Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

sepacheco

Construindo uma rede Zobel

Recommended Posts

Postado em (editado)

Brigadao !!! Vou ver se monto no feriadao e depois posto os resultados...

EDITADO

Opa, considero como potencia aplicada, para o calculo, a saida do modulo, ou seja, no caso do meu banda 4.8, que da 120rms a 14,4V , posso usar pra calculo 100 mesmo ne, pq trabalha a 12v ... Ou devo considerar que com o carro ligado e alternador e talz , talvez chegue perto disso , e deva usar 120 mesmo ???

Editado por verdiani
Postado em

eu sempre q vou instalar alguma coisa no carro considero a voltagem como 14V... pq se nao na hora q vc liga o carro vc pode queimar seu equipamento, e vc nao quer isso, quer? hehehe

portanto no seu lugar eu consideraria 120Wrms, e talvez até um pouco mais como margem d segurançao... se der numero quebrado nos calculos, sempre arredondo prevendo mais potencia do q a real... segurança nunca é demais... e é realmente frustrante vc perder um tempao num projeto e destrui-lo por falta d cuidado...

eu sei bem o q é isso... fui instalar leds azuis no lugar da lampada da lanterna do meu carro.... nos testes funcionou perfeitamente com 2 em serie ligados em 9V... pensei: "bom... 3 em serie em 14V nao vai ser mt diferente então"... ledo engano! na garagem ficou mt bom o resultado, com o motor desligado... mas qdo sai na rua pra testar e a voltagem subiu pra 14V... PUF! os leds tostaram e ficaram pretos.... heheheh

perdi um dia inteiro d trabalho e agora tenho q comprar leds novos.... é a vida! errando q se aprende :vts

Postado em
eu sempre q vou instalar alguma coisa no carro considero a voltagem como 14V... pq se nao na hora q vc liga o carro vc pode queimar seu equipamento, e vc nao quer isso, quer? hehehe

portanto no seu lugar eu consideraria 120Wrms, e talvez até um pouco mais como margem d segurançao... se der numero quebrado nos calculos, sempre arredondo prevendo mais potencia do q a real... segurança nunca é demais... e é realmente frustrante vc perder um tempao num projeto e destrui-lo por falta d cuidado...

eu sei bem o q é isso... fui instalar leds azuis no lugar da lampada da lanterna do meu carro.... nos testes funcionou perfeitamente com 2 em serie ligados em 9V... pensei: "bom... 3 em serie em 14V nao vai ser mt diferente então"... ledo engano! na garagem ficou mt bom o resultado, com o motor desligado... mas qdo sai na rua pra testar e a voltagem subiu pra 14V... PUF! os leds tostaram e ficaram pretos.... heheheh

perdi um dia inteiro d trabalho e agora tenho q comprar leds novos.... é a vida! errando q se aprende :vts

Perguntinha besta... você ligou os leds sozinhos? Sem resistores?

Um abraço,

Renato

P.S. Verdiani, você pode considerar a potência como sendo a metade (ou até 1/3) tranquilamente.

Postado em

P.S. Verdiani, você pode considerar a potência como sendo a metade (ou até 1/3) tranquilamente.

Certo, yamane...

Nesse caso, trabalhar com 60, ou 120 de potencia so aumentaria, supostamente, a segurança, certo...

Mas em termos do resultado em termos de som, depois, tem diferença ???

Postado em (editado)
Perguntinha besta... você ligou os leds sozinhos? Sem resistores?

Um abraço,

Renato

3 em serie sem resistores em cada lanterna...

dentro do meu carro na luz d cortesia uso 2 conjuntos com 4 leds em serie cada, totalizando 8 leds, sem resistores tb... faz um tempão q ta la sem problemas até agora, e eu deixo a luz pra acender toda santa vez q a porta abre... :legal:

vou ter q subir o numero d leds em cada lanterna pra 4 em serie tb... esse erro foi previsto no projeto, mas resolvi arriscar, afinal d contas quem nao arrisca... :huh:

EDIT; vc diz q pode considerar menos potencia por causa dos fatores d crista (nao lembro se é esse mesmo o nome)? se sim, entao nao haveria problema um sistema com cabeamento d falante com bitola pra uma potencia mt menor? um midbass com cabos d 0,5mm²??

Editado por GGG
Postado em

Quais Leds vc Usou???

Postado em
Quais Leds vc Usou???

Leds superbrilho azuis 5mm... nao sei quantas milicandelas pq eu nem pergunto... vendedor da sta ifigenia SEMPRE mente essa informaçao.... <_<

Postado em

[OFF] Não é só isso GGG, semicondutores sempre pedem resistores para limitar corrente, é inerente

Eu também já liguei 3 em série como vc (e queimaram), e já liguei 4 sem problemas, mas o ideal é fazer a ligação individual com os resistoreszinhos mesmo, pois diodinhos pedem resistor limitador de corrente!

Abraços[/OFF]

Postado em
[OFF] Não é só isso GGG, semicondutores sempre pedem resistores para limitar corrente, é inerente

Eu também já liguei 3 em série como vc (e queimaram), e já liguei 4 sem problemas, mas o ideal é fazer a ligação individual com os resistoreszinhos mesmo, pois diodinhos pedem resistor limitador de corrente!

Abraços[/OFF]

E como colocar mais 4 resistores num circuito do tamanho d uma lampada pingo? hehehe

eu bem que queria, mas se eu colocasse, o circuito nao entraria no buraco da lampada ou ficaria com um formato no minimo bizarro... :unsure: pra vc ter uma ideia do sufoco, a placa do circuito ficou com uma area pouco maior do q a area ocupada pelos 4 leds dispostos numa matrix 2x2 e mesmo assim foi dificil pra entrar... tive q colar com superbonder no soquete pra poder entrar... ficou com coisa d 1,0x1,3cm mais uma abinha pra ligar no soquete! eu devia ter usado leds d 3mm... ai sim dava pra colocar com resistor, como manda a cartilha...

Postado em (editado)

Srs, uma pergunta besta, mas que não quer se calar, vi em em artigos que a zobel se liga em serie (só na fase), e em outros que é em paralelo (na fase e a outra ponta no negativo), alguem poderia me esclarecer esta simples confusão...

E por que valores de capacitores eu deva começar, para fazer o equalizador para os neotech.

Abraços

Editado por Lordemy
Postado em

Também tenho uma 2 perguntas...uma já feita só que ninguém respondeu(sniff):

1 - Qual melhor método para achar a frequência double?

2 - É necessário ter xover passivo ou pode-se colocar zobel entre o ampli e o alto-falante?

agradeço desde já...

dj_vini

Postado em (editado)
Achei um site que facilita e muito o cálculo dessa fórmula q eu comentei.

Ao invés de encher de contas aqui vou postar esse link:

http://www.the12volt.com/caraudio/crosscalc3.asp#zobel

[]s

Ri7

Opa mais links sobre o assunto com calculadoras tb...:

Rede zobel:

http://www.carstereo.com/help/Articles.cfm?id=36

Filtro Notch:

http://www.carstereo.com/help/Articles.cfm?id=23

Minhas dúvidas continuam...

Editado por dj_vini
Postado em (editado)

E aí galera, liguei lá na Bravox e eles me passaram o valor Le(indutância) do mid do kit csp 60 B!

Segundo o José Carlos eles medem por oscilador...mas não entrei em detalhes...

kit CSP 60B - Le = 0,26

Mas a conta não está dando certo de jeito nenhum

C= le/R^2 onde a Le é a indutância do falante.

C= 0,26/r^2

C= 0,26/4,7^2

c= 0,26/22,09

C = 0,0117700 o que? micro ou farad?

Editado por dj_vini
Postado em

Queria agradecer ao Sepacheco por este tópico...sobre a rede zobel que nunca tinha ouvido falar na vida...e, ..que depois que fiz a rede zobel.....nossa como mudou o meu som.... está bem mais agradável...

Recomendo a todos : FAÇAM REDE ZOBEL!!

Sou burro demais, fiquei enrolando..enrolando..e passei muita raiva por pouca coisa

Postado em

Montei a rede zobel,estava realmente prescisando... os tw do CS60D berram d+...

agora ficaram otimos....

aew pra quem quiser os dados do tw do 60 D estao ai...

Re=3.6Ohms

Le=2.5mH

flw.. :legal:

Postado em

Opa mais um dado:

Mid-bass da Eros, modelo:

E 160 MBR/ 4 ohms

Indutância:

Le = 0,357 mH

ps: Mandaram resposta depois de 25 dias.

ps: Ainda estou aguardando resposta da Selenium do 3/4 tw1

Postado em

liguei meu cs50b

achei mto bom, gostei mto

achei os agudos nítidos e bem definidos

mas não gostei mto dos médios e médios graves...

eu tive q aumentar o MIDDLE do player pra +8 pra ficar como eu gosto

e aí, zobel como? no mid? no tweeter? o 50b só tem passa alta pro tweeter, onde vai o zobel? no cabo q sai do amp? ou no q sai do filtro hp?

como faço, fiquei perdidasso nessa.

outra dúvida. meu amp tem 100w rms por canal. o kit tem 50w.

posso usar um LPAD? onde instalo?

Postado em

Agradeço ao Sakata (Mr. Quality) pela recomendação do Zobel nos mids da audiobank. Fizemos a comparação entre canal esquerdo (com zobel) e direito (sem zobel), e o foi o mesmo que comparar B&W com radinho de pilha, guardadas as devidas proporções). A voz ficou muuuito melhor, e os médios menos agressivos. Agora tá ótimo!

O Tw não precisa, pois já é adequado.

Recomendo a todos que façam ao menos 1 circuito destes, e coloquem para teste no tw e no mid. 99% de chance de melhorar um dos dois. Ou ambos!

Postado em (editado)
Agradeço ao Sakata (Mr. Quality) pela recomendação do Zobel nos mids da audiobank.  Fizemos a comparação entre canal esquerdo (com zobel) e direito (sem zobel), e o foi o mesmo que comparar B&W com radinho de pilha, guardadas as devidas proporções). A voz ficou muuuito melhor, e os médios menos agressivos. Agora tá ótimo!

Recomendo a todos que façam ao menos 1 circuito destes, e coloquem para teste no tw e no mid. 99% de chance de melhorar um dos dois. Ou ambos!

Povo me ajuda!!!

Fiz zobel para meu full e nada mudou. Já estou ficando com dor de cabeça de tanto testar as freqüências. Não aguento mais ouvir signal sweep!

Para o uso de zobel é obrigatório o uso de crossover passivo?

FIz teste com capacitores de 22 uf; 50 uf; 110uf; 160uf e 220 uf. Nada mudou!

Editado por golo
Postado em
Agradeço ao Sakata (Mr. Quality) pela recomendação do Zobel nos mids da audiobank.  Fizemos a comparação entre canal esquerdo (com zobel) e direito (sem zobel), e o foi o mesmo que comparar B&W com radinho de pilha, guardadas as devidas proporções). A voz ficou muuuito melhor, e os médios menos agressivos. Agora tá ótimo!

Povo me ajuda!!!

Fiz zobel para meu full e nada mudou. Já estou ficando com dor de cabeça de tanto testar as freqüências. Não aguento mais ouvir signal sweep!

Usou o despolarizado? Ou então 2 eletroliticos em série ligados pelo negativo?

Senão não funfa mesmo!

Postado em

Já que tá todo mundo aqui... Alguém teria as manha de postar como fica um gráfico de função de transferência de um falante antes e depois da inserção do zobel no circuito? Já pesquisei e não achei nada.

Postado em (editado)
Já que tá todo mundo aqui... Alguém teria as manha de postar como fica um gráfico de função de transferência de um falante antes e depois da inserção do zobel no circuito? Já pesquisei e não achei nada.

ZobImped.gif

:legal:

EDIT:

ps,: esse é o grafico da impedancia antes x depois

Editado por GGG
Postado em

GGG, esse eu tinha visto, perguntei sobre o de função de transferência (aquele primeiro que aparece quando vc monta projeto no WinISD). é mais pra saber a influência da zobel na resposta de frequência do falante.

Postado em

Povo me ajuda!!!

Usou o despolarizado? Ou então 2 eletroliticos em série ligados pelo negativo?

Senão não funfa mesmo!

2 polarizados transformando em despolarizado.

Será que o full da GGEC é tão bem construído que quase não tem pico de impedância?

Existe indutímetro para medir a indutância? É assim que se mede o Le não é?

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...