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- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

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Crawling Chaos

Troca de velas do Nissan Sentra B16.

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Finalmente sobrou um tempinho e resolvi trocar as velas do carro. Esse motor dá um trabalho lascado para trocar velas, pois elas se localizam entre os dois comandos de válvula a uns 20 cm dentro da tampa do cabeçote, devidamente cobertas pelo coletor de admissão. Para complicar as velas usadas pela Nissan são de 14mm e essa ferramenta é meio difícil de achar. Na verdade eu resolvi fazer essa manutenção DIY porque meu mecânico perdeu a chave dele e ficou demorando para comprar outra. Aí eu comprei antes.

 

Vamos lá, primeiro foi necessário retirar a cobertura do motor, uma tampa plástica que tem função apenas estética. Ela é presa por dois parafusos e encaixada em dois suportes no coletor de admissão.

 

DSC09400.JPG

Acabamento do motor.

 

DSC09401.JPG

Acabamento do motor retirado.

 

Em seguida, retirei as abraçadeiras do tubo de admissão de ar localizado entre a caixa do filtro de ar e o corpo de borboleta. Depois de soltar as abraçadeiras o tubo saiu mas permaneceu preso pelo coletor de vapor de óleo e uma outra mangueira fininha que não me preocupei em saber o que era. Tive que soltar a mangueira do suspiro de óleo para rebater toda a estrutura para a direita, de forma que ficasse fora do caminho.

 

DSC09402.JPG

Tubo de ar e coletor de vapor de óleo retirados e rebatidos para o lado.

 

Com o tubo de ar fora do caminho pude ter acesso aos 4 parafusos que prendiam o corpo de borboleta ao coletor de admissão. Depois de soltar os parafusos, o corpo de borboleta ficou lá dependurado. Retirei então o conector do solenóide de purga do EVAP e soltei os dois parafusos que o prendiam no Coletor de admissão. Depois foi só soltar os sete parafusos que prendiam o coletor de admissão no cabeçote e, com muito jeito rebatê-lo para a esquerda. Do coletor saem algumas mangueiras que dificultam bastante esse rebatimento, mas não é impossível não. Se tiver que retirar essas mangueiras tem-se que drenar o sistema de arrefecimento, o que eu não estava a fim de fazer.

 

DSC09403.JPG

Coletor de admissão rebatido para a esquerda.

 

DSC09404.JPG

Motor muito sujo, acho que daqui a 100.000 km vai rolar uma limpeza. :P

 

A retirada das velas é moleza. Retiram-se os parafusos que prendem as bobinas na tampa do cabeçote, soltam-se os conectores das bobinas e elas saem facilmente. Aí é só usar a ferramenta adequada para sacar as velas do cabeçote. O diabo é que eu não comprei a ferramenta magnética, daí tive que ficar usando as bobinas para pescar as velas já desatarrachadas e para começar a rosquear as velas novas.

 

DSC09406.JPG

Primeira vela retirada. Eu achei sinceramente que estariam piores.

 

DSC09407.JPG

Os eletrodos estão desgastados mesmo. Medi com o paquímetro e encontrei um gap de 1,5mm, quando o gap da peça nova é de 1,1mm.

 

DSC09408.JPG

Vela nova, à esquerda e vela velha à direita.

 

DSC09409.JPG

Rosqueando a vela nova com a mão. No final, dei um aperto com a ferramenta de meia volta.

 

O procedimento para montar tudo foi exatamente o inverso do para desmontar. Fiquei satisfeito quando vi que não sobraram peças. :P

 

DSC09411.JPG

Motor fechado com velas novas.

 

O carro funcionou, agora é ver se o consumo vai diminuir.

 

[]'s

Crawling Chaos

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Não foi bem um tutorial não. Foi mais um incentivo para as pessoas perceberem que dá para colocar a mão na massa. Se alguém precisar, eu detalho mais os procedimentos da troca.

 

[]'s

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Parabéns! Um bom incentivo ao DIY na mecânica do carro. Quando eu for fazer alguma manutenção do Corolla vou ver se posto também.

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Parabens!!!!

 

Estou precisando fazer a mesma coisa. Só me falta a vontade!!!!!!!!!!! :vts :vts :vts

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Não foi bem um tutorial não. Foi mais um incentivo para as pessoas perceberem que dá para colocar a mão na massa. Se alguém precisar, eu detalho mais os procedimentos da troca.

 

[]'s

Crawling Chaos

 

 

pode até ser um incentivo, mas sem dúvida é um tutorial!! :P

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amigo ouve alguma melhora na resposta?

o que voce diria dessas velas? sao mesmo milagrosas?

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amigo ouve alguma melhora na resposta?

o que voce diria dessas velas? sao mesmo milagrosas?

 

São as originais do carro, portanto eu espero melhoras só no consumo.

 

[]´s

Crawling Chaos

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Que motor complicado pra fazer um servico simples...

 

 

 

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Não foi bem um tutorial não. Foi mais um incentivo para as pessoas perceberem que dá para colocar a mão na massa. Se alguém precisar, eu detalho mais os procedimentos da troca.

 

[]'s

Crawling Chaos

 

Legal cara... gostei da luvinha hehehehhe

 

Eu tinha feito no Focus pouco antes de vender, lógico que é bem mais fácil no Zetec....

 

Vc zerou a injeção? (tirar os cabos + e - e juntar por um tempo)?

 

Quando eu troquei um sensor no omega 4.1, lembro que as falhas melhoraram mas o consumo ficou alto ainda, ai eu zerei e o consumo normalizou, no focus já troquei e zerei... o consumo melhorou tbm...

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Que motor complicado pra fazer um servico simples...

 

vai ver um fire... :vts

 

 

Que po*** de vela é essa !?!?! tem 15cm de rosca [^]

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vai ver um fire... :vts

Que po*** de vela é essa !?!?! tem 15cm de rosca [^]

 

 

Ja troquei do Fire 1.0 8v e é suave, mas nunca tinha visto ter que arrancar coletor de admissão...

 

 

Capa plastica do motor é normal, mas o coletor de admissão é complicado.

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Legal cara... gostei da luvinha hehehehhe

 

Eu tinha feito no Focus pouco antes de vender, lógico que é bem mais fácil no Zetec....

 

Vc zerou a injeção? (tirar os cabos + e - e juntar por um tempo)?

 

Quando eu troquei um sensor no omega 4.1, lembro que as falhas melhoraram mas o consumo ficou alto ainda, ai eu zerei e o consumo normalizou, no focus já troquei e zerei... o consumo melhorou tbm...

 

Zerei não. Mas farei isso em breve pelo OBDII.

 

vai ver um fire... :vts

 

 

Que po*** de vela é essa !?!?! tem 15cm de rosca [^]

 

Coisa de japonês maluco.

 

[]´s

Crawling Chaos

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Uma puta falta de sacanagem esse local das velas.

 

Essas coisa eu também faço tudo em casa , nos carros mais antigos faço quase tudo , suspensão, freios, elétrica e etc

 

Ja cheguei a sacar o motor da Chevy500 sozinho em casa usando uma talha presa no telhado de madeira da garagem , a mãe ficou louca na cena , mais eu tava quebrado e precisava trocar a junta do carter e alguns retentores e o kit de embreagem , nessa economizei 300$ de M.O.

 

 

Enviado do meu Iphone bruto usando esse tal de tapatalk.

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faltou limpar a tbi já que fez tudo isso

 

Tava sem CAR80. Assim que comprar eu abro de novo. Ô trampo...

 

[]'s

Crawling Chaos

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E ai, como ficou o consumo??

 

Seu Sentra é que ano e tinha quanto de Kms??

 

E quando vai tirar esses 0% do som do Sentra??? hahhaha... até agora só metade do comando no volante.. hahaha..

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E ai, como ficou o consumo??

 

Seu Sentra é que ano e tinha quanto de Kms??

 

E quando vai tirar esses 0% do som do Sentra??? hahhaha... até agora só metade do comando no volante.. hahaha..

O consumo parece que continua bem alto. O carro é 2007 e estava com 104.000 km na troca das velas.

 

Quanto ao som, estou esperando algumas peças chegarem do exterior para começar seriamente a instalação, pois esse carro tem a peculiaridade do display do som original ser usado pelo computador de bordo, que é uma coisa que não quero perder.

 

[]'s

Crawling Chaos

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O consumo parece que continua bem alto. O carro é 2007 e estava com 104.000 km na troca das velas.

 

Quanto ao som, estou esperando algumas peças chegarem do exterior para começar seriamente a instalação, pois esse carro tem a peculiaridade do display do som original ser usado pelo computador de bordo, que é uma coisa que não quero perder.

 

[]'s

Crawling Chaos

 

Continua alto? Aqui o consumo é excelente... Chego a fazer 10 na cidade e 14,5 na estrada. Nunca rendeu bem ou é agora?

 

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Continua alto? Aqui o consumo é excelente... Chego a fazer 10 na cidade e 14,5 na estrada. Nunca rendeu bem ou é agora?

 

É agora, antes ele rendia melhor.

 

[]'s

Crawling Chaos

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Puta trampo.

 

Eu prefiro pagar pra fazer... sério... quando eu digo isto é pq eu realmente não encararia este servicinho.

 

Preciso trocar as minhas também, e estou pensando se sigo nas originais ou se arrisco velas mais frias pra ver se para de grilar na gasurina.

Editado por Kleberlpa

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Crawling,

 

Vi no topico das velas que o obd2 esta acusando falha na sonda, se está acusando, já zeraste, persiste e o consumo está elevado, não tem o que discutir, troque a sonda. Ela quem está fazendo teu carro beber...

 

 

Enviado do meu DS3 que anda mais que WRX, STi, Golf GTi, Fusca TSi, Jetta TSi, e fica somente 3s atrás do Audi S3 e AGORA, dá coro no CAMARO V8 e esculacha o camaro V6 usando Tapatalk agora di grátis

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Beleza, Rafa, vou procurar essa sonda.

 

[]'s

Crawling Chaos

 

Se a sua sonda for de 4 fios normal, pode comprar qualquer uma "genérica", nem precisa deixar o fígado na Nissan.

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