Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Alves

Ferrari registra patente de motor V2 para motocicleta

Recommended Posts

Postado em

Ferrari registra patente de motor V2 para motocicleta

Possível moto seria maneira do grupo Fiat entrar no setor.

Rival Volkswagen já atua no segmento com a Ducati.

motordemotoferrari_1.jpg

Patente de motor V2 da Ferrari é mostrado em figura genérica de moto (Foto: EPO)

Após o grupo Volkswagen entrar no segmento das motos com a compra da italiana Ducati, em 2012, o grupo Fiat pode ser o próximo a ingressar no mercado de duas rodas através da Ferrari.

A fabricante de luxo registrou a patente de um motor V2, configuração típica em motocicletas, no Escritório Europeu de Patente.

Apesar de não haver menção sobre qual tipo de modelo o propulsor equiparia, o documento mostra o V2 em uma moto do tipo custom, similar a uma Harley-Davidson, porém, apenas como uma ilustração genérica.

Caso a Ferrari inicie a produção de motos, será um modo da Fiat concorrer com a Volkswagen neste segmento. Durante o Salão de Paris 2014, a marca alemça apresentou o esportivo XL Sport, que utiliza motor V2 da Ducati Superleggera, de 200 cavalos.

patenteferrari.jpg

Motor V2 da Ferrari (Foto: EPO)

Fonte: http://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2014/10/ferrari-registra-patente-de-motor-v2-para-motocicleta.html

Postado em (editado)

Não tem novidade. Para criar um produto, eles registram uma patente (várias na verdade). Isso é normal.

A questão é apenas que a reportagem está mostrando que a Ferrari está desenvolvendo uma moto.

Por exemplo, até o layout da placa de um celular pode ser patenteado e assim, "vazam" informações sobre novidades.

Editado por Alves
Postado em

Não tem novidade. Para criar um produto, eles registram uma patente (várias na verdade). Isso é normal.

A questão é apenas que a reportagem está mostrando que a Ferrari está desenvolvendo uma moto.

Por exemplo, até o layout da placa de um celular pode ser patenteado e assim, "vazam" informações sobre novidades.

mas que eu saiba não se pode patentear algo que não foi criado por quem quer patentear, e muito menos algo que já existe a muito tempo.

resumindo, patente serve para ter direitos sobre uma invenção.

Postado em

mas que eu saiba não se pode patentear algo que não foi criado por quem quer patentear, e muito menos algo que já existe a muito tempo.

E quem garante que a moto não já está montada e rodando?

Um design pode ser patenteado. ;)

Postado em (editado)

7 posts e os manjadores não manjaram ?! Pode isso Arnaldo?

Sim esta patente tem um propósito, e é fácil de perceber.

Vamos ver mais quantos posts de manjadores vão surgir até descobrirem.

Querem uma dica? Vejam em Full HD. (Confundi mais? Hehe)

Editado por lipenur
Postado em

uiiii.

pra mim é uma imagem genérica essa ai do motor rsrs.

Postado em

tumblr_lytrj2mxuv1qcttw1o1_5001.gif?w=300&h=201

minion-butt-o.gif

Postado em

Não acredito que seria a imagem da patente. Mas parece que o curso dos pistões são diferentes. Curso maior torque. Curso menor potecia. As vantagens e desvantagens só os profissionais mesmo. Tudo isto é só achismo meu kkkkk.

Postado em

Claro que pode. Além da patente de invenção, existe a patente de Modelo de Utilidade.

Ou seja, você pega tudo o que você desenvolveu ali e patenteia. Não se sabe o que a Ferrari desenvolveu neste motor, pode (e com certeza tem) alguma inovação de materiais, balanceamento, desenho das câmaras... Ela não precisa reinventar o motor, mas se ela incorporou alguma novidade criativa em seu desenho, processos ou materiais, tem que patentear sim.

Postado em

Claro que pode. Além da patente de invenção, existe a patente de Modelo de Utilidade.

Ou seja, você pega tudo o que você desenvolveu ali e patenteia. Não se sabe o que a Ferrari desenvolveu neste motor, pode (e com certeza tem) alguma inovação de materiais, balanceamento, desenho das câmaras... Ela não precisa reinventar o motor, mas se ela incorporou alguma novidade criativa em seu desenho, processos ou materiais, tem que patentear sim.

o que não diz nada.

deve ter alguma tecnologia embarcada então, alguma inovação... só pode.

Postado em

Só eu que reparei que as bielas não trabalham a 180º no virabrequim ? igual as HD (onde os "intendidos" falam que o som dela é patenteado)

Postado em (editado)

Só eu que reparei que as bielas não trabalham a 180º no virabrequim ? igual as HD (onde os "intendidos" falam que o som dela é patenteado)

tu quer dizer que não é assim né?

ic_produto_19596.jpg

só que a primeira imagem diz que é.

Editado por Rafael_Brasil_123
Postado em

A posição das bielas em relação ao centro do vira, segundo a imagem, é diferente. O ponto 9 está mais distante que o 8. Outra impressão é que o vira vai funcionar como se fosse um eixo excêntrico, isto deve gerar muita vibração. O que a Ferrari vai fazer pra contornar é que deve ser o grande pulo do gato.

Pra mim parece que um pistão tem r/l menor que o outro. Como se um garantisse o torque em baixa e o outro o torque em alta.

Postado em

A principio as mesmas soluções de hoje. Os contrapesos devem fazer o balanço. Se funciona nos melhores dos mundos os cursos diferentes. Os motores de moto 4 cilindros das esportivas seria melhor ainda... onde vejo que falta de torque é pior que falta de potência.

Postado em

A posição das bielas em relação ao centro do vira, segundo a imagem, é diferente. O ponto 9 está mais distante que o 8. Outra impressão é que o vira vai funcionar como se fosse um eixo excêntrico, isto deve gerar muita vibração. O que a Ferrari vai fazer pra contornar é que deve ser o grande pulo do gato.

Pra mim parece que um pistão tem r/l menor que o outro. Como se um garantisse o torque em baixa e o outro o torque em alta.

Sim, é um motor que vibra mto, o pulo do gato vai ser tirar essa vibração, coisa que a HD não fez até hj (por incapacidade ou nostalgia), esse tipo de motor gera um som inconfundível e bonito. O que mais me chama atenção é que um motor desse não deve atingir grandes rpm, então seu uso ideal seria as custom ( e variantes, chopper...). Agora a Ferrari cair nesse segmento e não nas esportivas é que me deixou confuso.

Postado em

Não acredito que seria a imagem da patente. Mas parece que o curso dos pistões são diferentes. Curso maior torque. Curso menor potecia. As vantagens e desvantagens só os profissionais mesmo. Tudo isto é só achismo meu kkkkk.

exatamente
Postado em

a ducati tem motor v2, e motos esportivas, claro que não sobe as rotações igual uma de 1 ou 4 cilindros, mas mesmo assim sobe bem, provavelmente o acerto para tirar as vibrações foi bem feito, e ela mantém um belo torque em baixa também.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...