no Bravox CS60K ou tava tentando fazer uma loucura, tipo comprar um par de médio grave de 6" estilo o ESV 220 e um par de tweeter c/ crossover que toque de 2khz pra cima e montar um.

 

Mas tô pendendo pro lado de comprar um prontinho "normal" mesmo.

Editado por alanleite28

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...