Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Alves

Andar com o carro frio

Recommended Posts

Andar com o carro frio é uma gelada

3781259.jpg

Você usa o carro em percursos curtos e intervalos pequenos? Por exemplo, só tira o veículo da garagem para levar o filho na escola pela manhã e depois buscá-lo? Ao fazer isso, o motor não chega a aquecer como deveria e, no médio e longo prazo, podem aparecer problemas.

Os motores foram projetados para trabalhar com temperatura de 90 graus. Nesse ponto, as peças dilatam e as folgas entre elas são as ideais (veja o vídeo acima). Estamos falando de milésimos de milímetros, imperceptível a olho nu, mas que em altas rotações garantem menos atrito e uma queima mais eficiente do combustível.

O que é dilatação térmica? Assim como muitos outros materiais, os metais das peças do motor sofrem alterações dimensionais com a variação da temperatura – elas dilatam quando aquecem e contraem quando esfriam. Isso ocorre em maior ou menor intensidade dependendo do tipo de material e das dimensões da peça. Para exemplificar a alteração da dimensão dos materiais provocada pela temperatura podemos citar a necessidade de colocar juntas de dilatação em diversos projetos de engenharia, como nos trilhos dos trens, nas arquibancadas dos estádios de futebol e até na calçada da sua casa. O objetivo dessas juntas é absorver dilatações, evitando, por exemplo, que os trilhos de trem se desalinhem, ou que grandes áreas cimentadas trinquem. Dentro dos motores, são os anéis dos pistões que fazem esse papel, compensando as dilatações desiguais entre cilindros e pistões, e impedindo que o motor trave.

O problema é que o motor não é feito só de pistões e cilindros. Existem dezenas de outras peças metálicas que se movimentam, como bronzinas (anéis de bronze que tem por objetivo reduzir o atrito entre a biela e o virabrequim, outros itens do motor), eixos e válvulas, e que sofrem com o processo de dilatação térmica se desgastando mais do que deveriam.

Vale uma comparação: o carro possui amortecedores, e não é por isso que você vai cair em todos os buracos que aparecem. Seu carro funciona frio e quente, mas, se puder evitar andar com ele frio, seu motor agradecerá. Veja a seguir dicas para fazer isso:

1) Aqueça o motor

Nos carros mais modernos, esse processo de aquecimento é mais eficiente e ocorre mais rápido. Mas nos modelos mais antigos costuma levar 15 minutos. Se for fazer um trajeto curto (por exemplo, cerca de 3 km em até 20 minutos), o melhor é esperar o carro aquecer antes de sair de casa.

2) Cheque a temperatura

Para saber se ele está na temperatura ideal de funcionamento, verifique o ponteiro da temperatura. Na maioria dos modelos, os 90 graus fazem com que o ponteiro fique na metade do marcador.

3) Cuide do óleo

É importante manter o óleo do motor com a especificação correta e dentro do prazo de validade. É ele que aliviará o atrito quando o motor ainda não estiver aquecido.

4) Mantenha a válvula termostática

Ela tem como função manter a água do sistema de arrefecimento circulando apenas dentro do motor, para que a temperatura chegue de forma uniforme e rápida aos 90 graus. Quem retira essa válvula (foto abaixo) do sistema retarda o aquecimento do motor, ocasionando maior atrito e desgaste.

valvula-termostatica.jpg

Foto: Denis Marum

Fonte: http://g1.globo.com/carros/blog/oficina-do-g1/post/andar-com-o-carro-frio-e-uma-gelada.html

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem danado fica 2-3 minutos dentro do carro parado esperando ele esquentar? No máximo anda de boa até chegar na temperatura ideal pra sentar o pé. Acho que nem engenheiro e mecânico faz isso.

Compartilhar este post

Link para o post

realmente percursos curtos são bem ruins, mas fazer o que, ficar em uma paranoia não tem sentido também.

Quem danado fica 2-3 minutos dentro do carro parado esperando ele esquentar? No máximo anda de boa até chegar na temperatura ideal pra sentar o pé. Acho que nem engenheiro e mecânico faz isso.

eu tenho feito isso, até o ponteiro da temperatura subir alguma coisa, ando trocando a ~2mil rpm, já que vou gastar gasolina, que gaste me levando para algum lugar uhasuhasuhas

(ok eu sei que o motor apenas ligado não força igual estar tracionando o veículo).

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo q vejo, vc tem apenas 23 anos. Por isso, ñ entende. hahaha!!!

Sempre ouço a Santa Matilde do meu vizinho contando por 5-10 minutos. :vts

Compartilhar este post

Link para o post

realmente percursos curtos são bem ruins, mas fazer o que, ficar em uma paranoia não tem sentido também.

eu tenho feito isso, até o ponteiro da temperatura subir alguma coisa, ando trocando a ~2mil rpm, já que vou gastar gasolina, que gaste me levando para algum lugar uhasuhasuhas

(ok eu sei que o motor apenas ligado não força igual estar tracionando o veículo).

Eu SEMPRE ando trocando em 2k rpm heheheh até eu sair da garagem e rodar uns 400m já está quase na temperatura ideal...

Não entendo essas paranoias, afinal, os óleos modernos estão ai para isso....

Compartilhar este post

Link para o post

Ih nem ligo, máquina tem de funcionar de qualquer jeito, se der pau é porque não presta.

Compartilhar este post

Link para o post

Não faço trajeto curto, mas pela manha, dou partida no carro e ja saio andando.. sem "esquentar" o carro ( 1.6 gasolina )

Compartilhar este post

Link para o post

Eu SEMPRE ando trocando em 2k rpm heheheh até eu sair da garagem e rodar uns 400m já está quase na temperatura ideal...

Não entendo essas paranoias, afinal, os óleos modernos estão ai para isso....

é que depende para onde estou indo, porque andar eternamente igual idoso trocando a 2mil rpm da agonia uhasuhasuh, a não ser que o trânsito esteja calmo e eu sem pressa alguma, ai ando igual vovô mesmo para economizar.

também não entendo muito, o carro é uma máquina que eu comprei para me servir, não eu servir a ela.

Ih nem ligo, máquina tem de funcionar de qualquer jeito, se der pau é porque não presta.

é mais um produto como outro qualquer...

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, não vejo motivo pra isso. O caso de carro antigo e pra passeio é completamente diferente. Eu, assim como os outros ai de cima, saio e ando de boa até o motor estar na temperatura ideal, acho que é o suficiente, no dia a dia quem é que tem tempo de ficar parado esperando carro esquentar?

Compartilhar este post

Link para o post

E outra, lubrificante ta aí pra isso..

Sua ação vai do motor frio ao quente.. e zéfini

Compartilhar este post

Link para o post

Só deixo o carro esquentar por causa da lubrificação da turbina, caso contrário, não esperaria muito não.

Compartilhar este post

Link para o post

Pior eu q saio de casa tô na Av Brasil, vou trocar de marcha a 2000 rpm como? Se saio de casa ela tá engarrafada vou por dentro, impossível fazer isso com a quantidade de ladeiras e quebra molas q tem aqui por perto, meu carro só chega a temperatura ideal depois de uns 5 km rodados

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sempre espero o giro estabilizar para sair com o carro. Já andando, com o carro 16v eu troco de marcha a 2500rpm com o 8v 1500rpm (as vezes menos que isso), e não ando nem perto dos mais lentos na pista, ganho velocidade na 4º e 5º marcha, economizando combustível, e andando do lado dos "espertinhos" que saíram com o giro lá em cima no semáforo desde a 1º marcha. Quase ninguém passa muito dos 80km/h dentro da cidade, não tem porque fazer arrancadão.

Editado por lipeee

Compartilhar este post

Link para o post

O motor vai funcionar em todo o período frio, ou seja, o desgaste VAI ocorrer de qualquer forma.

O problema é forçar o motor nesta situação, ou retirar a termostática e deixar ele rodando sempre frio.

Eu saio sempre com ele frio, mas simplesmente não forço, faço uma boa parte dos 4 primeiros quilômetros a 1500-2000RPM na manha. O pug esquenta rápido, coisa de 2-3 minutos já tá chegando aos 90 graus. Pra mim nunca foi problema, e não à toa o motor não fuma nem baixa óleo, mesmo com 200k rodados.

O maior problema desses percursos curtos repetitivos é pro óleo, não pro motor. É claro que um motor que roda sempre percursos curtinhos frio não vai chegar aos 200k km com a mesma saúde de um motor que roda 200k em semi rodoviário. Mas não se conta idade apenas por quilômetros rodados, mas também por tempo de uso. Um carro desses talvez rode 10 anos e esteja BEM melhor que o que roda muito após os mesmos 10 anos.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Eu saio sempre com ele frio, mas simplesmente não forço, faço uma boa parte dos 4 primeiros quilômetros a 1500-2000RPM na manha. O pug esquenta rápido, coisa de 2-3 minutos já tá chegando aos 90 graus. Pra mim nunca foi problema, e não à toa o motor não fuma nem baixa óleo, mesmo com 200k rodados.

isso é vero, na segunda quebrada o motor já está no ponto..

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu fosse esse cara que espera o carro esquentar direitinho e tal, com certeza teria um amp valvulado no meu carro. Hoje em dia, ter que esperar algo esquentar para funcionar corretamente é fod@.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu simplesmente uso meu carro,

Não é nenhum carro que se der zica só vou achar peça na europa importando, nem vai ser tão cara, afinal cuidados demais tenho que ter comigo e minha saúde!

Compartilhar este post

Link para o post

Em outras palavras... pra trajetos curtos, compre uma bicicleta! rsrss o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

Em outras palavras... pra trajetos curtos, compre uma bicicleta! rsrss o-o-

Ou um Corolla. Pu que um corola guenta tuto, guenta o Fusion, guenta o mei fio.

Compartilhar este post

Link para o post

Ai não usa controle de partida?

Uma mão na roda quando ta frio hein.

d723303895a50134ac70f6b3f2f163ad.jpg

Send from my SH-01G "di boa".

Compartilhar este post

Link para o post
Usa, ja saiu para os modelos Gol, Corsa, Celta e UP :legal:

Mas não tem vendendo nas lojas de acessórios?

Esse comprei a parte e liguei em casa mesmo.

Send from my SH-01G "di boa".

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...