Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
torresfelipe

[VW Up! 2015] Primeiro SQ

Recommended Posts

Boa noite moçada!

 

Depois de ler vários tópicos aqui e anotar as indicações que vocês dão, resolvi me cadastrar pra tirar algumas dúvidas e saber se o kit que eu gostaria vai atender minhas necessidades. As premissas da instalação são essas:

  • Tipo de som: interno de qualidade para ouvir no trânsito, viajando e em volume médio. Eventualmente poder aumentar numa música específica e não achar que a qualidade caiu vertiginosamente.
  • Espaço: sem limites, podendo instalar um sub numa caixa lateral no porta-malas.
  • Verba: inicialmente abaixo de R$ 2000,00. Instalação será feita em loja. 
  • Fonte primária de áudio: celular via bluetooth com serviços de streaming e músicas off-line.
  • Tipo de música ouvida: rock, blues, jazz, eletrônica.

A princípio, essas são minhas escolhas:

  • HU MVH-X568BT - R$ 496,00
  • Kit 2 vias Audiophonic Kc 6.3 - R$ 599,00
  • Sub Questo QL300 8" - R$ 330,00
  • Amp SD 400.4D Evo - R$ 263,00

TOTAL R$ 1688,00

 

E aí surgem as dúvidas.

  1. Essa HU seria a melhor escolha? Ou tem alguma coisa próxima que me atenda sem custar tanto?
  2. Vale a pena instalar um coaxial nas portas traseiras? Se sim, daria pra ligar direto na HU sem precisar de outro amplificador?
  3. Eu perderia muita qualidade se colocasse um kit Hertz DSK 165.3 no lugar do kit Audiophonic?
  4. Esse sub atende? Não procuro pancada forte. Gosto de grave suave, que "enche" o carro.
  5. Quanto de cabo eu preciso comprar? Não precisa ser um número certo e sim um chute pra ter ideia do valor que eu gastaria.

Agradeço toda e qualquer sugestão de vocês.

 

Abraços!

 

 

 

Editado por torresfelipe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você está no caminho certo, está tudo bem coerente.

 

1 - Olha, vi um cara que cotou hoje para importar esse aparelho e saiu por 550 (aqui no fórum com o user joaozelo, ja fiz duas compras com ele, recomendo) :

 

http://www.pioneerelectronics.com/PUSA/Car/Digital+Media+Receivers/MVH-X580BS?tab=specifications

 

Tem TA e faz cortes ativos para usar o kit sem crossover, que seria uma adição para um SQ, e a diferença de preço é pouca. Para mim vale a pena.

 

Num futuro upgrade, você pode comprar apenas um amplificador mono para o subwoofer e ter alinhamento de tempo funcional para todos os falantes.

 

2 - Para SQ esse dinheiro seria melhor investido em um bom tratamento acústico nas portas dianteiras. Este tratamento é indispensável. O Coaxial além de dispensável, atrapalha o acerto e qualidade.

 

3 - O DSK é um kit básico, por tudo exposto aqui no fórum, acredito que o 6.3 tem desempenho superior.

 

4 - Este sub atende. Pode ser um de 10" também. O mais importante será você avaliar quanto espaço terá para esta caixa e fazer uma caixa de boa qualidade, feita para o falante.

 

5 - Para economizar instalaria o SD 400.4 EVO dentro do painel do carro, necessitando assim de cabos RCA curtos e menos cabos para falantes. Compraria Tiaflex 2,5mm pra os midbass e turbillion ICE 14/16 ou Tiaflex 1,5mm para os Tweeters. Para RCAs recomendo Ley Line que são vendidos aqui no fórum pelo Bernardo, pode ser dos mais simples ou se puder, o Stonehenge é excelente até para sets de alto investimento.

 

Pensando no upgrade futuro proposto, de comprar um amplificador mono e usar um canal de amplificação para cada falante em corte ativo (com o uso de um player que faz esses cortes, como o recomendado), deixaria os cross bem próximos ao amplificador, assim se desejar num futuro fazer cortes ativos para melhor ajuste, é só tirar o cross e instalar diretamente no amplificador.

Meça o caminho dos cabos com barbante.

 

 

Opa! Primeira resposta veio logo de um conterrâneo! Bom que já pego uma indicação de onde instalar o som (provavelmente vou instalar em São Carlos, quando voltar praí nas férias)! Hehehe!

 

Primeiramente obrigado pelas dicas! Vamos lá.

 

Acabei esquecendo de mencionar que quero tratar as portas também. Não sei quanto gastaria, mas já vi algumas marcas de mantas acústicas pra fazer o tratamento. Vou incluir no orçamento.

 

A idéia de instalar tudo no painel é excelente, até porque fica tudo escondido e tem o fator de economia. Vou procurar esses cabos e entrar em contato com o Bernardo pra incluir os RCAs na conta também.

 

Você acha que com 400 reais eu consigo comprar os cabos e o tratamento da porta?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, torresfelipe! Me ponho à disposição para tirar quaisquer dúvidas suas sobre os cabos da Ley Line :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, aqui em São Carlos instalo na Quality Sound.

 

Quem faz o serviço por lá é o Cléber, que é um cara muito caprichoso e cobra um valor muito justo. Recomendo sem restrições.

Os cabos compre aqui: https://www.videosonic.com.br/produtos.asp?codigo_categoria=270

 

Manta você pode optar por usar automotivas, que são mais adequadas ao uso, ou aplicar com bastante capricho uma asfáltica. Para asfáltica recomendo Vedacit.

Para as Automotivas, DAT e Technoise daquelas sem espuma atendem com um bom custo/benefício. Dá para instalar por conta a manta, não é nada de outro mundo.

 

Faça as contas aí, se não fechar nos 400 fica muito perto!

 

Já procurei o telefone. Em agosto, quando for pra São Carlos, passo lá com as peças e instalo tudo.

 

Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas! 

 

 

riverotoledo mandou tão bem que nem deixou mais nada pra gente responder :P

 

Não deu nem tempo! Esse fórum aqui é sensacional. Além de tudo que li (a ponto de conseguir escolher um set legal), o pessoal ajuda sem restrições.

 

 

Olá, torresfelipe! Me ponho à disposição para tirar quaisquer dúvidas suas sobre os cabos da Ley Line :)

 

Bernardo, vou te chamar logo mais pra poder fechar negócio nos cabos RCA. Obrigado pela disposição!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

riverotoledo mandou tão bem que nem deixou mais nada pra gente responder :P

Hehehehe, sucinto e completo. Isso não é dica, e consultoria da melhor qualidade.

 

Essa dica do crossover junto ao amp é perfeita. Me arrependo de não ter feito assim. Já está na minha lista de alterações.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana cara! Fico feliz de poder ajudar!

 

Tenho curiosidade de ouvir o resultado dessa empreitada, para mim tem tudo para ser muito interessante! 

 

Depois, se puder, compartilhe a instalação aqui.  :legal: 

 

 

 

 

Bem, em agosto eu tô aí em São Carlos com as peças. Assim que terminar de instalar, te dou um toque pra você ouvir como ficou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite moçada!

 

Reativando o tópico pra finalmente dar início ao projeto de som do Up!. Com isso, surgiram algumas dúvidas. Não sei se a porta do carro tem espaço para autofalantes de 6,5" e o kit que eu tinha escolhido, um Audiophonic KC6.3, aparentemente só é vendido com 6,5". Como os falantes originais são de 6", preferi não arriscar antes de pesquisar.

 

Acabei procurando kits que fossem compatíveis, e encontrei dois kits que estão dentro do budget, mas não sei se são bons. Preciso da ajuda de vocês pra escolher.

 

NAR Audio CS2 600

Hertz DSK165.3

 

O Hertz encontrei um pouco mais barato, mas dependendo da qualidade do NAR, dá pra encarar.

 

Fora isso, vocês sabem se essa caixa é boa?

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-763436410-caixa-bazooca-sub-woofer-8-questo-audio-ql300-dutada-20-l-_JM

 

Agradeço a ajuda de vocês mais uma vez!

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todos os kits 6" na vdd são 6,5", não tem diferença na medida, os Nar por exemplo são a mesma medida, mas o 650(ganha area de cone) é mais fundo q o 600, q é um pouco mais raso, os diâmetros são iguais.

Da mesma forma q os 5" na vdd são 5,25.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todos os kits 6" na vdd são 6,5", não tem diferença na medida, os Nar por exemplo são a mesma medida, mas o 650(ganha area de cone) é mais fundo q o 600, q é um pouco mais raso, os diâmetros são iguais.

Da mesma forma q os 5" na vdd são 5,25.

Está se referindo somente aos NAR, né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todos os kits 6" na vdd são 6,5", não tem diferença na medida, os Nar por exemplo são a mesma medida, mas o 650(ganha area de cone) é mais fundo q o 600, q é um pouco mais raso, os diâmetros são iguais.

Da mesma forma q os 5" na vdd são 5,25.

 

Então dá pra continuar com os planos de comprar o Audiophonic KC6.3! Valeu pela explicação, meu caro. Tô acompanhando teu tópico do 307 pra aprender um pouco também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então dá pra continuar com os planos de comprar o Audiophonic KC6.3! Valeu pela explicação, meu caro. Tô acompanhando teu tópico do 307 pra aprender um pouco também.

Opaa...

Aprende lá q eu aprendo aqui..rsrsss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os Nar eu tenho certeza, alguns outros q tive contato tbm são.

Quais não obedece essa "regra"?

Pois é... a regra é clara :vts e existem kits de 6" e de 6,5" sim. E 2 kits tb podem até ter a mesma área de cone, mas terem medidas externas diferentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é... a regra é clara :vts e existem kits de 6" e de 6,5" sim. E 2 kits tb podem até ter a mesma área de cone, mas terem medidas externas diferentes.

Humm blzzz...é q nunca vi pessoalmente essa diferença de medida.

Ahh sim...com certeza, so o fato de ser mais raso ou mais fundo ja altera a área, e ainda tem formato do cone e borda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Humm blzzz...é q nunca vi pessoalmente essa diferença de medida.

Ahh sim...com certeza, so o fato de ser mais raso ou mais fundo ja altera a área, e ainda tem formato do cone e borda.

post-4277-1471368713,7285_thumb.jpegpost-4277-1471368740,1567_thumb.jpeg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então dá pra continuar com os planos de comprar o Audiophonic KC6.3! Valeu pela explicação, meu caro. Tô acompanhando teu tópico do 307 pra aprender um pouco também.

Se ainda cogita Kit Hertz... o modelo equivalente ao Audiophonic seria o ESK... depende de qto quer gastar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se ainda cogita Kit Hertz... o modelo equivalente ao Audiophonic seria o ESK... depende de qto quer gastar...

 

Tô vendo de pegar um ESK usado. Vai sair um pouco mais caro que o Audiophonic, mas deve valer a pena.

 

Meu problema agora é o sub. Tá impossível achar Questo QL300 de 8 polegadas. O que recomendam? Um de 10? Será que não seria overkill no Up?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu problema agora é o sub. Tá impossível achar Questo QL300 de 8 polegadas. O que recomendam? Um de 10? Será que não seria overkill no Up?

8" só se for um par. Uso um Q501 de 10" e acho ideal. Só vou vender pq peguei um sub q é indiscutivelmente melhor (e mais caro).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tô vendo de pegar um ESK usado. Vai sair um pouco mais caro que o Audiophonic, mas deve valer a pena.

 

Meu problema agora é o sub. Tá impossível achar Questo QL300 de 8 polegadas. O que recomendam? Um de 10? Será que não seria overkill no Up?

Afff, corre do Questo, a fabrica quebrou. Garantia zero, ainda que ache algum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tô vendo de pegar um ESK usado. Vai sair um pouco mais caro que o Audiophonic, mas deve valer a pena.

 

Meu problema agora é o sub. Tá impossível achar Questo QL300 de 8 polegadas. O que recomendam? Um de 10? Será que não seria overkill no Up?

Seu amp terá bridge 2ohms?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Afff, corre do Questo, a fabrica quebrou. Garantia zero, ainda que ache algum.

Ñ vejo pq pensar assim. Se fosse assim, eu nunca teria conhecido Genesis, Focal, McIntosh e tantos outros equipos, até mesmo os players Alpine.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...