Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
-_nando-_

PROCESSADOR e GERENCIADOR de som automotivo AudioSigma - ATUALIZADO&#3

Recommended Posts

Separa o meu!!!!!!

Que em dezembro pulo em um desses!

Somos 2. Nando, como falei por email, inicio de dezembro monto o set.

E parabéns pelos "upgrades".

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

BOAS NOVAS!

Como vocês sabem, tivemos problema com a soldagem das placas e por isso tive que fazer adequações no design da placa de circuito impresso para que a soldagem saia perfeita. Isso me fez parar as vendas e refazer o lote. No entanto, durante esta "pausa", resolvi implementar coisas que eu tinha em mente para o produto. É aquela velha história, quando a gente põe a cabeça no travesseiro, começam a vir idéias! :pirou: [¨]Aí eu usei esta pausa obrigatória para estudar a viabilidade destas idéias. [¨]:legal:

O que eu fiz foi o seguinte: Coloquei uma fonte chaveada interna regulada, inclusive com separação do terra de áudio do terra de alimentação. Deste modo, o processador pode ser aterrado em qualquer lugar no carro, assim facilitando a instalação. Além disso, algumas melhorias importantes:

- Funcionamento contínuo e ZERO ruído ao dar partida no carro;

- Op-amps agora funcionam com fonte simétrica regulada +15V e -15V, aumentando muito a dinâmica e headroom;

- Eliminação de capacitores eletrolíticos no caminho do áudio, o que proporciona maior fidelidade sonora, principalmente em termos de detalhamento e timbre;

- Op-amps 8-PDIP removíveis encaixados em soquete torneado. Vamos continuar usando o NE5532, mas caso o cliente peça, podemos fornecer com um favorito dele, por exemplo os Burr Brown OPA2134

x5co.pngNão reparem no transformador com fita crepe hahaha... É porque eu mesmo enrolei ele para testar. ;) Os da produção serão devidamente enrolados, isolados e envernizados.

Vejam como sumiram os capacitores eletrolíticos! :legal:

9ss4.jpg

Enfim, está redondo!!! [-] Espero conseguir entregar unidades deste novo lote ainda este ano.

Um grande abraço!

Eu também, quanto mais leio aqui mas fico pensando de onde tirar um barão ! hehe

Só um palpite, mas para um equipamento usado no carro, com vibração pra caramba o tempo todo, não seria um problema esse oamps em soquetes ?

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem problema algum, desde que seja o soquete torneado. Você vê esses soquetes até em módulos amplificadores de grife ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Nando, tu comentou sobre a possibilidade de trocar o operacional pelo BB OPA2134

Pode discorrer sobre as diferenças entre eles? E quanto a ajustes monetários relacionadas a mudança?

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo BB OPA2134 ou qualquer outro Op-amp. Existem diferenças de assinatura sonora, vai do gosto do cliente. Em relação a quanto vai custar, isso é uma pergunta que eu não posso responder ainda porque não cotei e nem conversei com a fábrica a respeito ainda.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Update:

Já compramos os componentes para fazer outro lote. Compramos componentes para fazer 10 placas de homologação, que vão nos dar a CERTEZA de que todo o processo de fabricação está perfeito, isto é, soldagem SMD, produção do transformador, inserção de componentes, etc.

Faremos as 10 placas, e depois faremos as 50 logo na sequência. O objetivo é que possamos vender o produto final, definitivo, 100% testado e aprovado ainda este ano.

Montei algumas placas para comprovar o design, e coloquei os Burr Brown OPA2134 só de "sacanagem". Sempre fui muito cético com todo o preciosismo que gira em torno do som dos op-amps, então eu realmente não estava esperando nada extraordinário. No entanto, ao ligar a placa, escutando a mesma música de sempre, no mesmo amplificador e caixa de som de sempre (que ficam para testes na bancada), imediatamente eu escutei uma BOA diferença. O recorte dos instrumentos fica muito melhor, realmente a diferença é muito perceptível. A imagem também fica mais ampla e definida, escutei detalhes que antes eu não escutava, e eu não estava nem "esticando" os ouvidos para ouvir nada, pois eu estava prestando atenção em outras coisas na hora, voltagens, etc. O estágio de saída deste processador está uma coisa fenomenal agora, como vocês podem ver na foto, é extremamente enxuto, sem capacitores eletrolíticos, isso graças a alimentação simétrica de +15 e -15V pros op-amps. Com o NE5532 o som é excelente, mas é inegável que os OPA2134 trazem uma nova experiência ao escutar as mesmas músicas nas mesmas circunstâncias. Estou ANSIOSO para escutar o novo bebê num set TOP e bem instalado num carro! O.O OpO

O upgrade dos Op-amps definitivamente compensa, vou verificar com a fábrica o custo para poder estimar o quanto custaria para oferecer essa opção para o cliente.

912f.jpg

tdck.jpg

zls6.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom mesmo!

Parabéns Nando! Estou seguindo seu tópico e me captalizando! Quem sabe consigo adquirir uma belezinha dessas! Mas com os Burr brown!!!

Abração!

Compartilhar este post

Link para o post
Muito bom mesmo!

Parabéns Nando! Estou seguindo seu tópico e me captalizando! Quem sabe consigo adquirir uma belezinha dessas! Mas com os Burr brown!!!

Abração!

Final do ano pego um. Mas vai ser sem os burr, meu set não tem calibre pra isso.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Nisito,

Dependendo dq diferença de preço que o nando conseguir fazer, vale a pena investir um pouco mais e já pegar com os Burr brown! Mesmo que seu set não seja dos mais top, sempre vai fazer diferença no áudio e, num futuro, vc pode mudar seu set e aí já terá o processador com opamp top!

Abração!

Compartilhar este post

Link para o post

Nisito,

Dependendo dq diferença de preço que o nando conseguir fazer, vale a pena investir um pouco mais e já pegar com os Burr brown! Mesmo que seu set não seja dos mais top, sempre vai fazer diferença no áudio e, num futuro, vc pode mudar seu set e aí já terá o processador com opamp top!

Abração!

Vamos esperar o que o Nando vai mandar, com relação aos preços entre normal e os com BB.

Mas como agora estão em soquetes, mesmo que não faça a opção hoje, fica fácil substituir no futuro. Até por que eles não são assim tão complicados de achar no mercado.

Compartilhar este post

Link para o post

Não resisti, difícil encontrar pessoal com o conhecimento dele, não custa tentar, hehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Show o projeto! Parabéns.

Realmente uma troca de opamps pode mudar a assinatura sônica. Não sou projetista, só um hobbista.

O OPA2134 traz uma assinatura quente, com uma leve saturação em overdrive.

Algumas vezes que brinquei com esse opamp, ele soou um pouco anêmico e sossegado, sobretudo nas altas.

Não significa em absoluto que seja o que ocorre aí, pois já tive casos em que ele casou muito bem.

Se houver disponibilidade a aceitar sugestões, vale a pena ver como sai o casamento com os seguintes opamps:

- OP275, em preço está no nível do OPA2134, mais corpo em todo espectro, transparência e soa com maior extensão e resolução no agudo.

- OPA2604, consistência e corpo, sobretudo definição de graves, no final traz peso; também maior transparência e resolução no agudo.

- AD826, turbinada geral, muito dinâmico; meio frequente ser rejeitado pelo circuito. Mas recomendo testar, o resultado pode valer muito a pena.

[ ]´s

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Tive a felicidade de conhecer pessoalmente o Fernando e poder ouvir o Bettle dele usando o SigmaDSP.

Gostei bastante do que ouvi, o 3 vias está muito bem acertado, mesmo com HU original. Palco bem amplo, os mids batendo bem e as altas muito interessantes. Os vocais foram o que mais me agradaram.

E ainda, para melhorar tudo, recebi em mãos o meu exemplar do processador, já com os OPA2134. Estou numa pilha para testar logo... E como não era de se duvidar, o Fernando já colocou-se a disposição para qualquer assistência, tanto na instalação quanto regulagem.

Tirei algumas fotinhas do meu exemplar:

5nok10.jpg

14d1smu.jpg

2w4zr00.jpg

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal! Primeiramente, peço desculpas por ter ficado um tempo sumido do fórum. Tem sido muita correria, estamos trabalhando a todo vapor para começar a entregar os primeiros neste final de ano! Inclusive o do Juliano foi um dos 8 processadores que eu montei na mão mesmo, como ele já tinha pago metade, não quis fazê-lo esperar até a fábrica entregar o próximo lote.

Muito legal o seu projeto Nando, parabéns. Não quer vir trabalhar com a gente não ? [¨]

Obrigado pelo reconhecimento e pela proposta. MP!

Show o projeto! Parabéns.

Realmente uma troca de opamps pode mudar a assinatura sônica. Não sou projetista, só um hobbista.

O OPA2134 traz uma assinatura quente, com uma leve saturação em overdrive.

Algumas vezes que brinquei com esse opamp, ele soou um pouco anêmico e sossegado, sobretudo nas altas.

Não significa em absoluto que seja o que ocorre aí, pois já tive casos em que ele casou muito bem.

Se houver disponibilidade a aceitar sugestões, vale a pena ver como sai o casamento com os seguintes opamps:

- OP275, em preço está no nível do OPA2134, mais corpo em todo espectro, transparência e soa com maior extensão e resolução no agudo.

- OPA2604, consistência e corpo, sobretudo definição de graves, no final traz peso; também maior transparência e resolução no agudo.

- AD826, turbinada geral, muito dinâmico; meio frequente ser rejeitado pelo circuito. Mas recomendo testar, o resultado pode valer muito a pena.

[ ]´s

Muitíssimo obrigado pelas dicas! Vou comprar alguns e fazer testes. Mais uma "desculpa" para fazer uma compra na Digikey rs. :)

Qual destes você acredita que seja um upgrade em qualquer situação? Digo, em qualquer set?

Nisito,

Abração!

Com certeza! Mas o NE5532 toca muito bem viu, não existe motivo para preocupação.

Pessoal,

Tive a felicidade de conhecer pessoalmente o Fernando e poder ouvir o Bettle dele usando o SigmaDSP.

Gostei bastante do que ouvi, o 3 vias está muito bem acertado, mesmo com HU original. Palco bem amplo, os mids batendo bem e as altas muito interessantes. Os vocais foram o que mais me agradaram.

E ainda, para melhorar tudo, recebi em mãos o meu exemplar do processador, já com os OPA2134. Estou numa pilha para testar logo... E como não era de se duvidar, o Fernando já colocou-se a disposição para qualquer assistência, tanto na instalação quanto regulagem.

Primeira coisa: QUE FOTOS! Você topa fazer as fotos pro site do processador? [¨]

Fiquei muito feliz que você tenha curtido tanto o som do beetle. O set não é top, só toca aquilo tudo por mérito do processador que me permitiu alinhar tudo bonitinho e com a equalização paramétrica tirar todas as ressonâncias.

Como eu disse, se você optou pelo nosso processador ao invés de um concorrente importado, o MÍNIMO que eu posso fazer em retorno é dar um suporte muito melhor do que o suporte que você obteria com o concorrente. Fato é: Tem que ser vantagem em utiliar o Audio Sigma ao invés de um BitOne, Alpine, etc. ;)

Grande abraço! [-]

Compartilhar este post

Link para o post

Como eu disse, se você optou pelo nosso processador ao invés de um concorrente importado, o MÍNIMO que eu posso fazer em retorno é dar um suporte muito melhor do que o suporte que você obteria com o concorrente. Fato é: Tem que ser vantagem em utiliar o Audio Sigma ao invés de um BitOne, Alpine, etc. ;)

Grande abraço! [-]

aí eu dou muito valor! [-]

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Nando,

Mas essas fotos ai nem foram arrumadas. Nem um fundo infinito e iluminação especial usei.. heehhe...

Mas precisando só falar que monto as coisas aqui e vejo o que consigo fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...