Ir para conteúdo

Foto

Preparo aspirado para Astra 2001

21 respostas neste tópico

FabioF.CE

FabioF.CE
  • Iniciante
  • 5 posts
  • Cadastrado: 11/03/2016
  • Cidade/UF:Fortaleza/CE
Tenho Astra sedan Milenium, 2001 a gasolina. Motor 1.8. Gostado de dicas de preparação aspirava, melhorando o desempenho de final, sem comprometer o consumo. É lojas onde posso encontrar as pecas . Pois aqui em Fortaleza, somente filtro de ar esportivo e cabo de vela 9mm.

• 0

diego.twim

diego.twim

membro master

• Membro
  • 1.600 posts
  • Cadastrado: 17/05/2011
  • Cidade/UF:SBC/SP

Preparar sem aumentar consumo? Não tem muito o que fazer não, só dar um tapa na taxa do cabeçote e talvez trabalhar o angulo na sede de valvula. Qualquer outra coisa que voce fizer vai aumentar o consumo e/ou perder rendimento em baixa. Se usar alcool for uma opção é bom tambem.

Editado por diego.twim, 15 março 2016 - 19:53 .

• 0

FabioF.CE

FabioF.CE
  • Iniciante
  • 5 posts
Seria possível, trocar o cando, colocando um mais bravo(e qual seria a referência?) colocar um filtro esportivo. Não tenho o conhecimento para discutir com os mecânicos. Por isso estou aqui no fórum buscando sugestões de fácil aplicação.

• 0

FabioF.CE

FabioF.CE
  • Iniciante
  • 5 posts
Trocar o comando por um mais bravo.

• 0

diego.twim

diego.twim

membro master

• Membro
  • 1.600 posts

É possivel sim trocar o comando, mas como eu disse, aumenta o consumo e perde força em baixa para ganhar em alta. Um carro de uso diario, pegar transito, etc, eu não recomendaria. 
Mas vamos la, antes de trocar o comando por um mais bravo, vou explicar resumidamente como ele funciona:
O comando de valvulas é responsavel por abrir as valvulas no tempo desejado, para isso existem ressaltos em um eixo, o qual gira 1/2 da velocidade do virabrequim, ou seja, o virabrequim dará duas voltas para uma volta do comando de valvulas. Esses ressaltos irão abrir as valvulas. O perfil desses ressaltos, ou cames, determinará quanto tempo as valvulas irão ficar abertas: duração, quanto tempo haverá um cruzamento (abertura ao mesmo tempo) das valvulas de escape e admissão: lob center, e qual a altura que as valvulas atingirão, ou lift.
Sempre haverá dois extremos, quanto mais voce caminha para ganhar em alta, voce perderá em baixa e vice-versa:
Quanto mais tempo aberta as valvulas, quanto maior o cruzamento entre as valvulas, menor lob center, voce ganhará em alta (isso para aspirado) e quanto mais alta a abertura, você tambem ganhará em alta.
Apenas trocar o comando voce provavelmente irá sofrer com o acerto da injeção original, logo voce deve procurar pelo menos um acerto da sua central.

Resumindo: com um comando mais "bravo" você irá conseguir girar mais com o motor, fazendo a alta dele render mais, mas consequentemente terá uma baixa rotação prejudicada e fraca, voce vai sentir isso em lombadas e alguma subida ou rampa. 

• 0

FabioF.CE

FabioF.CE
  • Iniciante
  • 5 posts
Seria possível, trocar o cando, colocando um mais bravo(e qual seria a referência?) colocar um filtro esportivo. Não tenho o conhecimento para discutir com os mecânicos. Por isso estou aqui no fórum buscando sugestões de fácil aplicação.

• 0

Marcos Vinicius

Marcos Vinicius

"Everything you can imagine is real."

• Membro
  • 1.324 posts
  • Cadastrado: 07/03/2010
  • Cidade/UF:São João del Rei/MG
Eu colocaria um cabeçote roletado dos astras 140cv completo com o coletor de plástico, já que a R/L do motor 1.8 é relativamente baixa e o fluxo do cabeçote tolerado é bom em baixa e responde muito bem em alta. Teria um motor praticamente original em baixa e quando quisesse esticar teria algo a mais para alimentar o motor.

• 0

diego.twim

diego.twim

membro master

• Membro
  • 1.600 posts
Eu fiz um puta texto e o cara nem teve o trabalho de ler e reescrever a pergunta hahahahahaha
Por isso que a galera desiste de ajudar os iniciantes.

• 0

Battousai

Battousai

Cara Homí meu véi!

• Membro
  • 789 posts
  • Cadastrado: 25/05/2005
  • Cidade/UF:São Paulo, Brasil

Vai ter que gastar muito dinheiro para arrancar uns 10 ou 15 hp e comprometer um pouco o consumo. Cavalo anda, cavalo come, e só a tecnologia melhora essa relação (downsizing). Se quiser mesmo que seu carro ande mais, coloque um bloco 2.4 da s10 (com balanceamento e alivio das partes moveis), cabeçote do astra roletado preparado (e mais taxa andando no alcool) e comando um pouco mais forte que o original. Melhor ainda se puder colocar injeção como fueltech e afins, e corpos de borboleta independentes. Gastando pouco eu passaria o motor para alcool usando pistões maiores (um 1.9), chegando pelo menos a 13:1 de taxa e leve trabalho de dutos. Dependendo do preço do trabalho do cabeçote, compensa partir para o cabeçote roletado.

• 0

Viepper

Viepper

Guilherme

• Membro
  • 6.058 posts
  • Cadastrado: 25/10/2011
  • Cidade/UF:São Paulo - SP

Eu partiria para um kit padaria mesmo.

• 0

diego.twim

diego.twim

membro master

• Membro
  • 1.600 posts

Melhor preparação que se faz em um familia 2 hoje é a troca para um cabeçote 8v roletado e coletor como disseram, pois envolve redução de atrito, alem de ganhar uns hp não vai gastar mais combustivel e o coletor d plastico por causa da geometria. Cabeçote 16v nesses carros só se for o c20xe.

• 0

Marcos Vinicius

Marcos Vinicius

• Membro
  • 1.324 posts
Um 1.8 com o cabeçote X20XEV fica bacana também, mas com a opção do tolerado nos preços praticados não vale o gasto.

Com este tolerado acho que dá pra deixar o motor bem girador. Tenho um Astra 140cv deste coletor e afirmo que ele gosta de rotações mais altas, um pouco mais que o 2.0 de 128cv que meu sogro tem no Vectra GT dele...

• 0

diego.twim

diego.twim

membro master

• Membro
  • 1.600 posts
Eu tenho um gt de 128, fo** q o comportamento do carro é totalmente diferente do Astra. Mais pesado, suspensão mole, deu uma broxada quando eu troquei um no outro (meu Astra era um gls hatch a gasolina)
Duas opções aceitáveis pro dia a dia nesses carros:
- cabeçote roletado, acerto da injeção e igniçao (chip), modulo de ignição, retrabalho dos dutos e sedes do cabeçote, volante levemente aliviado, escape.
-turbo com uma .42, rodando com pouquissima pressão por causa do miolo "frágil", pode abusar mais no modelo a gasolina, o caso do criador do tópico.

• 0

Marcos Vinicius

Marcos Vinicius

• Membro
  • 1.324 posts

Eu tenho um gt de 128, fo** q o comportamento do carro é totalmente diferente do Astra. Mais pesado, suspensão mole, deu uma broxada quando eu troquei um no outro (meu Astra era um gls hatch a gasolina)
Duas opções aceitáveis pro dia a dia nesses carros:
- cabeçote roletado, acerto da injeção e igniçao (chip), modulo de ignição, retrabalho dos dutos e sedes do cabeçote, volante levemente aliviado, escape.
-turbo com uma .42, rodando com pouquissima pressão por causa do miolo "frágil", pode abusar mais no modelo a gasolina, o caso do criador do tópico.

Você achou a suspensão do Vectra mais mole? Estranho que achei exatamente o contrário e a turma que quer firmar mais o Astra vem trocando os amortecedores pelo do GT/GTX.

Eu no caso dele pegaria o cabeçote roletado com o coletor e pronto. Não precisa nem reprogramar central, pois com o tempo ela vai se adaptar a nova situação (adaptativa).

• 0

NandoDH

NandoDH

membro não Careta

• Membro
  • 1.421 posts
  • Cadastrado: 09/01/2009
  • Cidade/UF:Astorga PR
Eu acho que da pra tirar 15cv numa preparação aspirada facilmente no motor 1.8 STD do Astra. Possuo um Polo 1.6 que tem originalmente 101cv e roda com 114cv atualmente medidos no dinamômetro da Atomic Motorsport em Londrina.

Minha preparação é básica, escape, intake, volante aliviado, taxa de compressão elevada e acerto da injeção através do remap.

Usando coletor dimensionado 4x1 com cano 2" e 2 abafadores de baixa restrição já vai conseguir um bom folego nas altas, Volante aliviado do Gilson de Curitiba (já vem balanceado) também vai mudar e muito a resposta do motor quanto a aceleração pois este diminui o abismo que existe entre potencia no motor e potencia na roda, eu uso e recomendo muito, porem a embreagem não pode estar ruim, senão logo vai para o espaço.

Como teu carro é original a gasolina eu manteria ele rodando na gasolina porém aumentaria a taxa de compressão do motor otimizando a queima e dando maior explosão, não trocaria cabeçote e nem comando, pois o investimento ai já compensaria montar um kit turbo, assim como também o comando aumentaria bastante o consumo do carro se comparado a potencia conseguida com o mesmo, fora que pode prejudicar o torque do carro em baixas. Trocaria o comando apenas se encontrasse algum comando da linha original GM que fosse plug and play no motor, como acontece na linha de motores AP da VW com os comando 049G e 027.7 que tem maior aberturadas válvulas.

Por fim um intake bem projetado pra pegar ar frio acompanhado de um bom acerto da injeção, que na minha opinião é o ponto mais fraco desse belo motor que é o 1.8 família II dos Astras, que possui a melhor R/L dentro os motores 1.8 nacionais.

Nessa configuração com certeza vem uns 15cv no seu motor, não é muita potencia mais muda bruscamente o desemprenho do carro, digo por experiencia própria, pois meu carro com 114cv anda pau a pau com muito carro 2.0, inclusive devido ao cambio curto geralmente leva boa vantagem de saída.

• 0

Marcos Vinicius

Marcos Vinicius

• Membro
  • 1.324 posts
Um cabeçote tolerado completo e coletor de plástico sai na ordem de R$900,00... É um cabeçote que gosta de giros altos e aliado com uma das melhores R/L, está feito o estrago... Vai ficar um motor girador com muito fôlego em alta e com boa pegada em baixa que é característica deste motor.

Mesmo pensando em turbinar um motor destes, eu colocaria fortemente na balança a possibilidade de troca do cabeçote.

Agora opinião própria, não vale qualquer investimento neste motor para o dia a dia.

• 0

486

486

membro

• Membro
  • 149 posts
  • Cadastrado: 25/04/2010
  • Cidade/UF:São José dos Campos SP

Um cabeçote tolerado completo e coletor de plástico sai na ordem de R$900,00... É um cabeçote que gosta de giros altos e aliado com uma das melhores R/L, está feito o estrago... Vai ficar um motor girador com muito fôlego em alta e com boa pegada em baixa que é característica deste motor.

Mesmo pensando em turbinar um motor destes, eu colocaria fortemente na balança a possibilidade de troca do cabeçote.

Agora opinião própria, não vale qualquer investimento neste motor para o dia a dia.

aproveitando o assunto. O cabecote roletado da versão de 140cv precisa de muita modificacão pra funcionar no bloco da versão de 128cv?
Eu tenho o vectra da versão de 128cv, e notei que o consumo do vectra de 140cv é um pouco menor. se o cabecote sair nessa faixa
de preco acho que seria um upgrade interessante até pra botar um turbo posteriormente.

• 0

diego.twim

diego.twim

membro master

• Membro
  • 1.600 posts

Cara, pode ter mais carga os amortecedores, mas o comportamento é muito inferior. O centro de gravidade do vectra parece ser mais alto e o peso do carro tambem é maior. Meu astra era esse da foto, sem ar-condicionado, 2.0, o carro era o "demonho" na serra. O vectra se perde mais nas curvas e ainda deita demais a carroceria, o astra era mais acertado. Talvez os astras mais novos sejam mais moles que os antigos. 
Detalhe: usava pneu 205/40/17 no astra e no vectra 225/35/19 e ainda assim não é tão estavel quanto.

Editado por diego.twim, 17 março 2016 - 11:41 .

• 0

NandoDH

NandoDH

membro não Careta

• Membro
  • 1.421 posts
  • Cadastrado: 09/01/2009
  • Cidade/UF:Astorga PR

Oloco R$900,00 um cabeçote roletado completo? Geralmente em uma simples retifica de cabeçote se gaste aproximadamente isso, se realmente for barato assim não tem nem o que pensar.

• 0

Marcos Vinicius

Marcos Vinicius

• Membro
  • 1.324 posts

Oloco R$900,00 um cabeçote roletado completo? Geralmente em uma simples retifica de cabeçote se gaste aproximadamente isso, se realmente for barato assim não tem nem o que pensar.

Certa vez encontrei a R$1000,00 cabeçote, coletor, flauta e bico do 140cv para venda... Se procurar usado encontra sim.

Estes cabeçotes não são caros assim não. Eu uma vez rebaixei um e aproveitei para revisar por completo e gastei na época R$380,00 em Juiz de Fora.

• 0

Marcos Vinicius

Marcos Vinicius

• Membro
  • 1.324 posts

aproveitando o assunto. O cabecote roletado da versão de 140cv precisa de muita modificacão pra funcionar no bloco da versão de 128cv?
Eu tenho o vectra da versão de 128cv, e notei que o consumo do vectra de 140cv é um pouco menor. se o cabecote sair nessa faixa
de preco acho que seria um upgrade interessante até pra botar um turbo posteriormente.

Plug and play...

Mas em termos de consumo acredito que a diferença seja mínima, isso se existir.

• 1

Miquim

Miquim

Bass zu spielen

• Membro
  • 917 posts
  • Cadastrado: 11/02/2012
  • Cidade/UF:Santa Cruz do Sul - RS
O que faria "pra não gastar mto" pois ja testei algo parecido em outro carro...espera fim de vida do motor, põem volante aliviado, escape sem catalizador, ft200 ou pandoo, pistões álcool e só. Bastante ponto em baixa. Só no peso do volante parece que desceu alguém do carro kkkk

• 0

Soundigital Amplificadores

Smartfix