Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
brcamilo

[VW Voyage 13/13] SQ de Entrada - DIY

Recommended Posts

Meu primeiro projeto de som levando em consideração o mínimo dos conceitos para se ter um som de qualidade, utilizando equipamentos com baixo custo e um benefício razoável. Após muita leitura, pesquisa e a descoberta do fórum, o projeto foi ganhando forma. Receitinha básica, player, amplificador de 4 canais classe AB, kit duas vias e subwoofer, tratamento nas portas e cabos compatíveis com o projeto.

A princípio foi estipulado um valor máximo de até R$ 1000,00 para gastos com equipamentos, sendo amplificador, kit duas vias e subwoofer. Mantendo o player original Volkswagen/Clarion iria ser utilizando um conversor RCA. O player possui todas as mordomias utilizadas no dia-a-dia, entrada USB, leitor de cartão SD, CD Mp3, reconhece aparelhos Apple, Bluetooth e microfone integrado. Mas não tinha mínimo para o SQ.

HU – Sony MEX-BT4150U

Amplificador – DAT DA 4100

Kit duas vias – JBL GTO 608C

Subwoofer – Rockford Fosgate Punch P1S4 – 8”

HU – levando em consideração o valor aproximado de um bom conversor RCA, se é que existe, em média R$ 200,00, saquei do projeto o player original e entrou o Sony, que pra mim foi um custo benefício indiscutível. R$ 276.00 por um player com CD Mp3, WMA, Bluetooth, reconhecimento de aparelhos Apple e Android, incluso microfone, controle, além das características que buscava, 3 saídas RCA 2V, equalizador de sete bandas, TA inteligente (leia-se básico), HPF, LPF...

Amplificador – famoso por aqui, positivamente e negativamente, 4 canais, classe AB, com potencial para tocar o set todo por R$ 285.00.

Kit duas vias – defendido por uns, criticado por outros, tem 6,5” de tamanho, trabalha em 2 ohms, 70 rms, bom acabamento. R$ 240.00. Difícil encontrar algo superior nesse preço.

Subwoofer – realmente, esse eu paguei pra ver. 200 rms a 4 ohms, mais barato que nacionais, com um acabamento invejável, adquiri aqui nos classificados do fórum, novo nunca usado. Fui contra a maré, mas pelo preço de R$ 180.00 espero ter valido a pena “contrariar” a maioria.

Não poderia economizar em X e gastar em Y. Quanto menos gastos pra mim seria melhor. No fim R$ 981.00 foi o investimento nos equipamentos, todos novos, incluindo o player, que no início do projeto não seria adquirido.

Nos itens para instalação, pesquisei, mas não levei muito em conta o custo benefício. Tem produtos mais baratos, que optei em não comprar.

RCA – Technoise TZ Series 800 – Para o kit e para o sub. Muito citado por aqui, bom em todas as frequências, com preço compatível ao que oferece.

Força – Shok Industries Classic 4AWG

Speaker – Shok Industries Classic 12AWG

Porta fusível – Shok Industries FW Series ANL 4AWG

Tratamento – Manta asfáltica adesiva Vedacit – a mais confiável (leia-se conhecida) encontrada em Maringá -PR.

Investimento de R$ 416.50 por enquanto.

Irei mandar fazer a caixa para o sub, mas o restante será por minha conta.

Agradeço a quem acompanhar, fiquem a vontade.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amplificador DAT DA 4100 - Nova caixa, ampli com facelift, sem saídas RCA, detalhe lateral novo com a logo no centro. Infelizmente ao abrir a caixa, só tinha o produto embalado, faltou no mínimo o manual. Enviei email pelo site da DAT e da Koyama e não obtive retorno. Pelo facebook me responderam e hoje entrei em contato pelo telefone. Me atenderam bem e confirmaram que faltou itens que deveriam acompanhar o produto. Me encaminharam o manual por email.

oxzy.jpg

ij7w.jpg

k8mk.jpg

Subwoofer Rockford Fosgate Punch P1S4 - 8" 200 rms a 4 ohms. Caixa, manual, parafusos, adesivo, aro para acabamento, completinho.

4umh.jpg

oqb3.jpg

Player Sony Mex-Bt 4150U, simples, funcional e com o mínimo para um SQ de entrada.

35po.jpg

0cil.jpg

Kit duas vias JBL GTO 608C

u94p.jpg

dpag.jpg

Cabo RCA Technoise Tz Series 800

0azh.jpg

zq5s.jpg

Cabo de força e speaker Shok Industries Classic 4AWG e 12AWG e porta fusível ANL.

ctyr.jpg

Editado por brcamilo

Compartilhar este post

Link para o post

Opa...

Também estou montando meu set num Voyage 13/14

Acompanhando !!

Edit: Ta certo que não ando fazendo muita coisa ultimamente, mas ainda assim, se quiser dar uma olhada: http://autoforum.com.br/topic/194153-voyage-1314-4-vias-ativo-mcintosh-dls-hat-jl-alpine-audison/

Abraços

Editado por cmpicolo

Compartilhar este post

Link para o post

DIY??? demoro! vou acompanhar!

Opa...

Também estou montando meu set num Voyage 13/14

Acompanhando !!

Edit: Ta certo que não ando fazendo muita coisa ultimamente, mas ainda assim, se quiser dar uma olhada: http://autoforum.com...alpine-audison/

Abraços

GARAGAOZ fique a vontade. Também acompanho seu tópico, do C4. Aguardando pra ver o rack no porta luvas.

cmpicolo Já revirei seu tópico. Não posto muito, mas leio sempre. Seu setup é sensacional, e pra montar o meu layout aqui no fórum também dei uma olhada no seu.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou tentando montar um SQ c/ os mesmos objetivos. E acabei pesquisando por mtos itens usados por vc: Dat4100, Gto 508 (2ohms)... E dúvidas qto ao Sub. (Mp!)

Vou acompanhar!

No mais, Parabéns!

Compartilhar este post

Link para o post

Estou tentando montar um SQ c/ os mesmos objetivos. E acabei pesquisando por mtos itens usados por vc: Dat4100, Gto 508 (2ohms)... E dúvidas qto ao Sub. (Mp!)

Vou acompanhar!

No mais, Parabéns!

Tem SQ pra todos os bolsos. Todos nos seus devidos níveis de investimentos e qualidades. Fico contente de servir como "referência", muitos projetos postados aqui inspiraram a iniciar o meu próprio. Fiz a mesma coisa, pesquisei, li, tirei minhas dúvidas sem mesmo perguntá-las, e resolvi tocar o projeto. Respondi sua MP. Fique a vontade, agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post

Legal...to acompanhando. Barato esse amp, deu vontade de por no carro pra dar um UP. Sou totalmente contra os amps digitais, pq o ultimo que eu tive dava e recebia muita interferencia.

Ps: Esse seu set tem cara que vai virar receitinha de bolo pra muitos, hahaha...

Compartilhar este post

Link para o post

Legal...to acompanhando. Barato esse amp, deu vontade de por no carro pra dar um UP. Sou totalmente contra os amps digitais, pq o ultimo que eu tive dava e recebia muita interferencia.

Ps: Esse seu set tem cara que vai virar receitinha de bolo pra muitos, hahaha...

Oportunidade em um site aproveitei e comprei em Dezembro estava uma média de 350,00 então saiu barato, e quando chegou tive a surpresa de vir o mais recente da linha, e por ser um AB mesmo de entrada, agrada mais no SQ. A receita é a mesma, só muda os ingredientes hahaha. Valeu!

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tratamento. Manta asfáltica adesiva Vedacit. Três camadas internas e duas externas.

Por enquanto o local do baffle está sem manta, irei levar o carro para tirar medidas junto com o mid, pra depois colocar a manta.

Lado direito usado tamanho 10m X 10cm.

syxq.jpg

0aj5.jpg

lec6.jpg

Lado esquerdo usado tamanho 10m x 20cm.

pq81.jpg

ve2l.jpg

drqt.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

ficou caprichado! usou soprador? nos buracos tampados ficou bem rígido?

Compartilhar este post

Link para o post

ficou caprichado! usou soprador? nos buracos tampados ficou bem rígido?

Mais ou menos, mais ou menos haha. Fiz sem soprador, na medida do possível ficou bom sim! Nos locais com buracos cortei o forro plástico pra fazer contato com a manta e apliquei pedaços menores primeiro antes de aplicar no geral com pedaços maiores. Ficou resistente. Semana passada foi o teste. Carro no sol das 8 as 18 horas média de 33/34 graus com sensação de 38/39, normal por aqui, abri o forro ontem e tudo em ordem. Nada descolado. Boa notícia.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais ou menos, mais ou menos haha. Fiz sem soprador, na medida do possível ficou bom sim! Nos locais com buracos cortei o forro plástico pra fazer contato com a manta e apliquei pedaços menores primeiro antes de aplicar no geral com pedaços maiores. Ficou resistente. Semana passada foi o teste. Carro no sol das 8 as 18 horas média de 33/34 graus com sensação de 38/39, normal por aqui, abri o forro ontem e tudo em ordem. Nada descolado. Boa notícia.

Legal... mas faz o teste da batida nos furos que vc tampou... não pode fazer "poc poc"... tem que ficar bem rígido como uma pedra!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Legal... mas faz o teste da batida nos furos que vc tampou... não pode fazer "poc poc"... tem que ficar bem rígido como uma pedra!

:legal:

Vou fazer o teste. Sobrou um pouco de manta, se necessário mais uma camada da pra fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou fazer o teste. Sobrou um pouco de manta, se necessário mais uma camada da pra fazer.

Dá uma olhada no projeto do Honda Fit do Murillo Alanis... na galeria... ele tem uma solução com tela de inox (utilizado em construção)

Se precisar é uma boa alternativa... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Dá uma olhada no projeto do Honda Fit do Murillo Alanis... na galeria... ele tem uma solução com tela de inox (utilizado em construção)

A do Corsa do Alex_84 também é legal ! ( Tela também )

Compartilhar este post

Link para o post

A do Corsa do Alex_84 também é legal ! ( Tela também )

Excelente alternativa, já havia visto o Honda Fit. Como ainda não instalei os mids, não sei qual vai ser o desempenho do tratamento. Vou esperar pra ver.

Compartilhar este post

Link para o post

Após pesquisar, planejar e estudar a instalação, resolvi colocar o amplificador nos pés do passageiro. Dessa forma economizaria em todos os cabos e de quebra não deixaria ele a mostra. Para preservá-lo elaborei um "suporte" com tampa para proteção, evitando riscos e demais consequências que poderiam ocorrer. Pensei nos materiais e o aço galvanizado de 1,5 mm de espessura foi o escolhido. Barato, com boa dissipação de calor, não enferruja e dispensa pintura. Fiz um esboço de papelão para tirar as medidas e encomendei os cortes e dobras em uma empresa aqui na cidade. Minha única preocupação é se vai fazer barulho ou ter vibração pelo material. Custo de R$ 40,00.

ihus.jpg

3n8t.jpg

zp68.jpg

Pronto.

1np9.jpg

0sm1.jpg

d82l.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Pergunta: as laterais do ampli não tem área para "minimizar" a temperatura interna né ?

Compartilhar este post

Link para o post

Pergunta: as laterais do ampli não tem área para "minimizar" a temperatura interna né ?

Não. Tudo fechado. Basicamente a dissipação de calor é feita pela parte inferior do amplificador. Porquê?

Compartilhar este post

Link para o post

Não. Tudo fechado. Basicamente a dissipação de calor é feita pela parte inferior do amplificador. Porquê?

Matou então..

Era por conta a dissipação do calor mesmo !

Você vai fazer algo preventivo, para evitar aquecimento do ampli ?

Tipo: Elevar o ampli para aumentar a distancia entre o fundo do amplificador e a "caixa dele" ?

Colocar ventoinha para circular o ar nesse "habitáculo" ?

Alias, esse amplificador aquece muito ? pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

É um DAT não um POWER ONE hahahahahaha

Acompanhando..!!

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando..!!

pasmafaute

Vai ser instalado no assoalho..

Não sei o tratamento que carro tem..

Não sei onde o escapamento passa exatamente ( e aquecendo o assoalho )

Vai carpete por cima..

Enfim.. muitas variáveis

Pone era certeza de virar aquecedor para os pés no inverno :vts :vts :vts :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Matou então..

Era por conta a dissipação do calor mesmo !

Você vai fazer algo preventivo, para evitar aquecimento do ampli ?

Tipo: Elevar o ampli para aumentar a distancia entre o fundo do amplificador e a "caixa dele" ?

Colocar ventoinha para circular o ar nesse "habitáculo" ?

Bom, o amplificador vai parafusado no suporte, e o material usado foi justamente pensado nesse fator. A grosso modo, ele é frio, gelado. Se esquentado, ferve, mas acredito que o ampli não consiga combater a área de dissipação, que é maior. O DAT tem cooler interno, e que eu saiba não sofre com a temperatura. Se ficar extremo, tem o duto do AC pra resfriar.

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando..!!

Boa! Acompanhe. Opine. Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...