Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

Construindo uma rede Zobel

Recommended Posts

tenho um cross d user Protheus tem um rede zobel uso esse cros aki no meu pc... tenho fulls da AIWA e num tw EP-51 da NAR... dps q botei o cross mundo MUITO...absurdamenti... principalmenti onde há os cortes de mid pra hi... ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

por favor, quero uma pá de ouro!

e acho que este tópico deve ser movido (ao menos temporariamente) lá pro SQ

 

bueno.... deixa eu começar com uma história primeiro

o gaudério aqui sirritô com umas coisas do som....

resolvi tirar as colunas que eu tinha, que minha mulher nunca gostou e que deixavam o som totalmente egoísta de tão on-orelhaxis que era (só eu ouvia bem, podia dá-lhe pau no volume que o carona quase não ouvia rsrsrs)

com isso veio a dúvida "o que fazer com o full e com o tuíte?"

tuíte retirado, excluído do set

full colocado inicialmente nas próprias colunas, ainda on-orelhaxis

 

resultado FOCO, muito foco por parte dos full, mas ainda um tanto quanto egoísta, e principalmente sem o agradável brilho dos agudos, que eu sempre tanto gostei

mas sacomé né... colunas com 2 espaços e só 1 com alguma coisa..... tirei as colunas e coloquei os full sobre o painel, no lugar dos tuíte original do carro

ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh quanta espacialidade! as reflexões do vidro supriram parte da falta dos agudos que os full teriam se fossem off-axis, consegui agradar mais a mulher, e principalmente deixar de ser egoísta, conseguindo fazer com que os caronas tivessem uma melhor percepção do som, e sem perder do TA (até que tá legal... fiz na fita métrica mesmo por enquanto)

 

por hora, eles estão ali, presos com fica dupla face pela base dentro do "copinho" original e as bordas que ficaram abertas em cima (onde ia o acabamento) está fechado com fita isolante (pega sol e enruga tuuuuuuuuuuudo uahauhauhauh)

 

agora vem a questão em si, o pq da desencavada deste tópico

através de cálculos altamente avançados resolvi criar uma rede zobel pra melhorar o agudo dos full (cara, esses full tocam muito a partir de 200/250Hz, tá TUDO em cima do painel!)

primeiro foi um com resistor de 8,2 ohm e capacitor de 16nF (sim, nano), conforme os cálculos demonstravam

não percebi NADA de diferente

fui além e resolvi trocar o cap por um 16uF, tratando o full como se fosse um mid

o resultado ficou UMA BOSTA, simplesmente não conseguia regular nada no EQ

quando vozes femininas estavam boas, as masculinas tavam ruins, quando as masculinas tavam boas, as femininas ruim, fora uma série de picos e vales bem desagradáveis (se eu tivesse um EQ de 897 bandas, acho que daria pra regular rsrsrs)

tirei toda essa po*** e deixei só o full novamente, ligado direto via amp

 

a única coisa que variou aí neste esquema todo é a função SOUND RETRIVER (alguns player chamam de BBE ou sei lá, mas é aquela função de "puxar" os agudos quando se usa compactação muito baixa nos MP3)

por hora é o que está salvando a pátria, o full responde de forma até interessante , não sobe a 20K, tem um decaimento mais sério a partir de 16kHz (mas tb é pouco rock q vai além disso....

 

alguém tem alguma dica????

até agora só usei componentes desses de 50 centavos comprados em eletrônica

resistência tem que ser de quantos watt? quanto de tensão pode ser os caps? tem algo sobre isso que eu me passei e não percebi que pode influenciar no zobel?

ah! o full é este http://www.tb-speake...4/w3-1318sa.htm

 

antes que perguntem, vou tentar fazer peitinhos com um direcionamento mais "amigável" pra tentar pegar carona e motora ainda mantendo os agudos e tendo o mesmo foco de antes, só preciso do material

quem sabe assim sobe um pouco mais....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

por favor, quero uma pá de ouro!

e acho que este tópico deve ser movido (ao menos temporariamente) lá pro SQ

 

bueno.... deixa eu começar com uma história primeiro

o gaudério aqui sirritô com umas coisas do som....

resolvi tirar as colunas que eu tinha, que minha mulher nunca gostou e que deixavam o som totalmente egoísta de tão on-orelhaxis que era (só eu ouvia bem, podia dá-lhe pau no volume que o carona quase não ouvia rsrsrs)

com isso veio a dúvida "o que fazer com o full e com o tuíte?"

tuíte retirado, excluído do set

full colocado inicialmente nas próprias colunas, ainda on-orelhaxis

 

resultado FOCO, muito foco por parte dos full, mas ainda um tanto quanto egoísta, e principalmente sem o agradável brilho dos agudos, que eu sempre tanto gostei

mas sacomé né... colunas com 2 espaços e só 1 com alguma coisa..... tirei as colunas e coloquei os full sobre o painel, no lugar dos tuíte original do carro

ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh quanta espacialidade! as reflexões do vidro supriram parte da falta dos agudos que os full teriam se fossem off-axis, consegui agradar mais a mulher, e principalmente deixar de ser egoísta, conseguindo fazer com que os caronas tivessem uma melhor percepção do som, e sem perder do TA (até que tá legal... fiz na fita métrica mesmo por enquanto)

 

por hora, eles estão ali, presos com fica dupla face pela base dentro do "copinho" original e as bordas que ficaram abertas em cima (onde ia o acabamento) está fechado com fita isolante (pega sol e enruga tuuuuuuuuuuudo uahauhauhauh)

 

agora vem a questão em si, o pq da desencavada deste tópico

através de cálculos altamente avançados resolvi criar uma rede zobel pra melhorar o agudo dos full (cara, esses full tocam muito a partir de 200/250Hz, tá TUDO em cima do painel!)

primeiro foi um com resistor de 8,2 ohm e capacitor de 16nF (sim, nano), conforme os cálculos demonstravam

não percebi NADA de diferente

fui além e resolvi trocar o cap por um 16uF, tratando o full como se fosse um mid

o resultado ficou UMA BOSTA, simplesmente não conseguia regular nada no EQ

quando vozes femininas estavam boas, as masculinas tavam ruins, quando as masculinas tavam boas, as femininas ruim, fora uma série de picos e vales bem desagradáveis (se eu tivesse um EQ de 897 bandas, acho que daria pra regular rsrsrs)

tirei toda essa po*** e deixei só o full novamente, ligado direto via amp

 

a única coisa que variou aí neste esquema todo é a função SOUND RETRIVER (alguns player chamam de BBE ou sei lá, mas é aquela função de "puxar" os agudos quando se usa compactação muito baixa nos MP3)

por hora é o que está salvando a pátria, o full responde de forma até interessante , não sobe a 20K, tem um decaimento mais sério a partir de 16kHz (mas tb é pouco rock q vai além disso....

 

alguém tem alguma dica????

até agora só usei componentes desses de 50 centavos comprados em eletrônica

resistência tem que ser de quantos watt? quanto de tensão pode ser os caps? tem algo sobre isso que eu me passei e não percebi que pode influenciar no zobel?

ah! o full é este http://www.tb-speake...4/w3-1318sa.htm

 

antes que perguntem, vou tentar fazer peitinhos com um direcionamento mais "amigável" pra tentar pegar carona e motora ainda mantendo os agudos e tendo o mesmo foco de antes, só preciso do material

quem sabe assim sobe um pouco mais....

 

Eu ainda tentaria brincar um pouco mais com o valor do capacitor e com o direcionamento do full, até conseguir um top end de acordo. Mas a eletrônica também influencia bastante, é possível que vc acabe coltando os tweeters, mesmo que fazendo um outro direcionamento,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

resolvi de uma forma mais fácil....

agora tem um par de Fostex FF85wk tocando ali

:vts

estão amaciando, mas mesmo assim deixam o TB abaixo do cu do cachorro

lá no meu tópico depois eu vou citar essa mudança, logo mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...