Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
FabioF.CE

Preparo aspirado para Astra 2001

Recommended Posts

Tenho Astra sedan Milenium, 2001 a gasolina. Motor 1.8. Gostado de dicas de preparação aspirava, melhorando o desempenho de final, sem comprometer o consumo. É lojas onde posso encontrar as pecas . Pois aqui em Fortaleza, somente filtro de ar esportivo e cabo de vela 9mm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Preparar sem aumentar consumo? Não tem muito o que fazer não, só dar um tapa na taxa do cabeçote e talvez trabalhar o angulo na sede de valvula. Qualquer outra coisa que voce fizer vai aumentar o consumo e/ou perder rendimento em baixa. Se usar alcool for uma opção é bom tambem.

Editado por diego.twim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seria possível, trocar o cando, colocando um mais bravo(e qual seria a referência?) colocar um filtro esportivo. Não tenho o conhecimento para discutir com os mecânicos. Por isso estou aqui no fórum buscando sugestões de fácil aplicação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É possivel sim trocar o comando, mas como eu disse, aumenta o consumo e perde força em baixa para ganhar em alta. Um carro de uso diario, pegar transito, etc, eu não recomendaria. 
Mas vamos la, antes de trocar o comando por um mais bravo, vou explicar resumidamente como ele funciona:
O comando de valvulas é responsavel por abrir as valvulas no tempo desejado, para isso existem ressaltos em um eixo, o qual gira 1/2 da velocidade do virabrequim, ou seja, o virabrequim dará duas voltas para uma volta do comando de valvulas. Esses ressaltos irão abrir as valvulas. O perfil desses ressaltos, ou cames, determinará quanto tempo as valvulas irão ficar abertas: duração, quanto tempo haverá um cruzamento (abertura ao mesmo tempo) das valvulas de escape e admissão: lob center, e qual a altura que as valvulas atingirão, ou lift.
Sempre haverá dois extremos, quanto mais voce caminha para ganhar em alta, voce perderá em baixa e vice-versa:
Quanto mais tempo aberta as valvulas, quanto maior o cruzamento entre as valvulas, menor lob center, voce ganhará em alta (isso para aspirado) e quanto mais alta a abertura, você tambem ganhará em alta.
Apenas trocar o comando voce provavelmente irá sofrer com o acerto da injeção original, logo voce deve procurar pelo menos um acerto da sua central.

Resumindo: com um comando mais "bravo" você irá conseguir girar mais com o motor, fazendo a alta dele render mais, mas consequentemente terá uma baixa rotação prejudicada e fraca, voce vai sentir isso em lombadas e alguma subida ou rampa. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seria possível, trocar o cando, colocando um mais bravo(e qual seria a referência?) colocar um filtro esportivo. Não tenho o conhecimento para discutir com os mecânicos. Por isso estou aqui no fórum buscando sugestões de fácil aplicação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu colocaria um cabeçote roletado dos astras 140cv completo com o coletor de plástico, já que a R/L do motor 1.8 é relativamente baixa e o fluxo do cabeçote tolerado é bom em baixa e responde muito bem em alta. Teria um motor praticamente original em baixa e quando quisesse esticar teria algo a mais para alimentar o motor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fiz um puta texto e o cara nem teve o trabalho de ler e reescrever a pergunta hahahahahaha

Por isso que a galera desiste de ajudar os iniciantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai ter que gastar muito dinheiro para arrancar uns 10 ou 15 hp e comprometer um pouco o consumo. Cavalo anda, cavalo come, e só a tecnologia melhora essa relação (downsizing). Se quiser mesmo que seu carro ande mais, coloque um bloco 2.4 da s10 (com balanceamento e alivio das partes moveis), cabeçote do astra roletado preparado (e mais taxa andando no alcool) e comando um pouco mais forte que o original. Melhor ainda se puder colocar injeção como fueltech e afins, e corpos de borboleta independentes. Gastando pouco eu passaria o motor para alcool usando pistões maiores (um 1.9), chegando pelo menos a 13:1 de taxa e leve trabalho de dutos. Dependendo do preço do trabalho do cabeçote, compensa partir para o cabeçote roletado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Melhor preparação que se faz em um familia 2 hoje é a troca para um cabeçote 8v roletado e coletor como disseram, pois envolve redução de atrito, alem de ganhar uns hp não vai gastar mais combustivel e o coletor d plastico por causa da geometria. Cabeçote 16v nesses carros só se for o c20xe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um 1.8 com o cabeçote X20XEV fica bacana também, mas com a opção do tolerado nos preços praticados não vale o gasto.

 

Com este tolerado acho que dá pra deixar o motor bem girador. Tenho um Astra 140cv deste coletor e afirmo que ele gosta de rotações mais altas, um pouco mais que o 2.0 de 128cv que meu sogro tem no Vectra GT dele...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um gt de 128, fo** q o comportamento do carro é totalmente diferente do Astra. Mais pesado, suspensão mole, deu uma broxada quando eu troquei um no outro (meu Astra era um gls hatch a gasolina)

Duas opções aceitáveis pro dia a dia nesses carros:

- cabeçote roletado, acerto da injeção e igniçao (chip), modulo de ignição, retrabalho dos dutos e sedes do cabeçote, volante levemente aliviado, escape.

-turbo com uma .42, rodando com pouquissima pressão por causa do miolo "frágil", pode abusar mais no modelo a gasolina, o caso do criador do tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um gt de 128, fo** q o comportamento do carro é totalmente diferente do Astra. Mais pesado, suspensão mole, deu uma broxada quando eu troquei um no outro (meu Astra era um gls hatch a gasolina)

Duas opções aceitáveis pro dia a dia nesses carros:

- cabeçote roletado, acerto da injeção e igniçao (chip), modulo de ignição, retrabalho dos dutos e sedes do cabeçote, volante levemente aliviado, escape.

-turbo com uma .42, rodando com pouquissima pressão por causa do miolo "frágil", pode abusar mais no modelo a gasolina, o caso do criador do tópico.

Você achou a suspensão do Vectra mais mole? Estranho que achei exatamente o contrário e a turma que quer firmar mais o Astra vem trocando os amortecedores pelo do GT/GTX.

 

Eu no caso dele pegaria o cabeçote roletado com o coletor e pronto. Não precisa nem reprogramar central, pois com o tempo ela vai se adaptar a nova situação (adaptativa).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que da pra tirar 15cv numa preparação aspirada facilmente no motor 1.8 STD do Astra. Possuo um Polo 1.6 que tem originalmente 101cv e roda com 114cv atualmente medidos no dinamômetro da Atomic Motorsport em Londrina.

 

Minha preparação é básica, escape, intake, volante aliviado, taxa de compressão elevada e acerto da injeção através do remap.

 

Usando coletor dimensionado 4x1 com cano 2" e 2 abafadores de baixa restrição já vai conseguir um bom folego nas altas, Volante aliviado do Gilson de Curitiba (já vem balanceado) também vai mudar e muito a resposta do motor quanto a aceleração pois este diminui o abismo que existe entre potencia no motor e potencia na roda, eu uso e recomendo muito, porem a embreagem não pode estar ruim, senão logo vai para o espaço.

 

Como teu carro é original a gasolina eu manteria ele rodando na gasolina porém aumentaria a taxa de compressão do motor otimizando a queima e dando maior explosão, não trocaria cabeçote e nem comando, pois o investimento ai já compensaria montar um kit turbo, assim como também o comando aumentaria bastante o consumo do carro se comparado a potencia conseguida com o mesmo, fora que pode prejudicar o torque do carro em baixas. Trocaria o comando apenas se encontrasse algum comando da linha original GM que fosse plug and play no motor, como acontece na linha de motores AP da VW com os comando 049G e 027.7 que tem maior aberturadas válvulas.

 

Por fim um intake bem projetado pra pegar ar frio acompanhado de um bom acerto da injeção, que na minha opinião é o ponto mais fraco desse belo motor que é o 1.8 família II dos Astras, que possui a melhor R/L dentro os motores 1.8 nacionais.

 

Nessa configuração com certeza vem uns 15cv no seu motor, não é muita potencia mais muda bruscamente o desemprenho do carro, digo por experiencia própria, pois meu carro com 114cv anda pau a pau com muito carro 2.0, inclusive devido ao cambio curto geralmente leva boa vantagem de saída.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um cabeçote tolerado completo e coletor de plástico sai na ordem de R$900,00... É um cabeçote que gosta de giros altos e aliado com uma das melhores R/L, está feito o estrago... Vai ficar um motor girador com muito fôlego em alta e com boa pegada em baixa que é característica deste motor.

 

Mesmo pensando em turbinar um motor destes, eu colocaria fortemente na balança a possibilidade de troca do cabeçote.

 

Agora opinião própria, não vale qualquer investimento neste motor para o dia a dia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um cabeçote tolerado completo e coletor de plástico sai na ordem de R$900,00... É um cabeçote que gosta de giros altos e aliado com uma das melhores R/L, está feito o estrago... Vai ficar um motor girador com muito fôlego em alta e com boa pegada em baixa que é característica deste motor.

 

Mesmo pensando em turbinar um motor destes, eu colocaria fortemente na balança a possibilidade de troca do cabeçote.

 

Agora opinião própria, não vale qualquer investimento neste motor para o dia a dia.

aproveitando o assunto. O cabecote roletado da versão de 140cv precisa de muita modificacão pra funcionar no bloco da versão de 128cv?

Eu tenho o vectra da versão de 128cv, e notei que o consumo do vectra de 140cv é um pouco menor. se o cabecote sair nessa faixa

de preco acho que seria um upgrade interessante até pra botar um turbo posteriormente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, pode ter mais carga os amortecedores, mas o comportamento é muito inferior. O centro de gravidade do vectra parece ser mais alto e o peso do carro tambem é maior. Meu astra era esse da foto, sem ar-condicionado, 2.0, o carro era o "demonho" na serra. O vectra se perde mais nas curvas e ainda deita demais a carroceria, o astra era mais acertado. Talvez os astras mais novos sejam mais moles que os antigos. 
Detalhe: usava pneu 205/40/17 no astra e no vectra 225/35/19 e ainda assim não é tão estavel quanto.

Editado por diego.twim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um cabeçote tolerado completo e coletor de plástico sai na ordem de R$900,00... É um cabeçote que gosta de giros altos e aliado com uma das melhores R/L, está feito o estrago... Vai ficar um motor girador com muito fôlego em alta e com boa pegada em baixa que é característica deste motor.

 

Mesmo pensando em turbinar um motor destes, eu colocaria fortemente na balança a possibilidade de troca do cabeçote.

 

Agora opinião própria, não vale qualquer investimento neste motor para o dia a dia.

 

Oloco R$900,00 um cabeçote roletado completo? Geralmente em uma simples retifica de cabeçote se gaste aproximadamente isso, se realmente for barato assim não tem nem o que pensar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oloco R$900,00 um cabeçote roletado completo? Geralmente em uma simples retifica de cabeçote se gaste aproximadamente isso, se realmente for barato assim não tem nem o que pensar.

Certa vez encontrei a R$1000,00 cabeçote, coletor, flauta e bico do 140cv para venda... Se procurar usado encontra sim.

 

Estes cabeçotes não são caros assim não. Eu uma vez rebaixei um e aproveitei para revisar por completo e gastei na época R$380,00 em Juiz de Fora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aproveitando o assunto. O cabecote roletado da versão de 140cv precisa de muita modificacão pra funcionar no bloco da versão de 128cv?

Eu tenho o vectra da versão de 128cv, e notei que o consumo do vectra de 140cv é um pouco menor. se o cabecote sair nessa faixa

de preco acho que seria um upgrade interessante até pra botar um turbo posteriormente.

Plug and play...

 

Mas em termos de consumo acredito que a diferença seja mínima, isso se existir.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que faria "pra não gastar mto" pois ja testei algo parecido em outro carro...espera fim de vida do motor, põem volante aliviado, escape sem catalizador, ft200 ou pandoo, pistões álcool e só. Bastante ponto em baixa. Só no peso do volante parece que desceu alguém do carro kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...