Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

Construindo uma rede Zobel

Recommended Posts

goló, indutância de falante se mede com ponte RLC, é o único jeito de vc ter uma medição de indutância correta em função da posição da bobina no conjunto magnético e do próprio componente resistivo da bobina.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

desculpa reavivar este topico mais gostaria muito de ver as fotos do post que não estão abrindo...se der pra alguem ver o que aconteceu eu agradeço!

 

Falow!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Up pra galera que não conhece.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera, pro cs50d da bravox, alguem sabe as referencias? e os valores do resistor e do capacitor? olhei no site da bravox e fiquei perdido com os dados fornecidos (leia-se newbie, huehueue). Alguem me ajuda pq o meu kit ta "pobre" hehehe

 

ps: se alguem for me ajudar, poderia fazer os calculos tanto pro tw qto pro mid bass? agradeco de novo... :D

Editado por Ri.ca.r.do

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E aí galera, liguei lá na Bravox e eles me passaram o valor Le(indutância) do mid do kit csp 60 B!

Segundo o José Carlos eles medem por oscilador...mas não entrei em detalhes...

 

kit CSP 60B - Le = 0,26

 

Mas a conta não está dando certo de jeito nenhum

 

C= le/R^2 onde a Le é a indutância do falante.

 

C= 0,26/r^2

 

C= 0,26/4,7^2

 

c= 0,26/22,09

 

C = 0,0117700 o que? micro ou farad?

:rolleyes:

" E então........, deu-se a luz " !!!!!!!!!

:+1 para quem puder ajudar na resposta ....

Parabéns pelo tópico !!!

[-]

Isso sim é um tópico de responsa !!!

[-]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E aí galera, liguei lá na Bravox e eles me passaram o valor Le(indutância) do mid do kit csp 60 B!

Segundo o José Carlos eles medem por oscilador...mas não entrei em detalhes...

 

kit CSP 60B - Le = 0,26

 

Mas a conta não está dando certo de jeito nenhum

 

C= le/R^2 onde a Le é a indutância do falante.

 

C= 0,26/r^2

 

C= 0,26/4,7^2

 

c= 0,26/22,09

 

C = 0,0117700 o que? micro ou farad?

:rolleyes:

" E então........, deu-se a luz " !!!!!!!!!

:+1 para quem puder ajudar na resposta ....

Parabéns pelo tópico !!!

[-]

Isso sim é um tópico de responsa !!!

[-]

O Le está em mili, certo?

 

Então, a resposta está em mili também.

 

C = 0,01177 mF = 11,77 uF

 

:legal:

Editado por deed

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
e ai galera? nenhuma ajudinha no meu caso??? :D

:+1 Para ajudar o Ri.ca.r.do ...

 

E, valeu aí DEED !!!

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pro mid:

Você precisa do Le (0,28mH) e do Re (3,4 Ohms) para calcular...

Vais precisar de:

 

1 Resistor cerâmico 10W de 4,25 Ohms (ou o valor comercial mais próximo disto)

e

1 Capacitor despolarizado de 15,5uF, com isolação maior que 20V. Para chegar a este valor você pode associar vários capacitores, até mesmo polarizados.

 

Pro tweeter a Bravox não informa nenhum parâmetro.

Então temo que você terá que testar vários valores.

Eu utilizei 100uF em série com 200uF no meu neotech.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
e ai galera? nenhuma ajudinha no meu caso??? :D

Olha aqui, isso é muito mais fácil:

 

Utilize a calculadora de Rede Zobel. E é de graça!!

 

http://autosom.net/carbox/REDE_ZOBEL_BY_DJ_VINI.xls

 

Instruções no tópico:

obs: http://stforum.com.br/index.php?act=ST&f=2...t=0#entry692766

 

obs: créditos tb ao Marcelo Moti por hospedar a calculadora.

Editado por dj_vini

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olha aqui, isso é muito mais fácil:

 

Utilize a calculadora de Rede Zobel. E é de graça!!

 

http://autosom.net/carbox/REDE_ZOBEL_BY_DJ_VINI.xls

 

Instruções no tópico:

obs: http://stforum.com.br/index.php?act=ST&f=2...t=0#entry692766

vini, usei o xls que vc passou, mas nao ta batendo com os valores q o deed passou....

 

 

considerando Re=3,4 ohm e Le= 0,28 mH, pelo arq que voce passou nós temos:

 

capacitor = 24,22 microF

resistor = ? (explico: a resistencia nominal do midbass do kit csd50 eh qual???)

 

pro tweeter, eh fazer a mesma coisa ne?

 

tem alguem q tem nesse topico um csd60 e se n me engano os tw sao iguais... vou usar os valores que ele divulgou...

 

ps: n esquecam da minha duvida... :D

Editado por Ri.ca.r.do

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem querer entrar muito no mérito, mas entrando...

 

É o seguinte, existem algumas fórmulas para se chegar aos valores dos componentes para uma rede zobel.

 

Mas uma coisa é certa. As fórmulas que utilizei foram discutidas amplamente com o Sepacheco, com o Yamane e mais alguns em uns 2 tópicos antigos que acho que nem devem existir mais, ou seja, as fórmulas que utilizei seriam nas as certas, mas as melhores e mais corretas.

 

Lembrando que o resultado do cálcuo é apenas um ponto de partida, pq o valor do capacitor é bom mudar e ouvir de ouvido.

 

É isso.

 

As specs do cs50d vc vai achar, no site da Bravox neste link:

http://www.bravox.com.br/produtos/componen...tsets_csd50.asp

 

Para facilitar a sua vida, olha as specs:

Tamanho 5"

 

Impedância 4 ohms

 

Sensibilidade 88 dB

 

Gama de Resposta 60 - 22K

 

Frequência Ressonância 90 Hz

 

Potência Máxima 140 Wmax

 

Potência Nominal 70 Wrms

 

Qts 0,70

 

Qms 6,60

 

Qes 0,78

 

Vas 3,5 litros

 

Re 3,4 ohms

 

Sd 0,0075 m²

 

Bl 4,3 T.M.

 

Mms 7,5 g

 

Le 0,28 mH

 

X max 2,3 mm

 

 

abraços

Editado por dj_vini

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esses dados eu ja sabia e sao do mid, to atras dos do tweeter, mas obrigado mesmo assim

 

qdo tiver com os dados, montarei pra ver no que da...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera, seguindo as diversas orientacoes, arquivos xls, sites de calculo cheguei aos seguintes valores pro zobel do kit csd-50:

 

Midbass

 

Re = 3,4 ohms

Le = 0,28 mH

 

f = Cálculo da freqüência dobrada: 1932,60 Hertz

 

C = Capacitor: 15.5 a 24,22 microFarad

 

Resistor: 4,25 Ohms de 10 watts

 

Isolação mínima do capacitor: 41,24 Volts

 

 

 

Tweeter

 

Re = 3,6 ohms

Le = 2,5 mH

 

f = Cálculo da freqüência dobrada: 229,18 Hz

 

C = Capacitor: 123.46 a 192.9 microFarad

 

Resistor: 4,5 Ohms de 10 watts

 

Isolação mínima do capacitor: 42,43 Volts

 

 

agora, os comentarios:

 

Andei pesquisando (por telefone por enquanto) os preços e as disponibilidades das peças. Os resistores de ceramica, so achei os de 4,7 ohms. Tem problema eu usar ele tanto pro mid qto pro tweeter?

 

Obvio q n irei achar valores exatos pros capacitores, mas no caso do mid q pede 15,5 a 24,22 uF, sera q vou ter q fazer associacoes de capacitores pra chegar a um valor proximo?

 

Outra duvida: falam pra nao usar capacitores eletroliticos. Quais sao os tipos que devem ser utilizados? Devem ser bi-polares, certo?

 

Galera, ajudem-me pq vou comprar os componentes segunda feira... Fico esperando a ajuda...

Valeu...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu gosto muuito de ajudar!!

 

E sempre ajudo.

 

Mas todas as perguntas que vc fez, vc vai econtrar as respostas dentro deste tópico!! Até mesmo no arquivo xls..

 

Releia de novo. Se vc realmente não conseguir me mande uma mp falando que te ajudarei com o enorme prazer.

 

A vantagem de vc ler direitinho, é que vc vai aprender e dpois vai até poder ensinar e não vai ficar aquele negócio mastigado....sacou?

Editado por dj_vini

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As imagens do primeiro poste não estão aparecendo teria como alguem arrumar isso dai? Tou tentando fazer um pra mim tambem, agora todos esses nomes e calculos me deixam loucos EU SOU UM JURISTA!! Meu TW é um Bravox Neo 25 TI e são de enlouquecer qualquer um... meu Player esta setado em -4 pra o Hi e mesmo assim....

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
desculpa reavivar este topico mais gostaria muito de ver as fotos do post que não estão abrindo...se der pra alguem ver o que aconteceu eu agradeço!

 

Falow!

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém já fez Zobel para o Selenium 3/4TW1?

Pessoal da Selenium me disse que a indutância dele é: Le = 0,110 mH (Achei meio baixo, será que tá certo? :P)

Cheguei nos valores de 6,8uF e 5ohms. O que acham?

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O resistor tem que ser de 10 watts? só encontrei de 20 watts, pode ser?

sim, melhor ainda o de 20w por suportar maio potência

 

fiz o zobel pros 3/4tw1 da senelium. Ouvi pouco ainda, mas achei que deu uma melhorada (ficou mais suave, sem gritar muito) e diminuiu o volume tbm, o que pra mim foi bom, assim tirei o lpad.

usei o resistor de 4.7ohms de cerâmica branca de 10w e um capacitor de 100uF ligado em serie pelo negativo a outro de 220uF. vou tentar outros valores pra ver no que dá tbm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae galera, me desculoe a ignorancia, sou novo por aqui e nunca tinha ouvido falar sobre Lpad ou Zobel.

 

Estou achando fantástico! Estou aprendendo muito. Queria ter me interessado por este forum antes!

 

Mas como ja disse anteriormente, vc vão desculpando minha ignorancia, mas ao ler todos estes posts uma duvida me atormenta:

 

 

Este resistores e tal são bem pequenos, e pelo depoimento de vcs melhoram sensivelmente os kits, certo? Então porque os fabricantes já não projetam seus divisores com uma REDE ZOBEL? Assim seus equipamentos não seriam de melhor qualidade?

 

[]s a todos, e parabens pelo topico!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ae galera, me desculoe a ignorancia, sou novo por aqui e nunca tinha ouvido falar sobre Lpad ou Zobel.

 

Estou achando fantástico! Estou aprendendo muito. Queria ter me interessado por este forum antes!

 

Mas como ja disse anteriormente, vc vão desculpando minha ignorancia, mas ao ler todos estes posts uma duvida me atormenta:

 

 

Este resistores e tal são bem pequenos, e pelo depoimento de vcs melhoram sensivelmente os kits, certo? Então porque os fabricantes já não projetam seus divisores com uma REDE ZOBEL? Assim seus equipamentos não seriam de melhor qualidade?

 

[]s a todos, e parabens pelo topico!!!

 

boa pergunta, dá vontade de ligar na fábrica pra sugerir né. Suponho que não achem necessário pois o público que procura esse tipo de equipamento nacional não está muito preocupado com a qualidade do tweeter, mas sim o quanto ele toca em volume e o zobel acaba dando uma pequena redução no volume em troca de grande melhora na qualidade. Talvez seja pra reduzir o custo(pra mim não vale a pena pois pra fábrica sairia menos de R$20.00 contando com o aumento no tamanho do cross pra colocar os componentes) ou então quem sabe eles não testaram usar um zobel quando lançou o produto e não acharam viável por comodidade inserir depois.

 

Os resistores do zobel não são tão pequenos, pois precisam suoprtar no mínimo 5w normalmente sendo de cerâmica branca, com cerca de 5cm, não sei se vc se referia aos resistores mais comuns de 1/4 w ou SMD aí são pequenos mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...