Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Alves

Projeto quer reduzir aulas de direção à noite

Recommended Posts

Postado em

Projeto quer reduzir aulas de direção à noite

Atualmente, Conselho Nacional de Trânsito exige 5 horas de aulas práticas no período noturno

SO_PAULO.JPG

Alex Silva/Estadão

Um projeto de lei apresentado pelo deputado Washington Reis (PMDB-RJ), visa limitar a apenas uma a quantidade de aulas de direção à noite para quem quer tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro exige aulas no período noturno, mas quem fixa a carga horário mínima é o Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Em junho passado, uma resolução passou a exigir 25 horas de aulas práticas de direção, sendo 5 horas à noite.

Segundo o deputado, a exigência de diversas aulas no período noturno tem apresentado reflexos negativos para a segurança dos candidatos. "Esses candidatos e seus instrutores têm sido vítimas da violência urbana", diz o parlamentar. Reis ressalta que muitos acidentes nas rodovias são causados por motoristas profissionais e no período diurno.

SO_PAULO2%281%29.JPG

Fonte: http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/servicos,projeto-quer-reduzir-aulas-de-direcao-a-noite,22440,0.htm

Postado em

Não vejo razão pra tanta aula noturna mesmo. Mas apenas uma eu acho pouco.

Nego sai da autoescola sabendo ligar o farol, mas não sabe sair de uma alça de viaduto, por exemplo. Isto é bem notável por aqui, onde você se locomove por viadutos, dezenas deles. Saí da auto escola com o que já sabia.

Postado em

Não vejo razão pra tanta aula noturna mesmo. Mas apenas uma eu acho pouco.

Nego sai da autoescola sabendo ligar o farol, mas não sabe sair de uma alça de viaduto, por exemplo. Isto é bem notável por aqui, onde você se locomove por viadutos, dezenas deles. Saí da auto escola com o que já sabia.

acha mesmo que 5 horas é muita coisa para dominar a condução noturna?

eu acho que o ensino é bem fraco mesmo, categoria A então... você vai aprender a pilotar é só depois que tiver cnh mesmo, pois ficar fazendo 8 é ridículo.

mas pra mim, o pior de tudo é não ter aulas em BR... a pessoa sai sem saber andar acima dos 40km/h, não tem sentido.

Postado em

A pessoa tem que ter uma noção geral de condução. Dirigir à noite não é nenhum mistério nem nunca foi, a pessoa precisa apenas ser apresentada aos dispositivos de segurança, aprender a usar os faróis na prática.

Aula em rodovia, sim, isto faz muita falta mesmo.

Postado em

A pessoa tem que ter uma noção geral de condução. Dirigir à noite não é nenhum mistério nem nunca foi, a pessoa precisa apenas ser apresentada aos dispositivos de segurança, aprender a usar os faróis na prática.

pra mim andar a noite não se resume a ligar os faróis.

existem imprevistos desde ciclistas, animais, outros motoristas sem sinalização até chuva a noite, que querendo ou não parece atrapalhar a condução, e como não tem como exigir uma quantidade X de aulas com chuva a noite, exigir mais tempo a noite aumenta a probabilidade da coincidência de ambos acontecerem.

eu como você, acho bobagem, mas é só chover que parece que ninguém sabe mais dirigir. é nítido isso.

Postado em (editado)

Não sei nas outras grandes cidades, mas na minha autoescola em BH nem tinha aula noturna, só registravam a biometria e faziam as aulas durante o dia. O horário que seria possível aos instrutores dar a aula era impraticável pelo trânsito ( 6h, 7h ), depois disso ficava muito tarde pra eles.

Editado por Barroso
Postado em

tambem nao fiz uma aula a noite.. e nao m fez falta nenhuma!!

agora que grande parte da população nao sabe dirigir na chuva e em estrada isso é FATO!

outra coisa notoria eh que tem gente que nao nasceu pra dirigir! nao adianta!! tenho duas primas e uma Ex minha que sinceramente.. DA MEDO!

Postado em

Eu fiz a grande maioria das minhas aulas a noite, antes de ser uma exigência, mas sinceramente, não acho que 1 hora ou 5 horas vão fazer diferença... Todo mundo faz auto escola pra passar na prova do Detran, e vai aprender a dirigir de verdade depois... Aquele cidadão que tem bons exemplos de motoristas e um mínimo de auto critica pra saber quando tá fazendo cagada aprende a dirigir, a grande maioria continua fazendo bobagem a vida toda...

Postado em

pra mim andar a noite não se resume a ligar os faróis.

existem imprevistos desde ciclistas, animais, outros motoristas sem sinalização até chuva a noite, que querendo ou não parece atrapalhar a condução, e como não tem como exigir uma quantidade X de aulas com chuva a noite, exigir mais tempo a noite aumenta a probabilidade da coincidência de ambos acontecerem.

eu como você, acho bobagem, mas é só chover que parece que ninguém sabe mais dirigir. é nítido isso.

Isto existe o dia inteiro. A única diferença é o campo de visão reduzido.

Agora, uma boa parte do ano nem chove, comofas?

Postado em

Tu diz isso por que TU tem facilidade de dirigir...

Eu sou instrutor e digo, que além do ensino ser ruim, tenho MUITOS colegas que nem sabem quando um farol ta ligado no alto.... A quantidade de aula é pouca....

Alguém aqui acha 25 aulas suficientes pra colocar uma pessoa que NUNCA pegou um carro nas ruas???

Então se 25 são poucas, como que 5 aulas noturnas são muitas?????

Tem muita gente, MUITA, que não tem noção nenhuma de espaço durante o dia, imagina a noite, onde o campo de visão diminui....

40 aulas teóricas e 25 práticas, como isso?? sério???? Teórica deveria ser legislação e ponto.....

Postado em (editado)

O que vai mudar se a pessoa pegar 15 aulas noturnas?

Nada. Vai inexperiente pra rua do mesmo jeito. Infelizmente a experiência ela vai obter no dia-a-dia, nem tem como ser diferente.

Editado por Kleberlpa
Postado em

Isto existe o dia inteiro. A única diferença é o campo de visão reduzido.

Agora, uma boa parte do ano nem chove, comofas?

então!

agora quanto a chuva, bem, o ideal seria ter prática em um circuito molhado, mas deve ser inviável para nossa realidade, pois atrasaria muito o processo além do aumento do preço.

Tu diz isso por que TU tem facilidade de dirigir...

Eu sou instrutor e digo, que além do ensino ser ruim, tenho MUITOS colegas que nem sabem quando um farol ta ligado no alto.... A quantidade de aula é pouca....

Alguém aqui acha 25 aulas suficientes pra colocar uma pessoa que NUNCA pegou um carro nas ruas???

Então se 25 são poucas, como que 5 aulas noturnas são muitas?????

Tem muita gente, MUITA, que não tem noção nenhuma de espaço durante o dia, imagina a noite, onde o campo de visão diminui....

40 aulas teóricas e 25 práticas, como isso?? sério???? Teórica deveria ser legislação e ponto.....

as teóricas são ridículas, eu fiz a noite, todo mundo ia lá pra dormir ou desmaiar com os vídeos dos anos 80 com gente acidentada uhashuhausas.

O que vai mudar se a pessoa pegar 15 aulas noturnas?

Nada. Vai inexperiente pra rua do mesmo jeito. Infelizmente a experiência ela vai obter no dia-a-dia, nem tem como ser diferente.

cara, vai lá, me convence que 5 e 15 horas é a mesma coisa.

mas o melhor é a afirmação que não tem como ser diferente... tu pode falar que não é viável pelo custo, isso eu concordo, mas que tem como ter um TREINAMENTO isso tem.

Postado em

cara, vai lá, me convence que 5 e 15 horas é a mesma coisa.

mas o melhor é a afirmação que não tem como ser diferente... tu pode falar que não é viável pelo custo, isso eu concordo, mas que tem como ter um TREINAMENTO isso tem.

Pode botar 1 ano de aula com instrutor... nego vai cabaço pra rua.

Simples assim.

Me diga o que muda tanto do dia pra noite... é um bm começo. Eu continuo afirmando que, tirando o uso dos faróis e o costume com um campo de visão reduzido, não muda mais nada. Nadinha.

Postado em

cara, eu tirei a carta esses dias , to esperando ela chegar, mas ja sabia dirigir, mais acho errado demais você andar somente na cidade, não se pode passar de 25 km, dependendo do local nem 3 ° marcha pode por, as aulas deveria ser feitas em todo local, e não se limitar apenas dentro da cidade, a moto então, tremendo absurdo, você faz todo o circuito em 1° marcha, nem acelera a bendita precisa. agora aumentar só aulas não adianta mer** nenhuma, se não mudar todo o resto.

Postado em

Marcos, por aqui eu peguei muita pista a 80km/h, mas não sei se é pq eu já sabia dirigir desde os 13 e tava lá só cumprindo carga horária. O instrutor botava chiclete com banana no último volume e ficava passeando pela cidade... :vts

Postado em

Auto escola é uma mer** devia ter uns 6 meses de aula basica, noturna, direção defensiva, e um mínimo de pilotagem pra chuva e situações adversas.

Suécia wins.

Muito cabaço não tem noção de espacialidade suficiente pra andar em uma faixa só na cidade sem invadir a esquerda. Ou pior, fica só na esquerda. Hehe.

Postado em

Marcos, por aqui eu peguei muita pista a 80km/h, mas não sei se é pq eu já sabia dirigir desde os 13 e tava lá só cumprindo carga horária. O instrutor botava chiclete com banana no último volume e ficava passeando pela cidade... :vts

rapaz, pior que eu tambem aprendi a dirigir por volta dos 12, 13 mais apenas carro, moto fiz as 20 aulas mesmo pois não sabia nem onde ficava a primeira marcha . de carro fiz algumas aulas só pra fazer a baliza,e algumas aulas de rua, mais se fiz muito metade das aulas totais e olhe la, pra não dizer que não peguei trexo de uns 60 km, foi 2 vezes , mais trecho bem curto, o cara foi pois teve confiança, mais mesmo assim se os homens pega da um BO lascado. até cesta basica fui buscar com o instrutor.
Postado em

Pode botar 1 ano de aula com instrutor... nego vai cabaço pra rua.

Simples assim.

Me diga o que muda tanto do dia pra noite... é um bm começo. Eu continuo afirmando que, tirando o uso dos faróis e o costume com um campo de visão reduzido, não muda mais nada. Nadinha.

então carai, é justamente por isso, porque diminui o campo de visão, ou achou que é pra aprender a ligar o farol?

se nego não sabe dirigir de dia, imagina a noite...

mas isso acho que todos fazem, perguntam se já sabe dirigir, e se vê que o cara não é um completo cabaço nem dão muita bola mesmo, eu já falei algumas vezes aqui, mas no segundo dia já peguei BR e dei final no uno rsrs, porque já andava antes, ainda mais em estrada, meu pai deixava eu ir na praia e voltar, isso na baixa temporada.

e eu peguei o horário das 10~12h, então nós ficávamos dando volta em frente as escolas pra olhar as meninas do ensino médio hahaha.

e moto então... seriam 2h aula também, mas ia lá, dava 2~3 voltas, assinava e ia pra casa... eu já tinha minha moto...

Postado em

Mais o complicado são aqueles que não sabem nada, cara tem pessoas que conheço que aprendeu a dirigir na auto escola, mouzz você fica até branco quando anda junto, é carro pedindo marcha e nego demorando a trocar, diz que não vai subir o morro pois força demais o carro, é coisa de louco, acho que deveria sim aumentar a eficiência das aulas, andar em diversos locais, e circunstâncias, e não aumentar apenas aula, ou aquele simulador, isso aí é só para tirar dinheiro do povo

Postado em

Jão, é você?

:vts

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...