Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Rodrigo Kalanascovic

[Discussão] Mods para head unit OEM

Recommended Posts

Postado em

Fala pessoal, tudo bom?

Grandes montadoras anunciam carros com sistema de audio já projetado, por vez o audio da head unit oem nao é bom, contudo, ficamos refém da head unit oem pois ela esta integrada a controles do veiculo. Exemplo, a Discovery que possuímos, o controle da suspensão, pressão dos pneus entre outros se da pela central. Outro veiculo é a Saveiro Cross em que o visor do sensor de estacionamento esta integrado no player.

Portanto, a saída é trocarmos o player OEM e perderemos em controles, mais ganharemos em qualidade de audio ( referindo-se aos cortes, equalizaçoes e alinhamento). Não vejo a troca de head unit como algo favorável então me resta adquirir um processador e fazer o possível para melhorar o audio oem. Mais sempre vejo alguns player de qualidade com modificações, Drz 9255 por exemplo.

Objetivo do tópico é buscar alguma solução a fim de melhorar o audio em si, sem necessidade de trocar H.U ou adicionar um processador no instante. Então pessoal, existe alguma saída? Vamos discutir sobre o tema pois é algo que daqui alguns anos será a única saída, pois acredito que todas montadoras irão integrar funções do veiculo à H.U oem.

Abs.

Postado em (editado)

Está aí um ótimo tópico para discussão.

Se isso for possível, qual seria o custo para se obter um bom resultado?

Editado por alexi
Postado em

outra coisa q as css poderiam criar como acessório seria um modulo de controle fora da hu ai o usuário poderia usar uma hu melhor (em qualidade) e usaria o modulo para habilitar as funções do veiculo mas teria q ver a questão da viabilidade para a comercialização de tal produto

Postado em

Fala pessoal, tudo bom?

Grandes montadoras anunciam carros com sistema de audio já projetado, por vez o audio da head unit oem nao é bom, contudo, ficamos refém da head unit oem pois ela esta integrada a controles do veiculo. Exemplo, a Discovery que possuímos, o controle da suspensão, pressão dos pneus entre outros se da pela central. Outro veiculo é a Saveiro Cross em que o visor do sensor de estacionamento esta integrado no player.

Portanto, a saída é trocarmos o player OEM e perderemos em controles, mais ganharemos em qualidade de audio ( referindo-se aos cortes, equalizaçoes e alinhamento). Não vejo a troca de head unit como algo favorável então me resta adquirir um processador e fazer o possível para melhorar o audio oem. Mais sempre vejo alguns player de qualidade com modificações, Drz 9255 por exemplo.

Objetivo do tópico é buscar alguma solução a fim de melhorar o audio em si, sem necessidade de trocar H.U ou adicionar um processador no instante. Então pessoal, existe alguma saída? Vamos discutir sobre o tema pois é algo que daqui alguns anos será a única saída, pois acredito que todas montadoras irão integrar funções do veiculo à H.U oem.

Abs.

Ei cara, o que você fez com o Kala?

:vts

Quanto a sua questão, não tem muito o que fazer. Um som ruim na HU não vai ficar melhor. Os processadores vão corrigir alguma coisa, mas só vão piorar o que já não estava muito bom.

Pra mim a solução continua sendo um sistema paralelo... uma HU no porta-luvas, por exemplo.

Postado em

Quanto a sua questão, não tem muito o que fazer. Um som ruim na HU não vai ficar melhor. Os processadores vão corrigir alguma coisa, mas só vão piorar o que já não estava muito bom.

Pra mim a solução continua sendo um sistema paralelo... uma HU no porta-luvas, por exemplo.

infelizmente se resume a isso ai um sistema paralelo e oque ha de melhor no momento a se fazer.
Postado em

Pelo que eu entendi ele está falando de mexer na eletrônica da HU original. Abrir, fuçar e modar ao invés de usar só processadores pra tentar melhorar.

Deve dar, só nunca vi nada assim.

Acompanhando...

Postado em

Pelo que eu entendi ele está falando de mexer na eletrônica da HU original. Abrir, fuçar e modar ao invés de usar só processadores pra tentar melhorar.

Acompanhando...

Pouca coisa dá pra mexer, e nada que vença a limitação de um projeto barato, com potenciômetros digitais baratos, DAC pobre e etc.

Postado em (editado)

Pouca coisa dá pra mexer, e nada que vença a limitação de um projeto barato, com potenciômetros digitais baratos, DAC pobre e etc.

eu não manjo dessas put****, mas esses elos fracos não são passíveis de substituição ? ou seria impossível a troca ?

Editado por murillo_g_b
Postado em

Concordo que um som ruim na HU nao ira melhorar com adição de processador, já passei por isso inúmeras vezes e com o processador só ganhei em equalização e alinhamento, a qualidade de audio da h.u se manteve. O audio sem qualidade se mantida contudo alguns ganhos ali outras atenuações aqui foram necessárias e obrigatórias para melhorar a sonoridade.

Acompanhando...

eu não manjo dessas put****, mas esses elos fracos não são passíveis de substituição ? ou seria impossível a troca ?

Murilo, é esse objetivo do tópico, estudar a troca ou até mesmo adição de um componente eletrônico que melhore um pouco a hu sem necessidade de troca da mesma ou adicionar um processador a primeiro instante.

# Lembro de um projeto, um New Beetle em que a HU oem foi modificada, não lembro se foi o NB da Koyama mais creio que seja. Irei procurar no fórum. Alm disso nao achei nada semelhante ao tópico no Diyma, alguém já pesquisou sobre o tema lá fora?

Abs.

Postado em

Impossível. Dá pra trocar umas coisinhas, vai melhorar quase nada com um custo alto.

# Lembro de um projeto, um New Beetle em que a HU oem foi modificada, não lembro se foi o NB da Koyama mais creio que seja. Irei procurar no fórum. Alm disso nao achei nada semelhante ao tópico no Diyma, alguém já pesquisou sobre o tema lá fora?

A HU não foi exatamente modificada. Eles ligaram o processador (bit1) usando a saída digital que existe no circuito do leitor de CD. Só que a unidade perde tudo: rádio, volume... você tem que controlar o volume no processador, e fica sem o controle no volante de volume.

Não há muito "onde ir" nesta questão, no máximo usar interfaces que te permitam usar o carro sem a HU original.

Postado em (editado)

Exemplo, a Discovery que possuímos, o controle da suspensão, pressão dos pneus entre outros se da pela central. Outro veiculo é a Saveiro Cross em que o visor do sensor de estacionamento esta integrado no player.

Vamos discutir sobre o tema pois é algo que daqui alguns anos será a única saída, pois acredito que todas montadoras irão integrar funções do veiculo à H.U oem.

Concordo que a integração das HU's as funções do veículo será um caminho sem volta, isso inclusive já esta impactando a oferta de HU's para SQ. Contudo os fabricantes de HU's aftermarket farão o possível para não perderem faturamento, por isso acredito que com o tempo serão desenvolvidos "módulos" de interface. Na minha humilde imaginação esses módulos serão controlados via USB pela HU original, como acontece hoje com um IPHONE por exemplo.

Tais módulos farão a recepção do rádio ou a leitura do arquivo, o processamento de áudio com elevada qualidade, disponibilizarão a diversidade de ajustes de áudio necessários para o SQ e por fim terão as saídas RCA para os amplificadores. A função da HU original será apenas a de visualizador/controlador, como TUDO esta convergindo para telas touch-screen a HU original será tão somente como o monitor e o mouse dos nossos computadores.

Alguém arrisca prazo para os grandes fabricantes (Pioneer, Clarion, etc) lançarem tais dispositivos ?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

EDITADO: Aonde se lê "módulos de interface" substituir para "dispositivos compatíveis", o primeiro termo dá ideia errada ao equipamento que imagino.

Editado por emanuelnobrega
Postado em (editado)

Concordo que a integração das HU's as funções do veículo será um caminho sem volta, isso inclusive já esta impactando a oferta de HU's para SQ. Contudo os fabricantes de HU's aftermarket farão o possível para não perderem faturamento, por isso acredito que com o tempo serão desenvolvidos "módulos" de interface. Na minha humilde imaginação esses módulos serão controlados via USB pela HU original, como acontece hoje com um IPHONE por exemplo.

Tais módulos farão a recepção do rádio ou a leitura do arquivo, o processamento de áudio com elevada qualidade, disponibilizarão a diversidade de ajustes de áudio necessários para o SQ e por fim terão as saídas RCA para os amplificadores. A função da HU original será apenas a de visualizador/controlador, como TUDO esta convergindo para telas touch-screen a HU original será tão somente como o monitor e o mouse dos nossos computadores.

Alguém arrisca prazo para os grandes fabricantes (Pioneer, Clarion, etc) lançarem tais dispositivos ?

Grandes fabricantes?

Nunca.

Imagine um grande fabricante tendo que lançar o mesmo dispositivo pra cada modelo de aparelho original de cada fabricante, num mercado que movimenta a ínfima parte do mercado povão, pra um custo de desenvolvimento alto... É mais fácil e barato inserir tudo no mesmo gabinete e mudar apenas o painel, sem depender de cabos específicos para cada carro.

Uso CarPC numa configuração igual a que você falou, e se desse pra jogar tudo dentro de 1din e deixar no painel, já o teria feito.

Se ao menos existisse uma plataforma padrão nestes aparelhos, beleza. Mas não existe. Há carros que usam protocolos diferentes, funções diferentes... e quem determina é o fabricante, até porque cada um adiciona funções de sua própria vontade, sem depender de um equipamento "genérico".

Acredito mais que, para o futuro, mais aparelhos trabalhem com saídas digitais para o amplificador que fica embaixo do banco (isto existe apenas em carros de luxo, como o caso do Fusion). Aí sim, pode sair uma interface que converta este sinal para ótico ou coaxial, para uso em amplificadores ou processadores com entrada ótica, ou DACs externas.

Mas todas são coisas pontuais, não aparelhos universais.

Editado por Kleberlpa
Postado em

eu estou brincando com um emulador de leitura da central que será substituído por um OBDII Bluetooth + emulador android.

ainda não abri o tópico pois a coisa está devagarrrrrrrrrr...

Postado em

eu estou brincando com um emulador de leitura da central que será substituído por um OBDII Bluetooth + emulador android.

ainda não abri o tópico pois a coisa está devagarrrrrrrrrr...

Tô pensando em pegar um desses também.

Postado em

Eu tenho um ELM327. Mas o funcionamento dele é instável.

Quanto à alteração do player, comprei um player igualzinho o do meu carro para modificar e fazer a ponte entre o display central e o carro. Estou esperando o aparelho chegar para ver como farei isso.

[]'s

Crawling Chaos

Postado em

....num mercado que movimenta a ínfima parte do mercado povão, pra um custo de desenvolvimento alto...

A lógica de compatibilidade serviria tanto para um equipamento voltado para SQ quanto para outro com recursos mais modernos que a HU original, não podemos esquecer que existe grande dificuldade em substituir uma HU oem obsoleta por outra devido a integração ao painel e as funções do veículo.

É mais fácil e barato inserir tudo no mesmo gabinete e mudar apenas o painel, sem depender de cabos específicos para cada carro.

Não existiriam cabos especiais, os comandos do touch-screen seriam transmitidos pela porta USB que todo aparelho já tem e as informações da tela seriam recebidas de modo ainda mais simples, por uma entrada auxiliar de vídeo.

Postado em

Uso CarPC numa configuração igual a que você falou, e se desse pra jogar tudo dentro de 1din e deixar no painel, já o teria feito.

Conheço o projeto que o colega tem desenvolvido e não duvido do seu potencial, sei que tem muitos conhecimentos, mas há de concordar comigo que um grande fabricante teria bem mais facilidade para o mesmo.

Se ao menos existisse uma plataforma padrão nestes aparelhos, beleza. Mas não existe. Há carros que usam protocolos diferentes, funções diferentes... e quem determina é o fabricante, até porque cada um adiciona funções de sua própria vontade, sem depender de um equipamento "genérico".

Concordo que isso seria uma dificuldade, mas poderia ser contornada através de "drive's de instalação" que fariam a compatibilidade entre a HU original e o equipamento aftemarket.

Acredito mais que, para o futuro, mais aparelhos trabalhem com saídas digitais para o amplificador que fica embaixo do banco (isto existe apenas em carros de luxo, como o caso do Fusion). Aí sim, pode sair uma interface que converta este sinal para ótico ou coaxial, para uso em amplificadores ou processadores com entrada ótica, ou DACs externas.

Também tinha pensado sobre isso, mas acredito que irá demorar um tempo considerável pois hoje 99,9% dos amplificadores ainda tem o padrão RCA e o mesmo tem um bom compromisso de qualidade, mesmo para o HI-FI.

Kleber, espero que não tenha ficado chateado com os revides, sei que sou um neófito aqui no fórum mas esse é um espaço de discussão. Tomei a liberdade pois conheço o seu nível de conhecimento e sei que você é uma pessoa aberta a debates de qualidade.

P.S. Vou corrigir no post o termo "módulos de interface", me expressei de forma errada ao equipamento que imagino.

Postado em (editado)

Não existiriam cabos especiais, os comandos do touch-screen seriam transmitidos pela porta USB que todo aparelho já tem e as informações da tela seriam recebidas de modo ainda mais simples, por uma entrada auxiliar de vídeo.

Cara, as soluções parecem simples, mas não são. Cada fabricante adota seus protocolos e portas específicas, para manter seu hardware "fechado".

Basta ver que até para smartphones, nem todos usam o padrão USB.

Quanto à discussão, relaxe, estamos aqui para isto mesmo!

Editado por Kleberlpa
Postado em

O player original que comprei para transformar em link do computador de bordo está vindo para o Brasil. Meu irmão vai mandar por uns amigos. Assim que chegar, verei o que dá para fazer.

[]´s

Crawling Chaos

Postado em

E no caso de uma HU original, lendo Ipod em flac? Mesmas limitações?

FAVOR CORRIGIR SE ESTIVER ERRADO, não tenho absoluta certeza:

Sob o meu ponto de vista o processamento do áudio será refeito pela HU, que tem uma qualidade inferior e a mesma não tem os diversos ajustes de áudio necessários.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...