Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

ledzpg

[Mitsubishi Lancer GLXi 1994] - SQ de leve para o dia a dia

Recommended Posts

Postado em (editado)

Finalmente, depois de mais de um ano parado para reformas, meu vermelhão vai renascer.

Atualmente ele está todo desmontado por dentro. A grosso modo, só tem o banco do motorista e o painel.

Acho que nunca postei fotos dele aqui antes, então vou botar pelo menos uma, depois tiro umas melhores:

FlmPEFO.jpg

E já que é para melhorar o bicho, resolvi mudar o set também.

Equipamentos que tenho aqui para ele:

HU: Alpine IVA-W505 + KCE-400BT

Processador: Alpine PXA-H701

Kit duas vias: Hertz HSK165

Subwoofers: 2x NAR 1004-SW2

Amplificador do kit duas vias: Rockford Fosgate 4.6x (em breve, serão dois, para fazer bi-amp com cada canal em uma bridge deles)

Amplificador dos subs: Alpine MRD-M500

Cabos speaker: Shok Industries Classic 14AWG

RCAs: Esperando o Bernardo receber os conectores Nakamichi para fazer tudo com cabos Ley Line.

Por enquanto, vou usar os que tenho aqui em casa mesmo: Technoise TZ, Belkin Synapse e Knukonceptz Kristal.

Também recebi hoje do PR_nor as mantas acústicas STP Silent Coat de 4mm, que vou usar para fazer o tratamento acústico do teto para poder iniciar a montagem do carro.

Também comprei dezenas de metros de techflex para envolver os cabos, deixar tudo bonitinho, mas acabei comprando na medida errada e não deu certo. Vou trocar...

Amanhã começo o tratamento acústico no teto, para poder iniciar a montagem básica do carro, e daí eu parto para outras áreas.

Vou começar a passar os novos cabos dos falantes, instalar o kit duas vias, bla, bla, bla...

Por enquanto, vou com os tweeters no painel mesmo, depois faço as colunas.

Amanhã posto umas fotos da parte inicial da montagem.

Depois vou perturbar vocês na hora dos ajustes do PXA... :vts

Editado por ledzpg
Postado em

Deu pra adiantar um bocado de coisas hoje.

Consegui fazer o tratamento acústico do teto, limpar e recolocar o forro, e todos os acessórios do teto (menos a luz de cortesia, que deu pau na posição da furação depois da reforma), e ainda instalei uma antena interna, para não precisar "esticar" a original, sempre tive medo de quebrar aquilo.

Também passei os novos cabos speaker, deu trabalho passar esses cabos grossos pela borrachinha das portas, acabei tendo que passar por fora delas, porque por dentro não ia de jeito nenhum, mas consegui dar meu jeito.

Fotos do dia:

81gwLHL.jpg

DbRsuZ4.jpg

mOChzuP.jpg

3l1qvEl.jpg

eOcWlBX.jpg

Viepper, depois que o carro estiver mais inteiro, limpo e apresentável, tiro umas fotos melhores. :legal:

Por enquanto parece uma sucata remexida e abandonada, está tudo revirado por dentro e completamente sujo por fora.

riverotoledo e Kleberlpa, Os NAR estão numa caixa selada com duas câmaras de 25L cada, mas com os subs virados de cara para o banco traseiro, e na parte da mala, fica o rack dos amps. Pretendo manter a mesma caixa, só fazer algumas alterações pra botar o 3º amp, o processador e uma bateria secundária.

Fotos:

http://imageshack.co...21218194642.jpg

http://imageshack.co...21208163758.jpg

Kleber, 30, 40 ou 50Hz não ficariam cortes muito baixos?

Eu cortava eles a 60Hz, se não me engano, que era mais ou menos onde entravam meus mids.

Postado em

Também passei os novos cabos speaker, deu trabalho passar esses cabos grossos pela borrachinha das portas, acabei tendo que passar por fora delas, porque por dentro não ia de jeito nenhum, mas consegui dar meu jeito.

Passei esse mesmo speaker na Pajero, mas foi fácil. Impressão minha ou esse passa fio se desmonta (são 3 partes)?

Postado em

Alves, ele é feito em 3 partes, mas no tubinho central não passa mais NADA.

Consegui passar ali entre as duas borrachas das pontas.

Depois vou ajeitar as fotos direito e boto nos posts reservados :)

Postado em

Alves, ele é feito em 3 partes, mas no tubinho central não passa mais NADA.

Consegui passar ali entre as duas borrachas das pontas.

Depois vou ajeitar as fotos direito e boto nos posts reservados :)

Vê se dá certo passar um conduite e isolar com fita.

Postado em

Depois de uma trabalheira desgraçada para refazer o chicote da HU, se o calor permitir, amanhã irei passar o cabo Ai-NET e instalar a HU no lugar.

Como nunca montei esses Alpines com um monte de penduricalhos, tenho uma dúvida:

-- Para ligar o PXA-H701 preciso passar o cabo de remote para ele ou o próprio cabo Ai-NET funciona como remote também?

Postado em

Depois de uma trabalheira desgraçada para refazer o chicote da HU, se o calor permitir, amanhã irei passar o cabo Ai-NET e instalar a HU no lugar.

Como nunca montei esses Alpines com um monte de penduricalhos, tenho uma dúvida:

-- Para ligar o PXA-H701 preciso passar o cabo de remote para ele ou o próprio cabo Ai-NET funciona como remote também?

No meu caso ( IVA D310R + PXA H701 ), só o ai-net ja resolve :legal:

Postado em

Obrigado Caio =)

Também estou meio na dúvida sobre a ligação do KCE-400BT, mas acredito que dando uma lida no manual e com tudo na mão, vou me encontrar sem problemas hehehe

Espero que amanhã não faça calor como hoje, senão não faço NADA no carro.

Postado em

Obrigado Caio =)

Também estou meio na dúvida sobre a ligação do KCE-400BT, mas acredito que dando uma lida no manual e com tudo na mão, vou me encontrar sem problemas hehehe

Espero que amanhã não faça calor como hoje, senão não faço NADA no carro.

A ligação do 400BT é bem fácil. Se não parear na primeira, desligue e ligue o player.

Postado em (editado)

Mais um dia de trabalho no carro. Estou suado, todo picado de mosquito, com as duas mãos todas arranhadas por causa das partes metálicas do carro, com dor nas costas, dor nos joelhos...

Mas consegui botar o player no painel!

Esse é meu primeiro DVD Alpine, e se eles continuarem desse jeito, com certeza será o último.

ÊITA TROÇO RUIM DE INSTALAR!!! :banghead

É tanto fio, tanto conector, tanto chicotinho...

Fui ligar a câmera de ré. Um único RCA. APENAS UM!!!

Tive que espetar um chicote com uns 9 conectores para usar apenas UM!

Também teve o módulo do bluetooth...

O desgraçado que inventou de não botar bluetooth nativo no aparelho e fazer um módulo à parte merecia tomar um tiro na testa.

O módulo em si não é o problema. O problema é aquele chicote com uns 3 metros de comprimento que vem nele!

Sério, pra que isso? Alguém liga aquilo na mala do carro? :pirou:

Enrola o chicote... E mais um trambolho pra ficar atrapalhando atrás do rádio.

Aí vem aquele maldito conector de 16 vias, que eu NUNCA usei no Lancer, mas dessa vez inventei de usar pra ficar mais prático.

Prático só se for na mesa, porque quando bota no carro... :banghead

A Alpine também não ajuda.

Já no cabo de força vem uma chapoca ENORME com um fusível. Provavelmente ali tem um filtro para não dar ruído no aparelho, mas precisava ser daquele tamanho todo? No outro CD player que eu tinha, mais antigo, a caixinha era bem menor...

Aí vem o desbloqueador de imagem. Aquele do tamanho de uma moeda de 5 centavos?

Não, aquele com um PIC 16F628 dentro, que é uma caixinha cinza quase do mesmo tamanho do filtro da linha de alimentação do player.

No fim das contas, o chicote (só a parte do player) ficou assim:

tOXLXmE.jpg

k27Dj8H.jpg

oDFmIJ6.jpg

Fiz esse chicote ontem. Na mesa, tudo belíssimo.

Hoje fui fazer o lado fêmea, que fica no carro. Para começar, meu carro é um japonês de 1994, o que significa que os padrões atuais de conectores e de cores dos fios não significam NADA. Como eu não usava os cabos originais e nem o player no pós-chave, pra mim não fazia diferença.

Dessa vez eu inventei de tirar meus falantes traseiros para vender e botei os coaxiais originais de volta. Com isso, vou eu procurar quais são os fios dos falantes traseiros... :rolleyes:

Depois disso, fui procurar o pós-chave. É algo que eu queria fazer nesse carro há muito tempo, mas não conseguia por falta de tempo para desmontar e caçar.

Encontrei o pós chave, o fio da iluminação, os fios dos falantes...

Montei tudo nos conectores e ficou supimpa.

Testei o player fora do painel, apoiado na minha perna, e funcionou com os coaxiais traseiros. A câmera de ré também funcionou sem problemas.

Depois de tudo isso, vamos botar o player no lugar...

Não, o player não queria entrar.

Era TANTO cabo atrás dele, que chegava num ponto onde ele empacava e não ia mais.

É cabo Ai-NET, cabo chicote do bluetooth enrolado mais pra baixo do player, cabo do módulo bluetooth, cabo da câmera (e seu chicote com outros 8 conectores inúteis!), cabo da câmera de ré, cabo de sinal da luz de ré, cabo de antena...

Acho que não esqueci nenhum.

Aí vai o otário arrumar os cabos, puxar daqui, esticar dali, tira, ajeita, bota de novo, tira de novo, bota de novo... <_<

Até que uma hora deu certo.

Uhulll!!!! :vts

Aí para acabar, faltava só colocar a moldura do painel... [-]

... que não entrou no lugar porque o player estava 0,5cm abaixo da altura correta!! :banghead

Para quem não conhece carro japonês, eles não usam a cinta metálica para fixar o rádio.

Geralmente eles tem um suporte metálico que fica aparafusado no carro, e os players têm furos para você aparafusar esse suporte neles e encaixar tudo como se fosse uma gaveta.

Esse Alpine tem vários furos marcados com M e T nas laterais (M para Mitsubishi, T para Toyota). Botei o suportezinho lá, casou no furo, parafusei e JAMAIS PODERIA IMAGINAR que a menos de 1cm abaixo existia outro furo, que seria o correto para meu carro.

Então, depois de todo aquele trabalho para botar o player no lugar, vamos tirar o player, tirar e colocar os suportes laterais presos em outra furação...

E ajeita os cabos daqui, ajeita dali, corta a mão no painel, tira o player, ajeita de novo...

E sim, finalmente, depois disso tudo, deu certo!

Player no lugar.

Editado por ledzpg
Postado em

Rapaz, já estava com tanta raiva e tinha TANTO mosquito me rodeando e me picando, que assim que a moldura entrou, eu fechei o carro e saí correndo pra dentro de casa. Mais 10 minutos lá fora e eles iriam sugar até minha alma! :blink:

Postado em

Rapaz, já estava com tanta raiva e tinha TANTO mosquito me rodeando e me picando, que assim que a moldura entrou, eu fechei o carro e saí correndo pra dentro de casa. Mais 10 minutos lá fora e eles iriam sugar até minha alma! :blink:

Esses mosquitos... transmitem tanta doença que já têm até nome e sobrenome!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...