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Viepper

Um adeus a um dos melhores motores de todos os tempos

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O AP 2000 tem uma R/L bem ruim mesmo, mas o do 1.6 é ótimo, r/l de 0,268 melhor até mesmo que a r/l dos motores honda serie B (giradores). Não é atoa que o ap 1.6 originalmente consegue girar tranquilo até 7500 rpm.

 

Meu sonho é montar um AP 1.6 aspirado girador, com o cabeçote 16V com fluxo melhorado. dutos, sedes, molas, e comando bravo. Além de escape e admissão (umas ITBs haha). Algo pra girar de 9k rpm pra cima. Não precisa de muita potência não, chegando nos 100cv/l já é o bastante. Deve ficar bem divertido, inspiração dos honda b16 do VTI.

 

Pra girar 9k você morre fácil em uns 10k só entre vira/biela/pistão forjado, mais balanceamento dinâmico de todas as peças (juntas). Um comando bravo num cabeçote 8V bem arrombado já vira os 100cv/L, mas o custo é muito alto pro resultado. Tem gente tirando mais até, mas o torque vai pras cucuias. Eu honestamente não gosto, sempre achei o VTi broxante, só tem graça quando você tá com o sangue nos olhos.

 

Prefiro enfiar vento mesmo, o 1.6 é um motor BEM resistente, dá pra fazer uma receita com um pouco mais de torque (permanência mais alta, mas sem cruzamento no comando. Tem um dos comandos 49 que já saem neste esquema) e uma turbina 1 quilim... dá pra beliscar os 200cv com boa disposição pra girar, engolindo fácil o aspro 9k vtec wannabe gastando menos de 4k numa receitinha custo x benefício (Bura 2E, mais uma HIS simplezinha gerenciando ponto e mais um bico suplementar, por exemplo).

 

Não é a toa que o motor ganhou tanta fama de preparável. Dependendo da receita e da coragem, o cara mete um 3E e deixa o ponto travado. Gasta só no kit mortadela mesmo.

 

 

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Pra girar 9k você morre fácil em uns 10k só entre vira/biela/pistão forjado, mais balanceamento dinâmico de todas as peças (juntas). Um comando bravo num cabeçote 8V bem arrombado já vira os 100cv/L, mas o custo é muito alto pro resultado. Tem gente tirando mais até, mas o torque vai pras cucuias. Eu honestamente não gosto, sempre achei o VTi broxante, só tem graça quando você tá com o sangue nos olhos.

 

Prefiro enfiar vento mesmo, o 1.6 é um motor BEM resistente, dá pra fazer uma receita com um pouco mais de torque (permanência mais alta, mas sem cruzamento no comando. Tem um dos comandos 49 que já saem neste esquema) e uma turbina 1 quilim... dá pra beliscar os 200cv com boa disposição pra girar, engolindo fácil o aspro 9k vtec wannabe gastando menos de 4k numa receitinha custo x benefício (Bura 2E, mais uma HIS simplezinha gerenciando ponto e mais um bico suplementar, por exemplo).

 

Não é a toa que o motor ganhou tanta fama de preparável. Dependendo da receita e da coragem, o cara mete um 3E e deixa o ponto travado. Gasta só no kit mortadela mesmo.

Realmente não há CxB nenhum. O custo é bem alto, e o resultado não vale a pena. Mas é um projeto mais diferenciado, fora do comum e eu curto motores assim.

 

Eu gosto de turbos, mas sou apaixonado por aspirados, ainda mais depois quando vi um VTi com um escape e escutei aquela sinfonia berrando e girando alto. Dali pra frente sonhei com algo nesse naipe. Pode ser depois que eu dirigir um perca todo esse tezão (ou o contrário), ainda mais pela falta de torque.

 

Mas um kit mortadela no 1.6 e bem acertado é receita sem erro. Tenho vontade de fazer algo parecido (CxB) só que não carburado, mas com o apzão 1.6 do meu pai quando for meu um dia. A parte ruim é a injeção MI flex que é chatinha, acredito que não deva aceitar um comando mais agressivo (mesmo um 049G), e investir em uma injeção programável já sobe muito os custos.

 

Agora em relação a dar pau em VTEC, nem precisa mexer direito no motor. Levo em consideração por exemplo que o Gol GTI box original virou um tempo mais baixo que o VTI EG6 (era mexido) nas mãos do rubinho no vello cittá :vts

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Pistao, biela, virabrequim e balanceamento não gasta nem perto dos 10mil, eu digo pq to acabando de montar o meu agora. Chuto uns 5 mil, não lembro de cabeça. Mas o que vai gastar tbm vai ser com bomba de óleo, ai já vai ter partir pra uma externa. a cavitaçao da bomba original começa com uns 7500rpm, se não me engano.

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5? Só um vira de qualidade já custa quase 3k... fora o serviço de balanceamento (BOM. Não tô falando em pegar o vira sozinho, botar pra girar e balancear 100%, sem considerar a influência das outras peças... ou seja, tem que balancear o conjunto inteiro).

 

10 realmente não chega, mas material TOP mais balanceamento de verdade vai uma boa grana. Fora que pra virar 10k ainda tem que investir num BOM volante também, pra evitar o desprazer de perder uma perna... :vts

Editado por Kleberlpa

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O AP 2.0 é bem ruim mesmo. Meu pai tinha um Santana 1.8 e certa vez durante uma viagem abriu um buraco no bloco. Deixou na CCS VW e pediu pro chefe da oficina o que ele achava de aproveitar e trocar por um motor 2.0. O mecânico disse pra ele deixar o 1.8 que era melhor. Depois desse Santana ele teve dois Santana 2.0 e até hoje comenta que o 1.8 era mais suave.

 

Tanto que motor pra sedan médio ele diz que tem que ser 1.8. Falou em 2.0 pra ele não presta, diz que não rende pelo tanto que consome a mais.

 

Sobre o AP 1.6, já tive um Gol CLi 1.6 e realmente era muito bom o motor, suave, rendia bem e era econômico.

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5? Só um vira de qualidade já custa quase 3k... fora o serviço de balanceamento (BOM. Não tô falando em pegar o vira sozinho, botar pra girar e balancear 100%, sem considerar a influência das outras peças... ou seja, tem que balancear o conjunto inteiro).

 

10 realmente não chega, mas material TOP mais balanceamento de verdade vai uma boa grana. Fora que pra virar 10k ainda tem que investir num BOM volante também, pra evitar o desprazer de perder uma perna... :vts

 

O que seria um vira de qualidade? hahah Paguei 500 em um 2.0 std forjado, acho que se não for pra tirar 1000cv aguenta hahahha

 

Não vou saber te dizer quanto gastei só no balanceamento, pois foi feito um trabalho leve no cabeçote (eu ja tinha molas e comando), foi pinado o virabrequim (junto com os parafusos ARP tenho certeza que não vou perder a perna haha) e foi feito algum trabalho no bloco, balanceamento feito com vira, volante, embreagem, parafusos, polias, tudo, em uma retifica BOA, gastei em tudo 1500.

 

Tem virabrequim feito sob encomenda, tem biela feita sob encomenda, tem pistão feito sob encomenda, tem um monte de coisas que são feitos pra um extremo, pra um aspirado de "rua" e pra brincar na pista, não precisa de tudo isso não.

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O meu é turbo, é pra vir um 400cv. Não é novo zero na css com cheiro da fabrica, mas é std com a folga próximo do mínimo na tolerância..

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Sim, paguei um preço bom, mas ainda acha nessa media, de 500~700 reais. Na faixa dos 3k da pra pegar um virabrequim cursado e fazer um trabalho nos contra pesos, pra um aspirado fica interessante, mas ainda acho muito investimento.

Editado por diego.twim

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O AP 2.0 é bem ruim mesmo. Meu pai tinha um Santana 1.8 e certa vez durante uma viagem abriu um buraco no bloco. Deixou na CCS VW e pediu pro chefe da oficina o que ele achava de aproveitar e trocar por um motor 2.0. O mecânico disse pra ele deixar o 1.8 que era melhor. Depois desse Santana ele teve dois Santana 2.0 e até hoje comenta que o 1.8 era mais suave.

 

Tanto que motor pra sedan médio ele diz que tem que ser 1.8. Falou em 2.0 pra ele não presta, diz que não rende pelo tanto que consome a mais.

 

Sobre o AP 1.6, já tive um Gol CLi 1.6 e realmente era muito bom o motor, suave, rendia bem e era econômico.

A pensar que na época que meu pai comprou o gol ap 1.6 (zero na CSS), por mais 500 reais podia pegar o 1.8. Por muito tempo fiquei puto quando soube kkk (eu era pequeno na época, então não entendia direito), mas agora vejo que não era lá aquelas vantagens (são 3cv e 2kgfm a mais, porém consumo é maior e mais áspero nas altas).

 

Vi algumas versões de Polo com motor 2.0. Sabem dizer se é AP?

O nome oficial do motor é EA113, mas o bloco é exatamente o mesmo do bloco baixo AP (o mais comum, que equipa todos os gols).

 

A diferença é o cabeçote que é fluxo cruzado em vez do convencional fluxo unilateral, por isso é chamado EA113, mas é só isso de diferença. Como o bloco é o que denomina o motor, então podemos dizer que o do Polo é o legítimo AP, que é o mesmo do Jetta também, e que saiu de linha semana passada (motivo da criação do tópico). Inicialmente eu pensava que era motores diferentes haha, mas é tudo AP.

 

Da uma olhada nessa comparação (gol gti quadrado x polo 2.0), observe as características dos motores (curso, diametro, desloc.). É exatamente o mesmo:

http://www.carrosnaweb.com.br/resultcompara.asp?modelos=292-391

 

Sim, paguei um preço bom, mas ainda acha nessa media, de 500~700 reais. Na faixa dos 3k da pra pegar um virabrequim cursado e fazer um trabalho nos contra pesos, pra um aspirado fica interessante, mas ainda acho muito investimento.

Quanto você acha que gastaria pra montar um AP aspirado pra girar acima dos 9k?

 

Gostaria de acompanhar o seu projeto, tem como criar um tópico na garagem?

 

Show.

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A questão é fazer o motor render com 9mil rpm, e no cabeçote unilateral do ap fica difícil. Esses carros pista q a gnt vê a conversa é diferente, geralmente se usa nitrometano (muito), borboleta individual, comandão, etc. Só que sempre vc vai perder em baixa. Essa é a magica do vtec, ele trabalha com dois perfis de comando diferente, rende em baixa e rende em alta.

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Essa é a magica do vtec, ele trabalha com dois perfis de comando diferente, rende em baixa e rende em alta.

 

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Essa é a magica do vtec, ele trabalha com dois perfis de comando diferente, rende em baixa e rende em alta.

 

VTEC manobrando no estacionamento do shopping

 

 

Puro torque em baixa... :vts

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VTEC manobrando no estacionamento do shopping

 

Puro torque em baixa... :vts

 

VTEC com CVT :vts

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A questão é fazer o motor render com 9mil rpm, e no cabeçote unilateral do ap fica difícil. Esses carros pista q a gnt vê a conversa é diferente, geralmente se usa nitrometano (muito), borboleta individual, comandão, etc. Só que sempre vc vai perder em baixa. Essa é a magica do vtec, ele trabalha com dois perfis de comando diferente, rende em baixa e rende em alta.

 

É bem isso, em um motor sem variador de fase você fica sem lenta se fizer ele girar a 9.000 rpm.

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E teve gente falando mal do 1.6 THP dizendo que com 170cv já tava no máximo de rendimento do motor..

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E teve gente falando mal do 1.6 THP dizendo que com 170cv já tava no máximo de rendimento do motor..

 

Como assim? O motor mais elástico já feito limitado só em 170cv?

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Como assim? O motor mais elástico já feito limitado só em 170cv?

 

pois é, dizendo que um remap ia prejudicar o motor..

 

Edit: Depois veio a Peugeot anunciando o 380Gti com 1.6 THP de 250 ou 270cv... Magina, lançaram um carro pronto pra levar pra retifica a cada 10kkm..

Editado por Estevao

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Não conheço os motores, mas talvez a limitação esteja na turbina, que devem ser diferente entre os modelos

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Não conheço os motores, mas talvez a limitação esteja na turbina, que devem ser diferente entre os modelos

 

Com certeza não é apenas uma reprogramação da ECU... Turbina, bicos, intercooler, grau do comando, e creio que até mesmo uma liga diferente de componentes internos...

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Já que o problema é um comando variável pro carro não ficar lixo em baixa, bora adaptar o VVT do Gol Turbo 16V no cabeçote do APzão haha

 

Polia:

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Sensor:

sensor-da-polia-vvt-golparati-10-16v-turbo-original-396311-MLB20531696522_122015-O.jpg

 

Instalar é fácil, quero ver pôr pra funcionar.

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