Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
LucasGYN

12 de 15" - 20 de 8" - 6 ST-400 - Subgrave forte!

Recommended Posts

 

 

Dei uma olhada e tão melhorando! Dos 7mm dos 307 tão já nos 12mm =D

 

Mas isso no 310, não?

Por ai....

 

Do 309 bobina simples 10.4mm e do bobina dupla 11.5mm

 

O novo 311 bobina simples 11mm.

Editado por solanosom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei que não estou tratando com nenhum desconhecido no assunto mas o x-max não julga diretamente o quanto desce o falante, pra mim dos pioneer os que mais desciam eram os 306 e 308, logicamente não pude escutar a linha abaixo dos 306, mas depois dele escutei todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc está certo qto ao x-max é apenas um dos indicativos de pra que serve o Sub, mas sozinho em só não determina sua faixa de atuação embora ajude bastante aliada com a frequência de ressonãncia o qto de potência tolera.

O fabricante está cada vez mais dando preferência em tocar pra fora enquanto ele vende 1 a 2 falantes pra tocar Spl dentro do carro pra tocar pra fora ele vende no mínimo 4, acredito de ser por isso essa involução deles.

 

Não acompanhei todas etapas do pioneer pulei dos primeiros impp 312f para o 310 falantes de uso e potência bem diferentes, dou mérito a eles pois em toda suas mudanças de materiais usados eles nunca construiram um falante ruim, contrário Cada vez aguentando mais barbaridades.

 

Só a título de curiosidade!

 

Uma tecnologia que reparei só em pioneer que tem no 310 e nos outros deve ter também e muito inteligente e muito simples qse sem custo, é q de baixo do cone há uma segunda calota com 2 orifícios que faz comunicar direto o lado interno da bobina ao meio externo fazendo com isso a cada movimento do cone uma ventilação forçada no interior da bobina, claro isso além de toda a refrigeração do imã e orifício de refrigeração do gap que todo falante usa. Com isso eles ganham ainda mais resistência e não vi ainda em nenhum falante.

 

A selenium na linha profissional wpu,sw1p,tornado,vulcano usa um recurso um pouco parecida, são aqueles 6 orificios na calota envolta do orificio central do gap bem na traseira da bobina que embora bem mais trabalhosa e mais cara de se fazer e não sei se tem a mesma vantagem ou superior ao rendimento da citada acima, mas que também é bem responsável pela resistência e durabilidade desses modelos.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma tecnologia que reparei só em pioneer que tem no 310 e nos outros deve ter também e muito inteligente e muito simples qse sem custo, é q de baixo do cone há uma segunda calota com 2 orifícios que faz comunicar direto o lado interno da bobina ao meio externo fazendo com isso a cada movimento do cone uma ventilação forçada no interior da bobina, claro isso além de toda a refrigeração do imã e orifício de refrigeração do gap que todo falante usa. Com isso eles ganham ainda mais resistência e não vi ainda em nenhum falante.

 

A selenium na linha profissional wpu,sw1p,tornado,vulcano usa um recurso um pouco parecida, são aqueles 6 orificios na calota envolta do orificio central do gap bem na traseira da bobina que embora bem mais trabalhosa e mais cara de se fazer e não sei se tem a mesma vantagem ou superior ao rendimento da citada acima, mas que também é bem responsável pela resistência e durabilidade desses modelos.

 

Certeza? rsrs

 

MTX 9515:

 

hqdefault.jpg

 

Chega dava pra ver a bobina gigantona lá dentro uhahusahusauhsa o-o-

 

 

 

UXP:

 

hqdefault.jpg

 

 

....vários outros possuem isso =D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade, o Pioneer tem até um bom xmax pela potência que recebe, já os woofers hoje em dia tem até seus 1500~2500w mas o xmax (e também o xlim) geralmente é baixo, por isso "sofrem" muito mais quando estão em caixa grande e sintonia mais baixa.

 

 

Olha este, Solano:

 

150228065147416966.jpg

 

Ventilação na bobina não falta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Certeza? rsrs

 

MTX 9515:

 

hqdefault.jpg

 

Chega dava pra ver a bobina gigantona lá dentro uhahusahusauhsa o-o-

 

 

 

UXP:

 

hqdefault.jpg

 

 

....vários outros possuem isso =D

 

Não moço isso chama janela de ventilação, janela seria mais uma ótima forma de ventilação mas essa ja bem conhecida, falo em orifícios de ventilação. E essa da mtx achei boa bem grande porém so o ruim é a tela usada muito vazada e assim com o imã esposto pra fora da caixa ai com tempo junta muita sujeira dentro do gap o que pode danificar o movimento da bobina e pode queimá-la.

 

.

Editado por solanosom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade, o Pioneer tem até um bom xmax pela potência que recebe, já os woofers hoje em dia tem até seus 1500~2500w mas o xmax (e também o xlim) geralmente é baixo, por isso "sofrem" muito mais quando estão em caixa grande e sintonia mais baixa.

 

 

Olha este, Solano:

 

150228065147416966.jpg

 

Ventilação na bobina não falta.

 

Esse seis furos de cima que o Lucas mostrou que a Selwnium começou a usar e outras marcas ja usam, mas ainda não são os orificios de baixo do "cone" dos pioneer que falo e que maluco nem sabe que existe né bloom?

 

Não tenho aqui onde estou nenhum em mão pra tirar foto e mostrar mas existem quem pegar um na mão vai ver.

Editado por solanosom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...

 

Não acompanhei todas etapas do pioneer pulei dos primeiros impp 312f para o 310 falantes de uso e potência bem diferentes, dou mérito a eles pois em toda suas mudanças de materiais usados eles nunca construiram um falante ruim, contrário Cada vez aguentando mais barbaridades.

 

...

 

então vc ñ conhece msm os 'CaraPreta'

Qto +Antigo, +Caro pedem num Páine, hehe

 

e como o Will...(((SPL))) disse, as linhas passadas desciam bem, e tolerava +barbeiragem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

então vc ñ conhece msm os 'CaraPreta'

Qto +Antigo, +Caro pedem num Páine, hehe

 

e como o Will...(((SPL))) disse, as linhas passadas desciam bem, e tolerava +barbeiragem

 

Conheço só de vista e dos outros pois nunca tive os famosos cara preta virou relíquia, mosca branca kkkkk.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Luiz aparecendo em trio goiano falando que não é trio( e fala dos pica da galaxia sds 30hz) nao é novidade eu acho kakakakaka

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkk

 

Intimidaram o moço daqui um pouco ele volta com seus SDS 30Hz desafiando o uno da 30Hz e ganhando no sub ai quero ver nossa cara kkkkkkkkkkkk.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SDS 30hz nunca falei! Pode pesquisa apenas falei que toca subgrave e pelo o que sei subgrave muito mais que 30hz. Volto a dizer woofer é mais completo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SDS 30hz nunca falei! Pode pesquisa apenas falei que toca subgrave e pelo o que sei subgrave muito mais que 30hz. Volto a dizer woofer é mais completo.

 

É, de acordo com o Diogenes, para eles do nordeste, abaixo de 80hz ja consideravam subgrave. Ta Serto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

É, de acordo com o Diogenes, para eles do nordeste, abaixo de 80hz ja consideravam subgrave. Ta Serto

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rachei

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É, de acordo com o Diogenes, para eles do nordeste, abaixo de 80hz ja consideravam subgrave. Ta Serto

 

 

Para eles do Nordeste

 

Nem todos defendem essa tese.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já pensei em fazer um sistema com 2 sub( de 12 ou 15) pro sub grave corte em mais menos 80h + 2 woofer de 12 ( corte em 80hz a 3k) e 2 driver ti de 3k pra cima

Alguém sabe se ficaria bom??? Em teoria ficaria forte dentro e fora!

Nao? Alguem ja fez uma experiencia assim ?

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estão cortando os Subs cada vez mais Baixo (LPF)

com esses Novos Produtos no Mercado, o SPL está tomando força

 

É um Cobertor curto, Pioneer, como estamos aqui dissertando,

é o Sub, que apesar de ñ tanta qualidade, consegue tocar bem misto,

mas se subir a 80Hz vai embaralhar bastante, eu cortaria em 50, e os Woofer partindo daí.

 

Esses dias escutei estes Tornados, tocando Misto Grave/Pancadão

fechada a Mala, tem um Forte SPL, tocou algumas HipHop até bem

mas Subgrave, ainda+ cheio, ñ ouvi.

 

10974426_1555377484739803_8460038752838391748_o.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estão cortando os Subs cada vez mais Baixo (LPF)

com esses Novos Produtos no Mercado, o SPL está tomando força

 

É um Cobertor curto, Pioneer, como estamos aqui dissertando,

é o Sub, que apesar de ñ tanta qualidade, consegue tocar bem misto,

mas se subir a 80Hz vai embaralhar bastante, eu cortaria em 50, e os Woofer partindo daí.

 

Esses dias escutei estes Tornados, tocando Misto Grave/Pancadão

fechada a Mala, tem um Forte SPL, tocou algumas HipHop até bem

mas Subgrave, ainda+ cheio, ñ ouvi.

 

10974426_1555377484739803_8460038752838391748_o.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9

Acredita entao que fique bom tocar woofer de 12 com pioneer?

Pensei na proporção de 2 pioneer e 2 woofer de 12 de uns 250 rms a 350!

Na vdd to aprontando um set colocando 4 pioneer juntamente com 4 mg de 8 100rms e 2 st!

Mais acho que não vai me agradar muito, abaixei a litragem pra 40 a 42 litros por pioneer!

A intenção seria um spl/trio( mais pra SPL) interno, e nao fazer cheio pra fora!

Ai pensei em 2 sub parrudo e 2 woofer de 12 de uns 300rms

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

 

Editado por ProjetosSPL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando usei 4x12", um médio de 12" junto com um ti (ou fenólico + tw) acompanharia com total folga.

 

Se quiser, pode botar 2 médios + um ti (ou fenólico + tw), mas sabendo que os médios vão ficar com extrema folga.

 

 

2 subs parrudos, por mais que sejam, não acompanham 2 woofers de 300wrms! Falo pq já vi MTX 9512 tentar acompanhar, EDX, BVX, E2k, extreme (foi um dos que quase conseguiu) e Protech 1600

 

Alias, bem lembrado: Extreme: Uma boa pedida! Mas não espere milagres... 1 extreme pra 1 médio é pouco. O ideal seriam 2 pra um! No caso, 4 extreme 12" pra 2 médios!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Extreme novo nem dá de chamar de sub..

é praticamente um tornado com borda de borracha e um FS lá em cima..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lança lá uns 4 Páine Antigo + 2 Páine IMPP 10"

 

[^] nem na Porta da Esperança cê acha, hehe

 

no mais, o Pessoal aqui começou um consenso,

pra fora, uns Selenium Extreme + PW3 em 2:1,

era Sucesso! mas só nas Antiga tb.

 

Mas pra ñ desistir do Som Automotivo,

os PV tem um Ótimo CxB.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então acho que seria melhor eu manter os 4 carapreta com uns 40 a 42 litros...e a cornetadinha com 4 de 8 de 100rms mais 2 st ?

Do que trocar por 2 woofer de 12 + dti?

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lança lá uns 4 Páine Antigo + 2 Páine IMPP 10"

 

[^] nem na Porta da Esperança cê acha, hehe

 

no mais, o Pessoal aqui começou um consenso,

pra fora, uns Selenium Extreme + PW3 em 2:1,

era Sucesso! mas só nas Antiga tb.

 

Mas pra ñ desistir do Som Automotivo,

os PV tem um Ótimo CxB.

 

Som mais bonito que ja ouvi, tava em uma parati:

 

-2 extreme vermelinho de 15" com kicker Zr600

-2 10pw3 Zr360 linkado com o zr120

-2 220ti Zr120

- player alpine

 

Pense num som limpo, equilibrado e gostoso de ficar curtindo, mas ai veio a involução digital......

 

 

.

Editado por solanosom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há muito poucas opções para quem quer montar trio com Sub. Quais seriam os caminhos?

 

1 - Localizar Sub que tem alta sensibilidade. Sub mesmo, na expressão da palavra tem sensibilidade baixíssima.

 

2 - Para usar com demais itens de som para fora, estes devem ser bem escolhidos. Só de algumas marcas de Driver, Stw, tem sensibilidade de 104, 106 dB, mas muita gente aqui no Brasil, acha que quanto mais alto melhor, rs rs.

 

3 - Equalização e bom dimensionamento de divisores de frequência. Estes devem ser passivos para facilitar e com atenuação. Uma vez vi uma dica que alguém usou um resistor variável para dimensionar o resistor (valor comercial) e a partir daí montar o divisor com aquela atenuação final.

 

Para se ter um sistema agradável, esses 3 aspectos além de outros tem de ser atendidos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...