Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Quem aqui constrói as próprias caixas? Pensando em começar.....

Recommended Posts

Boa noite galera!

Bom, pra quem não me conhece, estudo sobre áudio dazantiga, mas NUNCA cortei uma madeira na vida! As vezes que tentei, foram duas: uma deu beem errado, a outra até que foi bacana acusticamente falando, mas ficou HORRÍVEL!

Detalhe que eu nunca tive material pra cortar, foi no serrote e na raça mesmo!

E ultimamente tenho estado na vibe: conhecimento de sobra, prática de menos. E há tempos penso em começar a fazer minhas próprias caixas, ou quem sabe, algumas pra comercializar.

Aí vem o lance do tópico: Quem de vocês se aventura com as serras e tal? Como foi o começo? Por onde começar?

Penso em comprar uma tico-tico, uma serra circular, uma dremel e talvez uma tupia. Me arriscar em caixas simples e mais pra frente, tentar algo mais bacana!

Mas fica o medo de comprar tudo e deixar encostado, arrumar desculpa pra não fazer e tal! o-o-

Que acham?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sempre fiz minhas coisas...a maioria das caixas era na tico tico....da pra cortar retinho, só ter paciência.

Ano passado comprei uma serra circular, o trampo fica mais "rápido".

Compartilhar este post

Link para o post

mano, compre a tico tico, por enquanto, faz tudo nela, vai ser mais demorado, mais se você desanimar é menos investimento, se puder uma serra circular, tico tico, ótimo mais rapido o serviço, e o que não pode faltar uma furadeira.

eu mesmo uso a furadeira black e decker, barata certa de 130 mais ou menos, e da pra usar como parafusadeira tbm.

Compartilhar este post

Link para o post

O que não pode faltar é uma parafusadeira, sem chance.. Quando eu n tinha nem isso, fazia todos os parafusos na chave philips...aff maria era sofrimento em kkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Minha primeira experiência foi com uma MDF 18mm e uma tico-tico de R$50. Dá pra ter noção de quão torto ficou os cortes. Não montei a caixa pois na época não tive tempo. Acabei indo na loja de som de um amigo do meu irmão, que hoje é um grande amigo meu também, e lá eu assisti/ajudei ele a montar a caixa. Ficou fora de esquadro e cheio de vãos, mas foi vedar ela com massa plástica, lixar bastante e cobrir com carpete que ficou perfeita.

Além de uma tico-tico você vai precisar de uma furadeira/parafusadeira. Apertar os parafusos na mão sem chance, uma caixa bem travada para um falante pode usar até 40 parafusos. Eu recomendo fortemente uma furadeira/parafusadeira que tenha embreagem e parada imediata, fica muito mais fácil trabalhar. Se tiver o luxo de ter uma furadeira e uma parafusadeira dedicadas, o trabalho fica muito mais rápido pois não precisa ficar alternando bit/broca.

Não são ferramentas essenciais, mas ajudam no trabalho. Plaina elétrica, para fazer a inclinação na madeira da parte de trás da caixa, e lixadeira elétrica, pra dar acabamento nas peças que ficarem fora de esquadro.

Eu hoje em dia pego emprestado a mesa de corte desse meu amigo que trabalhava com som automotivo pra fazer os cortes em MDF. Já fiz 3 caixas para carros, 4 pares de caixas de som para casa e estou montando o segundo gabinete de fliperama.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara sempre fiz minhas caixas tanto residencial quanto pro carro e curto muito.

Ja fiz alguns moveis (mesas, porta tenis, roupeiro) e to sempre inventando algo novo para fazer... então isso pra mim se torna um hobby também.

Pra inicio creio que uma tico-tico e uma parafusadeira são suficientes... Parafusadeira acho fundamental para quem vai fazer caixas...

A tupia é interessante para dar acabamentos e fazer peças mais refinadas.

Serra circular é bom, mas tendo paciência e capricho faz-se as mesmas coisas com a tico-tico apenas.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu, em 20 anos mexendo nisso, sempre foi na tico-tico e parafusadeira. A pouco tempo me dei o luxo de uma circular e uma tupia, essa q nem usei ainda.....

Mas já fechei muita caixa na mão..... e isso é fod@

Compartilhar este post

Link para o post

Eu, em 20 anos mexendo nisso, sempre foi na tico-tico e parafusadeira. A pouco tempo me dei o luxo de uma circular e uma tupia, essa q nem usei ainda.....

Mas já fechei muita caixa na mão..... e isso é fod@

a Palma da mão chora em ahahahha faz buraco onde pega a chave

Compartilhar este post

Link para o post

É muito mais negócio fazer por si mesmo, fica infinitamente melhor.

Aqui eu compro a chapa de MDF e a empresa que compro deixa tudo cortado, precisão milimétrica. Os buracos dos auto falantes é serra tico tico, depois é só usar furadeira pra fazer as guias e parafusadeira pra colocar os parafusos.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca fiz caixas, tenho vontade de fazer. Mais já fiz outras coisa com mdf/compensado, difícil é fazer o circulo(aro) na serra circular, tem que ajustar e forçar bastante, a espessura também dificulta. O resto é fácil, se conseguir manter a linhas bem retar você não vai mão, pode até montar paredão. :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Minhas 5 primeiras caixas no tempo do aglomerado vermelho foi só no serrote e suor aprendi a usar serrote com meu velho pra seguir o corte na risca desejada ficava perfeito, eu que ficava desmontado, como fazia uma por ano descansava o resto do ano kkkkkkkkkkkkk. Naquela época era so prego, falantes de 300w 400w

Ai apareceu o tal do MDF então no serro ja não ia principalmente se fosse de 18mm juntamente com os parafusos e chave de fenda haja doer a mão e bolhas.

Evolui e comprei uma tico tico é meio difícil cortar retinho não tenho muita paciencia e calma pra tentar deixar na risca,fiz mais umas 5 caixas ai a cola com pó de serragem se encarregava pra selar a caixa das partes que a tico tico desalinhava, as últmas já ficaram até melhor mas também se for mdf18mm a tico tico começa a sofrer demais principalmente se não for uma profissional ai começa a fazer mais força na mão pra ela serrar fora a quantidade de serra gasta e quebrada.

Ai comprei uma circular ai seus problemas acabaram-se! corta brincando mdf 18mm e retinho e sem força alguma ela puxa o corte sozinho e a serra dura uma eternidade.....

Ai veio a parafusadeira e com parafuso philips fica barbada de mais nas juntas a madeira chora de tanto que junta, tico tico, parafusadeira e circular todas boch hobby ja da conta de sobra se vier uma profissional ai é barbada demais.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca fiz caixas, tenho vontade de fazer. Mais já fiz outras coisa com mdf/compensado, difícil é fazer o circulo(aro) na serra circular, tem que ajustar e forçar bastante, a espessura também dificulta. O resto é fácil, se conseguir manter a linhas bem retar você não vai mão, pode até montar paredão. :vts

Bhá João achei que ja tinha feito de tudo, agora tu robou minhas medalhas circulo com a Circular bha me ganhou e negócio que deve ser difícil kkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz a minha atual toda na tico tico bosch e furadeira skill com bit.

Única mer** q tem e que sou horrível em corte circular então vou tentar usar uma esmerilhadeira com disco flap para dar uma arrumadinha.

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post

eu já fiz quase tudo que foi comentado, menos trabalhos com circular.

essa nunca me dei ao luxo de ter, mas ainda compro.

mas de serrote e furo pra falante com broca 8mm um do ladinho do outro antes da tico tico não foram poucas. hsuahusauhs

parafuso na mão até fazer bolha também.

as ultimas que eu montei, já comprei as chapas cortadas, pelo tempo que vc economiza vale a pena.

a não ser que tenha uma circular, ai é outra conversa.

ps - agora tenho uma máquina de corte laser e ela só corta até 9mm, 12mm com muito choro [^] .

Compartilhar este post

Link para o post

EU sempre fiz as minhas coisas, inclusive todo ano invento alguma coisa nova no som e já dou uma melhorada na instalação.

To a uns 15 dias já empenhado pra tentar fazer um trampo um pouco mais clean e nada de fios pra tudo quanto é lado.

Com as caixas é a mesma coisa, uma tico tico, furadeira e parafusadeira são essenciais.

Se puder comprar uma furadeira que funciona como parafusadeira é melhor ainda, é um saco você precisar usar a parafusadeira e ela estar sem bateria :vts :vts

A serra circular é legal, mas a tico tico quebra um galho monstro. Minha próxima aquisição é uma lixadeira, aí sim vai fica profissa o trampo.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

nunca tive problema pra montar caixa, ate pq trabalho em marcenaria. ja montei caixa so na tico tico e na parafusadeira e nao ficou ruim nao, mas demora muito.na circular eu me atrevo a diser q fica mais torto q na tico-tico, fora q e muito mais perigosa, ainda mais pra quem nao e do ramo.pra ficar bem feito uma esquadrejadeira ajuda muito, quem nao tiver acesso a uma pode ir aonde vende o mdf e pedir para eles cortarem (se nao me engano e 1 real por corte) ai ja vem tudo no tamanho exato, poupando tempo (e tempo é dinheiro).

parafuso e bom ser um 4x40 ou 4x45 nao precisa mais que isso.

recomendo montar tudo sem cola com poucos parafusos colocar o falante e testar.se tiver q fazer algum ajuste ainda da tempo.depois de ajustada e so montar com cola e com mais parafusos recomendo pasar masa de cola com serragem na "quinas" internas da caixa pra ajudar a selar e depois massa plastica por fora e pos dentro na emendas. depois e so lixar a massa (lixadeira e quase essencial aki) e pasar bate pedra (ou quaquer selante a base de pu ou epoxy)

ai depois so dar o acabamento, ai vai de vc se vai encarpetar,pintar,laquear.

se montar e masear tudo certinho garanto que vai tocar bem (se o projeto for bom e claro)

Compartilhar este post

Link para o post

Faço bastante caixas para amigos e conhecidos, por incrível que seja, pra mim ainda nenhuma! kkkk

Cara no começo é como um user. disse acima, Tico-tico e parafusadeira ( a mao dói demais sem ela, sem falar que da trabalho afundar a cabeça do parafuso ).

Com a propria tico tico voce ganha experiência nos cortes, dai quando perceber que ta na hora de dar um up voce compra serra circular, tupia, lixadeira.

OBS: Se for unicamente pra fazer caixas e tiver a possibilidade de comprar uma circular de mesa é 1000% mais fácil e precisa.

Compartilhar este post

Link para o post

opa sempre fiz minhas caixas e pra amigos..

eu gosto mto de trabalhar com madeira.. alias eu e meu irmao.. hj temos uma "marcenaria" so pra brincar! hehe Serra de bancada, tupia, duas parafusadeiras, dremel, serra circular, lixadeira, duas furadeiras (uma com embreagem e parada imediata!) e afins.. e ja fizemos ate um deck pra casa do meu irmao, armarios, baú no pe da cama, portao de proteção pra crianças nas escadas, entre varias outras coisas que ja brincamos de fazer.. rs

Basico pra começar:

tico tico com regulagem de velocidade

recomendo fortemente uma furadeira com embreagem e parada imediata! é um milhao de vezes melhor que uma parafusadeira.. no começo estranha um pouco mais depois que acostuma.. minhas parafusadeiras estao jogadas hj!! fora que a maldita bateria nunca esta carregada quando se precisa! kk

e a tupia pra fazer os rebaixos dos subs e acabamento na caixa vai mtoo bem!

a serra circular é excelente! da pra cortar a madeira mais facil que uma cartolina!! geralmente uso uma regua meço e qndo tudo esta alinhado e no nivel... so passar a serra de uma vez só! mais nao impede que faça com a tico - tico mais com muitoo mais paciencia!!

Dica dê preferencia a equipamentos profissionais, a linha 'home', amador ou algo assim.. acaba ficando fraca qndo começa a querer inventar mais coisas! rsrs gasta mais, porem uma vez só!

Editado por Rodrigo_KBLO

Compartilhar este post

Link para o post

Eu, como alguns aqui do forum, desde muleque fui pilhado pelo meu pai, ele sempre fez questão de ensinar a gente (eu e meu irmão) a fazer as coisas, e isso sem dúvidas alem de estimular a pessoa a ter novas ideias e fazer novas coisas é uma beeeela de uma terapia mano!! Posso falar que não tem coisa mais gratificante você pegar um simples pedaço de madeira e fazer um móvel, uma caixa, uma simples tabua de bater bife pra esposa kkkkkkk

Hoje em dia tuuuuuudo esta mais fácil e acessível, da madeireira que você ira comprar as madeiras, ate um vídeo no youtube ensinando a qual ferramenta e como usar.

Tudo na vida é uma questão de prática e uma coisa que aprendi com as madeiras, PACIÊNCIA!!! TODAS as vezes que tive pressa em fazer alguma coisa, saiu errado (até acidente), então seja qual for seu nível de conhecimento, tenha sempre muuuuuita paciência, uma hora vai sair o serviço!!

Bom, de início, como muitos amigos já falaram, recomento uma tico tico, caso precise fazer cortes em linha reta, vai ser mais difícil, mas vc pode usar uma guia pra deixar o corte mais preciso, OU, como disse acima, hoje algumas madeireiras oferecem o serviço de corte, basta você levar as medidas que eles mesmos ja cortam, você terá o trabalho só de montar!! Outra ferramenta fundamental é uma boa furadeira/parafusadeira, afinal, pra que fazer esforço hj em dia??!

Por ultimo, não se esqueça de alguns acessórios de segurança pessoal, uma luva, óculos e protetor auricular, tive um acidente com uma furadeira de bancada que quaaaase perdi um dedo, por conta de PREGUIÇA, a preguiça por conta da PRESSA!! Um alicate estava do meu lado, ao invés de usa-lo, preferi segurar a peça com a mão mesmo, resultado? a peça travou na broca e rodou junto com minha mão, tive um corte super profundo, chegando atingir meu tendão, tive que fazer cirurgia e o kralho a 4!

Sei que você pesquisa muito sobre som na internet, você acha muuuuitas coisas (idéias) e técnicas que iram te auxiliar nessa nova experiencia. Caso tenha alguma dúvida, pode postar aqui ou me mandar uma MP que se estiver ao meu alcance, poderei te ajudar.

Algumas das minhas terapias hehehehehe

ANTES

IMG-20141102-WA0001_zps431694d5.jpg

DURANTE

20141102_190831_zpsa62d3d59.jpg

IMG-20141105-WA0088_zps672a2001.jpg

DEPOIS (a ideia dos leds vi em um outro projeto na internet e adaptei no meu, resultado ficou muuito bom!)

IMG-20141129-WA0032_zpsa400a7a1.jpeg

20141231_204552_zps3v9emcja.jpg

(Acho que já viu essas fotos no tópico "trio goiano na lancha" kkkk)

Editado por BALDO BASS

Compartilhar este post

Link para o post

Eu como alguns aqui do forum, ...

hummm, quem será??? hsuahusauhsua

:vts

desculpa, não resisti, segue o tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse de fazer os dutos e os cortes dos falantes na broca e serrote é fo** já passei por isso tmbm velhos tempos onde tudo começou óh tristeza. kkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

hummm, quem será??? hsuahusauhsua

desculpa, não resisti, segue o tópico.

Kkkkkkkkk a falta que uma vírgula não faz! Kkkkkkkkk tu é fooda mano! Kkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Fazer suas próprias caixas é muito prazeroso mesmo que seja uma caixa simples. Uma dica é comprar uma furadeira-parafusadeira boa que é o que da mais trabalho. Quanto a tico tico que é essencial e vc pode comprar uma serra marmore aquela pequena e coloca um disco de corte pra madeira que fica muito bom e os cortes ficam muito melhores. Sofri muito com caixas sempre fazendo meio que no facão e parafusando a mão. Hoje estou com uma circular pequena de bancada uma furadeira-parafusadeira com impacto da bosh que é ótima (com duas baterias de lítion) tico tico paraguaia e lixadeira makita, agora preciso investir mais em pintura e acabamento que nisso ainda sou uma negação rsrsrs.

Uma dica é ter o projeto em mãos e conferir bem as medidas para não estragar madeira, planeje tambem os cortes na chapa cortando as peças maiores primeiro pois é fo** quando vc ta terminando a caixa e acaba faltando parte dela por ter cortado errado ou calculado mal. Ja aconteceu de riscar para cortar o furo do falante e o falante passar direto pelo corte kkkk. mas acontece!

Compartilhar este post

Link para o post
..... Ja aconteceu de riscar para cortar o furo do falante e o falante passar direto pelo corte kkkk. mas acontece!

Acontece direto nessa hora e não se desesperar e fazer um blaffe externo para ganhar litragem ou interno para ficar com o falante rebaixado.

A que esta no carro esperando finalização esta assim aguardando uma lixada nos blaffes pois sou péssimo em corte circular na tico tico e acaba parecendo um ovo do que um circulo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...