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marcelomoti

Tiago Volpe e o recorde de SPL em 1997

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E pensar que hoje em dia nego vira isto com 2 subs, sem maiores dificuldades técnicas. Como eu estudava a uns 500 metros da loja, sempre dava uma olhada nos carros de SPL. Tinha um fusca por lá tb.

 

Só não entendi o "estabilidade" nem o "pode trabalhar com maior área de cone" no caso dos subs de 10".

Editado por Kleberlpa

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Mulek,

 

Lembro da besta da roncao usando amps mxr (ja no final) e batendo recorde mundial com 163dB :o fo** hein?!

 

Conheci o paulinho da paulinho som, usando amps fosgate power 1000a2 + sub pyramd blue, mermao, o corsinha era MUITOOOOO PICA!

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Nessa época eu tinha um colega com uma Ipanema com 6 302F e 3 pyramids pro grave.

 

Aquilo era insano pra época.

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Nessa época eu tinha um colega com uma Ipanema com 6 302F e 3 pyramids pro grave.

 

Aquilo era insano pra época.

 

Mulek, nessa época, eu fazia ccaa do lado de uma loja de som q não lembro o nome, pqp que mer**! Enfim, o dono tinha um Tipo zero bala com 2 endurance roxinho 15" + 2 pyramid pro1000, PQP! Bagulho mtoooo doido!

 

E eu com meu bomber (blauline) + soundreams (booster) SD530 hehehehe (tocava muitoooooo) edit: isso no carro da mamae, maneiro foi no fds que instalei, ela se amarrou, na segunda feira ela foi ligar o carro, kd a bateria? Deixei o remoto do amp ligado direto hauahauahauahua mermao, bateria comprada, ela mandou o cara "corta esse fio verde ai do amplificador do meu filho" hehehehhe

Editado por Rapha_4_bass

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Poucos anos depois um par de Bomber já virava 150.

 

2000 ou 2001...

 

Bicho papao + pile driver: isso era combinação do capeta :vts

 

Juliano,

 

Não tenho a mínima noção do que sao 188dB... Sei que 163dB é coisa para ca*****! 25dB a mais? Imensurável ! :o

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Obrigado pela lembrança, Moti! Vc tirou essa do fundo do baú! Ainda mais quando não estamos acostumados a homenagens ao passado.

 

Para quem não acompanhou aquela época, talvez seja legal saber que existiam carros que mesmo hoje seriam considerados "monstros".( Reparem que no Auto Esporte Expo Show deste fim de semana carros com 4 a 6 subs fizeram um baita sucesso na área de exposição de SPL e não dá para comparar com o resultado que carros como a Blazer atingiam com as portas abertas.)

 

Foi uma época onde ainda estávamos aprendendo a teoria dos carros de SPL.

 

Claro que as coisas evoluem e não se pode comparar épocas diferentes. Hoje, a marca da Blazer é feita facilmente com um sub de 8". Tudo uma questão de alinhamento, travamento, alimentação e potência. Mas, na época, o recorde mundial era aprox.160dB e o resultado foi muito comemorado e impressionou bastante, principalmente por ter sido alcançado com produtos Pyramid, numa época em que Kicker, JL Audio e Fosgate mandavam no mercado.

 

Mas, apenas quem conheceu sabe a pressão real que é gerada por 56 subs em pouco mais de 1 metro cúbico (volume da cabine). O carro trincava nas emendas, as parafusos do volante Momo desenroscavam e o volante caía no assoalho. Não tem nada a ver com a pressão dos 154dbs gerados por um sub alinhado para o sensor de SPL.Não se utilizava frequências e sim os "discos de grave" e os carros tocavam música. Enfim, 17 anos se passaram...

 

Tive o prazer de conhecer essa semana o Alan Dante, um cara muito legal, um mestre na construção de carros de SPL e ex-recordista mundial. Fiquei muito lisonjeado em ouvir dele que a Blazer foi um dos carros que o inspiraram a seguir seu vitorioso caminho no SPL. Externou seu respeito pela galera "old school" que deu o pontapé inicial. Ele inclusive disse ter certeza de que os carros da época atingiriam marcas mais altas se fossem medidos com os sensores atuais, pois acredita que os microfones da época não tinham capacidade para medir aquele nível de pressão sem clipar.(Palavra de recordista mundial...)

 

Respondendo ao amigo Kleberlpa, que não entendeu muita coisa, a questão da "estabilidade" era o seguinte: como a pressão interna era muito alta e os cones dos subs eram de papelão, acreditávamos que cones menores sofreriam menos deformação quando submetidos a tamanha pressão, e o sub trabalharia de forma mais linear e "estável". (Na época alguns competidores chegaram a tentar reforçar os cones de seus subs com fibra de vidro, mas o aumento de peso do cone diminuia demais a sensibilidade do sub e as marcas caíam. ) Lembrem-se que na época não tínhamos subs específicos para SPL à disposição.

 

Quanto a "maior area de cone" era o seguinte usando subs de 10", cabiam 56 subs. Se fossemos usar subs de 12", caberiam apenas 36. Os 56 subs de 10" proporcionaram mais área de cone do que conseguiríamos com 36 subs de 12". Sem contar que em 56 subs pudemos despejar a potência de 14 amplificadores, e se fossem 36 de 12" poderíamos usar apenas 9. Um ganho de 56% na potência aplicada e de 8% na area de cone. (Na época ligávamos os amplificadores dentro das especificações técnicas de manual porque os carros tocavam música e tinham que funcionar por horas e não apenas por 3 segundos.)

 

Outra coisa legal é o fato de na época existir preocupação com acabamento, coisa que deixou de ser importante logo depois.

 

Foi o projeto de um apaixonado não apenas por SPL, mas também por carros e música e, apesar de ser uma coisa da época e hoje ter virado uma "peça de museu" (kkkk), foi um momento muito feliz da minha vida que agradeço demais ao Moti por ter me relembrado. (Tava me achando... kkkk)

 

Abraço a todos,

 

 

Thiago Volpe

Editado por Thiago Stereo
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Não tem nada a ver com a pressão dos 154dbs gerados por um sub alinhado para o sensor de SPL.Não se utilizava frequências e sim os "discos de grave" e os carros tocavam música.

 

Era exatamente isso que a galera curtia no meu SPL que desmontei em 2009.... ele era carro de SPL, mas que se tu colocasse música, ele tocava linear a partir de 35hz até uns 90hz (considerando apenas o grave). Sendo que por ser uma caixa LT, lá pelos 20hz ele já mostrava MUITA força!

 

Editado por blOom

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É isso aí...

 

Carro de SPL tem que tocar música e não senóide...

 

No BassRace que teve no Auto Esporte, o Uno tocava 154~155 de média com picos de 158~159... Isso em 30hz...

 

Aí aparece um cabra e fala que o carro é fraco pq toca 163dB em 68hz com "apenas" um taramps 30K....

 

kkkkkkkkkk

 

Só rindo pra não chorar.

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É isso aí...

 

Carro de SPL tem que tocar música e não senóide...

 

No BassRace que teve no Auto Esporte, o Uno tocava 154~155 de média com picos de 158~159... Isso em 30hz...

 

Aí aparece um cabra e fala que o carro é fraco pq toca 163dB em 68hz com "apenas" um taramps 30K....

 

kkkkkkkkkk

 

Só rindo pra não chorar.

Ow magrela do brejo não liga para esses caras.

Olha é o seguinte se o uno tocar na Senoide a 32hz que é a sintonia da caixa ele já toca 161,00 com 1 amplificador agora se sintonizarmos a Caixa para 68Hz que é a mesma que nosso amigo ai tocou vamos passar da casa do 167 com 1 amplificador e na senoide. Com musica o uno iria tocar na casa de 164 na caixa sintonizada para 68Hz. :vts

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Ow magrela do brejo não liga para esses caras.

Olha é o seguinte se o uno tocar na Senoide a 32hz que é a sintonia da caixa ele já toca 161,00 com 1 amplificador agora se sintonizarmos a Caixa para 68Hz que é a mesma que nosso amigo ai tocou vamos passar da casa do 167 com 1 amplificador e na senoide. Com musica o uno iria tocar na casa de 164 na caixa sintonizada para 68Hz. :vts

 

Me respeita...

 

XIU!

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Caraca Chefe onde vocês vão parar com esses amplificadores e essa volvo do Hal.

Já tocou acima do que estou sabendo que iria tocar no sensor :pirou:[-]:pirou:[-]:pirou:[-]

 

Ele esta tocando com os velhos 20K ainda, agora vem a era dos EVO, deve melhorar mais um poquinho.

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Ele esta tocando com os velhos 20K ainda, agora vem a era dos EVO, deve melhorar mais um poquinho.

PQP para com isso chefe pq vc vai fazer a concorrência chorar :o :o :o :o

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É isso aí...

 

Carro de SPL tem que tocar música e não senóide...

 

No BassRace que teve no Auto Esporte, o Uno tocava 154~155 de média com picos de 158~159... Isso em 30hz...

 

Aí aparece um cabra e fala que o carro é fraco pq toca 163dB em 68hz com "apenas" um taramps 30K....

 

kkkkkkkkkk

 

Só rindo pra não chorar.

 

30 pra 68... quase nada... :vts

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