Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Alves

Mais de 10 mil trabalhadores estão parados em fábricas de veículos

Recommended Posts

Postado em

Mais de 10 mil trabalhadores estão parados em fábricas de veículos

Montadoras adotam férias coletivas, licença e layoff para cortar produção.

Vendas caíram 25% em abril, na comparação com o mesmo mês de 2014.

 

 

 

André PaixãoDo G1, em São Paulo

 

Em um cenário de queda de 25% nas vendas e de 21,7% na fabricação em abril, na comparação com o ano passado, a indústria automotiva busca soluções para adequar a produção à demanda em baixa.

 

Atualmente, são mais de 10 mil trabalhadores parados, em férias coletivas, licença remunerada ou cujos contratos foram suspensos temporariamente (layoff). Além disso, montadoras têm aberto planos de demissão voluntária (PDVs).

 

Em abril, a indústria automobilística empregava 139,6 mil pessoas, de acordo com a associação das montadoras, a Anfavea. O montante inclui os que atuam em fábricas de máquinas agrícolas e rodoviárias e é 9,5% inferior ao do mesmo mês em 2014.

 

Na comparação com os últimos anos, esse patamar é superior somente ao de 2010. Desse total, 122,2 mil pessoas estavam na produção de carros, caminhões e ônibus em abril passado, um volume 8,2% menor que o de 1 ano atrás.

 

Volkswagen

 

A marca com maior número de trabalhadores ociosos é a Volkswagen. Na planta de São Bernardo do Campo (SP), 8 mil têm férias coletivas por 10 dias, desde a última segunda-feira (4).

 

 

Os números são do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A marca não confirma a quantidade, mas diz que a produção ficará parada até o dia 14. Na planta, são feitos os modelos Gol e Saveiro.

 

Em Taubaté (SP), há outros 370 funcionários em layoff, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos local.

Destes, 250 estão parados desde 17 de março. A suspensão de contrato, para eles, vale até 17 de agosto.

 

Os 120 restantes tiveram os contratos suspensos em 27 de abril, por até 5 meses. Nessa fábrica a Volkswagen produz os modelos Up, Gol e Voyage.

 

General Motors

 

A General Motors, dona da Chevrolet, adota medidas de adequação da produção em duas fábricas.

Em São José dos Campos (SP), são 473 trabalhadores com os contratos suspensos desde março. Eles ficarão parados até 8 de agosto. Na mesma planta, outros 325 trabalhadores terão os contratos suspensos até 7 de agosto.

 

A montadora também está com um PDV aberto, mas não há informações sobre as condições e o número de adesões. Em São José são montados os veículos S10 e Trailblazer.

 

Na fábrica de São Caetano do Sul (SP), desde a última terça-feira (5), 467 funcionários da marca estão em "licença remunerada por tempo indeterminado", informa a GM.

 

Além disso, 850 trabalhadores estão parados desde 10 de novembro. O layoff, neste caso, acaba no próximo sábado (9). Lá, são feitos os modelos Classic, Cobalt, Cruze, Montana e Spin.

 

Mercedes-Benz

 

Na fábrica de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, há 750 trabalhadores com contratos suspensos até 15 de junho.

 

E também há um plano de demissões voluntárias, aberto até 15 de maio. A marca não informa previsão ou número parcial de funcionários que aderiram.

 

Em janeiro, a empresa demitiu 160 colaboradores. No final de abril, foi anunciado um corte de mais 500 vagas, mas um acordo com o sindicato adiou a decisão com mais lay-offs e um novo PDV.

Segundo a Mercedes-Benz, no local há um excedente de 1.200 trabalhadores, além dos 750 que estão com os contratos suspensos. A necessidade de mais cortes será reavaliada neste mês.

 

Ford

 

A partir da próxima segunda-feira (11), a Ford implantará layoff na fábrica de São Bernardo do Campo. Lá, são feitos caminhões e o New Fiesta hatch. A montadora não divulgou o número de funcionários envolvidos no plano. Todos os demais trabalhadores das linhas de produção entrarão em férias coletivas até 22 de maio.

 

Fiat

 

Na planta da Fiat, em Betim (MG), 2 mil trabalhadores entram em férias coletivas a partir da próxima segunda-feira (11). A medida vale por 20 dias e representa cerca de 10% do total de funcionários da unidade.

 

Suzuki

 

A fabricante japonesa está pronta para fechar sua fábrica localizada em Itumbiara, no sul de Goiás.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da cidade, toda a linha de produção será transferida para a fábrica da Mitsubishi, marca da qual é coligada, em Catalão (GO).

 

Ainda segundo o sindicato, dos 100 funcionários, 60 serão demitidos e o restante pode se mudar, caso queira, para Catalão, onde continuariam trabalhando. Os desligamentos serão feitos no início de junho.

 

fabrica-jeep9.jpg

Montagem na nova fábrica do grupo FCA em Pernambuco (Foto: Divulgação)

 

Hyundai

 

Responsável por produzir os modelos Tucson, ix35, HD e HR, a CAOA Montadora informou que concedeu férias coletivas de 10 dias, a partir de 22 de abril, para 1.600 colaboradores da fábrica situada em Anápolis (GO).

 

Mahindra

 

A empresa indiana, que produzia picapes e SUVs em parceria com a Bramont na Zona Franca de Manaus, também anunciou que vai encerrar a operação. O grupo chegou a vender 250 unidades ao mês, mas não vê mais sentido em continuar no Brasil.

 

Contracorrente

 

Seja por conta de novos modelos ou porque se anteciparam à crise, algumas montadoras ainda não precisaram tomar medidas neste ano, como a Nissan, que produz veículos em parceria com a Renault em São José dos Pinhais (PR) e abriu em 2014 uma unidade própria em Resende (RJ). A fábrica tem capacidade para 200 mil veículos ao ano, mas produziu apenas 30 mil no ano passado.

 

A FCA, que integra Fiat, Chrysler e Jeep, inaugurou em abril um novo polo automotivo em Goiana (PE), com capacidade para 250 mil unidades ao ano e expectativa de criação de 9 mil vagas diretas e indiretas até o final de 2015. Por enquanto, a unidade produz apenas o Jeep Renegade.

 

A Honda, que lançou em março o SUV compacto HR-V, também não reduziu a produção em Sumaré (SP). A empresa ainda planeja dobrar a capacidade anual no Brasil com outra unidade em Itirapina (SP).

 

O Grupo PSA Peugeot Citroën trabalha atualmente com 2 turnos de produção em Porto Real (RJ), com férias coletivas de 20 dias previstas desde o ano passado para as equipes da linha de montagem entre os meses de junho e julho.

 

A Toyota também informou que todas as suas unidades estão operando normalmente, sem necessidade de medidas para reduzir o efetivo.

 

vendacarrosempregos_va.jpg

 

TRABALHADORES PARADOS

Volkswagen

8.370

General Motors

2.115

Mercedes-Benz

750

Ford

não informado

Fiat

2.000 (a partir de 11/5)

 

 

 

Fonte: http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/05/mais-de-10-mil-trabalhadores-estao-parados-em-fabricas-de-veiculos.html

Postado em

Diminuir margem de lucro ninguém quer.....

 

O governo por sua vez , sequer vai cogitar em realizar a tão esperada reforma tributária que tornaria mais justa e menos pesada a incidência de tributos.

 

E sempre quem é que paga a conta ?

Postado em

Diminuir margem de lucro ninguém quer.....

 

O governo por sua vez , sequer vai cogitar em realizar a tão esperada reforma tributária que tornaria mais justa e menos pesada a incidência de tributos.

 

E sempre quem é que paga a conta ?

 

mas nós sabemos que não é só culpa dos impostos.

 

baixa-los é o arrego que as montadoras querem, é sempre assim, qualquer queda nas vendas pedem arrego de ipi.

 

eu acho que o governo não tem que abrir as pernas para as montadoras.

 

claro, se for mesmo ter uma reforma tributária ai lógico que sou a favor, mas só para veículos sou contra.

Postado em

Concordo com o Rick.

Mas se o consumidor resistir as tentações, talvez (eu disse talvez) os preços se não diminuirem, ao menos fiquem estabilizados.

Lei da oferta e da procura sempre vigora.

Postado em

mas nós sabemos que não é só culpa dos impostos.

 

baixa-los é o arrego que as montadoras querem, é sempre assim, qualquer queda nas vendas pedem arrego de ipi.

 

eu acho que o governo não tem que abrir as pernas para as montadoras.

 

claro, se for mesmo ter uma reforma tributária ai lógico que sou a favor, mas só para veículos sou contra.

 

 

Rafa,

 

Reforma tributária é em todo o sistema tributário, estão prometendo tal lambança há seculos.

 

Momento algum eu culpei os impostos, tão somente mostrei que com uma reforma tributária os preços DE TUDO podem cair e consequentemente maior consumo ocorreria, aumentaria a produção e geração de novos empregos.

 

Mas o governo tá se phudendo pra isso, o que ele quer é arrecadar pra mamar.

 

Praticamente em tudo que compramos ou consumimos tem em torno de 40% de tributos embutidos. Inclusive os carros.

 

Governo não pode ficar dando arrego pra montadora não, que se phodam.....abaixem a margem de lucro.

 

Concordo com o Rick.

Mas se o consumidor resistir as tentações, talvez (eu disse talvez) os preços se não diminuirem, ao menos fiquem estabilizados.

Lei da oferta e da procura sempre vigora.

 

 

No BR ? Nem tanto, mesmo com queda nas vendas de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, GM aumentou seus preços e mais recentemente a Renault também.

 

Como já disse no passado o ex Ministro da Fazenda Ciro Gomes: " Consumidor brasileiro é otário".

Postado em

Rafa,

 

Reforma tributária é em todo o sistema tributário, estão prometendo tal lambança há seculos.

 

Momento algum eu culpei os impostos, tão somente mostrei que com uma reforma tributária os preços DE TUDO podem cair e consequentemente maior consumo ocorreria, aumentaria a produção e geração de novos empregos.

 

Mas o governo tá se phudendo pra isso, o que ele quer é arrecadar pra mamar.

 

Praticamente em tudo que compramos ou consumimos tem em torno de 40% de tributos embutidos. Inclusive os carros.

 

Governo não pode ficar dando arrego pra montadora não, que se phodam.....abaixem a margem de lucro.

 

 

 

 

No BR ? Nem tanto, mesmo com queda nas vendas de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, GM aumentou seus preços e mais recentemente a Renault também.

 

Como já disse no passado o ex Ministro da Fazenda Ciro Gomes: " Consumidor brasileiro é otário".

 

mas isso eu sei.

 

o resto, eu concordo.

 

porém eu acredito, que em minha vida, não verei tal reforma em prática.

Postado em

Reforma tributária = divisão das fatias do bolo.

 

Esse bolo nunca vai diminuir. Não caiam nessa que reforma tributária vai baixar impostos, é apenas uma briga interna (gov federal, estados e municípios)

Postado em

Sim em tese cairia sim......por isso que nunca vai ser aprovada a reforma.

 

Pois haveria transparência, facilidade de compreensão, acabaria com a tributação em cascata e por aí vai.

 

O governo quer facilidade na interpretação das contas pelo contribuinte ? NÃO, pois dificulta ocultar a roubalheira.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...