Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Spllin

Disjuntores Não desarmam...

Recommended Posts

Postado em

ola pessoal, estou com um problema...compre 3 disjuntores automotivos desse modelo aqui:

kuzolL.jpg

Compre 1 de 200Ah, e 2 de 140Ah. Que sera ligado desse jeito:

Bateria(cofre)--------[disjuntor 140ah]------------------------------------[disjuntor 140ah]-------- Bateria AUX ----------[disjuntor 200ah]

O que acontece e que estou colocando esses disjuntores no único objetivo de minha proteção e do veiculo. Para que em casos de batidas e fechamentos de curtos o carro não pegue fogo e nem eu rsrs...

Entretendo liguei um por um na bateria auxiliar que por enquanto esta fora do carro e proporcionei um curto....e nenhum desarmou....ai estou com medo que em um caso real de um curto eles não venham desarmar....gostaria de saber o por que não desarmaram....

Obrigado....

Postado em

Não desarmaram porque os disjuntores tem a função de proteger os cabos em determinados curtos, primeiro de tudo nem se pode chamar de disjuntor esses negocios que vc comprou.

Disjuntor tem que ser residencial tipo STECK, SIEMENS...

E tem que ser um curto muito forte pra desarmar esses que vc comprou ( se é que desarmam ).

Digo isso pois tem amperagem alta demais, e até que o disjuntor desarme vai danificar todos os aparelhos que tens.

Opte por disjuntores de melhor qualidade como os que citei ou então prefira fusiveis. :legal:

Postado em

então no caso esses disjuntores não vão me servir para nada???

Minha bateria do cofre e uma impact 80ah e a aux e uma freedom 70ah..

meus modulos são: 1 stetsom 2k5, 1 SD 800 e 1 SD 250.2.

Cabos de 25mm

preciso muito saber oque fazer pois os disjuntores ja foram comprados e parcialmente instalados....ai queria saber se troco de disjuntor ou de potencia, pois não sei o que fazer...tenho muito medo de botar fogo com algum curto...

Obrigado...

Postado em

tenho um desse seu, de 140a. quando precisei ele desarmou sim...

mas não confio muito neles mesmo não! só peguei pq na epoca usava ele com um amp que não tinha fuse nenhum de proteção, ae foi ele mesmo.

Postado em

de que adianta um disjuntor de 140 numa bateria de 80?

claro que ela tem capacidade de pico maior, mas nem por isso vai usar um de 500A.

reduz isso ai que ele desarma.

Postado em (editado)

F.BUENO

eu tinha um no meu projeto antigo nao lembro qual amperagem era....ele desarmou comigo umas 8 vezez..... sempre desarmava quando o som estava muito alto e tocava por muito tempo....ai depois de uns 10 min dava para arma ele de novo....so que nesse projeto meu medo e com os curtos....no meu projeto antigo nunca fechei curto neles para saber se desarmavam....e nesse eu fechei e nao desarmou.....

cjainf

pensei nisso pois as baterias que iria usar antes eram maiores...e esses disjuntores eram para elas....

o esquema que usarei e esse:

XncHxu.png

No caso qual seria a amperagem ideal para cada disjuntor???

pois a ligação ja esta feita....se um de menor amperagem desse for me servir eu vou aonde comprei tentar troca-los

como sou leigo nesse assunto eu considerei a amperagem das 2 baterias...por isso pensei q poderia da certo nessas....

me ajudem ai =D

obrigado..

Editado por Spllin
Postado em

entre as baterias 80a ta bom, da auxiliar até os amps, melhor usar 1 pra cada.

veja no manual de cada amp o recomendado, nos menores é melhor por fusivel e usar um de 120 ou 150 no 2k5.

se usar um só e o curto for no amp menor, vai derreter o amp, os cabos e ele não desarma.

Postado em

Se eu fosse voce, usaria fusiveis para protecao dos modulos (mais confiavel contra deslizes) ,

disjuntor eu deixaria 1 bem próximo a cada bateria, tanto para proteção quanto para corte de alimentação.

Postado em

vou utilizar 2 disjuntores de 80ah entre as baterias 1 de 140 ah da bateria aux para os módulos, como o consumo máximo da 2k5 e 133ah esse disjuntor atenderia ela correto???

ai coloco um fusível de 80ah antes do sd 800. e um de 30ah antes do sd250...seria isso??? no meu caso colocaria so 1 de 80ah antes dos 2, pois estou com muita falta de espaço....assim correria muito risco com o sd 250 desprotegido???

e uma outra coisa....tenho 2 disjuntores de 140ah, e quando testei fechando curto na bateria nenhum desarmo...e fazendo desse jeito que falei utilizaria um de 140ah da bateria aux para os amp..... e se ne um caso de curto nesse fio que vai para os amps ele nao desarmar?? corro esse risco?? meu medo e acidente saca,,,,batida no carro e a lataria morder o cabo.....

os de 80 sera que desarmaria com esse teste que fiz???

muito obrigado galera...estão me ajudando ne um lado que não sacava quase nada...vlw mesmo...

Postado em

No caso os de 80ah entre as baterias desarmariam???

mais preciso colocar um maior depois da aux por conta da 2k5.... ela e 133ah....se eu colocar um de disjuntor de 80ah depois da bateria aux ele desarmaria direto por conta do amp...ou nao??? ajuda ai....pq ja resolvo isso e fico tranquilo...rsrs...vlw

Postado em (editado)

já tive 3 destes entre 80 e 140A e testei todos e todos desarmarão mas eles só desarmam depois de 1 segundo em curto por isso que os cabos devem ser bem dimensionados pois bem funciona pelo menos o meu funcionou

some a amperagem da bateria do cofre junto, com a amperagem do alternador e divida por 2 que vc terá o fusível entre as duas baterias

ex:

batera do cofre - 70A

alternador - 90A

70 + 90 = 160/2 = 80A

obs: o cabo deve ser de no mínimo 21mm² :legal:

já para o modulo aconselho usar fusível indicado pelo fabricante

http://www.amscomponentes.com.br/portfusmega.php

este vai te servir

Editado por BRUNIN'S
Postado em

Esse monte de Disjuntor só vai causar perdas e possiveis problemas nas conexões pq isso ai é uma BOSTA ....

Coloque um Siemens curva B e seja feliz :legal:

CCA de 80Ah e bem mais que 200Ah então éra pra essa porcaria ai desarmar sim masssssss ...

Não exageraria, dizendo ser uma boosta!

Mas, colocaria um desses de 75~80ah no cabo que vai pro cofre, e um Siemens (ou fusíveis) na aux pros amps!

Explico por que:

Com esse disjuntor automotivo, você pode desarmar a alimentação num simples toque, pra fazer manutenção ou seja lá o que for! Ou até mesmo em caso de colisão!

E o da mala, é mais difícil um curto da aux pro amp (maior parte dos curtos acontecem no cabo que vai pro cofre), daí só um fusível já bastaria! Não se preocupe, o dia que esse fusível queimar, você vai ver que valeu à pena! E não é algo que queima 'todo mês" =)

Postado em

Não exageraria, dizendo ser uma boosta!

Mas, colocaria um desses de 75~80ah no cabo que vai pro cofre, e um Siemens (ou fusíveis) na aux pros amps!

Explico por que:

Com esse disjuntor automotivo, você pode desarmar a alimentação num simples toque, pra fazer manutenção ou seja lá o que for! Ou até mesmo em caso de colisão!

E o da mala, é mais difícil um curto da aux pro amp (maior parte dos curtos acontecem no cabo que vai pro cofre), daí só um fusível já bastaria! Não se preocupe, o dia que esse fusível queimar, você vai ver que valeu à pena! E não é algo que queima 'todo mês" =)

:legal: :legal:
Postado em (editado)

BRUNIN'S

Pelas contas deu 80ah...vou colocar 2 de 80ah então entre as baterias.....e vou torcer para que em caso de curto ele desarme...ou melhor...torcer para não dar curto..kkkk.

Os cabos que uso são de 25mm residencial.. aqueles portas fusíveis que o pessoal chama de bananinha são bons??? aqui sao baratinhos...

blOom

vou fazer isso então cara....vou colocar um fusivel de 80 antes do sd 800 e um fusivel de 30 antes do sd250.2....a 2k5 como o consumo maximo e de 133ah vou deixa sem..pois vai ter um disjuntor depois da bateria aux... sera que vou ter algum problema assim??

lembrando que a bateria aux esta atras do banco do motorista junto com os dinjutores que vem antes da bateria aux e o que vai depois da bateria aux...coloquei tudo junto ali pertinho da bateria..

vou tentar fechar um curto mais demorado nesse disjuntor de 140ah pra ver se realmente desarma...ou sera que corro risco de ferrar com ele?? kkkk

Editado por Spllin
Postado em

particularmente eu prefiro o fusível midi ou mega aqueles com bornes de 8mm² da marca AMS são ótimos e mais versáteis.

mas nada impede de vc usar este sendo o mesmo da amperagem correta :legal:

Postado em

depois de pesquisar pagina por pagina, post por post relacionado aqui no forum e outros lugares, Minha cabeça ta ate doendo mais resolvi pegar 3 siemens 80a curva B.....

vou colocar nas posições que estavam os outros...meu problema maior era o disjuntor que colocaria depois da bateria aux. pois so a 2k5 tem pico maximo de 133a, e colocando um disjuntor de 140a no caso de um curto ele não desarmaria, Pois a bateria aux e de 70a..

entretanto vi varias pessoas relatando que usa esse siemens 80a com módulos bem mais potentes que o meu e ele não desarma...só em caso de curto mesmo... ai acho que pra mim vai ser o melhor.... O sd800 pede 80a, então esse disjuntor já serviria para a proteção dele tb..

devo colocar so um fusivel de 30a para o sd250 para o caso do curto ser fechado nele, como e bem baixo ele nao desarmaria um disjuntor de 80a..

entao acho que e isso.....o que podem me dizer???

Postado em

Cara, com a bateria aux de 70ah, o curto n chegou nem perto dos 150a pra desarmar kkkkkkkkkkkk o-o-

Bateria de 70Ah chega aos 500A de corrente de curto, tranquilamente.

Não podemos confundir Ah com A.

Ah não tem qualquer significado prático a não ser saber a capacidade da bateria em entregar determinada corrente por uma hora até a descarga.

E disjuntor não se mede em Ah, é A mesmo, pípôu!

Postado em

depois de pesquisar pagina por pagina, post por post relacionado aqui no forum e outros lugares, Minha cabeça ta ate doendo mais resolvi pegar 3 siemens 80a curva B.....

vou colocar nas posições que estavam os outros...meu problema maior era o disjuntor que colocaria depois da bateria aux. pois so a 2k5 tem pico maximo de 133a, e colocando um disjuntor de 140a no caso de um curto ele não desarmaria, Pois a bateria aux e de 70a..

entretanto vi varias pessoas relatando que usa esse siemens 80a com módulos bem mais potentes que o meu e ele não desarma...só em caso de curto mesmo... ai acho que pra mim vai ser o melhor.... O sd800 pede 80a, então esse disjuntor já serviria para a proteção dele tb..

devo colocar so um fusivel de 30a para o sd250 para o caso do curto ser fechado nele, como e bem baixo ele nao desarmaria um disjuntor de 80a..

entao acho que e isso.....o que podem me dizer???

amigo veja bem o segredo destas baterias de carro é vc não deixar ela descarregar o que é essencial para a sua qualidade e durabilidade !

nestas condições vc pode e deve utilizar o fusível de pico maior

esta bateria de 70A pode fornecer um pico de amperagem em torno de 200 a 300A durante alguns segundos (isso com a bateria carregada) mas com a bateria fraca este valor diminui e muito okk

se vc não for utilizar fontes para manter a bateria sempre que possível carregada aconselho vc calcular um meio termo entre o consumo musical e bass do seu modulo e aplica-lo :legal:

Postado em

comprei 2 de 70a para colocar entre as baterias e um de 80a da bateria para o modulo....comprei o siemens din clase c......

fiz o teste aquie com a bateria de 70 e so encosta e ele desarma....da so uma faisquinha e ele desarma.... muito bom...e isso q precisava...

agora vem a parte dos módulos neh... se vao aguentar sem desarmar...pelo que li em algumas publicações de instaladores aqui do fórum, tem uns q usam de 63 para modulos bem mais potentes q o meu...outros usam de 80 e tb falaram que nao desarmam .... so nao sei se usam curva c ou b....

eu comprei c pq era o unico que tinha.....

uma coisa...o cara falou q ele desarma quando esquenta..... 1 de 70a vai ficar do lado da bateria do cofre debaixo do capu...e com o carro ligado e muito quente.....sera q vou ter problema ou nao tem nada a ver??

Postado em

o que vc esta falando são queles modulo alta voltagem ??

pq se for é isso mesmo pois quanto maior a tensão menor a corrente agora se for 12V eu nunca vi !!! pasmafaute

Postado em

comprei 2 de 70a para colocar entre as baterias e um de 80a da bateria para o modulo....comprei o siemens din clase c......

fiz o teste aquie com a bateria de 70 e so encosta e ele desarma....da so uma faisquinha e ele desarma.... muito bom...e isso q precisava...

agora vem a parte dos módulos neh... se vao aguentar sem desarmar...pelo que li em algumas publicações de instaladores aqui do fórum, tem uns q usam de 63 para modulos bem mais potentes q o meu...outros usam de 80 e tb falaram que nao desarmam .... so nao sei se usam curva c ou b....

eu comprei c pq era o unico que tinha.....

uma coisa...o cara falou q ele desarma quando esquenta..... 1 de 70a vai ficar do lado da bateria do cofre debaixo do capu...e com o carro ligado e muito quente.....sera q vou ter problema ou nao tem nada a ver??

Nunca vi este tipo de problema. Meu carro é preto, não tem aquela camada de isolante no capu, tem um motor que naturalmente trabalha quente, a bateria original vem com uma capa de manta para protegê-la e... nunca tive desarme do disjuntor por conta de temperatura.

Sim, ele é térmico, mas não é o calor ambiente quem vai desarmá-lo.

Postado em

estava pensando numa coisa que o eletricista da loja la me falou e não sei se realmente e o caso....

ele falou que não tem muita experiencia em 12v..... mais já que estou usando mais de um disjuntor pode ser que aguente....

que talvez se fosse 1 apenas desarmasse...mais ele não deu ctz disso...foi só uma suposição.... sera que como tenho 3, mesmo que não esteja um do lado do outro ele aguentaria mais amperagem ou algo do tipo???

alguém ai usa algum disjuntor din desses em alguma sistema parecido com o meu???

-------------------------------------------

Para não abrir outro tópico queria deixar mais 2 duvidas aqui para alguém me ajudar...

bem...como a maioria dos instaladores aqui são porcos, e eu tenho um pouco de noção em cada coisa estou fazendo as instalações pouco a pouco eu mesmo e tirando as duvidas aqui no fórum....

eu passei 1 cabo rca do cd player ate o porta malas, que sera ligado no crossover e assim distribuído pra os amp's correto?

meu aparelho e um Sony Xplod MEX-BT4007U e atras tem 3 saidas.... uma sub, uma front e uma rear,,, a fronte e rear tem pares nas cores vermelho e brando, e a saída sub o par e preto......mais a mesmo e qual das 3 eu coloco o rca??

outra duvida e que comprei um controle de longa distancia stetsom, e gostaria de saber o melhor lugar para ligar e deixar a central, e o melhor lugar para deixar o transmissor infravermelho..e se ele realmente tem q ficar apontado para o radio ou pode ser apenas próximo?? pesquisei bastante sobre controle mais nao achei informações sobre instalação e posição.....

obrigado...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...